domingo, 20 de abril de 2014

Em Shangai nada mudou: Hamilton vence mais um GP!

foto XPB Images
Basicamente o título deste post diz quase tudo sobre o que há para contar do GP da China. Podemos estar mal habituados do GP anterior, uma vez que foi das melhores corridas de F1 que algumas assistimos, mas realmente não há muita coisa para contar de Shangai. 

Hamilton partiu de primeiro e por lá ficou até ao fim das 56 voltas. Nas 3 primeiras  voltas já tinha uma vantagem considerável para o segundo, que na altura era Vettel. 

E foi na largada que a corrida teve mais emotividade. Massa arrancou como uma flecha, queria recriar a largada do Bahrain, mas desta vez podia-lhe ter custado a corrida, uma vez que em modo "kamikaze" bateu forte com o pneu traseiro no pneu de Alonso, que fechou muito bem e, na nossa opinião, sem culpa no toque. Na mesma altura, Ricciardo tinha perdido algumas posições, inclusive para Vettel, que seguia atrás de Hamilton. Rosberg também com um fraco arranque, deixou-se ultrapassar por Massa e Alonso. Na curva 1, teve também um forte choque com o Williams de Bottas, que tentava passar por fora. O alemão teve muita sorte em ficar sem danos no Mercedes e continuar em prova. Entretanto, Hulkenberg aproveitou o toque entre Bottas e Rosberg para ultrapassar por dentro os dois carros. 


A partir das primeiras voltas, foi o consolidar o primeiro lugar de Hamilton. Atrás algumas boas ultrapassagens, como a de Button a Vergne (foi das poucas vezes que vimos um Mclaren fazer alguma coisa na corrida) e pouco mais. Rosberg logo no inicio da corrida recebia a informação da box de que não tinham a telemetria do carro, tendo que fazer ele próprio a gestão do combustível. Não foi muito fácil a corrida do alemão da Mercedes.

Sutil foi a primeira "presa" das desistências. Foi a terceira desistência de Adrian Sutil em 4 GP´s desta época, com certeza não é o inicia de temporada desejado pela equipa.
Durante a corrida podemos ver o "lado negro" da poupança de combustível. Se já seria uma corrida muito táctica devido ao desgaste dos pneus, tornou-se mais enfadonha por causa do combustível, num circuito onde 75% do trajecto é feito em "full throttle", os pilotos não podiam acelerar como se deseja, para cumprir a regra da eficiência do combustível. 
foto XPB Images
Massa na primeira ida ás boxes, ficou mais tempo do que o desejado, devido ao que parece ser um erro de comunicação da equipa. Os mecânicos não tinham os pneus médios traseiros preparados para a paragem e ainda por cima tiveram alguma dificuldade em apertar um deles, talvez devido ao toque de Massa a Alonso. O brasileiro que até tinha algumas possibilidades de chegar ao fim da corrida numa boa posição. viu-se a sair do pit stop no fundo do pelotão.

foto XPB Images
Durante os períodos dos pit stop´s houve algumas trocas de posições, até porque nem todos os pilotos tinham 3 paragens planeadas, como é o caso de Ricciardo, que parou apenas 2 vezes, enquanto Vettel parou 3. E foi por isso que assistimos a mais uma "cena" Red Bull: Ricciardo tinha acabado de colocar um jogo de pneus novos e saiu atrás do colega de equipa, que tinha pneus mais gastos, como tal, o australiano estava mais rapido do que Vettel. Ouve-se então novamente a ordem vinda do pit wall para Seb deixar passar Ricciardo. Vettel respondeu que não o iria deixar passar, que o iria bloquear! Não tão pacifico como no Bahrain... a verdade é que na segunda mensagem da equipa, Horner diz que Daniel Ricciardo não tem a mesma estratégia que Vettel. Em português significa: não tens hipóteses de chegar ao pódio enquanto ele tem! O campeão do mundo em título sentiu na pele o que Webber tinha sentido durante alguns anos.
foto XPB Images
Ricciardo lá passou por Vettel e iniciou uma perseguição a Alonso, que seguia em 3º, já atrás de Rosberg. Rosberg fez uma autêntica recuperação mas nem por sombras chegava a Hamilton.

No final da corrida, por volta das últimas 5 voltas, assistimos a uma perseguição forte de Ricciardo a Alonso, numa última tentativa de conseguir o pódio. E a estratégia da equipa quase funcionou, mas Alonso hoje não ia deixar escapar o lugar no pódio. É um presente para Alonso, este pódio, por tudo o que tem  superado e também para Marco Mattiaccio novo líder do pit wall da Scuderia. Será um novo fôlego para a Ferrarri?


Classificação do GP da China:
Pos. 
Piloto
Equipa
Tempo
1. 
 L. Hamilton
Mercedes
1:36:52.810
2. 
 N. Rosberg
Mercedes
+18.062
3. 
 F. Alonso
Ferrari
+23.604
4. 
 D. Ricciardo
Red Bull
+27.136
5. 
 S. Vettel
Red Bull
+47.778
6. 
 N. Hulkenberg
Force India
+54.295
7. 
 V. Bottas
Williams
+55.697
8. 
 K. Raikkonen
Ferrari
+1:16.335
9. 
 S. Perez
Force India
+1:22.647
10. 
 D. Kvyat
Toro Rosso
+1 volta
11. 
 J. Button
McLaren
+1 volta
12. 
 J. Vergne
Toro Rosso
+1 volta
13. 
 K. Magnussen
McLaren
+1 volta
14. 
 P. Maldonado
Lotus
+1 volta
15. 
 F. Massa
Williams
+1 volta
16. 
 E. Gutiérrez
Sauber
+1 volta
17. 
 J. Bianchi
Marussia
+1 volta
18. 
 K. Kobayashi
Caterham
+1 volta
19. 
 M. Chilton
Marussia
+2 voltas
20. 
 M. Ericsson
Caterham
+2 voltas
Não terminaram
21. 
 R. Grosjean
Lotus
+29 voltas
22. 
 A. Sutil
Sauber
+52 voltas

fotos:
motorsport.com (foto XPB Images)

Pedro Mendes

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