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Basicamente o título deste post diz quase tudo sobre o que há para contar do GP da China. Podemos estar mal habituados do GP anterior, uma vez que foi das melhores corridas de F1 que algumas assistimos, mas realmente não há muita coisa para contar de Shangai.
Hamilton partiu de primeiro e por lá ficou até ao fim das 56 voltas. Nas 3 primeiras voltas já tinha uma vantagem considerável para o segundo, que na altura era Vettel.
E foi na largada que a corrida teve mais emotividade. Massa arrancou como uma flecha, queria recriar a largada do Bahrain, mas desta vez podia-lhe ter custado a corrida, uma vez que em modo "kamikaze" bateu forte com o pneu traseiro no pneu de Alonso, que fechou muito bem e, na nossa opinião, sem culpa no toque. Na mesma altura, Ricciardo tinha perdido algumas posições, inclusive para Vettel, que seguia atrás de Hamilton. Rosberg também com um fraco arranque, deixou-se ultrapassar por Massa e Alonso. Na curva 1, teve também um forte choque com o Williams de Bottas, que tentava passar por fora. O alemão teve muita sorte em ficar sem danos no Mercedes e continuar em prova. Entretanto, Hulkenberg aproveitou o toque entre Bottas e Rosberg para ultrapassar por dentro os dois carros.
A partir das primeiras voltas, foi o consolidar o primeiro lugar de Hamilton. Atrás algumas boas ultrapassagens, como a de Button a Vergne (foi das poucas vezes que vimos um Mclaren fazer alguma coisa na corrida) e pouco mais. Rosberg logo no inicio da corrida recebia a informação da box de que não tinham a telemetria do carro, tendo que fazer ele próprio a gestão do combustível. Não foi muito fácil a corrida do alemão da Mercedes.
Sutil foi a primeira "presa" das desistências. Foi a terceira desistência de Adrian Sutil em 4 GP´s desta época, com certeza não é o inicia de temporada desejado pela equipa.
Durante a corrida podemos ver o "lado negro" da poupança de combustível. Se já seria uma corrida muito táctica devido ao desgaste dos pneus, tornou-se mais enfadonha por causa do combustível, num circuito onde 75% do trajecto é feito em "full throttle", os pilotos não podiam acelerar como se deseja, para cumprir a regra da eficiência do combustível.
foto XPB Images |
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No final da corrida, por volta das últimas 5 voltas, assistimos a uma perseguição forte de Ricciardo a Alonso, numa última tentativa de conseguir o pódio. E a estratégia da equipa quase funcionou, mas Alonso hoje não ia deixar escapar o lugar no pódio. É um presente para Alonso, este pódio, por tudo o que tem superado e também para Marco Mattiacci, o novo líder do pit
wall da Scuderia. Será um novo fôlego para a Ferrarri?
Classificação do GP da China:
Pos.
|
Piloto
|
Equipa
|
Tempo
|
1.
|
L. Hamilton
|
Mercedes
|
1:36:52.810
|
2.
|
N. Rosberg
|
Mercedes
|
+18.062
|
3.
|
F. Alonso
|
Ferrari
|
+23.604
|
4.
|
D. Ricciardo
|
Red Bull
|
+27.136
|
5.
|
S. Vettel
|
Red Bull
|
+47.778
|
6.
|
N. Hulkenberg
|
Force India
|
+54.295
|
7.
|
V. Bottas
|
Williams
|
+55.697
|
8.
|
K. Raikkonen
|
Ferrari
|
+1:16.335
|
9.
|
S. Perez
|
Force India
|
+1:22.647
|
10.
|
D. Kvyat
|
Toro Rosso
|
+1 volta
|
11.
|
J. Button
|
McLaren
|
+1 volta
|
12.
|
J. Vergne
|
Toro Rosso
|
+1 volta
|
13.
|
K. Magnussen
|
McLaren
|
+1 volta
|
14.
|
P. Maldonado
|
Lotus
|
+1 volta
|
15.
|
F. Massa
|
Williams
|
+1 volta
|
16.
|
E. Gutiérrez
|
Sauber
|
+1 volta
|
17.
|
J. Bianchi
|
Marussia
|
+1 volta
|
18.
|
K. Kobayashi
|
Caterham
|
+1 volta
|
19.
|
M. Chilton
|
Marussia
|
+2 voltas
|
20.
|
M. Ericsson
|
Caterham
|
+2 voltas
|
Não terminaram
|
|||
21.
|
R. Grosjean
|
Lotus
|
+29 voltas
|
22.
|
A. Sutil
|
Sauber
|
+52 voltas
|
fotos:
motorsport.com (foto XPB Images)
Pedro Mendes
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