Os testes já começaram e as máquinas começam a acumular Km
na preparação de mais uma época do WTCC. Esta é uma época importante, pois 2014
marca o início de uma nova era na competição. As mudanças nos regulamentos vão
permitir corridas mais intensas e mais rápidas.
O WTCC vinha-se a tornar numa
competição secundária, sem estofo para fazer frente ao todo poderoso DTM e outras modalidades de turismo. Não
serão estas alterações que mudarão o cenário, nem será essa a vontade, pois o
DTM é bem mais caro que o WTCC e a ideia da FIA é manter os custos baixos de
forma a atrair mais equipas. Ainda assim era necessário apimentar a receita e
foi isso mesmo que estas mudanças trouxeram. Mais potência, mais apoios
aerodinâmicos, tempos mais baixos. Veremos se a receita funciona, mas na teoria
tem tudo para resultar.
Os últimos anos do WTCC ficaram marcados pelo domínio da
Chevrolet. A Cheverolet deixou de ter equipa oficial em 2013, deixando os
carros a disposição dos interessados. Muller obviamente ficou com um e venceu
de forma incontestada o campeonato do ano passado. Mas 2013 trouxe uma nova
equipa.
A Honda, apostada em regressar as competições motorizadas, produziu um
Civic para o WTCC, apostou em 2 pilotos experientes e com qualidade (Tarquini
e Monteiro). O ano de estreia foi positivo com vitórias e pódios, mas sem nunca
ameaçar verdadeiramente o domínio de Muller.
Para este ano as coisas vão mudar ainda mais. A Chevrolet
continuará representada pelos carros preparados pela RML, equipa que venceu no
ano passado com Yvan Muller, mas que este ano não competirá, pois apenas tratará da
preparação dos carros para os interessados.
A Honda continuará com a sua equipa oficial e fornecerá mais dois carros para privados. Um para Norbert Michelisz, que já no ano passado correu com um Civic WTCC e possivelmente Bennani fazendo um total de 4 Hondas em pista.
A Lada também continuará em competição, com um reforço de
peso. Rob Huff, vencedor do campeonato em 2012 e um dos melhores pilotos do
grid, fartou-se da falta de fiabilidade e fragilidade dos SEAT Leon e mudou-se
para a Lada. Será este ano que vemos a Lada a dar um passo em frente? Esperemos
que sim.
A BMW, com as mudanças no regulamento abandonou a
competição. Não tendo equipa oficial, fornecia carros para privados, mas com os
motores mais potentes, a marca bávara deixou de ter base para trabalhar e não
quis investir mais, abandonado o WTCC.
A Seat também continuará a fornecer carros para privados nos mesmos moldes do ano passado, pois a marca está apostada em lançar uma competição mono-marca o que fez que a marca não apresentasse carro com as especificações deste ano mantendo os carros do ano passado.
Mas a maior novidade vem de França com a
chegada de uma 3ª equipa oficial. A Citroen fartou-se de apenas andar em ralis e apostou forte
no WTCC. Pegando num C-Elysée, modificou-o à luz dos novos regulamentos e foi
buscar dois pilotos com créditos firmados. Um é Yvan Muller, o campeão em
titulo, e outro talvez conheçam, dá pelo nome de Sebastien Loeb. 9 vezes
campeão do mundo em rali, detentor do record de Pike Peaks. Loeb, que
é conhecido pela sua qualidade, versatilidade e por correr sempre para vencer, seja em que carro for, é uma adição de peso para a Citroen e para o WTCC. Ver o
nome de Loeb associado à modalidade fará certamente subir o interesse de uma
competição que vinha perdendo terreno para outras e que agora ganha um novo
folego.
Outro regresso previsto às competições é da equipa Onyx,que competiu na F1, voltando às corridas pela porta do WTCC, com todo o programa e carro ainda por confirmar.
Mas as mudanças não se ficam pelas equipas. Os novos
regulamentos são o ponto essencial nesta revolução. Que mudanças são estas?
Vamos então às mais importantes:
·
Os carros
continuarão a ser construídos mediante as especificações S2000 da FIA, válidos
para rali e turismo. Essas especificações dizem que os carros devem ser
derivados de modelos de produção, cujo nº de carros construídos ultrapasse as
2500 unidades. Motores com um máximo de 2000 cm3 , aspiração atmosférica (8500 rpm máximas para blocos de 4 cilindros, 8750 rpm máximas para
blocos com 5 cilindros, 9000 rpm máximas para blocos com 6 cilindros).
·
Os carros não possuem ajudas ao piloto (ABS, ESP
etc).
·
O preço de venda não pode ultrapassar os 168000 €.
Além destas regras que vinham do passado, os novos
regulamentos permitem uma redução no peso mínimo do carro de 1150Kg para
1100Kg, um aumento de potencia em 50 ou 60 cv dependendo do motor usado, pneus
de 18´´, uso de um fundo plano (como na F1) aumento da largura do carro,
diminuição da altura mínima do carro, entre outras modificações que tornarão os
carros mais rápidos 1.5seg por km.
A estas mudanças juntam-se as mudanças nas qualificações,
agora com uma Q3 para além das Q1 e Q2 que já eram habituais. Na Q3 os 5
primeiros da Q2 lutarão entre si pela Pole position.
A corridas terão agora uma distância mínima de 60km e as 2
corridas terão inicio parado. O sistema de compensações de peso e de grelha
invertida manter-se-á.
São muitas as mudanças, mas todas com o objectivo de deixar o
WTCC mais apetecível para marcas e público. Pensamos que terá o efeito
desejado. Além disso o calendário para este ano é excelente, com pistas muito
boas que atraem sempre muito publico.
Calendário 2014:
TC1 entries | |||
---|---|---|---|
Team | Car | Drivers | Rounds |
bamboo-engineering | Chevrolet Cruze by RML | TBA | TBA |
TBA | TBA | ||
Campos Racing | Chevrolet Cruze by RML | Dušan Borković | TBA |
Hugo Valente | TBA | ||
Citroën Racing | Citroën C-Elysée WTCC | Sébastien Loeb | TBA |
José María López | TBA | ||
Yvan Muller | TBA | ||
TBA | TBA | ||
Honda World Touring Car Team | Honda Civic WTCC | Tiago Monteiro | TBA |
Gabriele Tarquini | TBA | ||
Lada Sport | Lada Granta WTCC | Robert Huff | TBA |
Mikhail Kozlovskiy | TBA | ||
James Thompson | TBA | ||
Onyx Racing] | TBA | TBA | TBA |
TBA | TBA | ||
Proteam Racing | Honda Civic WTCC | Mehdi Bennani | TBA |
ROAL Motorsport | Chevrolet Cruze by RML | Tom Coronel | TBA |
Tom Chilton | TBA | ||
Zengõ Motorsport | Honda Civic WTCC | Norbert Michelisz | TBA |
TC2 entries | |||
Team | Car | Drivers | Rounds |
ALL-INKL.COM Münnich Motorsport | SEAT León WTCC | Marc Basseng | TBA |
René Münnich | TBA | ||
Campos Racing | SEAT León WTCC | TBA | TBA |
TBA | TBA |
O WTCC está com tudo para voltar a ser uma prova de
referência no panorama do desporto motorizado. Esperemos que seja um ano em
grande para a modalidade e para Tiago Monteiro. Que a bandeira portuguesa possa
subir muitas vezes ao pódio e quem sabe na corrida final com a conquista do
titulo.
Fontes:
Wikipédia.com
autosport.com
autosport.pt
Fotos:
Retiradas de Google.pt
Fábio Mendes
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