sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

WTCC - As novidades de 2014.

Os testes já começaram e as máquinas começam a acumular Km na preparação de mais uma época do WTCC. Esta é uma época importante, pois 2014 marca o início de uma nova era na competição. As mudanças nos regulamentos vão permitir corridas mais intensas e mais rápidas. 

O WTCC vinha-se a tornar numa competição secundária, sem estofo para fazer frente ao todo poderoso DTM e outras modalidades de turismo. Não serão estas alterações que mudarão o cenário, nem será essa a vontade, pois o DTM é bem mais caro que o WTCC e a ideia da FIA é manter os custos baixos de forma a atrair mais equipas. Ainda assim era necessário apimentar a receita e foi isso mesmo que estas mudanças trouxeram. Mais potência, mais apoios aerodinâmicos, tempos mais baixos. Veremos se a receita funciona, mas na teoria tem tudo para resultar.

Os últimos anos do WTCC ficaram marcados pelo domínio da Chevrolet. A Cheverolet deixou de ter equipa oficial em 2013, deixando os carros a disposição dos interessados. Muller obviamente ficou com um e venceu de forma incontestada o campeonato do ano passado. Mas 2013 trouxe uma nova equipa. 

A Honda, apostada em regressar as competições motorizadas, produziu um Civic para o WTCC, apostou em 2 pilotos experientes e com qualidade (Tarquini e Monteiro). O ano de estreia foi positivo com vitórias e pódios, mas sem nunca ameaçar verdadeiramente o domínio de Muller.


Para este ano as coisas vão mudar ainda mais. A Chevrolet continuará representada pelos carros preparados pela RML, equipa que venceu no ano passado com Yvan Muller, mas que este ano não competirá, pois apenas tratará da preparação dos carros para os interessados.


A Honda continuará com a sua equipa oficial e fornecerá mais dois carros para privados. Um para Norbert Michelisz, que já no ano passado correu com um Civic WTCC  e possivelmente Bennani fazendo um total de 4 Hondas em pista.

A Lada também continuará em competição, com um reforço de peso. Rob Huff, vencedor do campeonato em 2012 e um dos melhores pilotos do grid, fartou-se da falta de fiabilidade e fragilidade dos SEAT Leon e mudou-se para a Lada. Será este ano que vemos a Lada a dar um passo em frente? Esperemos que sim.

A BMW, com as mudanças no regulamento abandonou a competição. Não tendo equipa oficial, fornecia carros para privados, mas com os motores mais potentes, a marca bávara deixou de ter base para trabalhar e não quis investir mais, abandonado o WTCC. 

A Seat também continuará a fornecer carros para privados nos mesmos moldes do ano passado, pois a marca está apostada em lançar uma competição mono-marca o que fez que a marca não apresentasse carro com as especificações deste ano mantendo os carros do ano passado.

Mas a maior novidade vem de França com a chegada de uma 3ª equipa oficial. A Citroen fartou-se de apenas andar em ralis e apostou forte no WTCC. Pegando num C-Elysée, modificou-o à luz dos novos regulamentos e foi buscar dois pilotos com créditos firmados. Um é Yvan Muller, o campeão em titulo, e outro talvez conheçam, dá pelo nome de Sebastien Loeb. 9 vezes campeão do mundo em rali, detentor do record de Pike Peaks. Loeb, que é conhecido pela sua qualidade, versatilidade e por correr sempre para vencer, seja em que carro for, é uma adição de peso para a Citroen e para o WTCC. Ver o nome de Loeb associado à modalidade fará certamente subir o interesse de uma competição que vinha perdendo terreno para outras e que agora ganha um novo folego.

Outro regresso previsto às competições é da equipa Onyx,que competiu na F1, voltando às corridas pela porta do WTCC, com todo o programa e carro ainda por confirmar.

Mas as mudanças não se ficam pelas equipas. Os novos regulamentos são o ponto essencial nesta revolução. Que mudanças são estas? Vamos então às mais importantes:

·          Os carros continuarão a ser construídos mediante as especificações S2000 da FIA, válidos para rali e turismo. Essas especificações dizem que os carros devem ser derivados de modelos de produção, cujo nº de carros construídos ultrapasse as 2500 unidades. Motores com um máximo de 2000 cm3 , aspiração atmosférica (8500 rpm máximas para  blocos de 4 cilindros, 8750 rpm máximas para blocos com 5 cilindros, 9000 rpm máximas para blocos com 6 cilindros).

·         Os carros não possuem ajudas ao piloto (ABS, ESP etc).

·         O preço de venda não pode ultrapassar os 168000 €.


Além destas regras que vinham do passado, os novos regulamentos permitem uma redução no peso mínimo do carro de 1150Kg para 1100Kg, um aumento de potencia em 50 ou 60 cv dependendo do motor usado, pneus de 18´´, uso de um fundo plano (como na F1) aumento da largura do carro, diminuição da altura mínima do carro, entre outras modificações que tornarão os carros mais rápidos 1.5seg por km.

A estas mudanças juntam-se as mudanças nas qualificações, agora com uma Q3 para além das Q1 e Q2 que já eram habituais. Na Q3 os 5 primeiros da Q2 lutarão entre si pela Pole position.

A corridas terão agora uma distância mínima de 60km e as 2 corridas terão inicio parado. O sistema de compensações de peso e de grelha invertida manter-se-á.

Os carros que sigam as novas especificações terão a denominação de TC1. Os carros de 2013 poderão ser usados passando a ter a denominação de TC2.

São muitas as mudanças, mas todas com o objectivo de deixar o WTCC mais apetecível para marcas e público. Pensamos que terá o efeito desejado. Além disso o calendário para este ano é excelente, com pistas muito boas que atraem sempre muito publico.

Calendário 2014:

Rnd.RaceRace NameCircuitDate
11Race of MoroccoMorocco Circuit International Automobile Moulay El Hassan06 April
2
23Race of FranceFrance Circuit Paul Ricard20 April
4
35Race of HungaryHungary Hungaroring4 May
6
47Race of SlovakiaSlovakia Automotodróm Slovakia Ring11 May
8
59Race of AustriaAustria Salzburgring25 May
10
611Race of RussiaRussia Moscow Raceway8 June
12
713Race of BelgiumBelgium Circuit de Spa-Francorchamps22 June
14
815Race of ArgentinaArgentina Autódromo Termas de Río Hondo3 August
16
917Race of the United StatesUnited States Sonoma Raceway14 September
18
1019Race of ChinaChina Shanghai International Circuit12 October
20
1121Race of JapanJapan Suzuka Circuit26 October
22
1223Guia Race of MacauMacau Guia Circuit16 November
24


Line up para 2014 com muito por definir ainda:

TC1 entries
TeamCarDriversRounds
United Kingdom bamboo-engineeringChevrolet Cruze by RML TBATBA
 TBATBA
Spain Campos RacingChevrolet Cruze by RMLSerbia Dušan BorkovićTBA
France Hugo ValenteTBA
France Citroën RacingCitroën C-Elysée WTCCFrance Sébastien LoebTBA
Argentina José María LópezTBA
France Yvan MullerTBA
China TBATBA
Japan Honda World Touring Car TeamHonda Civic WTCCPortugal Tiago MonteiroTBA
Italy Gabriele TarquiniTBA
Russia Lada SportLada Granta WTCCUnited Kingdom Robert HuffTBA
Russia Mikhail KozlovskiyTBA
United Kingdom James ThompsonTBA
United Kingdom Onyx Racing]TBA TBATBA
 TBATBA
Italy Proteam RacingHonda Civic WTCCMorocco Mehdi BennaniTBA
Italy ROAL MotorsportChevrolet Cruze by RMLNetherlands Tom CoronelTBA
United Kingdom Tom ChiltonTBA
Hungary Zengõ MotorsportHonda Civic WTCCHungary Norbert MicheliszTBA
TC2 entries
TeamCarDriversRounds
Germany ALL-INKL.COM Münnich MotorsportSEAT León WTCCGermany Marc BassengTBA
Germany René MünnichTBA
Spain Campos RacingSEAT León WTCC TBATBA
 TBATBA
TBA : a ser anunciado.



O WTCC está com tudo para voltar a ser uma prova de referência no panorama do desporto motorizado. Esperemos que seja um ano em grande para a modalidade e para Tiago Monteiro. Que a bandeira portuguesa possa subir muitas vezes ao pódio e quem sabe na corrida final com a conquista do titulo.




Fontes:

Wikipédia.com
autosport.com
autosport.pt

Fotos:
Retiradas de Google.pt


Fábio Mendes

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