segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Dakar 2014- dia 2

Motos

Sam Sunderland (Honda) foi o vencedor da etapa do dia fazendo menos 39 seg. que Contardo (KTM) e menos 2 minutos que Barreda (Honda), o líder da prova até ao momento. Nos portugueses, Rúben Faria foi o melhor fazendo o 4º melhor tempo, seguido de Paulo Gonçalves que fez 8º. Hélder Rodrigues continua abaixo do que pode fazer tendo feito apenas 15º. Destaques para os favoritos Coma e Despres que perderam muito tempo para os lideres fazendo apenas 9º e 10º respectivamente.

Na geral Barreda continua líder, com Contardo e Sunderland no seu encalço. Rúben Faria é agora o melhor português em 6º com Paulo Gonçalves em 7º.

Classificação da 2ª Etapa:

1º Sam Sunderland (Honda) – 03h42m10s
2º Francisco Lopez Contardo (KTM) – 03h42m49s (+ 39s)
3º Joan Barreda (Honda) – 03h44m10s (+02m00s)
4º RÚBEN FARIA (KTM) – 03h46m17s (+ 04m07s)
5º Alain Duclos (Sherco) – 03h48m01s (+ 05m51s)
6º Ben Grabham (KTM) – 03h49m25s (+ 07m15s)
7º David Casteu (KTM) – 03h49m37s (+ 07m27s)
8º PAULO GONÇALVES (Honda) – 03h49m55s (+ 07m45s)
9º Marc Coma (KTM) – 03h50m33s (+ 08m23s)
10º Cyril Desprès (Yamaha) – 03h50m53s (+ 08m43s)
(…)
15º HÉLDER RODRIGUES (Honda) – 03h56m17s (+ 14m07s)


Classificação geral :

1º Joan Barreda (Honda) – 06h09m41s
2º Francisco Lopez Contardo (KTM) – 06h11m44s (+ 02m03s)
3º Sam Sunderland (Honda) – 06h12m14s (+ 02m33s)
4º Alain Duclos (Sherco) – 06h15m28s (+ 05m47s)
5º Marc Coma (KTM) – 06h16m41s (+ 07m00s)
6º RÚBEN FARIA (KTM) – 06h16m59s (+ 07m18s)
7º PAULO GONÇALVES (Honda) – 06h17m51s (+ 08m10s)
8º Cyril Desprès (Yamaha) – 06h18m04s (+ 08m23s)
9º Ben Grabham (KTM) – 06h19m46s (+ 10m05s)
10º David Casteu (KTM) – 06h20m40s (+ 10m59s)
(…)
17º HÉLDER RODRIGUES (Honda) – 06h30m46s (+ 21m05s)


Declarações de Rúben Faria:

"Foi um dia com muitas alterações em termos de piso. Começámos em velocidade elevada, encontrámos depois zonas de pedra e traçado mais sinuoso e cumprimos também os primeiros quilómetros em areia, na passagem pelas bonitas dunas cinzentas. Já sabía que sería um dia onde era importante assumir de alguma forma uma posição estratégica e depois de atacar na fase inicial enfrentei de forma mais confortável a zona de areia onde consegui ganhar igualmente terreno a alguns adversários."

"Foi um dia positivo nesse capítulo e coloca-me numa boa posição de saída para o dia de amanhã onde voltamos a encontrar uma especial longa, com quase 400 quilómetros e onde vamos subir a mais de 4000 mil metros de altitude. Será também a primeira metade de uma etapa maratona e por isso será importante gerir o desgaste da moto."

Hélder Rodrigues no final da prova explicou o porque do seu atraso:

"A etapa foi muito dura e até se chegar às dunas era de todo impossível tentar qualquer ultrapassagem, já que havia imenso pó. Nas dunas cinzentas Nihuil acabei por perder algum tempo a ajudar o Javier que tinha caído"

Paulo Gonçalves mostrava se optimista no final do dia:


“Hoje tive uma boa hipótese para atacar e melhorar a minha posição inicial. A primeira parte da etapa correu muito bem, no entanto, na seção de dunas, sofri um problema com a minha moto, causado por um ‘bloqueio’ no arrefecimento, e perdi algum terreno. De qualquer forma, a posição à geral é muito boa depois de apenas dois dias de corrida, as diferenças nos tempos ainda são muito pequenas” 



Carros

Nos carros os favoritos começaram a mostrar-se hoje. Peterhansel venceu a etapa de hoje ficando 46 seg à frente do 2º ( Carlos Sainz). Al-Attiyah foi 3º a 4 minutos do vencedor da etapa de hoje.

Más noticias para o nosso Carlos Sousa. Depois da brilhante vitória na etapa de ontem, o SUV Haval da dupla portuguesa resolveu fazer uma partida das grande. O turbocompressor partiu logo no km 33 e a reparação deste componente está se a mostrou-se deveras complicada. Restavam duas opções: Ou cortar a ligação ao turbo e seguir sem o mesmo ou esperar pelo camião de assistência para serem rebocados. De qualquer forma as esperanças de um bom resultado no final do Dakar ficam irremediavelmente comprometidas. Ainda esperamos pelas declarações de Carlos Sousa para saber o que de facto aconteceu.

Classificação da segunda etapa:

Pos  Driver                Team/Car              Time/Gap
 1.  Stephane Peterhansel  X-raid Mini           3h52m05s
 2.  Carlos Sainz          SMG Buggy                 +46s
 3.  Giniel de Villiers    Imperial Toyota         +5m34s
 4.  Nani Roma             X-raid Mini             +7m25s
 5.  Nasser Al-Attiyah     X-raid Mini             +7m44s
 6.  Orlando Terranova     X-raid Mini            +12m41s
 7.  Ronan Chabot          SMG Buggy              +14m03s
 8.  Christian Lavieille   Haval                  +19m38s
 9.  Lucio Alvarez         Ford                   +26m00s
10.  Reinaldo Varela       Petrobras Mitsubishi   +28m06s


Classificação geral:

Pos  Driver                Team/Car              Time/Gap
 1.  Stephane Peterhansel  X-raid Mini           6h17m02s
 2.  Carlos Sainz          SMG Buggy                 +28s
 3.  Nasser Al-Attiyah     X-raid Mini             +4m10s
 4.  Nani Roma             X-raid Mini             +4m19s
 5.  Orlando Terranova     X-raid Mini             +8m31s
 6.  Giniel de Villiers    Imperial Toyota        +17m10s
 7.  Christian Lavieille   Haval                  +20m59s
 8.  Reinaldo Varela       Petrobras Mitsubishi   +36m00s
 9.  Krzysztof Holowczyc   X-raid Mini            +37m08s
10.  Marek Dabrowski       Orlen Toyota           +38m08s




Para amanhã 3ª etapa, San Rafael- San Juan, com especiais cronometradas de 373 Km para motos e moto4 e 301 Km para carros e camiões, num total de 665 Km para as motos e 596 para carros e camiões.

 Fontes:
autosport.pt
autosport.com
dakar.com

Fotos:


Fábio Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário