quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Resumo da época 2013 de Fórmula 1 - Parte 2. Avaliação dos pilotos ( do 10º ao 5º)

 Continuamos com a análise dos dos pilotos em 2014 seguindo para análise dos pilotos que ficaram quanto a nós do 10º ao 5º lugar.

10º Mark Webber - Nota 6

Acabou assim a sua passagem pela F1. Webber não foi dos mais talentosos que passou pelo paddock, mas tem qualidade e acima de tudo carácter. O seu último ano não correu nada bem. Sucessão de azares quase inacreditáveis, com falhas próprias à mistura, que o impediram de fazer melhor. A forma como largou quase sempre mal é exemplo disso. 2010 foi o seu melhor ano, onde brilhou e batalhou de igual para igual com Vettel e onde perdeu o campeonato, que podia bem ter sido dele ( Red Bull queria que fosse Vettel). Mas a partir dai não mostrou nada de mais. Foi consecutivamente batido pelo seu colega, com o qual teve uma relação com mais baixos que altos. Multi 21 na Malásia foi o golpe final e o sinal que a F1 já não lhe daria nada. Sai pela porta grande, com a estima de todos e com um bom currículo. Podia ter ficado mais abaixo nesta avaliação mas a quantidade de vezes ficou sem KERS, para além de outras falhas mecânicas, impediram de ver se Webber tinha mais para dar. Fez uma excelente corrida no Brasil e despediu-se em grande.

Pontos:199
Lugar: 3º
Melhor que o companheiro de equipa em qualificação: 2 em 19 possíveis.
Melhor que o companheiro de equipa em corrida: 0 em 15 possíveis.

É verdade que nunca se superiorizou ao seu colega de equipa e este ano então ficou a milhas disso. Mas despediu se em bom plano da F1. A Porsche estará por certo feliz por contar nas sua fileiras com um piloto com a experiência e qualidade de Webber. É bom desportivamente e ao nivel do marketing.



9 º Lewis Hamilton - Nota 6

O ano de estreia na nova equipa não foi muito mau. Sabia-se que a Mercedes não tinha ainda capacidade de lutar de forma séria pelo titulo e apenas poderia almejar ficar nos lugares da frente. Hamilton começou bem o ano mas foi caindo à medida que as dificuldades foram aparecendo. Oscilou entre o bom e o medíocre, sem nunca mostrar a chama que o caracterizava na McLaren. Não terá sido um ano mau de todo mas a nosso ver ficou longe do que pode fazer. Pareceu muito instável a nível psicológico e nunca mostrou confiança. Terá de melhorar muito para 2014 e o próprio já admitiu isso.Venceu este ano, algo que não estaria à espera no inicio da sua nova aventura.

Pontos: 189
Lugar: 4º
Melhor que o seu companheiro de equipa em qualificação: 11 em 19 possíveis.
Melhor que o seu companheiro de equipa em corrida: 8 em 16 possíveis.
Corridas terminadas: 18

O próximo ano será importante para Hamilton. Tem de provar que o seu titulo não foi um acaso e para isso terá de lutar outra vez pelo titulo de forma consistente. A Mercedes reforçou se bem a nivel técnico e tem tudo para fazer um bom carro. Hamilton tem de voltar a ser como era antes. A versão deste ano não nos agradou.



8º Jenson Button - Nota 7 

Nunca esperaria o britânico que a época fosse tão difícil. Sem Hamilton ao lado, poderia assumir se como o nº 1 e tentar o assalto ao título, com um bom carro. Mas o carro saiu uma miséria e Button, que não é conhecido por tirar coelhos da cartola, viu se a lutar com os pilotos do meio da tabela. Não esteve nada mal. Foi graças a ele que a época da McLaren não foi um completo desastre. O piloto mais experiente do grid fez valer o seu conhecimento em pista, para conseguir os pontos possíveis. Embora a classificação final não o diga, foi um ano bom a nível individual para Button. É um gentleman dentro e fora de pista.

Pontos: 73
Lugar: 9º
Melhor que o seu companheiro de equipa em qualificação: 9 em 19 possíveis.
Melhor que o seu companheiro de equipa em corrida: 13 em 19 possíveis
Corridas terminadas: 19 

A McLaren tem de lhe dar um carro melhor. Não é tão dotado como Vettel Alonso ou Kimi mas tem “unhas “ para lutar pelo título, caso lhe calhe um bom carro.



7º Jules Bianchi - Nota 7

Este tem tudo para se tornar um caso sério. É mesmo piloto de F1. Foi graças a ele que a Marusia conseguiu o 10º lugar. Teve desempenhos brilhantes, que apenas não foram mais notados por andar sempre nos últimos lugares. No campeonato dos últimos, deu de calcanhar a todos. Perspectivamos um futuro brilhante a este protegido da Ferrari, que esperará pela saída de Alonso e/ou Kimi para fazer subir o francês. Fez um ano excelente e vai continuar a evoluir na Marusia por mais um ano, para ganhar experiência. Vai ser um piloto a ter em conta no futuro. Este é para lutar pelo campeonato daqui por 3/4 anos.

Pontos: 0
Lugar: 19º
Melhor que o seu companheiro de equipa em qualificação: 17 em 18 possiveis
Melhor que o seu companheiro de equipa em corrida:  14 em 16 possiveis.
Corridas terminadas: 16

É uma potencial estrela da F1. Merece mais destaque e veremos a voar mais alto em breve.


6º Romain Grosjean - Nota 7

O piloto que mais cresceu este ano. Iniciou a época como tinha terminado a outra. Com desempenhos a variar entre o brilhante e o ridículo. Acumulava voltas fantásticas, que fazia questão de fazer esquecer com erros infantis. Muitos duvidavam que se poderia manter na F1. Mas Grosjean admitiu as suas falhas, corrigiu-as e tornou-se num piloto melhor. Rápido já era, só lhe faltava consistência. E conquistou isso. Na parte final do ano foi o único a mostrar-se a Vettel. Os seus desempenhos foram fantásticos e provou a todos que pode ser um piloto de top. Deixou de ser temido pelos colegas, pelo seu estilo Kamikaze, para ser respeitado. E isso é uma vitória enorme. Resta saber se continuará assim em 2014. Mas este ano fica na memória pelos bons motivos. 

Pontos: 132
Lugar: 7º
Melhor que o seu companheiro de equipa em qualificação: 9 em 19 possíveis.
Melhor que o seu comapnheiro de equipa em corrida:  5 em 13 possíveis.
Corridas terminadas: 15

Para o ano terá uma tarefa bem mais difícil. A Lotus não atravessa um momento muito positivo e provavelmente o carro vai ressentir-se disso. Veremos como lida com a situação.


5º Nico Rosberg - Nota 7

Foi um bom ano para o alemão. 2 vitórias e uma série de corridas a bom nível. Não esperamos muito mais de Rosberg. Houve alturas que se superiorizou de forma clara sobre Hamilton e isso em teoria não é normal. Foi abaixo na 2ª metade do ano, quando a equipa perdeu a embalagem que tinha do início da época. Ainda assim mostrou que pode ser muito útil a equipa. Mas em condições normais é ele o nº 2. De qualquer forma este ano fez melhor que nos anteriores e conseguiu desempenhos muito bons.

Pontos: 171
Lugar: 6º
Melhor que o seu companheiro de equipa em qualificação: 8 em 19 possíveis.
Melhor que o seu companheiro de equipa em corrida: 8 em 16 possíveis.
Corridas terminadas: 17

Passou a primeira fase da sua carreira à sombra de Schumacher que nunca voltou a ser o Barão Vermelho. Nesta 2ª fase terá de se impor frente a Hamilton. Não tem tido tarefa fácil o alemão. Nunca deslumbrou mas também não é de comprometer. Forma com Hamilton uma dupla sólida.


Fotos:
retiradas do Google

Fontes:




Fábio Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário