O WTCC está de volta e logo com um
fim-de-semana em grande para as cores portuguesas, com Tiago Monteiro a
conseguir a sua primeira vitória da época, consequentemente a sua primeira
vitória com as cores da Honda. O circuito internacional de Xangai recebeu o
penúltimo evento da época, e como é timbre naquele país, as condições do tempo
baralharam as contas a pilotos e equipas.
O traçado Chines, era à partida favorável aos Chevrolet, e
isso comprovou-se logo nos treinos, com os 6 melhores tempos da qualificação a
serem para pilotos ao volante da marca Norte Americana. Yvan Muller, sem
surpresa fez o melhor tempo, Tom Chilton foi segundo, Pepe Oriola e James Nash
completaram a segunda linha da grelha.
Quanto a Tiago Monteiro, obteve o 10º melhor tempo, logo atrás do seu colega de equipa, Gabriele Tarquini que foi 9º. O português com
isso garantiu a pole position para a segunda manga da ronda WTCC em Xangai.
Tempos da qualificação:
1º Yvan Muller (Chevrolet Cruze) 1m53.486s
2º Tom
Chilton (Chevrolet Cruze) 1m53.868s
3º Pepe Oriola (Chevrolet Cruze) 1m54.008s
4º James
Nash (Chevrolet Cruze) 1m54.034s
5º Alex
MacDowall (Chevrolet Cruze) 1m54.054s
6º Rickard
Rydell (Chevrolet Cruze) 1m54.215s
7º Norbert
Michelisz (Honda Civic) 1:54.576s
8º Robert
Huff (SEAT Leon) 1m54.623s
9º Gabriele Tarquini (Honda Civic) 1m54.666s
10º Tiago Monteiro (Honda Civic) 1m54.959s
1ª Corrida:
A primeira corrida prometia uma autêntica lotaria no jogo de
pneus, pois o traçado de Xangai, encontrava-se com alguma humidade, mas que
poderia secar rapidamente com o avançar da prova. Pepe Oriola arriscou em levar
pneus para piso molhado, e com isso tirou proveito nas primeiras voltas,
liderando inclusive a prova, mas com o passar das voltas o asfalto secou e os
pneus deixaram de ser eficazes, aliás, tiveram efeito contrário, já que o
piloto espanhol, foi perdendo lugares sucessivamente.
Mais atrás Tiago Monteiro seguia na 10ª posição, a mesma de
onde arrancou, mas sempre com uma condução muito cautelosa para não por em
causa a segunda Manga, pois iria partir da 1ª posição, e a mesma iria
realizar-se meia hora depois do final da 1ª Manga, por isso não haveria tempo para
recuperar algum percalço que pudesse. Todo o cuidado
era pouco.
O final foi emocionante, com Y. Muller e T. Chilton a
lutarem pela vitória até ao último metro com a mesma a sorrir a T. Chilton por escassos
0,010´s, apenas perceptível em “photo Finish”. James Nash completou o pódio.
Tiago Monteiro, na última volta foi fortemente atacado por
Tom Boardman, que lhe roubou a nona posição. O piloto português não esboçou no
entanto uma resposta, para não entrar em possíveis contactos que lhe
danificassem o seu Civic. Monteiro fechou assim a primeira corrida na 11ª
posição.
Classificação 1ª corrida:
1º Tom Chilton (Chevrolet Cruze) 12 voltas
2º Yvan
Muller (Chevrolet Cruze) a 0.010s
3º James
Nash (Chevrolet Cruze) a 14.737s
4º Alex
MacDowall (Chevrolet Cruze) a 15.455s
5º Pepe Oriola (Chevrolet Cruze) a 16.441s
6º Rob Huff
(SEAT Leon) a 16.585s
7º Gabriele Tarquini (Honda Civic) a 16.799s
8º James
Thompson (Lada Granta) a 16.825s
9º Tom
Boardman (SEAT Leon) a 16.931s
10º Norbert Michelisz (Honda Civic) a 17.683s
11º Tiago Monteiro (Honda Civic) a 18.017s
2ª Corrida:
A segunda corrida foi dominada pelos homens da Honda,
fazendo algo inédito esta época, conseguindo um pódio 100% monomarca. Tiago
Monteiro dominou do inicio ao fim, partiu do primeiro lugar e ai terminou a
prova, sendo bem secundado pelo seu colega Gabriele Tarquini, que ainda
pressionou o piloto português, mas não foi capaz de seguir ao ritmo do seu
colega de equipa.
Norbert Michelisz completou o pódio, sendo uma importante
peça no xadrez desta 2ª corrida, pois travou os Cruze, que seguramente seriam
uma seria ameaça aos homens da Honda Oficial. O piloto húngaro, fez uma grande
prova, sempre à defesa, mas capaz de finalizar a mesma na 3ª posição.
Grande vitória de Tiago Monteiro, a sua primeira pela Honda,
e que eleva o nome de Portugal além-fronteiras.
Destaque pela negativa para o já campeão do mundo Yvan
Muller, que já não chega ao lugar mais alto do pódio desde 4 de Agosto, quando
venceu pela ultima vez, disputava-se então o fim-de-semana WTCC na Argentina
Classificação 2ª corrida:
1º Tiago Monteiro (Honda Civic) 10 voltas
2º Gabriele Tarquini (Honda Civic) a 1.178s
3º Norbert
Michelisz (Honda Civic) a 4.143s
4º Rob Huff
(SEAT Leon) a 5.470s
5º Yvan
Muller (Chevrolet Cruze) a 5.739s
6º James
Nash (Chevrolet Cruze) a 7.423s
7º Pepe
Oriola (Chevrolet Cruze) a 7.987s
8º Tom
Coronel (BMW 320 TC) a 8.042s
9º Stefano D'Aste (BMW 320 TC) a 11.407s
10º Tom Chilton (Chevrolet Cruze) a 13.608s
Classificação geral do campeonato:
1.FRA MULLER Yvan 393 pt.
2.ITA TARQUINI Gabriele 235 pt.
3.GBR
CHILTON Tom 213 pt.
4.GBR NASH
James 206 pt.
5.DNK
NYKJÆR Michel 180 pt.
6.GBR HUFF
Rob 173 pt.
7.HUN
MICHELISZ Norbert 172 pt.
8.NLD
CORONEL Tom 147 pt.
9.ESP ORIOLA Pepe 146 pt.
10.PRT MONTEIRO Tiago 142 pt.
Falta apenas uma prova para o final da temporada no WTCC,
será no mítico circuito da Guia em Macau, a próxima paragem do mundial de
turismos nos dias 15, 16 e 17 deste mês. Circuito mítico, com vários pilotos
português em acção em diversas provas. Nos por cá estaremos a dar-lhe conta de
todas as incidências.
Carlos Mota
Sem comentários:
Enviar um comentário