segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Resumo do GP do Brasil

O fantástico circuito de Interlagos, recebeu mais uma vez a última prova do calendário da Fórmula 1. Se antes e durante a qualificação, a chuva foi uma questão a ter em conta, para hoje, existiam 60% de probabilidades de cair chuva durante a prova. Principalmente a Mercedes contava com isso.
Todos os pilotos começavam com pneus médios menos Button e Gutierrez, no que o confronto final entre as equipas à conquista do 2º lugar da tabela de construtores.


Na largada da corrida, os Red Bull saíram muito mal, sendo Vettel ultrapassado por Rosberg e Webber por Hamilton, mas Vettel seguiu bem de perto o alemão da Mercedes, enquanto Alonso ficava atrás de Hamilton e com Webber no encalço aos dois.Quem largou muito bem foi Massa, a jogar em casa, que saltou para o 6º lugar. No final da volta 1, bem na recta da meta, Vettel, parecia um flecha, ultrapassou
Rosberg, que nem sabe como conseguiu aguentar o tetracampeão  atrás dele tanto tempo. Alonso aproveitou o embalo do Red Bull e passou o outro carro da Mercedes, pilotado por Hamilton, que sem saber muito bem como, vê Webber também por ele, quase sem esforço. Se estivéssemos muito atentos, conseguiríamos ouvir a dança da chuva na garagem da equipa alemã!

Nas primeiras voltas, Vettel chegou a ter 5 segundos de avanço, mais atrás, Pérez era já 12º, na volta 9, com a Mclaren a fazer um bom inicio de corrida. Pelo contrário, Ross Brawn assistia a Hamilton a apertar Rosberg, que tinha muitos problemas com os pneus.
Na volta 11, Webber começa a tentar passar Alonso, enquanto na mesma volta Hamilton ultrapassa o companheiro de equipa. O australiano da Red Bull demorou 2 voltas a ultrapassar Alonso.

Rosberg estava tão mal, que depois de ser ultrapassado por Hamilton, viu Massa a passar por ele, sem ter argumentos para responder. Pérez era nesse momento o piloto mais rápido, depois dos dois Red Bull.
Começavam as danças dos Pit Stop. Webber parou muito tempo na box na volta 24 e perdeu o lugar para Alonso.
Na volta 25, os 10 primeiros eram estes: Vettel, Alonso, Webber, Massa, Hamilton, Button, Rosberg, Perez, Ricciardo e Hulkenberg.
Na volta a seguir, Webbo ultrapassa novamente Alonso, enquanto Massa em disputa com Hamilton, passa por cima da linha divisória das boxes e como presente de despedida da Ferrari, teve direito a um Drive Through. Facto que lhe agradou muito!

O lider sentia-se muito só e decidiu abrandar o ritmo. Quem deu espectáculo foi Bottas e Hamilton. No momento que Hamilton passava Bottas, os dois pilotos batem com os pneus um no outro e o finlandês abandonou imediatamente a corrida, com alguns estragos no carro. O inglês ainda conseguiu continuar, mas com o pneu rebentado teve de parar na box, perdendo muito tempo.



A Red Bull pensando que o SC iria entrar em pista, manda os dois carros entrarem na box, sendo Vettel o primeiro mas estando a equipa à espera de Webber e com este em "lista de espera" atrás de Seb! Uma confusão, que veio provar que até os melhores cometem erros. Devido ao embate com Bottas, Hamilton foi penalizado com um Drive Through.

Na volta 53 a Mclaren sorriu quando começou a chover...mas não o suficiente!

O top 10 na volta 61 estava assim: Vettel, Webber, Alonso, Button, Rosberg, Perez, Massa, Hulkenberg, Hamilton e Ricciardo.
Logo a seguir, Pic abandona, com problemas na suspensão do Caterham e Pastor Maldonado, o nosso piloto fetiche, com uma brilhante técnica, que só ele conhece (!), corta a trajectória a Vergne e, felizmente, apenas ele faz um pião, depois do embate nos pneus, mas como o venezuelano não contente, quase que consegue prejudicar Button, que vinha mais atrás, quando regressa ao sentido da corrida.

Acabavam as 71 voltas, ao traçado brasileiro, com Vettel na sua performance de sempre, Webber muito bem durante toda a prova e Alonso não teve argumentos para lutar com os Bulls.

Para nós hoje o Brasil trouxe-nos um presente: Button foi o melhor piloto em pista, demonstrando porque a Mclaren confia tanto nele!

No final Webber tirou o capacete, mas nós tiramos-lhe o chapéu. O nosso, Muito Obrigado Webbo, foi um prazer!

Classificação GP do Brasil:
POS
PILOTO
EQUIPA
GRID
TOTAL
PTS
1
VETTEL
RED BULL
1
1:32:36.300
25
2
WEBBER
RED BULL
4
+10.400
18
3
ALONSO
FERRARI
3
+18.900
15
4
BUTTON
MCLAREN
14
+37.300
12
5
ROSBERG
MERCEDES
2
+39.000
10
6
PEREZ
MCLAREN
19
+44.000
8
7
MASSA
FERRARI
9
+49.100
6
8
HULKENBERG
SAUBER
10
+64.200
4
9
HAMILTON
MERCEDES
5
+72.900
2
10
RICCIARDO
TORO ROSSO
7
+1 LAP
1
11
DI RESTA
FORCE INDIA
12
+1 LAP
12
GUTIERREZ
SAUBER
17
+1 LAP
13
SUTIL
FORCE INDIA
15
+1 LAP
14
KOVALAINEN
LOTUS
11
+1 LAP
15
VERGNE
TORO ROSSO
8
+1 LAP
16
MALDONADO
WILLIAMS
16
+1 LAP
17
BIANCHI
MARUSSIA
21
+2 LAPS
18
VAN DER GARDE
CATERHAM
20
+2 LAPS
19
CHILTON
MARUSSIA
22
+2 LAPS
RET
PIC
CATERHAM
18
RET
BOTTAS
WILLIAMS
13
RET
GROSJEAN
LOTUS
6

Classificação Geral do Campeonato de Construtores:
EQUIPA
PONTOS
1. 
Red Bull
596
2. 
Mercedes Grand Prix
360
3. 
Ferrari
354
4. 
Lotus Renault
315
5. 
McLaren
122
6. 
Force India F1
77
7. 
Sauber
57
8. 
Scuderia Toro Rosso
33
9. 
Williams
5
10. 
Marussia
0
11. 
Caterham
0


Faremos a análise da temporada de 2013 em breve.

Fotos:
dailymail.co.uk
infiniti-redbullracing.com
formula1.com

Pedro e Fábio Mendes...(não, não somos irmãos! Nem sequer família)


Sem comentários:

Enviar um comentário