sábado, 29 de junho de 2013

Qualificação do GP da Grã Bretanha

Uma das mais míticas pistas do calendário da F1 volta a receber o grande circo. Uma pista com curvas de média e alta velocidade, com um traçado muito bonito e um publico que apoia muito os pilotos britânicos. 

No papel Red Bull tem uma vantagem em relação aos outros por ter grande apoio aerodinâmico no carro o que nesta pista e fundamental. A Ferrari aparecia como uma candidata pois o carro parecia estar talhado para as pistas rápida. O próprio Alonso disse que esperava que a sequência de pistas rápidas que se segue no calendário da F1 podia beneficiar a Scuderia.

O 1º treino livro não teve nada de registo. Apenas um típico dia de Verão inglês com muita chuva e uma pista encharcada. Ninguém fez grandes tempos , nem sequer muitos Km. Ricciardo ficou no topo da lista com 10 voltas e o melhor tempo. Nenhuma conclusão deste treino.
 
O 2º já trouxe mais novidades, com Rosberg a fazer o costume, que foi liderar a tabela de tempos, seguido dos Red Bull e Di Resta. Hamilton em 5º dizia que não se sentia confortável no carro e que teria de rever completamente o Set Up.

O 3º treino livre Rosberg manteve o ritmo e Hamilton encontrou o conforto que lhe faltava e seguiu de perto o seu companheiro de equipa. Red Bull na perseguição dos Mercedes e muitas duvidas em relação à Ferrari e Lotus. Quase 1 seg fora do ritmo do grupo da frente.

Na qualificação a toada manteve-se

Q1:  Grosjean foi o líder durante algum tempo com Raikkonen a mostrar serviço também, mas quando foi a sério os Mercedes limparam tudo e ficaram no topo da lista.  No extremo oposto, Chilton, Van der Garde, Bianchi, Pic, Gutierrez e Bottas ficavam de fora.

Q2: também foi relativamente calma com os Mercedes a querer estabelecer o domínio logo de inicio, tendo sido contrariados por um tal de Vettel que teima em não sair de perto dos Silver Arrows. Ricciardo mantinha a boa prestação que vinha evidenciando no fim de semana. Contrariando o conceito de boas prestações McLaren e Massa ficavam de fora na Q2 sem ritmo para os da frente.
Excluidos da Q2: Maldonado, Hulkenberg, Perez, Vergne, Massa, Button

Q3: Assistimos a um recital dos Mercedes sempre na frente com Vettel e Webber na perseguição, Di Resta a brilhar mais uma vez  e a dupla Alonso e Raikkonen com grandes dificuldades.

Hamilton ficou com a pole com uma volta espectacular e das mais perfeitas que se viu por aqueles lados. Para quem não se sentia confortável no inicio do fim de semana não foi nada mau.  Rosberg logo a seguir e Vettel a fechar o top 3.



Pos Driver                Team                 Time            Gap  
 1. Lewis Hamilton        Mercedes             1m29.607s
 2.
 Nico Rosberg          Mercedes             1m30.059s  + 0.452s
 3.
 Sebastian Vettel      Red Bull-Renault     1m30.211s  + 0.604s
 4. Mark Webber          
 Red Bull-Renault     1m30.220s  + 0.613s
 5.
 Paul di Resta         Force India-Mercedes 1m30.736s  + 1.129s
 6. Daniel Ricciardo     
 Toro Rosso-Ferrari   1m30.757s  + 1.150s
 7.
 Adrian Sutil          Force India-Mercedes 1m30.908s  + 1.301s
 8. Romain Grosjean      
 Lotus-Renault        1m30.955s  + 1.348s
 9.
Kimi Raikkonen        Lotus-Renault        1m30.962s  + 1.355s
10. Fernando Alonso   
    Ferrari              1m30.979s  + 1.372s


Q2 cut-off time: 1m31.592s                                   Gap **
11. Jenson Button         McLaren-Mercedes     1m31.649s  + 0.659s
12. Felipe Massa          Ferrari              1m31.779s  + 0.789s
13. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Ferrari   1m31.785s  + 0.795s
14. Sergio Perez          McLaren-Mercedes     1m32.082s  + 1.092s
15. Nico Hulkenberg       Sauber-Ferrari       1m32.211s  + 1.221s
16. Pastor Maldonado      Williams-Renault     1m32.359s  + 1.369s

Q1 cut-off time: 1m32.512s                                   Gap *
17. Valtteri Bottas       Williams-Renault     1m32.664s  + 1.669s
18. Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari       1m32.666s  + 1.671s
19. Charles Pic           Caterham-Renault     1m33.866s  + 2.871s
20. Jules Bianchi         Marussia-Cosworth    1m34.108s  + 3.113s
21. Giedo van der Garde   Caterham-Renault     1m35.481s  + 4.486s
22. Max Chilton           Marussia-Cosworth    1m35.858s  + 4.863s


Destaques:

Mercedes:
Não tem rival nas qualificações. Andamento muito forte e Hamilton a fazer uma volta impecável. Agora falta ver se a Mercedes consegue capitalizar mais uma pole. O caso dos pneus não favoreceu muito a imagem da marca e a penalização foi irrisória. Veremos se conseguem poupar mais os pneus em corrida mas de qualquer forma este campeonato já fica marcado por este caso.

Red Bull:
Muitas mudanças à vista com a saída de Webber ( faremos uma analise à posteriori). Mas uma coisa não muda. Vettel está sempre onde interessa. 3º lugar no grid e boas hipóteses de ganhar. Se os Mercedes não souberem gerir pneus a operação parece ser fácil de ganhar. Webber que já admitiu que vai sair, vai aproveitar para se divertir, querendo vencer o máximo possível.

Ferrari: 
Já ninguém entende o que se passa com a Scuderia. O carro tinha muito potencial. Mas não conseguem fazer o carro andar ao ritmo que devia. Massa está a ficar caro em asas dianteiras e Alonso tentou fazer o melhor que pôde mas o carro está muito desequilibrado nas curvas rápidas o que neste traçado é fatal. A noite vai ser longa para a Ferrari para conseguir arranjar um Set Up mais adequado.

Lotus: 
As melhorias não deram em nada. Kimi ficou sem o DDRS por ordens da FIA pois a Lotus tinha mais itens de configuração de suspensão que o permitido ( 4 em vez dos 3 permitidos)  e como tal foi penalizado. De qualquer forma foi uma qualificação má e o carro está a ficar para trás. A equipa está a fazer tudo para agradar a Kimi para ele ficar mas assim é muito complicado.  Grosjean vai cumprindo ficando um lugar a frente de Kimi mas nada de especial.

Force India: 

Será desta? O carro está muito bem e equilibrado. Di Resta está em forma e motivado, pois joga em casa. Sutil está também muito bem. O pódio tem estado por perto e fazê-lo em Silverstone era mágico. Estamos a torcer por Di Resta, que pode dar o salto para uma equipa melhor em 2014. Está na montra e ele não quer fazer feio.


Toro Rosso: 
A luta pelo lugar da Red Bull faz bem à equipa. Nos últimos dois GP foi a vez de Vergne mostrar trabalho, mas neste fim de semana Ricciardo está melhor. A última volta de Vergne na Q2 estava a ser muito boa mas um erro deitou tudo a perder. Ricciardo em 6º poderá ter boas hipóteses de trazer bons pontos para a equipa. Curiosos para ver como Vergne vai responder. É disto que gostamos.

McLaren: 
Muitas melhorias, mas resultados práticos não se vêem. O carro continua sem apoio aerodinâmico desejado. Button esteve mais perto da Q3 mas Perez nunca teve hipóteses para tal. Uma forma muito má de festejar os 50 anos da marca.

Sauber:

Nada a assinalar, mais do mesmo. Será que Hulkenberg vai sair da Sauber para uma equipa que lhe garanta um melhor carro?

Williams: 
Maldonado a fazer finalmente melhor que Bottas mas muito longe ainda do que deviam fazer. É o 600º GP da equipa de Sir Frank Williams e é pena não estarem a lutar por um lugar que de facto merece.

Marussia/ Caterham:
A evolução da Caterham é visível e não fosse o talento de Bianchi provavelmente estariam bem a frente dos Marussia. Van der Garde mesmo só com uma volta conseguiu ficar à frente de Chilton.


Esta corrida pode definir o resto do campeonato. Se Vettel vencer, ganha uma vantagem muito confortável. Estamos à espera de ver o que a Mercedes é capaz e gostávamos que conseguissem vencer de forma ao intervalo entre Vettel e os restantes não ficasse já demasiado grande. O pódio da Force India também é algo que pode acontecer.

Mas a nossa aposta para este fim de semana cai em Vettel para a vitória, seguido de Webber e Di Resta. É uma aposta muito arriscada mas temos um feeling que este é o fim de semana de DI Resta. A Mercedes não parece ainda ter ritmo de corrida.

Tudo para confirmar amanhã.


Já agora fica a homenagem prestada ao comissario de corrida de seu nome, Mark Robinson que faleceu no GP do Canadá.




Fábio Mendes 

Sem comentários:

Enviar um comentário