Uma
das mais míticas pistas do calendário da F1 volta a receber o grande circo. Uma
pista com curvas de média e alta velocidade, com um traçado muito bonito e um
publico que apoia muito os pilotos britânicos.
No papel Red Bull tem uma vantagem em relação aos outros por ter grande apoio aerodinâmico no carro o que nesta pista e fundamental. A Ferrari aparecia como uma candidata pois o carro parecia estar talhado para as pistas rápida. O próprio Alonso disse que esperava que a sequência de pistas rápidas que se segue no calendário da F1 podia beneficiar a Scuderia.
O 1º treino livro não teve nada de registo. Apenas um típico dia de Verão inglês com muita chuva e uma pista encharcada. Ninguém fez grandes tempos , nem sequer muitos Km. Ricciardo ficou no topo da lista com 10 voltas e o melhor tempo. Nenhuma conclusão deste treino.
O
2º já trouxe mais novidades, com Rosberg a fazer o costume, que foi liderar a
tabela de tempos, seguido dos Red Bull e Di Resta. Hamilton em 5º dizia
que não se sentia confortável no carro e que teria de rever completamente o Set
Up.
O 3º treino livre Rosberg manteve o ritmo e Hamilton encontrou o conforto que lhe faltava e seguiu de perto o seu companheiro de equipa. Red Bull na perseguição dos Mercedes e muitas duvidas em relação à Ferrari e Lotus. Quase 1 seg fora do ritmo do grupo da frente.
O 3º treino livre Rosberg manteve o ritmo e Hamilton encontrou o conforto que lhe faltava e seguiu de perto o seu companheiro de equipa. Red Bull na perseguição dos Mercedes e muitas duvidas em relação à Ferrari e Lotus. Quase 1 seg fora do ritmo do grupo da frente.
Na
qualificação a toada manteve-se
Q1: Grosjean
foi o líder durante algum tempo com Raikkonen a mostrar serviço também, mas
quando foi a sério os Mercedes limparam tudo e ficaram no topo da lista. No
extremo oposto, Chilton, Van der Garde, Bianchi, Pic, Gutierrez e Bottas
ficavam de fora.
Q2:
também foi relativamente calma com os Mercedes a querer estabelecer o domínio
logo de inicio, tendo sido contrariados por um tal de Vettel que teima em não
sair de perto dos Silver Arrows. Ricciardo mantinha a boa prestação que vinha
evidenciando no fim de semana. Contrariando o conceito de boas prestações
McLaren e Massa ficavam de fora na Q2 sem ritmo para os da frente.
Excluidos
da Q2: Maldonado, Hulkenberg, Perez, Vergne, Massa, Button
Q3:
Assistimos a um recital dos Mercedes sempre na frente com Vettel e Webber na
perseguição, Di Resta a brilhar mais uma vez e a dupla Alonso e Raikkonen
com grandes dificuldades.
Hamilton
ficou com a pole com uma volta espectacular e das mais perfeitas que se viu por
aqueles lados. Para quem não se sentia confortável no inicio do fim de semana
não foi nada mau. Rosberg logo a seguir e Vettel a fechar o top 3.
Pos Driver
Team
Time
Gap
1. Lewis
Hamilton Mercedes 1m29.607s
2. Nico Rosberg Mercedes 1m30.059s + 0.452s
3. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m30.211s + 0.604s
4. Mark Webber Red Bull-Renault 1m30.220s + 0.613s
5. Paul di Resta Force India-Mercedes 1m30.736s + 1.129s
6. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1m30.757s + 1.150s
7. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1m30.908s + 1.301s
8. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m30.955s + 1.348s
9. Kimi Raikkonen Lotus-Renault 1m30.962s + 1.355s
10. Fernando Alonso Ferrari 1m30.979s + 1.372s
2. Nico Rosberg Mercedes 1m30.059s + 0.452s
3. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m30.211s + 0.604s
4. Mark Webber Red Bull-Renault 1m30.220s + 0.613s
5. Paul di Resta Force India-Mercedes 1m30.736s + 1.129s
6. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1m30.757s + 1.150s
7. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1m30.908s + 1.301s
8. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m30.955s + 1.348s
9. Kimi Raikkonen Lotus-Renault 1m30.962s + 1.355s
10. Fernando Alonso Ferrari 1m30.979s + 1.372s
Q2 cut-off time:
1m31.592s Gap **
11. Jenson
Button McLaren-Mercedes 1m31.649s + 0.659s
12. Felipe Massa Ferrari 1m31.779s + 0.789s
13. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1m31.785s + 0.795s
14. Sergio Perez McLaren-Mercedes 1m32.082s + 1.092s
15. Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 1m32.211s + 1.221s
16. Pastor
Maldonado Williams-Renault 1m32.359s + 1.369s
Q1 cut-off time:
1m32.512s Gap *
17. Valtteri
Bottas Williams-Renault 1m32.664s + 1.669s
18. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m32.666s + 1.671s
19. Charles
Pic Caterham-Renault 1m33.866s + 2.871s
20. Jules
Bianchi Marussia-Cosworth 1m34.108s + 3.113s
21. Giedo van der Garde Caterham-Renault 1m35.481s + 4.486s
22. Max
Chilton Marussia-Cosworth 1m35.858s + 4.863s
Destaques:
Mercedes:
Não
tem rival nas qualificações. Andamento muito forte e Hamilton a fazer uma volta
impecável. Agora falta ver se a Mercedes consegue capitalizar mais uma pole. O
caso dos pneus não favoreceu muito a imagem da marca e a penalização foi
irrisória. Veremos se conseguem poupar mais os pneus em corrida mas de qualquer
forma este campeonato já fica marcado por este caso.
Red
Bull:
Muitas
mudanças à vista com a saída de Webber ( faremos uma analise à posteriori). Mas
uma coisa não muda. Vettel está sempre onde interessa. 3º lugar no grid e boas
hipóteses de ganhar. Se os Mercedes não souberem gerir pneus a operação parece
ser fácil de ganhar. Webber que já admitiu que vai sair, vai aproveitar para se
divertir, querendo vencer o máximo possível.
Ferrari:
Já
ninguém entende o que se passa com a Scuderia. O carro tinha muito potencial.
Mas não conseguem fazer o carro andar ao ritmo que devia. Massa está a ficar
caro em asas dianteiras e Alonso tentou fazer o melhor que pôde mas o carro
está muito desequilibrado nas curvas rápidas o que neste traçado é fatal. A
noite vai ser longa para a Ferrari para conseguir arranjar um Set Up mais adequado.
As
melhorias não deram em nada. Kimi ficou sem o DDRS por ordens da FIA pois a
Lotus tinha mais itens de configuração de suspensão que o permitido ( 4 em vez
dos 3 permitidos) e como tal foi penalizado. De qualquer forma foi uma
qualificação má e o carro está a ficar para trás. A equipa está a fazer tudo
para agradar a Kimi para ele ficar mas assim é muito complicado. Grosjean
vai cumprindo ficando um lugar a frente de Kimi mas nada de especial.
Force
India:
Será
desta? O carro está muito bem e equilibrado. Di Resta está em forma e motivado,
pois joga em casa. Sutil está também muito bem. O pódio tem estado por
perto e fazê-lo em Silverstone era mágico. Estamos a torcer por Di Resta, que
pode dar o salto para uma equipa melhor em 2014. Está na montra e ele não quer
fazer feio.
A
luta pelo lugar da Red Bull faz bem à equipa. Nos últimos dois GP foi a vez de
Vergne mostrar trabalho, mas neste fim de semana Ricciardo está melhor. A
última volta de Vergne na Q2 estava a ser muito boa mas um erro deitou tudo a
perder. Ricciardo em 6º poderá ter boas hipóteses de trazer bons pontos para a
equipa. Curiosos para ver como Vergne vai responder. É disto que gostamos.
McLaren:
Muitas
melhorias, mas resultados práticos não se vêem. O carro continua sem apoio
aerodinâmico desejado. Button esteve mais perto da Q3 mas Perez nunca teve
hipóteses para tal. Uma forma muito má de festejar os 50 anos da marca.
Sauber:
Nada
a assinalar, mais do mesmo. Será que Hulkenberg vai sair da Sauber para uma
equipa que lhe garanta um melhor carro?
Williams:
Maldonado
a fazer finalmente melhor que Bottas mas muito longe ainda do que deviam fazer.
É o 600º GP da equipa de Sir Frank Williams e é pena não estarem a lutar por um
lugar que de facto merece.
Marussia/
Caterham:
A
evolução da Caterham é visível e não fosse o talento de Bianchi provavelmente
estariam bem a frente dos Marussia. Van der Garde mesmo só com uma volta
conseguiu ficar à frente de Chilton.
Esta
corrida pode definir o resto do campeonato. Se Vettel vencer, ganha uma
vantagem muito confortável. Estamos à espera de ver o que a Mercedes é capaz e
gostávamos que conseguissem vencer de forma ao intervalo entre Vettel e os
restantes não ficasse já demasiado grande. O pódio da Force India também é algo
que pode acontecer.
Mas
a nossa aposta para este fim de semana cai em Vettel para a vitória, seguido de
Webber e Di Resta. É uma aposta muito arriscada mas temos um feeling que este é
o fim de semana de DI Resta. A Mercedes não parece ainda ter ritmo de corrida.
Tudo
para confirmar amanhã.
Já agora fica a homenagem prestada ao comissario de corrida de seu nome, Mark Robinson que faleceu no GP do Canadá.
Fábio
Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário