Uma
das mais míticas pistas do calendário da F1 volta a receber o grande circo. Uma
pista com curvas de média e alta velocidade, com um traçado muito bonito e um
publico que apoia muito os pilotos britânicos.
No papel Red Bull tem uma vantagem em relação aos outros por ter grande apoio aerodinâmico no carro o que nesta pista e fundamental. A Ferrari aparecia como uma candidata pois o carro parecia estar talhado para as pistas rápida. O próprio Alonso disse que esperava que a sequência de pistas rápidas que se segue no calendário da F1 podia beneficiar a Scuderia.
O 1º treino livro não teve nada de registo. Apenas um típico dia de Verão inglês com muita chuva e uma pista encharcada. Ninguém fez grandes tempos , nem sequer muitos Km. Ricciardo ficou no topo da lista com 10 voltas e o melhor tempo. Nenhuma conclusão deste treino.
O
2º já trouxe mais novidades, com Rosberg a fazer o costume, que foi liderar a
tabela de tempos, seguido dos Red Bull e Di Resta. Hamilton em 5º dizia
que não se sentia confortável no carro e que teria de rever completamente o Set
Up.
O 3º treino livre Rosberg manteve o ritmo e Hamilton encontrou o conforto que lhe faltava e seguiu de perto o seu companheiro de equipa. Red Bull na perseguição dos Mercedes e muitas duvidas em relação à Ferrari e Lotus. Quase 1 seg fora do ritmo do grupo da frente.
O 3º treino livre Rosberg manteve o ritmo e Hamilton encontrou o conforto que lhe faltava e seguiu de perto o seu companheiro de equipa. Red Bull na perseguição dos Mercedes e muitas duvidas em relação à Ferrari e Lotus. Quase 1 seg fora do ritmo do grupo da frente.
Na
qualificação a toada manteve-se
Q1: Grosjean
foi o líder durante algum tempo com Raikkonen a mostrar serviço também, mas
quando foi a sério os Mercedes limparam tudo e ficaram no topo da lista. No
extremo oposto, Chilton, Van der Garde, Bianchi, Pic, Gutierrez e Bottas
ficavam de fora.
Q2:
também foi relativamente calma com os Mercedes a querer estabelecer o domínio
logo de inicio, tendo sido contrariados por um tal de Vettel que teima em não
sair de perto dos Silver Arrows. Ricciardo mantinha a boa prestação que vinha
evidenciando no fim de semana. Contrariando o conceito de boas prestações
McLaren e Massa ficavam de fora na Q2 sem ritmo para os da frente.
Excluidos
da Q2: Maldonado, Hulkenberg, Perez, Vergne, Massa, Button
Q3:
Assistimos a um recital dos Mercedes sempre na frente com Vettel e Webber na
perseguição, Di Resta a brilhar mais uma vez e a dupla Alonso e Raikkonen
com grandes dificuldades.
Hamilton
ficou com a pole com uma volta espectacular e das mais perfeitas que se viu por
aqueles lados. Para quem não se sentia confortável no inicio do fim de semana
não foi nada mau. Rosberg logo a seguir e Vettel a fechar o top 3.
Pos Driver
Team
Time
Gap
1. Lewis
Hamilton Mercedes 1m29.607s
2. Nico Rosberg Mercedes 1m30.059s + 0.452s
3. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m30.211s + 0.604s
4. Mark Webber Red Bull-Renault 1m30.220s + 0.613s
5. Paul di Resta Force India-Mercedes 1m30.736s + 1.129s
6. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1m30.757s + 1.150s
7. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1m30.908s + 1.301s
8. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m30.955s + 1.348s
9. Kimi Raikkonen Lotus-Renault 1m30.962s + 1.355s
10. Fernando Alonso Ferrari 1m30.979s + 1.372s
2. Nico Rosberg Mercedes 1m30.059s + 0.452s
3. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m30.211s + 0.604s
4. Mark Webber Red Bull-Renault 1m30.220s + 0.613s
5. Paul di Resta Force India-Mercedes 1m30.736s + 1.129s
6. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1m30.757s + 1.150s
7. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1m30.908s + 1.301s
8. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m30.955s + 1.348s
9. Kimi Raikkonen Lotus-Renault 1m30.962s + 1.355s
10. Fernando Alonso Ferrari 1m30.979s + 1.372s
Q2 cut-off time:
1m31.592s Gap **
11. Jenson
Button McLaren-Mercedes 1m31.649s + 0.659s
12. Felipe Massa Ferrari 1m31.779s + 0.789s
13. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1m31.785s + 0.795s
14. Sergio Perez McLaren-Mercedes 1m32.082s + 1.092s
15. Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 1m32.211s + 1.221s
16. Pastor
Maldonado Williams-Renault 1m32.359s + 1.369s
Q1 cut-off time:
1m32.512s Gap *
17. Valtteri
Bottas Williams-Renault 1m32.664s + 1.669s
18. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m32.666s + 1.671s
19. Charles
Pic Caterham-Renault 1m33.866s + 2.871s
20. Jules
Bianchi Marussia-Cosworth 1m34.108s + 3.113s
21. Giedo van der Garde Caterham-Renault 1m35.481s + 4.486s
22. Max
Chilton Marussia-Cosworth 1m35.858s + 4.863s
Destaques:
Mercedes:
Red
Bull:
Muitas
mudanças à vista com a saída de Webber ( faremos uma analise à posteriori). Mas
uma coisa não muda. Vettel está sempre onde interessa. 3º lugar no grid e boas
hipóteses de ganhar. Se os Mercedes não souberem gerir pneus a operação parece
ser fácil de ganhar. Webber que já admitiu que vai sair, vai aproveitar para se
divertir, querendo vencer o máximo possível.
Ferrari:
Já
ninguém entende o que se passa com a Scuderia. O carro tinha muito potencial.
Mas não conseguem fazer o carro andar ao ritmo que devia. Massa está a ficar
caro em asas dianteiras e Alonso tentou fazer o melhor que pôde mas o carro
está muito desequilibrado nas curvas rápidas o que neste traçado é fatal. A
noite vai ser longa para a Ferrari para conseguir arranjar um Set Up mais adequado.
As
melhorias não deram em nada. Kimi ficou sem o DDRS por ordens da FIA pois a
Lotus tinha mais itens de configuração de suspensão que o permitido ( 4 em vez
dos 3 permitidos) e como tal foi penalizado. De qualquer forma foi uma
qualificação má e o carro está a ficar para trás. A equipa está a fazer tudo
para agradar a Kimi para ele ficar mas assim é muito complicado. Grosjean
vai cumprindo ficando um lugar a frente de Kimi mas nada de especial.
Force
India:
Será
desta? O carro está muito bem e equilibrado. Di Resta está em forma e motivado,
pois joga em casa. Sutil está também muito bem. O pódio tem estado por
perto e fazê-lo em Silverstone era mágico. Estamos a torcer por Di Resta, que
pode dar o salto para uma equipa melhor em 2014. Está na montra e ele não quer
fazer feio.
A
luta pelo lugar da Red Bull faz bem à equipa. Nos últimos dois GP foi a vez de
Vergne mostrar trabalho, mas neste fim de semana Ricciardo está melhor. A
última volta de Vergne na Q2 estava a ser muito boa mas um erro deitou tudo a
perder. Ricciardo em 6º poderá ter boas hipóteses de trazer bons pontos para a
equipa. Curiosos para ver como Vergne vai responder. É disto que gostamos.
McLaren:
Sauber:
Nada
a assinalar, mais do mesmo. Será que Hulkenberg vai sair da Sauber para uma
equipa que lhe garanta um melhor carro?
Williams:
Maldonado
a fazer finalmente melhor que Bottas mas muito longe ainda do que deviam fazer.
É o 600º GP da equipa de Sir Frank Williams e é pena não estarem a lutar por um
lugar que de facto merece.
Marussia/
Caterham:
A
evolução da Caterham é visível e não fosse o talento de Bianchi provavelmente
estariam bem a frente dos Marussia. Van der Garde mesmo só com uma volta
conseguiu ficar à frente de Chilton.
Esta
corrida pode definir o resto do campeonato. Se Vettel vencer, ganha uma
vantagem muito confortável. Estamos à espera de ver o que a Mercedes é capaz e
gostávamos que conseguissem vencer de forma ao intervalo entre Vettel e os
restantes não ficasse já demasiado grande. O pódio da Force India também é algo
que pode acontecer.
Mas
a nossa aposta para este fim de semana cai em Vettel para a vitória, seguido de
Webber e Di Resta. É uma aposta muito arriscada mas temos um feeling que este é
o fim de semana de DI Resta. A Mercedes não parece ainda ter ritmo de corrida.
Tudo
para confirmar amanhã.
Já agora fica a homenagem prestada ao comissario de corrida de seu nome, Mark Robinson que faleceu no GP do Canadá.
Fábio
Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário