Dia mau para Filipe Albuquerque que não conseguiu fazer melhor que o 19º lugar. O fim de semana não está a correr de feição parar o português que se tem debatido com problemas no set up do seu Audi RS5 DTM.
"O dia começou mal. Não tínhamos andamento. Para os cronometrados alterámos todas as afinações do carro para tentar compensar. Mas apesar de ter melhorado significativamente, fiquei a apenas quatro centésimas de passar à qualificação 2, não foi o suficiente"
É de esperar uma corrida complicada para Albuquerque, mas esperando que o curto traçado de Brands Hatch favoreça a recuperação do piloto.
A pole cronometrada foi para Martin Tomczyk, em BMW mas este foi penalizado pois o seu carro estava mais leve que o permitido.
Fica o resultado final da qualificação:
Pos Driver Team/Car 1. Mike Rockenfeller Phoenix Audi 2. Augusto Farfus RBM BMW 3. Joey Hand RBM BMW 4. Bruno Spengler Schnitzer BMW 5. Timo Scheider Abt Audi 6. Marco Wittmann MTEK BMW 7. Andy Priaulx RMG BMW 8. Edoardo Mortara Rosberg Audi 9. Miguel Molina Phoenix Audi 10. Timo Glock MTEK BMW 11. Gary Paffett HWA Mercedes 12. Mattias Ekstrom Abt Audi 13. Robert Wickens HWA Mercedes 14. Dirk Werner Schnitzer BMW 15. Adrien Tambay Abt Audi 16. Christian Vietoris HWA Mercedes 17. Jamie Green Abt Audi 18. Filipe Albuquerque Rosberg Audi 19. Roberto Merhi HWA Mercedes 20. Pascal Wehrlein Mucke Mercedes 21. Daniel Juncadella Mucke Mercedes 22. Martin Tomczyk RMG BMW
WTCC
Muller conseguiu a pole esta tarde em Slazburgo, numa qualificação que acabou com multas e penalizações para 14 pilotos. O incidente deu-se no final de Q2, onde os pilotos estavam todos à espera do cone de ar do piloto da frente, neste caso Chilton, que esperava pelo seu colega de equipa, Muller que pretendia também o cone de ar para melhorar o seu tempo. O francês ficou preso no transito o que o impediu aproveitar o cone de ar de Chilton. Este que não queria beneficiar os adversários reduziu a velocidade. Ao contrario do que seria de esperar ninguém ultrapassou ninguém, chegando a velocidade ridícula de 32km/h. A FIA não gostou nada da brincadeira vendo carros de competição a passear literalmente pela pista, sendo uma péssima publicidade para a modalidade. Quem aproveitou foi Muller, Chilton e Huff que graças a isto ficaram com os tempos iniciais saindo claramente favorecidos em relação a passividade dos outros.
O resultado cronometrado da qualificação foi o seguinte:
1. Yvan Muller RML Chevrolet 1m25.756s 2. Tom Chilton RML Chevrolet 1m25.961s + 0.205 3. Rob Huff Munnich SEAT 1m26.554s + 0.798 4. Alex MacDowall Bamboo Chevrolet 1m26.560s + 0.804 5. Michel Nykjaer Nika Chevrolet 1m26.654s + 0.898 6. Gabriele Tarquini Honda 1m26.701s + 0.945 7. Tiago Monteiro Honda 1m26.746s + 0.990 8. Pepe Oriola Tuenti SEAT 1m26.887s + 1.131 9. Norbert Michelisz Zengo Honda 1m26.902s + 1.146 10. James Nash Bamboo Chevrolet 1m26.938s + 1.182 11. Stefano D'Aste PB BMW 1m27.432s + 1.676 12. Tom Coronel ROAL BMW no time 13. Mehdi Bennani Proteam BMW 1m27.323s Q1 14. Mikhail Kozlovskiy Lada 1m27.415s Q1 15. Fredy Barth Wiechers BMW 1m27.564s Q1 16. Franz Engstler Engstler BMW 1m27.647s Q1 17. Marc Basseng Munnich SEAT 1m27.860s Q1 18. Hugo Valente Campos SEAT 1m27.912s Q1 19. Darryl O'Young ROAL BMW 1m28.017s Q1 20. James Thompson Lada 1m28.021s Q1 21. Charles Ng Engstler BMW 1m28.575s Q1 22. Rene Munnich Munnich SEAT 1m28.932s Q1 23. Fernando Monje Campos SEAT 1m29.454s Q1
"Estávamos um pouco apreensivos mas no final até acabou por correr bem. Na qualificação 1 fiz uma boa volta e o mesmo aconteceu na primeira volta da qualificação 2. Depois, foi um pouco estranho. Podia ter melhorado o meu tempo numa segunda tentativa mas nenhum piloto arrancou para uma volta rápida, logo não houve 'cone de ar' e ficámos todos com os tempos iniciais", explicou Tiago Monteiro.
"Não valia a pena tentarmos passar, porque só o Gabriele é que ia conseguir passar o Muller, e era impossível melhor o tempo sozinho". O Honda Civic não tem estado muito rápido, com Monteiro a reclamar de falta de velocidade de ponta, também consequência do aumento de lastro para 40 kg.
ERC:
"Não valia a pena tentarmos passar, porque só o Gabriele é que ia conseguir passar o Muller, e era impossível melhor o tempo sozinho". O Honda Civic não tem estado muito rápido, com Monteiro a reclamar de falta de velocidade de ponta, também consequência do aumento de lastro para 40 kg.
ERC:
Bryan Bouffier venceu o Rally da Corsega, levando a melhor no duelo com Kopecky. O frances que correu com um Peugeot 207 S2000 alugado conseguiu fazer melhor que o Skoda oficial de Kopecky que ainda assim amealhou pontos importantes para o campeonato.
Amanhã faremos um resumo alargado da prova.
Fica a classificação final do Rally:
1º B. Bouffyer/X. Panseri (Peugeot 207 S2000) 2h41m58,2s
2º J. Kopecky/P. Dresler (Skoda Fabia S2000) a 39,8s
3º S. Sarrazin/J. Renucci (MINI JCW RRC) a 1m37,6s
4º C. Breen/P. Nagle (Peugeot 207 S2000) a 1m40,8s
5º F. Delecour/D. Savignoni (Peugeot 207 S2000) a 3m25,0s
6º J. Maurin/N. Klinger (Ford Fiesta S2000) a 3m37,6s
7º A. Aigner/J. Heigl (Subaru Impreza R4) a 7m53,9s
8º J. Leandri/R. Jamoul (Peugeot 207 S2000) a 8m47,8s
9º G. Bonnefis/O. Fournier (Renault Megane RS) a 9m16,8s
10º J. Raoux/F. Mazotti (Peugeot 207 S2000) a 13m54,3s
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Fábio Mendes
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