sábado, 18 de maio de 2013

O Sábado sobre rodas: Resultados do dia de hoje

DTM

Dia mau para Filipe Albuquerque que não conseguiu fazer melhor que o 19º lugar. O fim de semana não está a correr de feição parar o português que se tem debatido com problemas no set up do seu Audi RS5 DTM.

"O dia começou mal. Não tínhamos andamento. Para os cronometrados alterámos todas as afinações do carro para tentar compensar. Mas apesar de ter melhorado significativamente, fiquei a apenas quatro centésimas de passar à qualificação 2, não foi o suficiente"


É de esperar uma corrida complicada para Albuquerque, mas esperando que o curto traçado de Brands Hatch favoreça a recuperação do piloto.



A pole cronometrada foi para Martin Tomczyk, em BMW mas este foi penalizado pois o seu carro estava mais leve que o permitido.

Fica o resultado final da qualificação:


Pos  Driver              Team/Car
 1.  Mike Rockenfeller   Phoenix Audi
 2.  Augusto Farfus      RBM BMW
 3.  Joey Hand           RBM BMW
 4.  Bruno Spengler      Schnitzer BMW
 5.  Timo Scheider       Abt Audi
 6.  Marco Wittmann      MTEK BMW
 7.  Andy Priaulx        RMG BMW
 8.  Edoardo Mortara     Rosberg Audi
 9.  Miguel Molina       Phoenix Audi
10.  Timo Glock          MTEK BMW
11.  Gary Paffett        HWA Mercedes
12.  Mattias Ekstrom     Abt Audi
13.  Robert Wickens      HWA Mercedes
14.  Dirk Werner         Schnitzer BMW
15.  Adrien Tambay       Abt Audi
16.  Christian Vietoris  HWA Mercedes
17.  Jamie Green         Abt Audi
18.  Filipe Albuquerque  Rosberg Audi
19.  Roberto Merhi       HWA Mercedes
20.  Pascal Wehrlein     Mucke Mercedes
21.  Daniel Juncadella   Mucke Mercedes
22.  Martin Tomczyk      RMG BMW



WTCC

Muller conseguiu a pole esta tarde em Slazburgo, numa qualificação que acabou com multas e penalizações para 14 pilotos. O incidente deu-se no final de Q2, onde os pilotos estavam todos à espera do cone de ar do piloto da frente, neste caso Chilton, que esperava pelo seu colega de equipa, Muller que pretendia também o cone de ar para melhorar o seu tempo. O francês ficou preso no transito o que o impediu aproveitar o cone de ar de Chilton. Este que não queria beneficiar os adversários reduziu a velocidade. Ao contrario do que seria de esperar ninguém ultrapassou ninguém, chegando a velocidade ridícula de 32km/h. A FIA não gostou nada da brincadeira vendo carros de competição a passear literalmente pela pista, sendo uma péssima publicidade para a modalidade. Quem aproveitou foi Muller, Chilton e Huff que graças a isto ficaram com os tempos iniciais saindo claramente favorecidos em relação a passividade dos outros. 

O resultado cronometrado da qualificação foi o seguinte:


1. Yvan Muller         RML Chevrolet      1m25.756s
 2. Tom Chilton         RML Chevrolet      1m25.961s  + 0.205
 3. Rob Huff            Munnich SEAT       1m26.554s  + 0.798
 4. Alex MacDowall      Bamboo Chevrolet   1m26.560s  + 0.804
 5. Michel Nykjaer      Nika Chevrolet     1m26.654s  + 0.898
 6. Gabriele Tarquini   Honda              1m26.701s  + 0.945
 7. Tiago Monteiro      Honda              1m26.746s  + 0.990
 8. Pepe Oriola         Tuenti SEAT        1m26.887s  + 1.131
 9. Norbert Michelisz   Zengo Honda        1m26.902s  + 1.146
10. James Nash          Bamboo Chevrolet   1m26.938s  + 1.182
11. Stefano D'Aste      PB BMW             1m27.432s  + 1.676
12. Tom Coronel         ROAL BMW           no time
13. Mehdi Bennani       Proteam BMW        1m27.323s  Q1
14. Mikhail Kozlovskiy  Lada               1m27.415s  Q1
15. Fredy Barth         Wiechers BMW       1m27.564s  Q1
16. Franz Engstler      Engstler BMW       1m27.647s  Q1
17. Marc Basseng        Munnich SEAT       1m27.860s  Q1
18. Hugo Valente        Campos SEAT        1m27.912s  Q1
19. Darryl O'Young      ROAL BMW           1m28.017s  Q1
20. James Thompson      Lada               1m28.021s  Q1
21. Charles Ng          Engstler BMW       1m28.575s  Q1
22. Rene Munnich        Munnich SEAT       1m28.932s  Q1
23. Fernando Monje      Campos SEAT        1m29.454s  Q1


"Estávamos um pouco apreensivos mas no final até acabou por correr bem. Na qualificação 1 fiz uma boa volta e o mesmo aconteceu na primeira volta da qualificação 2. Depois, foi um pouco estranho. Podia ter melhorado o meu tempo numa segunda tentativa mas nenhum piloto arrancou para uma volta rápida, logo não houve 'cone de ar' e ficámos todos com os tempos iniciais", explicou Tiago Monteiro.

"Não valia a pena tentarmos passar, porque só o Gabriele é que ia conseguir passar o Muller, e era impossível melhor o tempo sozinho". O Honda Civic não tem estado muito rápido, com Monteiro a reclamar de falta de velocidade de ponta, também consequência do aumento de lastro para 40 kg.



ERC:

Bryan Bouffier venceu o Rally da Corsega, levando a melhor no duelo com Kopecky. O frances que correu com um Peugeot 207 S2000 alugado conseguiu fazer melhor que o Skoda oficial de Kopecky que ainda assim amealhou pontos importantes para o campeonato.

Amanhã faremos um resumo alargado da prova.

Fica a classificação final do Rally:


1º B. Bouffyer/X. Panseri (Peugeot 207 S2000) 2h41m58,2s
2º J. Kopecky/P. Dresler (Skoda Fabia S2000)              a 39,8s
3º S. Sarrazin/J. Renucci (MINI JCW RRC)                    a 1m37,6s
4º C. Breen/P. Nagle (Peugeot 207 S2000)                  a 1m40,8s
5º F. Delecour/D. Savignoni (Peugeot 207 S2000)         a 3m25,0s
6º J. Maurin/N. Klinger (Ford Fiesta S2000)                  a 3m37,6s
7º A. Aigner/J. Heigl (Subaru Impreza R4)                   a 7m53,9s
8º J. Leandri/R. Jamoul (Peugeot 207 S2000)              a 8m47,8s
9º G. Bonnefis/O. Fournier (Renault Megane RS)          a 9m16,8s
10º J. Raoux/F. Mazotti (Peugeot 207 S2000)     a 13m54,3s

Fontes:
Autosport.pt
Autosport.com

Fábio Mendes



Sem comentários:

Enviar um comentário