À medida que o campeonato avança os motivos de interesse vão
sendo cada vez mais. E Singapura não quis ficar de fora dos eventos marcantes
desta época. Se por um lado a corrida não foi tão emocionante como outras, há
muito para contar.
Mercedes:
Foto: XPB Images |
Se a primeira metade do campeonato foi marcada pelos
constantes azares de Hamilton, parece que agora e Rosberg que “herdou” a
indesejada companhia. Um fim de semana para esquecer. Depois de ter sido batido
na qualificação por 0.007 seg. o que é uma margem incompreensivelmente mínima,
na corrida não teve hipótese de defender o seu lugar no campeonato. O carro
teimou em não ajudar, com problemas electrónicos que afectaram a caixa, os
sistemas de recuperação de energia, o DRS, os menus de gestão do motor, a
embraiagem. O carro ficou praticamente impossível de conduzir e sem potencia para
fazer frente a um Marussia. A paragem nas boxes confirmou o inevitável. A desistência
poupou alguns Km ao motor, mas a liderança é agora de Hamilton que fez uma
corrida excelente. Não deu hipóteses a ninguém, foi calmo e ponderado nas suas acções
discutindo sempre as sua opções com o seu engenheiro. O carro não o deixou
ficar mal e quando isso acontece é mais de meio caminho andando. Nota-se que
Rosberg está instável. Desde que começou a ser assobiado no pódio, o alemão
começou a perder a frieza que vinha demonstrando. Afinal Nico poderá não ter
tanta vantagem no jogo psicológico, mais agora que Hamilton depois de tudo o
que passou, estána frente. Vantagem para o britânico.
Red Bull:
Foto: XPB Images |
Já se sabia que esta fase do campeonato favorece e muito os
Bull´s. No passado foi a partir de Singapura que Vettel cavou o fosso para os
adversários e este ano embora não o possa fazer, mostrou que pode mostrar ainda
alguma coisa este ano. O 2º lugar para além de moralizador mostra que a Red
Bull está a diminuir a distância para a Mercedes. E Vettel com o seu 4º chassis
do ano pode finalmente dizer que a razão estava do lado dele. Não teve grande
trabalho durante a corrida e foi mais um jogo de gestão de pneus, o que deixou
o alemão frustrado por não poder lutar por algo mais. Mas a realidade não
permitia ao alemão sonhar com mais que um 2º. Ricciardo em 3º fez também uma
corrida sólida e voltou ao pódio. Não ficou contente com a manobra de Alonso na
primeira curva quando se aproveitou da escapatória para ganhar posições e
apenas cedeu o lugar a Vettel. Ainda assim um excelente fim de semana para a
Red Bull que começa a mostrar sinais cada vez mais claros de que o regresso em
grande está para breve.
Ferrari:
Foto: XPB Images |
Alonso era a nossa aposta para este fim de semana mas o
carro não lhe permitiu mais que um 4º lugar. Lutou de perto com os Red Bull mas
não teve pernas para mais e o Safety Car entrou numa fase pouco recomendável para
muita gente, Alonso incluído. O resultado não é mau e anima as cores da
Scuderia para um final de época mais conseguido. Mas ainda é manifestamente
pouco. Basta ver o resultado de Raikkonen, em 8º, passando a corrida em modo “ultra
discreto”. Ganhou alguns pontos é certo, mas espera-se mais do Iceman. Última
pergunta. Será que Alonso quer ficar na Scuderia depois de tanta mudança e
tanta instabilidade? Duvidamos.
Williams:
Foto: XPB Images |
Sinceramente não esperávamos um desempenho tão bom por parte
de Massa. O carro tem preferência pelas pistas mais rápidas e com longas rectas
e esta fase que se aproxima não joga muito a favor das características do
carro. Mas Massa fez uma corrida muito boa conseguindo o melhor lugar que a
equipa poderia esperar. Massa queixou-se da estratégia dizendo que foi obrigado
a conduzir como uma “avó” mas conseguiu ainda assim um excelente resultado. Já
Bottas também tem razoes para se queixar. A equipa pediu demasiadas voltas aos
pneus e o finlandês acabou a corrida a fazer patinagem, tal era pouca aderência
dos pneus. Já não é a primeira vez que a equipa erra na estratégia. Algo a ser
revisto pelos responsáveis. Podiam ter somado mais pontos do que fizeram.
Toro Rosso:
Foto: XPB Images |
Que corrida de Vergne. Pode haver quem não gostasse do
estilo “ antes quebrar que torcer” mas nós gostamos. Fez uma recuperação
fantástica e lutou como poucos para estar nos pontos, algo que conseguiu com
todo o mérito. Fala-se que está na calha para ir para a Sauber caso a equipa se mantenha e caso arranje dinheiro
para tal. É bom piloto e se calhar precisa de sair da Red Bull para mostrar
mais potencial. Já Kvyat teve uma corrida penosa. Ficou sem água logo no inicio
e sofreu com a desidratação. Pediu inclusive para abandonar, o que mostra a
dureza da prova. O 14º lugar final do russo nada acrescentou à equipa e teve de
ser ajudado a sair do carro tal o estado em que estava.
Force India:
Foto: XPB Images |
Não foi uma má corrida para os homens de Vijjay Mallya.
Hulkenberg voltou aos pontos e Perez voltou a ser melhor que o seu colega de
equipa fazendo 7º. Hulk tentou fazer render a estratégia de 2 paragens mas não
funcionou como pretendiam e Perez foi obrigado a voltar uma 3ª vez as boxes o
que lhe permitiu um ultimo “stint” forte que o fez subir de 14º para 7º. Perez
continua mais forte que Hulkenberg e deve assegurar o seu lugar por mais um
ano. Hulkenberg precisa de mostrar mais do que fez no inicio da época mas
admitimos que o carro não está para esse tipo de brincadeiras.
McLaren:
Foto: XPB Images |
Não foi um bom fim de semana para a equipa. Magnussen não
fez uma corrida limpa e teve bastantes problemas, e os comissários continuam a
tê-lo debaixo de olho. O jovem queixou-se também da elevada temperatura da água
e deve-se ter ressentido do calor. 10º ainda garante pontos mas não é o lugar
que a equipa esperava depois de um novo pacote de melhorias. Button teve o azar
do seu lado quando a parte eléctrica deixou de funcionar, algo bastante
penalizador para o britânico que estava a fazer uma corrida muito boa e que estava
a reservar o melhor para o final. Button esteve muito bem e merecia ter pelo
menos lutado por algo mais.
Lotus:
Foto: XPB Images |
Ambos os carros terminaram a corrida o que é bom, e
Maldonado ficou a frente do seu colega o que é… raro nestes dias. A equipa tem
alguns motivos para sorrir mas ainda muito trabalho pela frente para conseguir
ter um carro verdadeiremente competitivo. Maldonado conseguiu recuperar
depois de mais um acidente nos treinos livres e Grosjean teve vontade de mais
mas não teve carro para isso.
Caterham / Marussia:
Foto: XPB Images |
Abram o champanhe, soltem os foguetes, Marcus Ericsson foi
melhor que a concorrência. O piloto da Caterham fez melhor que o seu colega de
equipa, o que não era difícil uma vez que Kobayashi desistiu na volta de lançamento com problemas na
pressão do óleo, mas conseguiu fazer melhor que os Marussia. Chilton teve
problemas com a estratégias e Bianchi andou aos papeis com os travões. Com isto
aproveito Ericsson que assim fez o seu melhor resultado do ano. Só por isso
vale a pena o destaque.
Sauber:
Radio:
Foto: XPB Images |
Depois de tanta controvérsia com as mensagens radio, a
medida ficou de certa forma em “banho maria”. A lista de proibições diminuiu consideravelmente
e ainda bem pois viu-se pelo problema de Rosberg que as indicações rádio são
mais do que meros “luxos”. Mas uma coisa devia ter sido tomada em conta. Não se
alteram as regras a meio do jogo. No ano passado mudaram-se os pneus por
motivos de segurança, mas as suspeitas ainda se fizeram ouvir. Não é positivo
para o desporto se mudar de regras ou reforçar a importância de regras
existentes por um capricho de quem manda no desporto. As mudanças devem ser
feitas no final depois de bem ponderadas. Assim é a F1 que fica mal.
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