domingo, 25 de maio de 2014

Mónaco é a sério! - Resumo

Antes da corrida começar, ainda se falava da qualificação, se Rosberg causou bandeiras amarelas de propósito ou não. Hamilton disse ontem que iria lutar como Senna, para responder à equipa e a Rosberg, mas hoje não correu assim tão bem. Estará a guardar-se para o Japão?

Na saída para a volta de aquecimento, Maldonado não consegue sair e é retirado para as saídas das boxes, mas não seguiu para corrida. Na largada, Rosberg sai bem e não deixa espaço para Hamilton ultrapassar, mas quem tem uma largada espectacular é Raikkonen, que aproveita o facto de Alonso ficar retido atrás dos Bull´s e ultrapassa o colega e Ricciardo antes de Saint Devote, a primeira curva, ficando colado a Vettel.
Perez, depois de Mirabeau, na descida para o gancho, não vê a frente do Mclaren de Button, bate no britânico e perde o controlo do carro, embatendo nas protecções. Acabou, na primeira volta, a corrida para Perez, forçando e entrada do Safety Car.

O SC saiu de pista na volta 4 e Raikkonen ultrapassou Vettel. O alemão sentiu problemas no carro e foi sendo ultrapassado por quase todos os pilotos, tendo efectuado o primeiro pit stop nessa mesma volta. Não tinha potência no carro e explodiu, via rádio com a equipa, dizendo que assim não podia ser...ainda fez mais umas voltas, mas recebeu ordens para abandonar a corrida, na volta 7. Era o terceiro piloto a desistir.

O jovem russo da Toro Rosso, Kvyat, na volta 12, teve de desistir, também com problemas na unidade motriz. Na pista, brilhava Adrian Sutil, que no gancho, ultrapassa Ericsson, numa manobra já conhecida do piloto alemão. Na mesma volta, Chilton, Bianchi e Gutierrez, ficam a saber que foram penalizados em 5 segundos por terem largado fora dos lugares designados na grelha. Os pilotos utilizaram o lugar vazio deixado por Maldonado e foram penalizados.

Na volta 25 o alemão da Sauber, Sutil, embate contra os rails de protecção na travagem para a chicane, muito parecido com o incidente de ontem de Kvyat, mas este com pior final, já que Sutil ficou de fora da corrida. Foi necessária a entrada do SC em pista, pela segunda vez e todos os mecânicos levantam-se e esperam os pilotos para os pit stop. Na confusão de entradas e saídas, Vergne quase colide com Magnussen, originando, como é óbvio, um drive through ao francês.

Durante a "estadia" do SC em pista, Hamilton questiona a equipa porque não o chamaram na volta antes para a sua paragem, isto porque, desde o acidente de Sutil até à entrada do SC, passou uma volta. O inglês sentiu-se prejudicado, mas não pareceu ter razões para isso durante a corrida de hoje.

Raikkonen, que seguia na 3ª posição durante o SC em pista, teve que retornar às boxes, perdendo muitas posições, talvez devido a um furo. Saiu em 13º, um atraso significativo, tendo em conta a boa prestação do finlandês nas primeiras voltas.

Depois do SC sair, Hulkenberg chamou a atenção de todos, com um excelente ultrapassagem a Magnussen, em Portier. Foi uma ultrapassagem à F1!
Quem também fez uma boa ultrapassagem foi Bianchi a Kobayashi. Usou todos os milímetros da pista para ultrapassar o japonês. Bianchi começava a dar nas vistas, tal era o seu andamento.

Já na volta 41, o engenheiro de corrida de Rosberg, avisa-o que precisa de poupar combustível, Hamilton também é avisado, mas que pode pressionar o colega.
prolongando cada entrada de mudanças.
Na volta 45, Massa faz o seu primeiro pit stop, numa altura que rodava em 5º, baixando para 11º.
Jean-Eric Vergne parecia que queria atropelar Bianchi no gancho, na volta 48, tendo perdido partes da asa da frente, quando bateu ligeiramente na traseira do Marussia do compatriota. O francês da Toro Rosso estava claramente pressionado para obter uma boa classificação. Passadas 4 voltas, na volta 52, a ânsia de Vergne foi apagada, já que teve de desistir com problemas mecânicos.
Mais 5 voltas e era a vez de Bottas ter de parar, depois de ter rebentado o motor do Williams. Com a desistência de Bottas, Bianchi estava à beira dos pontos.

Gutierrez, na volta 61, em La Rascasse, bate com o pneu traseiro direito na protecção lateral e faz pião, ficando virado em contramão. Safety Car em pista? Não! Os comissários de pista conseguiram retirar o Sauber sem ser preciso recorrer ao SC. Com isto, Jules Bianchi era um homem contente, visto estar no top 10, nos pontos. Mas pouco tempo depois, veio o aviso que o piloto da Marussia teria mais uma penalização de 5 segundos por ter cumprido a primeira penalização durante a permanência do SC em pista. Bianchi como não teria programado mais nenhuma paragem, o tempo de penalização seria adicionado, no final da corrida, ao tempo total do francês. Grosjean seguia 9 segundos atrás de Bianchi, em 11º, o que significava que, se se mantivesse a diferença, pontuaria de qualquer das maneiras.

Imagem de: XPB Images
Nas últimas 5 voltas, mais acontecimentos de registo: Hamilton queixava-se que tinha dificuldade em ver através do capacete, com alguma sujidade, que o fazia perder segundos valiosos. Rosberg ia-se embora, aumentando a diferença entre ele e o colega, enquanto, Ricciardo, que esteve toda a corrida a poupar o carro, pisava o acelerador e reduzia drasticamente a diferença para Hamilton.
Raikkonen, em 7º, tentava passar Magnussen (que já tinha sido ultrapassado por Button) na chicane, mas saiu largo e ficou bloqueado em pista com o Mclaren, conseguindo os dois pilotos seguirem em prova. Iceman teve de entrar novamente nas boxes, atrasando-o mais.

A corrida terminou com Rosberg em primeiro e com uma vantagem confortável para Hamilton, que não tinha acontecido durante a corrida, e com o inglês "apertado" por Ricciardo, que se sente bastante bem nesta temporada.

Classificação final do GP do Mónaco:
Pos. 
Piloto
Equipa
Tempo
1. 
 N. Rosberg
Mercedes
1:49:27.661
2. 
 L. Hamilton
Mercedes
+9.210
3. 
 D. Ricciardo
Red Bull
+9.614
4. 
 F. Alonso
Ferrari
+32.452
5. 
 N. Hulkenberg
Force India
+1 Lap
6. 
 J. Button
McLaren
+1 Lap
7. 
 F. Massa
Williams
+1 Lap
8. 
 R. Grosjean
Lotus
+1 Lap
9. 
 J. Bianchi
Marussia
+1 Lap
10. 
 K. Magnussen
McLaren
+1 Lap
11. 
 M. Ericsson
Caterham
+1 Lap
12. 
 K. Raikkonen
Ferrari
+1 Lap
13. 
 K. Kobayashi
Caterham
+3 Laps
14. 
 M. Chilton
Marussia
+3 Laps
Não terminaram
15. 
 E. Gutiérrez
Sauber
+19 Laps
16. 
 V. Bottas
Williams
+23 Laps
17. 
 J. Vergne
Toro Rosso
+28 Laps
18. 
 A. Sutil
Sauber
+55 Laps
19. 
 D. Kvyat
Toro Rosso
+68 Laps
20. 
 S. Vettel
Red Bull
+73 Laps
21. 
 S. Perez
Force India
+78 Laps
22. 
 P. Maldonado
Lotus
+78 Laps

A próxima prova do campeonato está marcada para 8 de Junho, no Canadá.

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Pedro Mendes

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