Começou a temporada 2014 de WTCC e começamos com a Citroen
em grande. Domínio total da estreante no campeonato do mundo de
turismo.
Na FP1, o rei Loeb, que dá os primeiros passos na competição, foi o mais
rápido, seguido de Muller e de Coronel. A sessão foi interrompida mais cedo, por
causa de um acidente envolvendo Tom Coronel, que subiu demasiado no corrector
da segunda chicane, indo contra o muro e danificando o seu Chevrolet.
Na FP2 foi Muller a comandar a tabela de tempos, seguido de
Lopez e Loeb. O grande destaque nesta sessão de treinos foi o acidente que
envolveu Tarquini e Morbidelli. Tarquini, que falhou a travagem numa curva, tentava entrar de novo na pista quando Morbidelli perdeu o controlo do seu
carro e foi directamente contra o Honda. Um acidente muito forte, que danificou
o chassis de Tarquini o que impediria de participar na qualificação e na
corrida de amanhã. Dúvidas existem se a Honda conseguirá fornecer um chassis a
tempo da corrida da próxima semana em Paul Ricard.
A qualificação, agora num formato de 3 classificativas, em que a Q1 elimina os pilotos abaixo da 13ª posição, a Q2 elimina os pilotos que fiquem abaixo do 10º lugar e a Q3, em que os 5 mais rápidos da Q2 têm direito a uma volta lançada com pista livre, para alcançar a pole. O sistema de grid invertido mantém-se, ou seja, o piloto que faça 10º na Q2 fica com a pole na 2ª corrida, o piloto que faz 9º fica com o segundo lugar da segunda corrida e por aí fora.
A qualificação, agora num formato de 3 classificativas, em que a Q1 elimina os pilotos abaixo da 13ª posição, a Q2 elimina os pilotos que fiquem abaixo do 10º lugar e a Q3, em que os 5 mais rápidos da Q2 têm direito a uma volta lançada com pista livre, para alcançar a pole. O sistema de grid invertido mantém-se, ou seja, o piloto que faça 10º na Q2 fica com a pole na 2ª corrida, o piloto que faz 9º fica com o segundo lugar da segunda corrida e por aí fora.
Tiago Monteiro com o 10º tempo, conseguiu passar à próxima
fase, mas com o Honda a mostrar muito pouco.
A Q2 não teve grandes surpresas, com os Citroen´s a liderar, ficando Loeb na frente de Lopez e Muller. Borkovic e Chilton completavam o top 5 que ia seguir para a Q3.
Tom Coronel ficava com o 10º lugar o que lhe permite sair da frente na 2ª
corrida, com Bennani a ficar com o 9º e respectivo 2º na segunda corrida.
Monteiro conseguia um positivo 7º lugar, tendo em conta o valor do carro que tem
neste momento.
Na Q3, deu-se o momento caricato da tarde. Chilton saiu para
a sua volta e pouco depois,contra o que o regulamento diz, Borkovic saiu também, não sendo impedido nem pela equipa nem pela organização. Como o piloto não
podia entrar sem que Chilton tivesse iniciado a volta lançada, foi penalizado com bandeiras pretas, acabando
a sua qualificação mais cedo. Seguiu-se Muller, que na sua volta lançada falha
uma chicane, com o carro a deixar completamente a pista, o que deveria provocar
a desclassificação do francês. Mas até ao momento não há movimentações para que
a dita desclassificação aconteça. Seguiram-se as voltas de Lopez e Loeb. O argentino voou baixinho na
pista de Marraquexe, fazendo o melhor tempo com Loeb a não conseguir fazer
melhor que 3º.
Top 10 da qualificação de hoje:
Top 10 da qualificação de hoje:
TOP 10 SCORECARD
01 | José María López | 1:43.730 | ||
02 | Yvan Muller | +0.018 | ||
03 | Sébastien Loeb | +0.115 | ||
04 | Tom Chilton | +1.134 | ||
05 | Dušan Borkovic | No time | ||
06 | René Münnich | |||
07 | Tiago Monteiro | |||
08 | Norbert Michelisz | |||
09 | Mehdi Bennani | |||
10 | Tom Coronel |
Destaques:
Citroen:
Entrada vistosa para a equipa francesa. Chegar e dominar uma
competição onde se estreiam merece ser destacado. Muller é o chefe de fila, mas
Loeb mostra que quando se adaptar completamente será um adversário à altura, tal
como Lopez, que não se intimida com os nomes que tem na sua garagem. Ou seja
para além de dominar, a Citroen dá ingredientes para apimentar o campeonato.
Bem vinda Citroen.
Honda:
Começar pior que hoje era difícil. Foram apanhados de surpresa pela
diferença de ritmo do seu carro em relação aos Citroen´s e aos Chevrolet. E de
facto há muito para ficar surpreendido. O carro não tem "cabedal" para se chegar
perto dos franceses e para chegar aos Chevrolet ainda terão de trabalhar bem. A
Honda deveria estar melhor preparada para este inicio de época. Parece que
querem estar no WTCC mas sem gastar muito. E para ganhar vai ser preciso
investir. Bem Monteiro, a minimizar as perdas e azar de Tarquini que foi
apanhado num acidente sem ter culpa. Esperávamos muito mais da Honda.
Lada:
Muito trabalho pela frente. O carro parece ter uma boa base, mas precisam de melhorar bastante para aproveitar o talento de Huff. Veremos se a equipa russa consegue isso. Era excelente para aumentar a competitividade.
Chevrolet:
Chevrolet:
Parecem ser neste momento os únicos que conseguirão chegar perto do Citroen. A base do passado continua a render e mesmo com o novo formato, os "Chevy", não perderam a competitividade. Mas agora com os "Citro" em pista, vai ser preciso trabalhar mais para que uma equipa chegue ao pódio. Mas pensávamos que seriam os Chevrolet a sofrer mais com estas mudanças e afinal parecem estar bem.
Os carros:
Mais rápidos, como é obvio, com um aspecto bem mais agressivo e mais agradável Uma mudança muito positiva. Assim vale a pena ver WTCC.
Mais rápidos, como é obvio, com um aspecto bem mais agressivo e mais agradável Uma mudança muito positiva. Assim vale a pena ver WTCC.
Organização:
Antes de mais, o retirar dos carros de pista que já é um problema recorrente nesta pista. Os correctores são origem a muitos acidentes e a demora para retirar os carros é grande. Mas pior que isto foi a falha na Q3 em que deixaram entrar um carro para a pista contra os regulamentos. Ou o piloto falhou ou a equipa falhou, mas se as luzes vermelhas estivessem ligadas na saída das boxes, poderia ter se evitado esta confusão. Vamos esperar para ver se vai haver decisão em relação a Muller que saiu completamente de pista e deve ser desclassificado por isso. Além disso o site do WTCC continua a funcionar com muito atraso e com o live timing bastante fraco para quem usa. Para se tornarem melhor também tem de melhorar as plataformas de interacção com os fãs. Se querem conquistar mais fãs tem de ter isso em conta.
Antes de mais, o retirar dos carros de pista que já é um problema recorrente nesta pista. Os correctores são origem a muitos acidentes e a demora para retirar os carros é grande. Mas pior que isto foi a falha na Q3 em que deixaram entrar um carro para a pista contra os regulamentos. Ou o piloto falhou ou a equipa falhou, mas se as luzes vermelhas estivessem ligadas na saída das boxes, poderia ter se evitado esta confusão. Vamos esperar para ver se vai haver decisão em relação a Muller que saiu completamente de pista e deve ser desclassificado por isso. Além disso o site do WTCC continua a funcionar com muito atraso e com o live timing bastante fraco para quem usa. Para se tornarem melhor também tem de melhorar as plataformas de interacção com os fãs. Se querem conquistar mais fãs tem de ter isso em conta.
Afinal Muller o tempo de Muller não contou. É noticia que o tempo não foi contado o que significa que Muller parte da 4ª posição na 1ª corrida de amanhã. Bem os comissários que apenas pecaram pelo tardio do anuncio da penalização.
Tudo dito em relação à qualificação do WTCC, fica o encontro
marcado para amanhã às 16h para a primeira corrida do dia.
Fontes:
Fontes:
fiawtcc.com
http://www.touringcartimes.com/
Fotos:
Facebook do WTCC:
https://www.facebook.com/WorldTouringCarChampionship?fref=ts
Fábio Mendes
Fábio Mendes
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