sábado, 19 de abril de 2014

F1 - GP da China: "Apanhem-me se conseguirem". Hamilton, numa liga aparte de todos os outros, faz pole na traiçoeira pista de Shangai.

O britânico está a melhorar cada vez mais e hoje, em condições muito difíceis, com a pista molhada, conseguiu dar "banho" a toda a gente, melhorando sempre os seus tempos, onde os outros lutavam para manter o seus melhores tempos. Seguiram-se os dois Red Bull em 2º e 3º. Ricciardo mais uma vez melhor que Vettel. O australiano começa a fazer disto um hábito... ser melhor que o actual campeão do mundo. Rosberg com dois erros nas últimas voltas ficou longe da pole em 4º lugar.


Como tínhamos dito ontem, se a chuva resolvesse aparecer, as contas iam ficar mais difíceis para todas as equipas e de facto como este ano não está a ser nada aborrecido em relação a mudanças de cenários… a chuva apareceu na 3ª sessão de treinos. Uma sessão marcada por poucas voltas dadas pela maioria, com o objectivo de poupar o máximo de pneus para a qualificação e onde Ricciardo fez o melhor tempo mostrando que quando chove, a Red Bull tem ainda uma palavra a dizer.


A qualificação iniciou-se também com chuva pouco intensa, o que deixava no ar a dúvida se os intermédios seriam os melhores pneus. Mas por segurança, a maioria dos monolugares saiu com pneus de chuva. E para não deixar duvidas em relação à sua forma, Hamilton assim que fez a primeira volta lançada, fez logo o melhor tempo, melhorando a cada tentativa. Hulkenberg fazia 2º na última volta e Vettel ainda conseguiu o 3º, confirmando a boa forma dos "Bull´s" à chuva.  Mais abaixo na zona de exclusão ficavam Gutierrez, Kobayashi, Bianchi, Ericson e Chilton, sem surpresa.


Na Q2 O cenário não foi muito diferente, na frente da tabela, com Hamilton a liderar e a melhorar cada vez mais o seu registo, seguido de Vettel em 2º, que aumentava a expectativa de uma luta Vettel vs Hamilton pela pole e Rosberg em 3º, que tinha bons andamentos nos 1º e 2º parcial, mas que por um motivo  ou outro, não conseguia acompanhar o seu colega de equipa. No final da Q2 e de forma surpreendente, ficavam de fora Raikkonen, Button, Kvyat, Sutil e Magnussen. O Iceman, com problemas na sua caixa, não conseguiu melhorar o seu registo e os McLaren, que em chuva sofrem um pouco, tiveram uma prestação miserável.


Vinha então a Q3 e os pilotos foram logo para a pista, uma vez que era esperada mais chuva no decorrer da sessão e como tal os piloto queriam aproveitar que a pista estava aconselhável para intermédios. Mais uma vez, Hamilton pulverizou a concorrência com um tempo fenomenal. Vettel ainda sonhou com o 2º lugar mas Ricciardo, com uma excelente volta, ficou mais uma vez à frente do seu colega de equipa. Rosberg nas duas tentativas de melhorar o 4º tempo errou, tendo uma saída de pista na primeira tentativa e perdendo o carro na entrada da recta da meta na 2ª. Alonso aparecia em 5º, um excelente resultado para a Ferrari tendo em conta a conjuntura acutal, Massa em 6º também mostrava que o Williams está melhor, seguido de Bottas,Hukenberg, Vergne, que não compromete quando chove e Grosejan que de forma discreta mas segura colocou o Lotus no top 10.


Resultados da qualificação:



Destaques:

Mercedes: 
O homem está imparável. Hamilton está “na zona”. O britânico teve problemas na suspensão do carro durante os treinos, mas apareceu na qualificação determinado em fazer pole e fez sendo o agora detentor do maior nº de poles no que diz respeito aos pilotos britânicos e o 4º melhor de sempre neste aspecto. O que ele fez foi fantástico. Onde os outros correram, ele voou. Este Hamilton tem definitivamente selo de campeão e nada tem a ver com o Hamilton triste do ano passado. O carro é bom o piloto é bom e a receita dificilmente não dará em vitória. Rosberg esteve 2 furos abaixo do companheiro de equipa e a pressão já se deve fazer sentir. Para amanhã a corrida deverá permitir -lhe chegar ao 2º, mas mais do que isso, só se algo correr fora do previsto. Hamilton está muito forte.

Red Bull: 
As vantagens de um bom chassis vêm-se nestes dias de chuva. Vettel pareceu querer mostrar porque é o campeão em titulo, mas Ricciardo estragou-lhe mais uma vez os planos. Este australiano está me encher as medidas e cada vez que faz melhor que o seu companheiro de equipa, imagino-o a rir no capacete, daqueles que diziam que ele só ia fazer número (onde me incluo, infelizmente). Ricciardo tem sido o melhor da equipa e quando se tem do outro lado da garagem o tetra-campeão do mundo… é de se lhe tirar o chapéu. Neste fim de semana a Red Bull tem hipótese de meter um piloto no pódio. Se chover,o carro responderá bem. Se o piso estiver seco, como o RB10 é poupado nos pneus, pode ser que consigam subir de novo ao pódio. E desta vez a valer, sem problemas nos fluxos.

Ferrari: 
Se Alonso tem motivos para ficar satisfeito com as melhorias trazidas para o carro, que lhe permitiram ficar em 5º, já Raikkonen deve andar a dar voltas à cabeça. O finlandês não se adapta ao carro e para além disso, tem sempre um azar qualquer que o impede de fazer melhor. Não é fácil para Kimi ver Alonso fazer muito melhor e ele não ter capacidade para responder. Mas é verdade que está a pagar pela sua atitude menos aplicada em relação a Alonso. Alonso trabalha com a equipa, vai ao simulador. Kimi prefere não ir ao simulador, escapa-se assim que pode. É o preço a pagar por ser o Bad Boy do grid. Mas acreditamos que ainda vamos ver o Kimi de verdade.

Williams: 
Trouxeram partes novas que permitiram mais estabilidade, essencialmente no eixo traseiro e as melhorias foram visíveis. Onde o FW36 era um cavalo indomável em chuva, hoje pareceu bem mais domesticado. Ainda não está no ponto, mas está muito melhor. Massa ficou à frente do seu colega de equipa e esperamos que este resultado o motive para subir ainda mais na corrida. A experiência que tem obriga-o a isso. Mas um dia bom para a Williams e para os dois pilotos, com Bottas a não ficar muito longe de Massa. Uma luta interna bem interessante. Será esta melhoria o efeito Rob Smedley a sentir-se? Muito provavelmente.

Force India: 
Depois de uma excelente corrida no Bahrain, Perez voltou a desiludir. Muitos erros, muitos problemas em controlar o carro. Pensávamos que ia ser o ponto de viragem, mas pelos vistos, Checo ainda tem que navegar para chegar ao topo da forma. Quem não desilude é Hulkeneberg. Mais uma vez na Q3 e está na luta por bons pontos. Foi de facto uma adição de peso para a Force este alemão. Cada vez gostamos mais dele ( se é que isso é possível). É piloto da cabeça aos pés. O carro não deverá permitir aos pilotos brilharem como na semana passada, mas estão na luta por bons pontos. Aliás, é já uma obrigação.

Toro Rosso: 
Já se sabe que quando chove, Vergne mostra-se, e hoje não faltou. Passou à Q3 e mostrou ao seu colega de equipa como se faz. É de facto estranho este piloto, que só se mostra em condições difíceis e em pista seca parece que se perde. Kvyat, depois de um bom inicio parece estar a baixar um pouco. Não foi carne nem peixe hoje.


Lotus: 
Maldonado não pôde sair para a pista, com problemas na sua unidade motriz (ou porque os mecânicos acharam que era a melhor forma de garantir que o carro corria amanhã...nunca se sabe) e terá de largar de último, e ficando portanto com a penalização de 5 lugares por cumprir. O que deverá estar a dar que pensar a quem terá de se cruzar como ele amanhã. Agora mais a serio, é caricato vermos Bruno Senna a comentar na SKY e este senhor a conduzir. Dói ver Félix da Costa obrigado a mostrar-se no DTM e este senhor continua a coleccionar acidentes.  Já Grosjean mostrou que é piloto e colocou o Lotus na Q3. Algo que em termos teóricos não seria muito provável. Mas o francês vai levando agua ao seu moinho e fazendo pela vida. Se tivesse um carro melhor poderia lutar por algo mais. O carro parece estar melhor e Grosjean disse que se não fosse a chuva, teriam conseguido mais. É bom ver a Lotus a dar passos firmes em frente.

McLaren: 
Não gostava de estar na pele daquela equipa, este fim de semana. Ron Dennis assistiu ao vivo à pior qualificação da McLaren há muito tempo e o chefe não deve ter ficado nada contente. Foi francamente mau e faz esquecer por completo o inicio positivo. O carro não está competitivo e tem de melhorar muito. Button queixou-se de falta de temperatura nos pneus da frente. Obviamente que o carro vale mais que o 15º ou 12º, mas mesmo assim vai ter dificuldade em entrar no top 10. Têm de fazer muito mais. Era expectável que a equipa não lutasse de igual para igual com os carros da frente, mas têm obrigação de fazer muito melhor. Magnussen parece estar a sentir bastante esta baixa de forma e Button hoje era o rosto do desanimo. Não é um fora de série, mas tem ferramentas para lutar pelo titulo, com um carro decente. E desde que entrou na McLaren ou o carro era bom mas pouco fiável ou o carro não correspondia. E ele que tem o lugar em risco para o ano deverá sentir-se injustiçado por isso.


Sauber: 
Mais do mesmo. Gutierrez ficou pela Q1 e Sutil lá se conseguiu arrastar até à Q2. Mas poucas melhorias em relação à corrida passada. Pior só mesmo Caterham e Marussia. Muito fraco para quem no final do ano passado lutou pelo top 5 consecutivamente.




Caterham: 
Ericson não é piloto de top e vai confirmando isso, enquanto que Kobayashi mostra como se faz. Foi mais uma vez o melhor do quarteto dos últimos, sem surpresa, e será com certeza ele a garantir o 10º lugar a equipa malaia no final do ano.



Marussia: 
Chilton em último e Bianchi logo atrás de Kobayashi. Nada de novo aí. A única coisa que custa é ver Bianchi tão longe do que nos habituou no ano passado. Erra muito e parece nervoso. O inicio de época tem sido francamente mau, com alguns azares à mistura. Pode e deve fazer mais.

Tudo dito em relação à qualificação, fica encontro marcado para amanhã, às 8 da manhã, para mais um GP, que se espera ser em piso seco, mas nunca se sabe as surpresas que podem surgir. Mercedes no pódio parece ser inevitável mas quem os irá acompanhar? Ricciardo? Vettel? Alonso?. Apostamos no australiano, numa corrida onde a gestão dos pneus pode ser a chave do sucesso.




Fotos:
retiradas das páginas de Facebook da McLaren, Force India, Williams, Mercedes, Marussia, Caterham e Toro Rosso

Retiradas também de google.pt

Fontes:
Tabela retirada de f1today.net



Fábio Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário