Motos
O dia foi horrível para as cores portuguesas. Tudo correu
mal a praticamente todos os nosso concorrentes e os resultados estão à vista.
Mas já lá vamos. O vencedor da etapa de hoje foi Barreda que confirma assim a
sua candidatura para vencedor da prova. O espanhol ficou a mais de 4 minutos de
Despres e 6 minutos de Coma. Duclos da equipa Sherco continua a impressionar
fazendo o 4º melhor tempo.
Na geral Barreda mantém-se líder agora com 13 minutos de
vantagem sobre Despres. Coma é terceiro
e Duclos é 4º.
1º
|
HONDA
|
09:56:44
|
-
|
-
|
||
2º
|
YAMAHA
|
10:09:48
|
00:13:04
|
-
|
||
3º
|
KTM
|
10:10:40
|
00:13:56
|
-
|
||
4º
|
SHERCO
|
10:13:22
|
00:16:38
|
-
|
||
5º
|
KTM
|
10:15:23
|
00:18:39
|
-
|
||
6º
|
KTM
|
10:19:00
|
00:22:16
|
-
|
||
7º
|
KTM
|
10:31:17
|
00:34:33
|
-
|
||
8º
|
YAMAHA
|
10:33:17
|
00:36:33
|
-
|
||
9º
|
KTM
|
10:34:38
|
00:37:54
|
-
|
||
10º
|
KTM
|
10:36:53
|
00:40:09
|
-
|
Mas vamos ao que nos interessa. O dia dos portugueses foi do
pior que já se viu. Rúben Faria teve uma queda violenta que obrigou a ser
evacuado por helicóptero para um hospital próximo. As últimas noticias dão
conta que não é nada de grave e que o piloto apenas se encontra em observação
no hospital. Mas é o fim da aventura para Faria que seguia num bom ritmo.
Paulo Gonçalves que também estava bem encaminhado para um
bom resultado parou para ajudar Rúben Faria e perdeu também muito tempo.
“Foi um dia muito mau que comprometeu o
meu resultado na prova. Cometi um pequeno erro a seguir outros pilotos,
acabámos por descer a montanha e quando vi que era o caminho errado já não
conseguia subir para a pista certa. Tentei subir várias vezes, caí muitas vezes
a tentar subir e danifiquei bastante a mota, ficando sem road-book e
instrumentos de navegação.”
“Assim que vi o Ruben caído parei de imediato a prova e chamei a assistência médica, ficando com ele até à chegada do helicóptero. Não me pareceu ter nada de grave, já sei que está bem e que vai ter de ficar um ou dois dias internado apenas para observação.”
Com este atraso o português tem agora outros objectivos bem mais modestos
“Amanhã o objetivo é tentar chegar ao
bivouac e a partir daí será ajudar o meu companheiro de equipa Joan Barreda a
manter a liderança da prova”
Hélder Rodrigues também teve problemas com a sua moto o que o obrigou a ficar parado muito tempo para concertar a moto e voltar à pista.
Hélder Rodrigues também teve problemas com a sua moto o que o obrigou a ficar parado muito tempo para concertar a moto e voltar à pista.
Bianchi Prata também teve um dia para esquecer, fazendo a prova
debilitado fisicamente por causa de um problema gástrico.
“Passei uma noite terrível. Devido a um
pedaço de carne que ingeri ao jantar fiquei com o esófago obstruído e tive
mesmo que ir de urgência ao hospital durante a noite. Nunca me senti tão mal na
minha vida e tive que ser submetido a uma endoscopia para que o esófago fosse
novamente ‘limpo’. Estive durante seis horas no hospital, uma delas a ser
submetido a essa mesma endoscopia e quando regressei ao ‘bivouac’ apenas
consegui dormir duas horas.”
“A etapa revelou-se muito dura, técnica e mesmo perigosa. Foi um dia muito complicado mas consegui chegar ao final e ganhar mesmo posições na classificação. Um resultado complicado de atingir mas que me dá moral para continuar.”
Mário Patrão também teve um dia difícil com a sua moto a dificultar-lhe a vida.
“A etapa revelou-se muito dura, técnica e mesmo perigosa. Foi um dia muito complicado mas consegui chegar ao final e ganhar mesmo posições na classificação. Um resultado complicado de atingir mas que me dá moral para continuar.”
Mário Patrão também teve um dia difícil com a sua moto a dificultar-lhe a vida.
“Foi uma etapa verdadeiramente difícil. A moto
ficou sem bateria e tive de controlar o road-book à mão, o que não foi de todo
fácil. Acabei por seguir um percurso na lateral de uma montanha que quanto mais
tentava seguir mais descia até ao vale. Sair de lá não foi nada fácil, acabei
sozinho no meio do percurso e sem instrumentos de navegação para chegar ao fim”
Neste momento Hélder Rodrigues é o melhor dos portugueses em 14º seguido de Paulo Gonçalves que caiu para a 28ª posição. Mário Patrão que estava no top 20 caiu para 36º, Pedro Oliveira é 37º e Bianchi Prata é 40º.
Neste momento Hélder Rodrigues é o melhor dos portugueses em 14º seguido de Paulo Gonçalves que caiu para a 28ª posição. Mário Patrão que estava no top 20 caiu para 36º, Pedro Oliveira é 37º e Bianchi Prata é 40º.
Um dia
ingrato para os nosso motard portugueses.
Carros:
Nani Roma foi o vencedor da etapa com cerca de 1 min de
vantagem para Krzystztof Holowczyc a surpresa do dia. Orlando Terranova e o seu
navegador Paulo Fiuza fizeram 4º.
Na geral Nani Roma assumiu o comando com Terranova em 2º e
Al-Attiyah em 3º todos em Mini. Sainz em
4º é o primeiro “não Mini” da geral.
Hoje também tivemos acesso as declarações de Carlos Sousa
depois da sua desclassificação de ontem ao não ter passado por alguns pontos
obrigatórios tendo chegado ao Bivouac às 2 :30 da manhã. O português considera
a desclassificação injusta.
“Fizemos tudo o que estava ao nosso
alcance para cumprir integralmente o percurso, só que revelou-se impossível
ultrapassar a zona de dunas, nos 30 quilómetros finais. Sem o auxílio do turbo,
o carro não tinha potência suficiente para progredir na areia e nem com a ajuda
do camião de assistência conseguimos superar este último obstáculo. Por isso,
tomámos a única decisão possível, abandonando a pista e seguindo até ao bivouac
por um caminho alternativo. Com isso, falhámos vários way points e a
Organização acabou por excluir-nos da prova”
“Acho que é uma decisão demasiado radical e que contraria aquilo que é o espírito do Dakar. Se abandonámos a pista foi porque esgotamos todas as alternativas para chegar ao fim da especial pelos nossos próprios meios. Aceitaria toda e qualquer penalização, mas gostaria de ter continuado em prova. É um desfecho inglório após tantas e tantas horas de esforço.”
“Acho que é uma decisão demasiado radical e que contraria aquilo que é o espírito do Dakar. Se abandonámos a pista foi porque esgotamos todas as alternativas para chegar ao fim da especial pelos nossos próprios meios. Aceitaria toda e qualquer penalização, mas gostaria de ter continuado em prova. É um desfecho inglório após tantas e tantas horas de esforço.”
“Saio daqui triste, muito triste mesmo. Em
apenas 48 horas, fomos do céu ao inferno! Estava muito confiante que poderíamos
lutar por um bom resultado este ano. O carro melhorou bastante e acho que
poderíamos manter o andamento que evidenciámos logo na primeira etapa. Talvez
lutar por um pódio fosse difícil face ao nível competitivo das outras equipas,
mas acho que seríamos capazes de melhorar o resultado das últimas edições...
Agora resta-nos esperar pelo próximo ano e perceber quais vão ser os planos da
Great Wall para o futuro. Para já, ficou marcada uma reunião na China no
próximo mês de fevereiro.”
Classificação do dia de hoje:
1º Nani Roma (MINI), 02h58m52s
2º Krzystztof Holowczyc (MINI), 02h59m59s (+ 01m07s)
3º Leeroy Poulter (Toyota), 03h02m11s (+ 03m19s)
4º Orlando Terranova/PAULO FIÚZA (MINI), 03h03m46s (+ 04m54s)
5º Guerlain Chicerit (Corvette LS7), 03h55m04s (+ 03m19s)
Classificação Geral:
Pos.
|
N°
|
Nom
|
Marque
|
Temps
|
écart
|
Pénalité
|
1º
|
MINI
|
09:20:13
|
-
|
-
|
||
2º
|
MINI
|
09:29:19
|
00:09:06
|
-
|
||
3º
|
MINI
|
09:30:13
|
00:10:00
|
-
|
||
4º
|
SMG
|
09:32:15
|
00:12:02
|
-
|
||
5º
|
MINI
|
09:44:21
|
00:24:08
|
-
|
||
6º
|
TOYOTA
|
09:46:36
|
00:26:23
|
-
|
||
7º
|
HAVAL
|
09:51:36
|
00:31:23
|
-
|
||
8º
|
MINI
|
09:54:09
|
00:33:56
|
-
|
||
9º
|
HRX
|
10:04:52
|
00:44:39
|
-
|
||
10º
|
TOYOTA
|
10:05:23
|
00:45:10
|
-
|
Para amanhã serão 353 Km cronometrados para as motos e 657Km para carros e camiões.
A prova
vai ficando cada vez mais dura à medida que avança. Que a sorte proteja mais os
nossos portugueses.
Fontes:
autosport.pt
dakar.com
Fotos:
Google.pt
Fábio Mendes
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