As bancadas do circuito da Catalunha encheram-se de pessoas, com predomínio para o vermelho e amarelo da Ferrari e da bandeira espanhola.
O GP de Espanha trouxe uma corrida menos emocionante que as
anteriores, com muita estratégia durante a corrida e muita gestão de pneus. A questão
dos pneus continua em alta e a verdade é que e os pilotos passam a corrida toda
a olhar para os pneus em vez do adversário que segue na frente. Ainda assim, a
vitória de Alonso veio apimentar mais o campeonato e aproximar os candidatos.
O GP iniciava-se com uma primeira linha de Mercedes que não
iriam provavelmente aguentar o ritmo, mas ninguém pensou que a diferença entre
o ritmo de qualificação e corrida fosse tão díspar.
Na largada, o inevitável Ferrari de Alonso saiu que nem uma
bala, assim como o Red Bull de Vettel. Na 3ª curva, Hamilton tinha já caído para
a 4ª posição com Vettel a perseguir Rosberg de perto e Alonso a fazer a
ultrapassagem do dia em 3º. Perez chegou ao 6º e Massa, que tinha saído de 9º estava
em 7º. Button por seu lado caiu para 17º.
Nas primeiras voltas o grupo da frente com 6 carros, ia se
distanciando dos restantes, sendo a distância do 1º para o 6º de apenas, pouco
mais de 2 seg.
À 8ª volta começou a dança dos pits com Webber abrir as
hostilidades seguido de Massa claramente na estratégia de 4 paragens.
Grosjean com um defeito na suspensão traseira direita partiu
o apoio da roda e teve de desistir.
Os principais candidatos foram as boxes entre a 10ª e 11ª
volta. Alonso antecipou-se a Vettel, numa brilhante jogada estratégica por parte
da Ferrari, ultrapassando o alemão quando este saia das boxes.
Na 13ª volta a resistência de Rosberg na frente da corrida acabou de forma repentina sendo passado por Alonso e Vettel sem dificuldade.
A 15ª volta tinha o top ten composto por Alonso, Vettel,
Massa que entretanto que vinha a subir e fazer uma excelente corrida, Raikkonen
que nunca descolou do pelotão da frente gerindo como é seu costume, Rosberg,
Webber que também recuperou muito bem, Perez, Di Resta, Ricciardo e Hamilton.
Van der Garde que estava a ter um fim de semana francamente
positivo, teve um problema com a fixação do pneu traseiro esquerdo que se
soltou em pista. Ainda voltou as boxes mas os danos do carro não permitiam o
regresso.
Na frente Alonso assumia a liderança da corrida
seguido de Massa. Raikkonen passava por Vettel para o 3º lugar, com o Red Bull
a não querer lutar pela posição afim de poupar os pneus.
A 35ª volta tinha no top 10 Alonso, Massa, Raikkonen,
Vettel, Webber, DiResta, Rosberg, Ricciardo, Perez e Gutierrez, que finalmente
se mostrava ao público.
A partir daqui foi só ver quais as apostas que pagavam, ou
seja, perceber até que ponto as estratégias estavam correctas. Alonso não dava
hipóteses a ninguém e Raikkonen ficava à frente de Massa depois dos pit stops.
Até ao final da corrida, só a luta Rosberg vs Di Resta deu
algum animo e a McLaren que “pedia” a Perez para ter cuidado com a degradação dos
pneus e não lutar pela posição de Button que seguia à sua frente. Cheirou a “Multi
67”.
Vitória clara e justa para Alonso que dominou a corrida,
pressionou no inicio quando devia e geriu a seu belo prazer. Raikkonen, volta a
subir ao pódio com uma exibição muito consistente e Massa faz 3º com uma muito
boa recuperação dando pontos muito valiosos para o campeonato de construtores.
Resultados Finais:
1. Alonso Ferrari
2. Raikkonen Lotus-Renault
3. Massa Ferrari
4. Vettel Red Bull-Renault
5. Webber Red Bull-Renault
6. Rosberg Mercedes
7. Di Resta Force India-Mercedes
8. Button McLaren-Mercedes
9. Perez McLaren-Mercedes
10. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari
11. Gutierrez Sauber-Ferrari
12. Hamilton Mercedes
13. Sutil Force India-Mercedes
14. Maldonado Williams-Renault
15. Hulkenberg Sauber-Ferrari
16. Bottas Williams-Renault
17. Pic Caterham-Renault
18. Bianchi Marussia-Cosworth
19. Chilton Marussia-Cosworth
DNF Vergne Toro Rosso-Ferrari
DNF van der Garde Caterham-Renault
DNF Grosjean Lotus-Renault
2. Raikkonen Lotus-Renault
3. Massa Ferrari
4. Vettel Red Bull-Renault
5. Webber Red Bull-Renault
6. Rosberg Mercedes
7. Di Resta Force India-Mercedes
8. Button McLaren-Mercedes
9. Perez McLaren-Mercedes
10. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari
11. Gutierrez Sauber-Ferrari
12. Hamilton Mercedes
13. Sutil Force India-Mercedes
14. Maldonado Williams-Renault
15. Hulkenberg Sauber-Ferrari
16. Bottas Williams-Renault
17. Pic Caterham-Renault
18. Bianchi Marussia-Cosworth
19. Chilton Marussia-Cosworth
DNF Vergne Toro Rosso-Ferrari
DNF van der Garde Caterham-Renault
DNF Grosjean Lotus-Renault
Destaques:
Ferrari: uma corrida como há muito se esperava. O carro em
corrida tem um desempenho excelente e só os azares tem evitado mais vitórias
por parte da Scuderia. Hoje até a sorte esteve presente, com Alonso no último
Pit Stop a ter um pequeno furo num pneu mas este não abriu e o pneu aguentou
até a ida à box.
Massa com um grande desempenho veio nos baralhar as contas do
top 3 que tínhamos previsto. É assim que gostamos de ver Massa.
Lotus: Raikkonen não fala muito, não é muito falado, mas
está sempre no sitio certo. Mais um pódio para o Ice Man que agora está a 4
pontos do líder do campeonato. Azar para Grosjean que nem conseguiu acabar a
corrida.
Red Bull: os upgrades que se mostraram eficazes nos treinos
enganaram-nos. Afinal o carro sofreu muito com a degradação dos pneus e Vettel
teve de levantar o pé para não ter mais
problemas. Pensávamos que ele iria ter uma palavra a dizer na luta pela vitória
mas a degradação mais elevada do que seria esperado tirou essa possibilidade. A
vitória de Alonso e o pódio de Raikkonen vieram dissipar a pequena vantagem do alemão
que agora tem de se cuidar para não perder a posição. Webber em 5º subiu bem
fazendo uma corrida discreta mas eficaz.
Mercedes: é difícil explicar o que se passou hoje. 1º e 2º
no grid acabaram 6º e 12º (!) respectivamente. Rosberg com um set up melhor, ficou onde tínhamos previsto mas
Hamilton caiu muito e não deu luta a quase ninguém devido à estratégia de
poupança de pneus. As caras dos pilotos diziam tudo. Desilusão
e muitas dúvidas. A equipa tem de entender rapidamente porque desgastam tantos os pneus.
McLaren: é o acabar de todas as ilusões. Campeonato é uma
miragem. O carro não progrediu quase
nada. A nova asa não foi testa e usada. Button está triste e resignado. Perez
ainda vai lutando. O 50º aniversario da equipa não está a ser nada bom. O
director de equipa está numa situação complicada. Veremos se ao menos conseguem
uma vitória até ao final da época. Parece ser complicado.
Force India: Di Resta em 7º e mais uma boa prestação da
equipa. Há vontade e ambição. A evolução tem sido gradual e positiva. Ainda vão
sorrir mais este ano.
Toro Rosso: Subida de forma dos carros. Melhorias evidentes
e Ricciardo a dar cartas mais uma vez. Vergne com mais um azar parece que está
a perder o comboio.
Sauber: Mau. Hulkenberg teria passado incógnito na corrida, não
fosse a saída das boxes onde chocou com Vergne, partindo a asa e sendo
penalizado logo de seguida com um Stop & Go. Gutierrez ainda passou pelo
top 10 e já mostrou algo mais. Ainda assim o carro está muito, muito longe do
que deveria estar.
“ Grupo dos últimos”: Charles Pic acaba à frente dos
Marussia que perderam a vantagem que tinham. Os Caterham estão melhores e
claramente a Marussia terá de evoluir para não ficar para trás.
Próxima paragem, a mais esperada de todas. O mítico circuito
de Mónaco onde lendas se formaram e muitas historias foram escritas.
Tudo para seguir aqui no Chicane.
Campeonatos
Pilotos
1. Vettel 89
2. Raikkonen 85
3. Alonso 72
4. Hamilton 50
5. Massa 45
6. Webber 42
7. Di Resta 26
8. Grosjean 26
9. Rosberg 22
10. Button 17
11. Perez 12
12. Ricciardo 7
13. Sutil 6
14. Hulkenberg 5
15. Vergne 1
Construtores
1. Red Bull-Renault 131
2. Ferrari 117
3. Lotus-Renault 1114. Mercedes 72
5. Force India-Mercedes 32
6. McLaren-Mercedes 29
7. Toro Rosso-Ferrari 8
8. Sauber-Ferrari 5
2. Ferrari 117
3. Lotus-Renault 1114. Mercedes 72
5. Force India-Mercedes 32
6. McLaren-Mercedes 29
7. Toro Rosso-Ferrari 8
8. Sauber-Ferrari 5
Fábio Mendes
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