foto: André Lavadinho @World |
E está de volta o
Campeonato do Mundo de Ralis. A caravana do WRC visita desta vez a França numa
prova sempre muito concorrida pelos pilotos da casa, pois estes são verdadeiros
especialistas neste tipo de pisos e por isso não é de estranhar a boa lista de
inscritos na classe “rainha” dos ralis, com nada mais nada menos 22 World Rally
Cars inscritos para a prova gaulesa.
Entre os destaques dos pilotos que regressam ao WRC, e
começando por ai, temos o piloto holandês D. Kuipers ao volante de um Fiesta RS
WRC apoiado pela M-Sport, fazendo assim o seu regresso ao mundial de ralis, um
piloto já com alguma experiência a este nível, mas sempre com resultados bem
modestos. Também em Fiesta RS WRC da M-Sport, Y. Protasov repete a aparição na
categoria máxima, ele que se encontra ainda em luta pelo WRC2, mas pelas
limitações inscrições na segunda categoria, o piloto ucraniano nas provas que
não fazem parte das suas escolhas para pontuar para o WRC2, ganha ritmo e
experiência ao volante de um…WRC, nada que uma boa carteira recheada de Euros
não possa suportar.
Também o irmão mais velho do recente campeão do mundo de
Rally Cross, Petter Solberg vai marcar presença no rally francês, H. Solberg
também estará presente na prova.
foto: André Lavadinho @World |
A última novidade a nível de “privados” é J. Maurin, o jovem
piloto francês, que tem evoluído no WRC2, conseguiu reunir apoios para correr
com um WRC, no rally “da casa”, um prémio justo para um jovem com muito
talento.
Como desta vez começamos ao contrario, agora falamos dos de
sempre, os candidatos, as equipas oficiais, os pilotos que rodaram na frente do
pelotão do WRC a partir de agora.
A Volkswagen apresenta-se na prova francesa da mesma maneira
que se apresenta em todas as outras provas, com objectivos claros de vencer,
pois esse é o único resultado que interessa. Tem homens para isso e tudo o que
não seja vencer, acaba por ser um “meia surpresa”. Mas desta vez pode ser o
duelo decisivo, visto que Ogier pode já festejar o título em casa, um cenário
que seria prefeito para o francês. Ogier e Latvala continuarão desta maneira com
o seu “duelo de titãs”, onde o francês leva uma boa vantagem sobre o seu colega
de equipa, tendo tudo para revalidar o ceptro mundial. Ao Finlandês resta lutar
para vencer todas as provas até final da temporada, porque Latvala também não
sabe andar de outra maneira, que não seja a fundo. Promete.
foto: André Lavadinho @World |
A Citroen tem ganho ao longo desta temporada um piloto. K.
Meeke que vem em crescente de forma e já mostrou que pode “chatear” a armada da
Volkswagen. Meeke quererá fazer de novo uma boa prova, e um pódio não seria uma
surpresa. O pódio tem três lugares à escolha... Vamos ver.
Quanto a Ostberg, de esperar uma prova bem complicada para o
piloto Norueguês, bem longe da melhor forma, e pisos de asfalto não são de todo
o seu ponto forte.
A Ford é sempre uma incógnita, pois não sabemos o que esperar a
cada rally que passa. Hirvonen é capaz do melhor e do pior, Evans é um jovem
sem muita experiência, embora tenha já dado bons apontamentos, e Kubica só é
praticamente capaz do pior. Que comece o rally para se perceber onde se irão
posicionar cada um deles, embora do polaco já temos uma pequena ideia de onde
ele se irá posicionar. Esperar para ver.
foto: André Lavadinho @World |
Por último a Hyundai, que depois da grande vitória na
Alemanha, veio o desastre total na Austrália, com a clara prova que o I20 WRC
tem muito ainda para crescer. Mas a verdade é que em asfalto a equipa Coreana
tem as distâncias encurtadas para a concorrência, que mais não seja por
apresentar um trio de pilotos todos eles especialistas em asfalto. Neuville,
Sordo e Bouffier são as setas apontadas pela Hyundai que podem almejar a um bom
lugar na geral final, se sair daqui um pódio seria bem positivo, veremos.
Está passada em revista os intervenientes, fica a lista
completa de inscritos no WRC:
foto: @World |
Em WRC2 está o nosso grande motivo de interesse, Bernardo
Sousa e Hugo Magalhães estão de regresso o mundial, com o seu Fiesta S2000 e com
aspirações a um bom resultado final. É claro que os pilotos da casa têm um
melhor conhecimento do terreno, mas o nosso compatriota tem
qualidade, e rapidez para em condições normais por em sentido toda a
concorrência na segunda categoria do Mundial de Ralis. P. Tidemand, bem como os
franceses Chardonnet e Gilbert serão os grandes adversários de B. Sousa numa batalha
que se antevê também aqui bem animada, mas com aspirações reais a sorrir às cores
portuguesas. Esse é também o nosso desejo e fica aqui desde já os votos de uma
boa prova para a dupla portuguesa, da parte de toda a equipa do Chicane
Desportos Motorizados, e que venha de lá essa vitória lusa.
Lista de inscritos do WRC2:
Horários das especiais cronometradas:
Estas são as primeiras do Rally de França, prova que pode
desde já atribui o título de campeão do mundo a Ogier, quando faltarão mais
duas provas para o final do campeonato, após a jornada francesa. Esse será aliás
o grande motivo de atração da prova, contudo acreditamos que Latvala não irá em
festas, e tudo fará para adiar a festa do seu colega de equipa.
Ficam as despedidas, para já, pois o fim-de-semana promete,
e nos estaremos deste lado para lhe dar a conhecer todas as incidências da
prova francesa.
Acompanhe tudo sobre o mundo dos desportos motorizados no
nosso blogue, e na nossa página de facebook.
Até la…mesmo no asfalto…if in doubt flat out.
Carlos Mota
Sem comentários:
Enviar um comentário