Antes de mais, vamos deixar de fazer previsões acerca dos vencedores dos GP´s. Hamilton deixou-nos ficar mal e nunca vamos desculpar o piloto inglês!
Ross Brawn dizia ontem à Sky, que a corrida apenas ficava decidida nas últimas voltas. Enganou-se muito o inglês, porque para Hamilton ficou decidida na largada. O Mercedes não fez a melhor largada possível e Hamilton viu-se com Vettel de um lado e Webber de outro. Caiu para 3º, naquela que podia ser a segunda vitória consecutiva da Mercedes. Quem fez também uma boa largada, foi Pérez. "Checo" saíu de 13º e ultrapassou Di Resta e Rosberg, colando-se a Hulkenberg.
Por outro lado, tinhamos os pilotos da Lotus prontos para se colarem aos Red Bull, com Grosjean mais rápido que Raikkonen, a pedir autorização para o passar.
No final da volta 8, Webber, que corria em 2º, faz o seu primeiro pit stop. O mecânico que colocava o pneu traseiro direito, não o conseguiu apertar correctamente, mas o piloto teve ordem de saída. O pneu saiu do carro a grande velocidade, embatendo num cameraman, que ficou ferido, mas que pelas últimas informações, está bem.
Este incidente obrigou Webber a sair das boxes em último, mas pior ainda, a obrigar a Red Bull a rever toda a estratégia para a corrida e a ver Sebastian Vettel sózinho a lutar contra os dois pilotos da Lotus.
Depois das primeiras idas às boxes, a Red Bull avisa Vettel (1º) que Grosjean (2º), está mais rápido, o que seria quase impossível à 2 GP´s atrás: um Lotus mais rápido que um Red Bull. Enquanto na Mercedes, se via perfeitamente que não existiam melhorias na degradação dos pneus.
Na volta 23 dá-se a entrada do Safety Car, devido a um incidente (não foi um acidente!) curioso, com o carro de Bianchi. O motor do Marussia rebenta na recta antes da chicane, o piloto sai do carro e quando os oficiais de pista vão para o retirar, o carro começa a andar de marcha atrás em direcção á pista, colocando em perigo algum piloto que viesse naquele local.
O Safety Car esteve 5 voltas em pista, esperando que Webber, que era último, passasse por ele e se juntasse ao pelotão na posição correcta. Quando o SC sai de pista, dá-se mais um facto curioso: Maldonado está em 9º lugar.
Na volta 40, a 20 voltas do fim, o top 10 estava assim:
Vettel
Grosjean
Raikkonen
Alonso
Button
Hamilton
Pérez
Maldonado
Suttil
Ricciardo
No fim dessa volta, Grosjean
entra nas boxes e saí em 6º com pneus médios e na volta a seguir é a vez de Vettel, que consegue sair á frente de Grosjean (5º). Estava toda a gente, incluindo Horner, da Red Bull, á espera de Raikkonen. A dúvida era se ele puxava pelo carro para ter 17 segundos de vantagem para Vettel e reentrar na corrida à frente do alemão ou se conseguiria ir até ao fim com aquele jogo de pneus. Vettel no entanto tinha muito "trânsito" á frente dele e demorou bastante tempo a ultrapassar e o Iceman tinha 15 seg. de vantagem...mas não entrava na box. Seria mesmo para seguir até ao fim? E o estado dos pneus? Mas numa jogada que na nossa opinião não foi a melhor, a Lotus manda Kimi ás boxes quando o alemão já estava a tirar tempo ao Lotus. Kimi saiu atrás de Grosjean. Ou seja, quando os pilotos que estavam à frente deles fossem mudar pneus, o finlandês estaria em 3º e teria que ultrapassar o colega de equipa ou ficava naquela posição e apenas arrecadava 15 pontos para o Campeonato em vez dos 18 pontos do 2º lugar. Esperava-se que Grosjean deixasse passar o colega, o que aconteceu a 4 voltas do fim e deixava tudo em aberto em relação ao primeiro lugar. Raikkonen tinha pneus mais "frescos" do que Vettel e estava a ficar mais perto do tricampeão mundial enquanto que, o espanhol Alonso (4º), mais perto de Grosjean (3º).
Na última e derradeira volta, Kimi estava a 1 segundo do Red Bull e dentro do limite do DRS, quase no fim da pista, mas Vettel defendeu-se bem e manteve sempre a vantagem que tinha.
No final, o alemão felicíssimo por finalmente ter vencido em Nurburgring e o GP da Alemanha, um dos poucos que nunca tinha ganho. E foi também o primeiro alemão a vencer o GP da Alemanha em Nurburgring, visto que Shumacher quando venceu lá, foi a contar para o GP da Europa.
A classificação da corrida foi a seguinte:
Pos Piloto Equipa Pontos
1
|
VETTEL
|
RED BULL
|
25
|
2
|
RAIKKONEN
|
LOTUS
|
18
|
3
|
GROSJEAN
|
LOTUS
|
15
|
4
|
ALONSO
|
FERRARI
|
12
|
5
|
HAMILTON
|
MERCEDES
|
10
|
6
|
BUTTON
|
MCLAREN
|
8
|
7
|
WEBBER
|
RED BULL
|
6
|
8
|
PEREZ
|
MCLAREN
|
4
|
9
|
ROSBERG
|
MERCEDES
|
2
|
10
|
HULKENBERG
|
SAUBER
|
1
|
11
|
DI RESTA
|
FORCE
INDIA
|
|
12
|
RICCIARDO
|
TORO ROSSO
|
|
13
|
SUTIL
|
FORCE
INDIA
|
|
14
|
GUTIERREZ
|
SAUBER
|
|
15
|
MALDONADO
|
WILLIAMS
|
|
16
|
BOTTAS
|
WILLIAMS
|
|
17
|
PIC
|
CATERHAM
|
|
18
|
VAN DER
GARDE
|
CATERHAM
|
|
19
|
CHILTON
|
MARUSSIA
|
|
RET
|
VERGNE
|
TORO ROSSO
|
|
RET
|
BIANCHI
|
MARUSSIA
|
|
RET
|
MASSA
|
FERRARI
|
Amanhã publicaremos os destaques da corrida de hoje, mas enquanto isso, temos que, para já destacar a Lotus pelo esforço incrível e a Ferrari pela negativa, quer na Qualificação, que por escolha própria, não conseguiu bons lugares, quer na corrida, que passaram um pouco ao lado.
Fotos:
http://lotusf1team.com/lotus-f1-team-back-in-business-at-12057.html?lang=en
nuerburgring.de
blogs.bettor.com
Fontes:
skysports.com/formula1
Pedro Mendes
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