No próximo Sábado regressam as corridas no mítico circuito
de Vila Real. Como gostaríamos que não fosse só um evento desportivo local ou
regional, mas sim nacional e internacional, com espectadores a virem de longe,
como há algumas décadas atrás, vamos fazer todos os possíveis para que os que
nos visitem de fora saibam onde são os melhores locais para assistir à prova.
Basicamente queremos com esta informação facilitar e dar a conhecer alguns
pontos chaves deste magnifico circuito.
Quem já assistiu às edições anteriores das corridas
vilarealenses sabe que o traçado é exigente, com algumas travagens fortes, onde
normalmente alguns pilotos aproveitam para tentar a ultrapassagem e por vezes
perdem o controlo aos carros.
Rotunda da Raia (1)
A curva da Raia (Mateus), onde normalmente existe uma
rotunda, mas nos dias de corrida deixa de ser rotunda para dar lugar a uma
curva difícil e apertada à direita, onde pilotos menos rodados no circuito podem
encontrar o muro de protecção muito rapidamente! Os espaços para espectadores não
são muitos, pelo menos os mais próximos da acção. Não nos queremos alongar no
assunto, mas esta rotunda em breve vai desaparecer, para dar lugar a uma
chicane propicia às intenções da organização e da entidade promotora, que é
recolocar o circuito citadino na rota de provas internacionais.
Outra rotunda, que já sofreu alterações por indicação
da FPAK, onde os espectadores se juntam para assistir às várias provas, é a
rotunda da Araucária. Uma curva à direita, precedida de uma pequena recta, que
normalmente é feita com velocidade média. Muitos dos veículos em prova, por
exemplo os clássicos como os MINI, levantam muitas vezes a roda traseira direita
ao fazer a curva. Os pilotos para fazerem a curva a uma velocidade elevada, têm
que se encostar às protecções do lado de dentro da curva, muitas vezes raspando
nos rails. Alguns concorrentes, mais “corajosos”, na tentativa de ultrapassar
neste local, travam mais tarde que os adversários e colocam-se por dentro. É um
dos locais de muitos acidentes e onde se encontram vários espectadores.
Recta da Meta e Rotunda MCoutinho (3)
Mais uma rotunda onde o espectáculo está garantido. Antes da pequena recta da meta, uma espécie de chicane, muito apertada com uma curva a descer à direita e depois a cortar para a esquerda e para não perder tempo, acelerador a fundo para passar a meta. É obviamente um local com muitos espectadores e onde se pode ouvir bem as travagens bruscas. Os pilotos têm que utilizar muito bem o espaço entre os rails e mesmo sendo um segmento de pista estreita, já vimos em outras edições algumas ultrapassagens nesse local. Não nos podemos esquecer que quem sair melhor da chicane tem vantagem para a recta da meta.
Estes três locais são apenas uma pequena amostra de onde podemos esperar muito espectáculo por parte dos pilotos. Claro que o melhor a fazer é tentar dar uma volta completa ao circuito e tentar ver um bocadinho de cada prova.
fotos:
chicane2013.blogspot.pt
Pedro Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário