terça-feira, 17 de junho de 2014

Corridas de Vila Real - Os pontos chave do circuito

No próximo Sábado regressam as corridas no mítico circuito de Vila Real. Como gostaríamos que não fosse só um evento desportivo local ou regional, mas sim nacional e internacional, com espectadores a virem de longe, como há algumas décadas atrás, vamos fazer todos os possíveis para que os que nos visitem de fora saibam onde são os melhores locais para assistir à prova. Basicamente queremos com esta informação facilitar e dar a conhecer alguns pontos chaves deste magnifico circuito.

Quem já assistiu às edições anteriores das corridas vilarealenses sabe que o traçado é exigente, com algumas travagens fortes, onde normalmente alguns pilotos aproveitam para tentar a ultrapassagem e por vezes perdem o controlo aos carros. 

Rotunda da Raia (1)

A curva da Raia (Mateus), onde normalmente existe uma rotunda, mas nos dias de corrida deixa de ser rotunda para dar lugar a uma curva difícil e apertada à direita, onde pilotos menos rodados no circuito podem encontrar o muro de protecção muito rapidamente! Os espaços para espectadores não são muitos, pelo menos os mais próximos da acção. Não nos queremos alongar no assunto, mas esta rotunda em breve vai desaparecer, para dar lugar a uma chicane propicia às intenções da organização e da entidade promotora, que é recolocar o circuito citadino na rota de provas internacionais.

Rotunda da Araucária (2)

Outra rotunda, que já sofreu alterações por indicação da FPAK, onde os espectadores se juntam para assistir às várias provas, é a rotunda da Araucária. Uma curva à direita, precedida de uma pequena recta, que normalmente é feita com velocidade média. Muitos dos veículos em prova, por exemplo os clássicos como os MINI, levantam muitas vezes a roda traseira direita ao fazer a curva. Os pilotos para fazerem a curva a uma velocidade elevada, têm que se encostar às protecções do lado de dentro da curva, muitas vezes raspando nos rails. Alguns concorrentes, mais “corajosos”, na tentativa de ultrapassar neste local, travam mais tarde que os adversários e colocam-se por dentro. É um dos locais de muitos acidentes e onde se encontram vários espectadores.

Recta da Meta e Rotunda MCoutinho (3)

Mais uma rotunda onde o espectáculo está garantido. Antes da pequena recta da meta, uma espécie de chicane, muito apertada com uma curva a descer à direita e depois a cortar para a esquerda e para não perder tempo, acelerador a fundo para passar a meta. É obviamente um local com muitos espectadores e onde se pode ouvir bem as travagens bruscas. Os pilotos têm que utilizar muito bem o espaço entre os rails e mesmo sendo um segmento de pista estreita, já vimos em outras edições algumas ultrapassagens nesse local. Não nos podemos esquecer que quem sair melhor da chicane tem vantagem para a recta da meta.

Estes três locais são apenas uma pequena amostra de onde podemos esperar muito espectáculo por parte dos pilotos. Claro que o melhor a fazer é tentar dar uma volta completa ao circuito e tentar ver um bocadinho de cada prova. 

fotos:
chicane2013.blogspot.pt
autoandrive.com

Pedro Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário