domingo, 4 de maio de 2014

WEC: 6h de Spa. Toyota volta a vencer, em estreia positiva de Filipe Albuquerque.

Mais uma vitória para a marca nipónica que consegue assim, algo surpreendentemente, duas vitórias em duas corridas. O carro pilotado por Davidson, Lapierre e Buemi chega assim pela 2ª vez ao 1º lugar, mostrando que a Toyota tem argumentos para aspirar a algo mais em Le Mans.

A corrida começou com a Porsche na frente, mas Buemi fez durar mais os seus pneus o que fez que a Toyota passasse o Porsche na boxe. A partir daí deu-se uma luta interessante pela primeira posição, mas um problema no sistema híbrido do Porsche fez cair o ritmo da máquina, o que levou a perder o contacto com o carro da frente sendo passado pelo Audi nº1 e pelo outro Toyota . Os Audi´s, que tinham começado de forma muito pouco positiva, foram recuperando ritmo e posições fazendo que o carro nº1 conseguisse chegar ao 2º posto, o que tendo em conta o inicio de prova foi bastante positivo, com os carros a mostrarem pouca velocidade em recta.

Filipe Albuquerque, no carro 3 acabou em 6º lugar. A prestação do piloto de Coimbra foi muito positiva, sendo ele o responsável pela largada, onde conseguiu ganhar uma posição. Fez uma pilotagem constante e limpa, claramente a tentar aprender e familiarizar-se com o carro.

Declarações de Albuquerque:

"Diverti-me imenso. Foi espectacular. Aprendi imenso sobre o carro, senti-me cada vez mais confortável há medida que o tempo passava. E sinto-me mais preparado para Le Mans"

"O início da prova foi mais complicado. A pista ainda estava muito verde e o nosso carro com pouca aerodinâmica não ajudava. Mais conforme as voltas iam acontecendo foi melhorando a todos os níveis. Andámos com tempos muito bons e foi uma excelente aprendizagem para enfrentar as 24h de Le Mans. Fizemos o que podíamos e estamos contentes com o resultado"

"Ainda há muito trabalho de preparação a fazer, mas penso que já atingimos um ponto muito bom em termos de evolução, adaptação e gestão. Começo a ficar ansioso para que chegue rápido".



Na categoria LMP2 venceu a equipa G-Drive Racing que acabou por não ter adversários à altura, embora no inicio a equipa da KCMG tenha liderado.


Em GTE-Pro a vitória sorriu à Bruni e Vilander, com o Ferrari a ficar em primeiro.

Em GTE- Am, Pedro Lamy andou sempre pelos lugares cimeiros, mas a sua equipa perdeu a 2ª posição por falta de combustível, já na parte final da corrida. A vitória ficou entregue ao Ferrari da equipa de Perez Companc, Cioci e Venturi.





Classificação final:

Results - 171 laps:

Pos  Cl     Drivers                      Team/Car               Time/Gap
 1.  P1     Davidson/Lapierre/Buemi      Toyota             6h01m31.675s
 2.  P1     Di Grassi/Duval/Kristensen   Audi                 +1m13.926s
 3.  P1     Wurz/Sarrazin/Nakajima       Toyota               +1m20.861s
 4.  P1     Dumas/Jani/Lieb              Porsche                  +1 lap
 5.  P1     Fassler/Lotterer/Treluyer    Audi                     +1 lap
 6.  P1     Albuquerque/Bonanomi         Audi                    +2 laps
 7.  P1     Prost/Heidfeld/Beche         Rebellion-Toyota       +10 laps
 8.  P2     Rusinov/Pla/Canal            OAK Morgan-Nissan      +11 laps
 9.  P2     Dolan/Tincknell/Gene         Jota Zytek-Nissan      +11 laps
10.  P2     Howson/Bradley/Matsuda       KCMG ORECA-Nissan      +12 laps
11.  P2     Ladygin/Shaitar/Ladygin      SMP ORECA-Nissan       +13 laps
12.  P2     Zlobin/Minassian/Mediani     SMP ORECA-Nissan       +13 laps
13.  GTE P  Bruni/Vilander               AF Ferrari             +19 laps
14.  GTE P  Pilet/Bergmeister            Manthey Porsche        +20 laps
15.  GTE P  Rigon/Calado                 AF Ferrari             +20 laps
16.  GTE P  Turner/Mucke/Senna           Aston Martin           +20 laps
17.  GTE P  MacDowall/O'Young/Rees       Aston Martin           +21 laps
18.  GTE A  Perez Companc/Cioci/Venturi  AF Ferrari             +22 laps
19.  GTE A  Poulsen/Hansson/Stanaway     Aston Martin           +22 laps
20.  GTE A  Dalla Lana/Lamy/Nygaard      Aston Martin           +22 laps
21.  GTE P  Holzer/Makowiecki            Manthey Porsche        +23 laps
22.  GTE A  Ried/Bachler/Al Qubaisi      Proton Porsche         +23 laps
23.  P1     Bernhard/Webber/Hartley      Porsche                +23 laps
24.  GTE A  Wyatt/Rugolo/Bertolini       AF Ferrari             +23 laps
25.  GTE A  Perrodo/Collard/Vaxiviere    ProSpeed Porsche       +25 laps
26.  GTE A  Mann/Giammaria/Case          AF Ferrari             +26 laps
27.  GTE A  Potolicchio/Roda/Ruberti     8Star Ferrari          +29 laps

Retirements:

     P1     Kraihamer/Belicchi/Leimer    Rebellion-Toyota        47 laps

Tudo dito em relação a esta prova, esperamos pela próxima que é nada mais nada menos que as 24h de Le Mans, a mítica prova francesa. Até sigam as incidências do WEC no nosso blog.


Fontes:
autosport.pt
autosport.com

Fotos:
pagina do facebook do WEC
google.pt



Fábio Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário