sábado, 3 de maio de 2014

DTM: Hockenheim. Tambay na pole e Félix da Costa a mostrar o seu enorme talento.

Começou finalmente o emocionante campeonato de DTM e com uma qualificação muito boa e muito interessante de seguir. Agora com apenas 3 sessões, ao contrário do ano passado em que eram 4, o formato coloca pressão nos pilotos, pois o tempo das sessões é relativamente curto.

A Q1 confirmava a boa forma de Wittmann e do seu M4, que tal como nas sessões de treino, mantinha-se na frente da tabela de tempos.Os Mercedes mostravam pouco andamento, enquanto a luta entre Audi e BMW dava os primeiros passos, mostrando que pode vir a ser um duelo interessante durante o ano. Quem começava a dar nas vistas era Félix da Costa. O "rookie" da BMW mostrava todo o seu talento, colocando o seu M4 nas primeiras posições da tabela, ficando logo longe de perigo. Nesta Q1 caiam 5 pilotos e esses foram Paul Di Resta, Juncadella, Wickens, Vietoris, e Petrov.  A Mercedes "dominava" nos carros eliminados e confirmava o fraco andamento dos carros.

A Q2 servia para ficar com apenas os 8 melhores e também nesta sessão Wittmann mostrava que estava forte e manteve-se na frente. Félix Da Costa permanecia no top 8, enquanto Jamie Green tinha uma saída de pista. As últimas voltas trouxeram um Molina com vontade de mostrar serviço, passando a ser o mais rápido, seguido de Mortara, que não costuma desiludir também e de um surpreendente Tambay, que fazia o 3º melhor tempo. Mais surpreendente ainda era Félix da Costa. Aguentou sem problemas a pressão e passou com segurança para a Q3. De fora da última sessão ficavam nomes sonantes como Rockenfeller, actual campeão, Farfus, Paffet e Green.

A Q3 começava com Wittmann mais forte outra vez, tornando-se sério candidato à pole, mas Ekstrom fez questão de travar as ambições do alemão, assumindo a volta mais rápida. Faltavam 3 minutos para o final da qualificação e ainda dois pilotos não tinham saído para a pista... Spengler, o Sr. Qualificação, que costuma ser muito forte nestas condições e António Félix da Costa. O jovem português mostrou uma serenidade a toda a prova e partiu para os últimos minutos de faca na boca, à procura da pole. Não esteve longe de o conseguir e ainda chegou a figurar na 1ª posição da tabela, mas Tambay com uma volta excelente, ficou com o 1º posto, seguido de Wittmann e Félix da Costa. Spengler, que ainda apareceu no "live timing" como 3º, era confirmado 4º, seguido de Ekstrom, Molina, Mortara e Tomczyk.

Resultado da qualificação:

Pos  Driver                  Team/Car        Time       Gap
 1.  Adrien Tambay           Abt Audi        1m32.272s
 2.  Marco Wittmann          RMG BMW         1m32.419s  +0.147s
 3.  Antonio Felix da Costa  MTEK BMW        1m32.475s  +0.203s
 4.  Bruno Spengler          Schnitzer BMW   1m32.600s  +0.328s
 5.  Mattias Ekstrom         Abt Audi        1m32.624s  +0.352s
 6.  Miguel Molina           Abt Audi        1m32.787s  +0.515s
 7.  Edoardo Mortara         Abt Audi        1m32.898s  +0.626s
 8.  Martin Tomczyk          Schnitzer BMW   1m33.113s  +0.841s
 9.  Timo Glock              MTEK BMW        1m32.603s  Q2
10.  Timo Scheider           Phoenix Audi    1m32.706s  Q2
11.  Mike Rockenfeller       Phoenix Audi    1m32.717s  Q2
12.  Augusto Farfus          RBM BMW         1m32.739s  Q2
13.  Nico Muller             Rosberg Audi    1m32.756s  Q2
14.  Maxime Martin           RMG BMW         1m32.792s  Q2
15.  Gary Paffett            HWA Mercedes    1m32.834s  Q2
16.  Pascal Wehrlein         HWA Mercedes    1m32.840s  Q2
17.  Joey Hand               RBM BMW         1m32.885s  Q1
18.  Jamie Green             Rosberg Audi    1m32.986s  Q1
19.  Paul di Resta           HWA Mercedes    1m33.639s  Q1
20.  Daniel Juncadella       Mucke Mercedes  1m33.746s  Q1
21.  Robert Wickens          HWA Mercedes    1m33.875s  Q1
22.  Christian Vietoris      HWA Mercedes    1m34.242s  Q1
23.  Vitaly Petrov           Mucke Mercedes  1m34.367s  Q1

Destaques:


António Félix da Costa: 
No meio dos tubarões do DTM, o nosso formiga brilhou. Um rookie, sem experiência de turismos, sem ter rodado uma única vez com afinação de qualificação, chega, "dá bigode" aos mais experientes e conquista um 3º lugar. Uma excelente prestação, para um tal de Marko ver em casa e pensar bem no que vai fazer da sua vida. O português é rápido e pelos vistos sabe-se adaptar facilmente. Um grande inicio.


Audi:
Na luta que se prevê que seja com a BMW, começa na frente com uma pole, do jovem francês Tambay, que surpreendentemente, leva ao Audi ao primeiro lugar da grelha. Seria um dos últimos a ser escolhido como aposta para a pole, mas isto mostra bem a competitividade do DTM




BMW: 
Consegue colocar 2 carros, no top3, e ficou com 4 carros no top 8. Um bom inicio para a equipa bávara. A luta para o titulo vai ser renhida com a Audi e dará por certo um excelente campeonato. Mas o rotulo de favoritos não lhes fica mal.




Farfus:
O brasileiro desiludiu. Estávamos à espera de bem mais por parte de Augusto Farfus, que acabou o ano passado como melhor piloto BMW. Sem a obrigatoriedade de ir 2 vezes à boxes, como acontecia no ano passado, será mais difícil recuperar posições na corrida de amanhã. Não convém perder muitos pontos logo no início.


Rockenfeller:
O mesmo que dissemos de Farfus se aplica a "Rocky". O campeão esteve longe do que pode fazer. Será uma luta difícil para chegar à frente.




Mercedes: 
Um início terrível. O melhor Mercedes ficou pelo 15º posto. A máquina não é competitiva e os pilotos ressentiram-se disso, especialmente Di Resta, cuja expressão de desilusão no final não enganava. Muito trabalho pela frente.




Uma emotiva corrida em perspectiva para amanhã, com a BMW bem colocada para a vitória. Veremos como Félix da Costa se aguenta em ambiente de corrida, que é diferente do que está habituado nos "Fórmulas". Mas para já um sorriso no rosto de quem viu a prestação do português.

Corrida amanhã as 12:30h na Sportv3


Correcção:
A volta que permitiu a Félix da Costa subir ao 3º posto foi retirada, por ter ultrapassado os limites da pista, ficando com o 4º lugar. Ainda assim Félix da Costa mostrava-se satisfeito:

"Foi uma boa estreia, estou muito contente com o resultado de hoje, apesar do importante ser o dia de amanhã onde teremos certamente uma corrida dura. Como tenho vindo a dizer o DTM é um dos campeonatos mais competitivos do mundo e estar nesta posição na minha estreia é sem dúvida importante para mim. Agradeço à BMW, à Red Bull e à minha equipa MTEK que tudo têm feito para que me sinta bem neste novo mundo do DTM".

" É importante manter os pés na terra. Hoje tivemos um bom dia, mas amanhã na corrida tudo será novo para mim, desde a gestão de pneus até ao contacto e toques que existem no DTM. Estou concentrado em fazer o melhor possível e continuar a nossa linha de aprendizagem, mas obviamente que ambiciono trazer para casa o maior número de pontos possível nesta minha estreia"




Fotos:

google.pt

Fonte:
autosport.com
autosport.pt

Fábio Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário