Analisando os treinos livres, seriamos levados a pensar que
a Red Bull teria um domínio relativamente fácil e que a Ferrari estaria de novo
na corrida para a vitória, com melhorias em relação ao GP da Hungria. E tal
como aconteceu nos outros GP, a Mercedes parecia não estar a 100% e Hamilton a
queixar-se do Setup do carro. Isso levantou logo suspeitas que a qualificação
poderia trazer surpresas. Estranhamente Raikkonen não mostrava o mesmo
andamento do costume, embora seja já habitual o seu companheiro de equipa fazer
melhor nos treinos. McLaren teve sessões de treinos interessantes com mostras
de alguma evolução.
Em Spa, para além da pista, há outro factor que não nos
podemos esquecer… a meteorologia. E esse factor foi crucial para os
desenvolvimentos da qualificação de hoje.
A poucos minutos da Q1 começou a chover o que levou os
pilotos a saírem com pneus intermédios. A pista em certos pontos (essencialmente
a parte mais baixa, que acumula mais agua) estava muito molhada e esperava-se
que a primeira sessão de qualificação decorresse apenas com os intermédios.
Rosberg começou a dar nas vistas fazendo os melhores tempos mas Vettel roubou
lhe o protagonismo pouco depois. Alonso também se chegou à frente mas Rosberg
respondeu, assim como Hamilton que também liderou a tabela dos tempos.
Mas a pouco mais de 5 minutos do fim deu-se uma reviravolta.
Marussia e Caterham sem nada a perder e vendo a pista a secar cada vez mais, arriscaram
colocar os pneus para piso seco e fizeram sair os seus carros. A primeira volta
não foi um espanto mas a pista secou de forma tão rápida que a 2ª volta lançada
Van der Garde, Bianchi e Chilton estava fora da zona de exclusão. Equipas como
a Williams e a Toro Rosso foram apanhadas completamente de surpresa e não tiveram
tempo de responder.
No final da Q1 ficavam de fora os Williams (Maldonado e
Bottas) os Toro Rosso( Vergne e Ricciardo), Gutierrez e Pic.
A jogada brilhante da Marussia permitia-lhes pela primeira
vez passar a Q2 e logo com os 2 pilotos. Van der Garde respondia às criticas (onde
nos incluímos) e fazia outra vez melhor que o companheiro de equipa mostrando estar
cada vez mais confiante.
A Q2, já com a pista seca e com todos os carros com pneus
slicks, viu uma luta acesa pelo primeiro lugar entre Raikkonen, Webber, Vettel
e Alonso, da qual seria o finlandês a sair vitorioso fazendo o melhor tempo. Ficavam
de fora Hulkenberg, Sutil, Perez, Van der Garde, Bianchi e Chilton. De forma
preocupante Hamilton fazia 10º à tangente o que levantava muitas duvidas sobre
a performance do carro. Duvidas que
seriam dissipadas pouco depois
Quando os carros saíram para a Q3 começou a chover outra
vez. Todos os carros se apressaram em regressar a pista para tentar fazer
tempos com a pista ainda seca. Todos excepto um. Di Resta viu os chapéus-de-chuva,
falou com os engenheiros e resolveram esperar mais um pouco. Jogada de mestre
por parte da Force India. A chuva aumentou de intensidade e os carros foram
obrigados a regressar as boxes e colocar intermédios. Enquanto isso Di Resta
saia para uma pista vazia e com intermédios tendo tudo para fazer o melhor
tempo. Os outros pilotos regressaram a pista a 5 minutos do final da sessão. O
tempo de Di Resta parecia suficiente para a pole mas a chuva parou de repente e
a pista secou de forma muito rápida. Rosberg foi o primeiro a aproximar-se do
tempo do Force India mas seria na última volta que tudo se decidiu com Rosberg
a destronar Di Resta, que estranhamente já estava nas boxes. Webber seguido de
Vettel baixaram os tempos mas foi outra vez Hamilton o último a cruzar a linha
da meta com o melhor tempo. Mais uma pole para o inglês que não se farta de
sair da frente do grid.
Resultado da qualificação:
Pos Driver Team Time Gap 1. Lewis Hamilton Mercedes 2m01.012s 2. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 2m01.200s + 0.188s 3. Mark Webber Red Bull-Renault 2m01.325s + 0.313s 4. Nico Rosberg Mercedes 2m02.251s + 1.239s 5. Paul di Resta Force India-Mercedes 2m02.332s + 1.320s 6. Jenson Button McLaren-Mercedes 2m03.075s + 2.063s 7. Romain Grosjean Lotus-Renault 2m03.081s + 2.069s 8. Kimi Raikkonen Lotus-Renault 2m03.390s + 2.378s 9. Fernando Alonso Ferrari 2m03.482s + 2.470s 10. Felipe Massa Ferrari 2m04.059s + 3.047s
Q2 cut-off time: 1m49.088s Gap ** 11. Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 1m49.088s + 0.792s 12. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1m49.103s + 0.807s 13. Sergio Perez McLaren-Mercedes 1m49.304s + 1.008s 14. Giedo van der Garde Caterham-Renault 1m52.036s + 3.740s 15. Jules Bianchi Marussia-Cosworth 1m52.563s + 4.267s 16. Max Chilton Marussia-Cosworth 1m52.762s + 4.466s
Q1 cut-off time: 2m02.948s Gap * 17. Pastor Maldonado Williams-Renault 2m03.072s + 2.882s 18. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 2m03.300s + 3.110s 19. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 2m03.317s + 3.127s 20. Valtteri Bottas Williams-Renault 2m03.432s + 3.242s 21. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 2m04.324s + 4.134s 22. Charles Pic
Destaques:
Mais uma vez pole para os “Silver Arrows”. Hamilton com a
sua 5ª pole (4 seguidas é de homem!) voltou a surpreender. Mais uma vez o fim-de-semana
não começou bem mas a qualificação foi excelente. Rosberg pode não ser alvo das
mesmas atenções do seu colega de equipa mas fez um óptimo trabalho e o 4º lugar
é prova disso. Esta seria uma excelente oportunidade de ver se os problemas com
os pneus estão resolvidos, uma vez que esta pista é muito exigente com as
borrachas mas está prevista chuva, o que pode beneficiar Hamilton e como tal não
irá colocar a durabilidade dos pneus à prova. Mais uma vez as coisas parecem
bem encaminhadas. Quem diria no início do ano que a Mercedes iria lutar pelo título
desta forma.
Red Bull:
Nova asa dianteira, nova asa traseira com pouco apoio aerodinâmico
(que em chuva deverá ficar fora de hipóteses), Vettel com um estilo “à Kimi”. Muitas
novidades mas um desfecho como tem sido hábito. Domínio nos treinos mas na
qualificação há sempre um Mercedes que na última volta faz melhor. 2º e 3º
lugar para os Bull´s, que não estão em má posição para lançar-se para a vitória.
Veremos como Webber e Vettel se vão dar em pista estando tão próximos um do
outro. O ambiente não é o melhor e Webber ainda não se esqueceu do “ Multi 21”.
A silly season tem prejudicado e de que maneira a Lotus. Com
tanto barulho a sua volta é normal que Kimi não esteja 100% concentrado, mais
ainda quando os boatos de não ter recebido o salario da Lotus se multiplicam. A
verdade e que o Iceman não esteve ao seu nível a nosso ver. E sair de 8º não é
um lugar de sonho. Mas estamos em Spa, onde ultrapassar é fácil e as hipóteses de
estratégia de uma só paragem são grandes. Veremos o que faz o finlandês em
corrida, onde claramente é dos melhores, senão o melhor neste momento. Grosjean
em 7º voltou a mostrar que consegue ser rápido em qualificação. Veremos se não borra
a pintura na corrida. O E21 é um carro muito equilibrado e que consegue render
bem em qualquer dos sectores de Spa. Vai ser difícil mas ainda nada está
perdido.
Muito se falou da Ferrari durante as férias com trocas de
pilotos. Mas melhorias no carro que estavam prometidas e que realmente
interessam nesta altura, ainda não provaram ser eficazes. Nos treinos as indicações
foram positivas mas na qualificação a Ferrari não teve andamento para os homens
da frente. 9º e 10º ( Alonso e Massa respectivamente) mostram bem que a
Scuderia ainda vai ter muito trabalho hoje para colocar o carro no pódio. Mas
Spa é Spa e veremos o que acontece. Toda esta conversa de trocas de pilotos e a
troca de palavras com o presidente da Ferrari parecem ter afectado Alonso. E
com Alonso em baixo as hipóteses da Ferrari caem dramaticamente.
Com as atenções viradas já para 2014, a equipa de Woking irá
introduzir varias alterações ao longo do ano, com vista a preparar a próxima época.
Mas as mudanças introduzidas a nível aerodinâmico parecem ser melhorias
relativas. Tem sido uma constante este ano. Melhorias mínimas que pouco trazem
a curto prazo mas poderão ser importantes no futuro. Button conseguiu um muito
bom 6º lugar. E com a pista molhada poderá ainda sonhar com um lugar no pódio.
Perez em 13º é que esteve muito abaixo do que pode e deve fazer. O que se passa
com o mexicano? Não sabemos mas temos saudades do Perez de Mónaco e do Bahrein.
Tanto erraram este ano na qualificação e hoje tiraram um
coelho da cartola. A decisão de manter Di Resta nas boxes na Q3 foi brilhante,
e poderia ter rendido uma pole. Não aconteceu mas ainda assim 5º lugar para Di
Resta poderá fazer a equipa sonhar com um pódio, desde que não chova uma vez
que o carro não se deu bem nessas condições, embora tenha sido a chuva a
proporcionar o brilharete. Sutil em 12º não esteve no seu melhor. Será desta
que a Force India sobe ao pódio? Era bom para a equipa se motivar ainda mais e
para Di Resta ficar na equipa.
Hulkenberg falhou por pouco a Q3. O carro está a evoluir.
Mas as notícias de falta de financiamento deixaram a equipa algo fragilizada e
Hulkenberg parece estar mesmo de saída. Sem nada a perder, o alemão só tem de
mostrar a sua qualidade aos grandes da F1 e fazer o Sauber subir o máximo que conseguir.
Guteirrez é mais do mesmo. Ficou – se pela Q1 sem nada dar de novo. As férias
não ajudaram o mexicano.
Horrível. O carro estava pronto para fazer a Q3. Vergne
estava a muito bem nos treinos e toda a gente estava a espera de um brilharete
dos Toro Rosso. Saíram cedo demais para a pista na Q1 e isso custou lhes caro.
18º para Ricciardo e 19º para Vergne. Muito mau para quem podia estar no top
10. Vergne parece estar ligeiramente melhor que o seu companheiro de equipa.
Veremos que ganha no duelo entre os dois pilotos. Apostamos em Vergne.
O novo director técnico ( Pat Simmons, que veio da Marussia),
não trouxe ainda nada de novo para a equipa à primeira vista. Claire Williams
disse que esperava um impacto imediato com esta entrada mas o único impacto que
teve foi ver os seus dois carros a ficarem se pela Q1. As agulhas já estão
claramente viradas para 2014 é certo mas de uma equipa como a Williams
espera-se sempre mais. Maldonado fez melhor que Bottas, algo raro este ano mas
ainda assim não foi o suficiente. Provavelmente ficarão fora dos pontos mais
uma vez.
Brilhante. É deste arrojo de que gostamos. Equipas que não têm
nada a perder, arriscaram e saíram se muito bem. Os Marussia estiveram
brilhantes. Bianchi já nos habituou a isso mas Chilton hoje fez questão de nos
contrariar e mostrar algum talento. Mais brilhante ainda Van der Garde. 14º
lugar é um feito notável para o piloto e
para a sua equipa. Estava visivelmente satisfeito no final. Pic ficou no último
lugar e começar a ter de mostrar mais alguma coisa se não quiser ver o seu
colega de equipa roubar-lhe o protagonismo. Van der Garde parece bem
encaminhado para vencer a corrida do “campeonato do últimos” mas terá de ter
cuidado com Bianchi. Mas de qualquer forma ficar à frente de Toro Rosso,
Williams Sauber já é um bom premio para
estas equipas.
Para amanha espera uma corrida imprevisível. A chuva está
prevista para o meio da corrida mas o clima de Spa é sempre uma incógnita para
além de que a probabilidade de um Safety Car nesta pista e de 80%. Fazer
previsões é muito arriscado. Estamos curiosos para ver o que Kimi e Di Resta
vão fazer. Se chover Button poderá lutar pelo pódio. Apostando numa corrida com
chuva a nossa previsão será Hamilton, Vettel e Kimi nos 3 primeiros lugares com
Di Resta em 4º e Button em 5º.
Tudo isto para confirmar amanhã, as 13H.
Fábio Mendes
Tudo isto para confirmar amanhã, as 13H.
Fábio Mendes
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