quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Circuito de Spa Francorchamps - Onde a F1 faz todo o sentido.

 Depois da longa paragem para as férias de Verão, voltamos as emoções da Formula 1 numa pista muito especial. Spa Francorchamps, ou simplesmente Spa. É considerada por muitos fãs da modalidade a melhor pista do mundo, opinião que partilhamos a 100%. Mónaco tem o glamour, a história, a fama. Mas não permite que os carros possam ir aos limites. Testa a capacidade dos pilotos é verdade mas para as máquinas chega a ser um passeio e como é uma pista muito peculiar as corridas tornam-se difíceis e por vezes pouco interessantes. 

Em Spa a conversa é outra. Spa tem história, tradição mas para além disso, todo o traçado é rápido e junta a isso curvas que são um desafio para todos os pilotos e maquinas. Será provavelmente a pista com o traçado mais bem concebido para o que se pretende da F1. E de todas as curvas que merecem destaque há uma que se sobrepõe a todas as outras. O complexo Eau Rouge / Raidillon. Uma sequência de curvas a subir, cuja percentagem de inclinação chega aos 20% o que dá aos pilotos a sensação de estarem a ser lançados para o céu. É o grande desafio para os pilotos e o ponto mais alto para os adeptos. Mas há também a recta Kemmel, a curva Stavelot, a curva Puhon, a curva Blanchimont. Esta pista reúne todos os ingredientes para tornar a corrida espectacular.

A história desta pista remonta a 1920 quando foi idealizada por Jules de Their and Henri Langlois Van Ophem, cuja primeira corrida teve lugar em 1922. O traçado original era de 15Km que passava pelas vilas de Spa, Malmedy e Stavelot. Era essencialmente uma pista de velocidade com grandes rectas e apenas 3 curvas lentas. O primeiro traçado manteve-se até 1939. Depois da segunda grande guerra a pista sofreu uma remodelação sendo encurtada em 1Km mas ficando ainda mais rápida. O record de pista ficou nos 3: 13:4 tempo feito por Henri Pescarolo num Mantra em 1973 numa época em que as médias de velocidade atingiam os 240Km/h.

As velocidades que se atingiam levaram a que a pista se tornasse muito perigosa com muitas vidas perdidas uma vez que as medidas de segurança eram praticamente nulas. O facto de ser um traçado grande também implicava que a meteorologia jogasse um factor importante. Spa era (e ainda é) conhecida pelo seu tempo imprevisível, o que nos tempos do traçado de 14Km poderia implicar que uma parte da pista estivesse molhada enquanto outra estava seca, aumentando ainda mais o grau de dificuldade para os pilotos.

A pista, que tinha originado 10 mortes nos anos 60 (5 em 2 anos) levou a que os pilotos exigissem melhorias de segurança. Algumas mudanças foram implementadas mas não foram o suficiente segundo os pilotos e assim em 1971, a corrida foi cancelada por falta de condições. Era o fim do antigo traçado. Em 1983 Spa com um traçado completamente diferente e com medidas de segurança adequadas, voltou a receber um evento da F1. A pista foi sendo modificada ao longo dos anos sendo que a ultima ocorreu em 2007 (no ano passado foram feitos pequenos sulcos no asfalto nos 11 primeiros lugares da pista para facilitar a drenagem de água).

A pista mantém a sua essência e o seu traçado de agora 7 Km continua simplesmente fantástico, permitindo as mais espectaculares corridas e ultrapassagens que ficaram para a história. Spa é uma pista imortal. É aquela pista que acreditamos todos os fãs de F1 gostariam de visitar… e dar uma volta.

Traçado de 1921 a 1939:



Traçado de 1939 a 1978:


Comparação do traçado actual com o traçado original:





Traçado actual:



Dados estatísticos da Pista:

Comprimento: 7.004km
Nº volta: 44
Distância de corrida: 308.052Km
Volta mais rápida num GP: Vettel, 2009, 1:47:263
Record de Pista: Trulli, 2009, 1:44:503
Passagens de caixa por volta: 45
Consumo de combustível por volta: 3.2 Kg
Pneu para 2013: Duros e médios.

Lista dos vencedores:

AnoPilotoEquipaDetalhes
2014Detalhes
2013Alemanha Sebastian VettelRed Bull-RenaultDetalhes
2012Reino Unido Jenson ButtonMcLaren-MercedesDetalhes
2011Alemanha Sebastian VettelRed Bull-RenaultDetalhes
2010Reino Unido Lewis HamiltonMcLaren-MercedesDetalhes
2009Finlândia Kimi RaikkonenFerrariDetalhes
2008Brasil Felipe MassaFerrariDetalhes
2007Finlândia Kimi RaikkonenFerrariDetalhes
Não houve em 2006
2005Finlândia Kimi RäikkönenMcLaren-MercedesDetalhes
2004Finlândia Kimi RäikkönenMcLaren-MercedesDetalhes
Não houve em 2003
2002Alemanha Michael SchumacherFerrariDetalhes
2001Alemanha Michael SchumacherFerrariDetalhes
2000Finlândia Mika HäkkinenMcLaren-MercedesDetalhes
1999Reino Unido David CoulthardMcLaren-MercedesDetalhes
1998Reino Unido Damon HillJordan-Mugen HondaDetalhes
1997Alemanha Michael SchumacherFerrariDetalhes
1996Alemanha Michael SchumacherFerrariDetalhes
1995Alemanha Michael SchumacherBenetton-RenaultDetalhes
1994Reino Unido Damon HillWilliams-RenaultDetalhes
1993Reino Unido Damon HillWilliams-RenaultDetalhes
1992Alemanha Michael SchumacherBenetton-FordDetalhes
1991Brasil Ayrton SennaMcLaren-HondaDetalhes
1990Brasil Ayrton SennaMcLaren-HondaDetalhes
1989Brasil Ayrton SennaMcLaren-HondaDetalhes
1988Brasil Ayrton SennaMcLaren-HondaDetalhes
1987França Alain ProstMcLaren-TAGDetalhes
1986Reino Unido Nigel MansellWilliams-HondaDetalhes
1985Brasil Ayrton SennaLotus-RenaultDetalhes
Não houve em 1984
1983França Alain ProstRenaultDetalhes
Não houve de 1971 à 1982
1970México Pedro RodríguezBRMDetalhes
Não houve em 1969
1968Nova Zelândia Bruce McLarenMcLaren-FordDetalhes
1967Nova Zelândia Dan GurneyEagle-WeslakeDetalhes
1966Reino Unido John SurteesFerrariDetalhes
1965Reino Unido Jim ClarkLotus-ClimaxDetalhes
1964Reino Unido Jim ClarkLotus-ClimaxDetalhes
1963Reino Unido Jim ClarkLotus-ClimaxDetalhes
1962Reino Unido Jim ClarkLotus-ClimaxDetalhes
1961Estados Unidos Phil HillFerrariDetalhes
1960Austrália Jack BrabhamCooper-ClimaxDetalhes
Não houve em 1959
1958Reino Unido Tony BrooksVanwallDetalhes
Não houve em 1957
1956Reino Unido Peter CollinsFerrariDetalhes
1955Argentina Juan Manuel FangioMercedesDetalhes
1954Argentina Juan Manuel FangioMaseratiDetalhes
1953Itália Alberto AscariFerrariDetalhes
1952Itália Alberto AscariFerrariDetalhes
1951Itália Giuseppe FarinaAlfa RomeoDetalhes
1950Argentina Juan Manuel FangioAlfa RomeoDetalhes
1949França Louis RosierTalbotDetalhes
Não houve em 1948
1947França Jean-Pierre WimilleAlfa RomeoDetalhes
1946França Eugène ChaboudDelageDetalhes
Não houve de 1940 à 1945
1939Alemanha Hermann LangMercedes-BenzDetalhes
Não houve em 1938
1937Alemanha Rudolf HasseAuto UnionDetalhes
Não houve em 1936
1935Alemanha Rudolf CaracciolaMercedes-BenzDetalhes
1934França René DreyfusBugattiDetalhes
1933Itália Tazio NuvolariMaseratiDetalhes
Não houve em 1932
1931França William Grover-Williams
Italy Carlo A. Conelli
BugattiDetalhes
1930Mónaco Louis ChironBugattiDetalhes
Não houve de 1926 à 1929
1925Itália Antonio AscariAlfa RomeoDetalhes


Onboard da pista:






Fontes:
Wikipédia
f1fanatic.co.uk



Fábio Mendes

1 comentário:

  1. Gostei muito do artigo parabéns.

    Viagem e Viagem
    http://viagemeviagem.com.br/circuito-de-spa

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