Depois da longa paragem para as férias de Verão, voltamos as
emoções da Formula 1 numa pista muito especial. Spa Francorchamps, ou
simplesmente Spa. É considerada por muitos fãs da modalidade a melhor pista do
mundo, opinião que partilhamos a 100%. Mónaco tem o glamour, a história, a fama.
Mas não permite que os carros possam ir aos limites. Testa a capacidade dos
pilotos é verdade mas para as máquinas chega a ser um passeio e como é uma pista muito
peculiar as corridas tornam-se difíceis e por vezes pouco interessantes.
Em Spa
a conversa é outra. Spa tem história, tradição mas para além disso, todo o
traçado é rápido e junta a isso curvas que são um desafio para todos os pilotos
e maquinas. Será provavelmente a pista com o traçado mais bem concebido para o
que se pretende da F1. E de todas as curvas que merecem destaque há uma que se
sobrepõe a todas as outras. O complexo Eau Rouge / Raidillon. Uma sequência de curvas a subir, cuja percentagem de inclinação chega
aos 20% o que dá aos pilotos a sensação de estarem a ser lançados para o céu. É
o grande desafio para os pilotos e o ponto mais alto para os adeptos. Mas há
também a recta Kemmel, a curva Stavelot, a curva Puhon, a curva Blanchimont.
Esta pista reúne todos os ingredientes para tornar a corrida espectacular.
A história desta pista remonta a 1920 quando foi idealizada
por Jules de Their and Henri Langlois Van Ophem, cuja primeira corrida teve
lugar em 1922. O traçado original era de 15Km que passava pelas vilas de Spa,
Malmedy e Stavelot. Era essencialmente uma pista de velocidade com grandes
rectas e apenas 3 curvas lentas. O primeiro traçado manteve-se até 1939. Depois
da segunda grande guerra a pista sofreu uma remodelação sendo encurtada em 1Km
mas ficando ainda mais rápida. O record de pista ficou nos 3: 13:4 tempo feito
por Henri Pescarolo num Mantra em 1973 numa época em que as médias de
velocidade atingiam os 240Km/h.
As velocidades que se atingiam levaram a que a pista se
tornasse muito perigosa com muitas vidas perdidas uma vez que as medidas de
segurança eram praticamente nulas. O facto de ser um traçado grande também
implicava que a meteorologia jogasse um factor importante. Spa era (e ainda é)
conhecida pelo seu tempo imprevisível, o que nos tempos do traçado de 14Km
poderia implicar que uma parte da pista estivesse molhada enquanto outra estava
seca, aumentando ainda mais o grau de dificuldade para os pilotos.
A pista, que tinha originado 10 mortes nos anos 60 (5 em 2 anos) levou a que os pilotos exigissem melhorias de segurança.
Algumas mudanças foram implementadas mas não foram o suficiente segundo os
pilotos e assim em 1971, a corrida foi cancelada por falta de condições. Era o
fim do antigo traçado. Em 1983 Spa com um traçado completamente diferente e com
medidas de segurança adequadas, voltou a receber um evento da F1. A pista foi
sendo modificada ao longo dos anos sendo que a ultima ocorreu em 2007 (no ano passado foram feitos
pequenos sulcos no asfalto nos 11 primeiros lugares da pista para facilitar a
drenagem de água).
A pista mantém a sua essência e o seu traçado de agora 7 Km continua simplesmente fantástico, permitindo as mais espectaculares corridas e
ultrapassagens que ficaram para a história. Spa é uma pista imortal. É aquela
pista que acreditamos todos os fãs de F1 gostariam de visitar… e dar uma volta.
Traçado de 1921 a 1939:
Traçado de 1921 a 1939:
Traçado de 1939 a 1978:
Comparação do traçado actual com o traçado original:
Traçado actual:
Comprimento: 7.004km
Nº volta: 44
Distância de corrida: 308.052Km
Volta mais rápida num GP: Vettel, 2009, 1:47:263
Record de Pista: Trulli, 2009, 1:44:503
Passagens de caixa por volta: 45
Consumo de combustível por volta: 3.2 Kg
Pneu para 2013: Duros e médios.
Lista dos vencedores:
Lista dos vencedores:
Onboard da pista:
Fontes:
Wikipédia
f1fanatic.co.uk
f1fanatic.co.uk
Fábio Mendes
Gostei muito do artigo parabéns.
ResponderEliminarViagem e Viagem
http://viagemeviagem.com.br/circuito-de-spa