Debaixo de sol e com a pista quente como nunca esteve durante
esta época, iniciou-se mais uma qualificação, no G.P. que marca o meio da época e
que antecede a paragem (mais uma infelizmente) para férias.
A 3ª sessão de treinos livres tinha confirmado a excelente
forma de Grosjean que fez P1 dando se melhor com os novos componentes dos pneus
que o seu colega Kimi Raikkonen que fez apenas 11º. Alonso ficava com o 2º
tempo. Destaque para Perez que fez P3 evidenciando evolução no McLaren. O
mexicano não estava claramente habituado a este tipo de andamento este ano e
na última volta foi contra as barreiras o que obrigou os mecânicos a trabalho
extra antes da qualificação.
Q1:
Gutierrez saiu primeiro para a pista mas apenas quando Bottas fez a sua volta o tempo baixou para um registo aceitável fazendo
1:21:532.
Ricciardo aproveitava as dicas aprendidas no RB9 e baixava o
tempo de Bottas. As equipas da frente esperavam pelo fim da sessão para fazer
os seus tempos, esperando que a pista aquecesse mais e ficasse mais rápida (
Hungaroring é pouco usada e vai ficando mais rapida ao longo do fim de semana
enquanto a pista limpa).
Os últimos minutos trouxeram Ricciardo a fazer P1 por pouco
tempo, sendo sucedido por Alonso. Grosjean mostrava que o bom andamento não era
por acaso e fazia o melhor tempo de novo, mas foram os inevitáveis Mercedes
a fazer os melhores tempos com Rosberg a
liderar a ficha seguido de Hamilton.
No extremo oposto da lista ficavam de fora os suspeitos do
costume ( Marussia e Caterham com vantagem para a equipa malaia), Gutierrez e
Di Resta com muitos problemas no seu VJ06 que não se esta a adaptar nada bem as
novas borrachas.
Destaque para o excelente trabalho dos homens da McLaren que
conseguiram colocar o carro de Perez pronto a tempo para fazer um tempo que lhe
permitiu seguir para a Q2.
Q2:
Kimi saiu cedo querendo mostrar serviço mas o seu
companheiro de equipa cedo tratou de responder fazendo o melhor tempo.
Hamilton baixava a marca do francês e
logo de seguida Vettel conseguia baixar
pela 1ª vez para o minuto 1:19, mesmo tendo bloqueado as rodas na penúltima curva. No final seria Rosberg de novo a ficar com o
melhor tempo. Button ficou-se pelo 13º lugar não tendo conseguido tirar o
melhor do carro enquanto que Perez seguia para a Q3. Webber com problemas no
carro ( mais uma vez) conseguia, quase
por milagre, passar para a Q3. Sem Kers e com problemas de caixa seria difícil exigir
mais ao australiano. Ricciardo conseguia de novo passar à Q3.
De fora ficavam Sutil, Hulkenberg, Button,Vergne, Maldonado
e Bottas.
Q3:
Webber não fazia tempo na Q3 fruto dos problemas do carro e
Perez saia com pneus duros apenas para registar um tempo privilegiando a estratégia.
Na frente a luta seria para não variar entre Vettel e os Mercedes. Rosberg, seguido de Hamilton, fazia os melhores tempos
mas Vettel com uma volta canhão chegava-se à frente. Na última volta Rosberg não
conseguia melhorar e Hamilton espantava toda a gente (incluindo ele próprio), baixando
ainda mais o registo de Vettel. Grosjean ficava com a 3ª posição.
Um surpreendido mas ainda assim não muito animado Hamilton
conseguia mais uma pole para a Mercedes admitindo que será apenas por milagre que conseguirá a vitória e Vettel que não esperava perder o 1º
lugar resignava-se com o 2º sabendo que com o Mercedes à frente poderá chegar ao 1º assim que os pneus derem de si. Grosjean tem uma boa hipótese de fazer novo pódio.
Pos Driver Team Time Gap 1. Lewis Hamilton Mercedes 1m19.388s 2. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m19.426s +0.038s 3. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m19.595s +0.207s 4. Nico Rosberg Mercedes 1m19.720s +0.332s 5. Fernando Alonso Ferrari 1m19.791s +0.403s 6. Kimi Raikkonen Lotus-Renault 1m19.851s +0.463s 7. Felipe Massa Ferrari 1m19.929s +0.541s 8. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1m20.641s +1.253s 9. Sergio Perez McLaren-Mercedes 1m22.398s +3.010s 10. Mark Webber Red Bull-Renault no time set
Q2 cut-off time: 1m20.545s Gap ** 11. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1m20.569s +0.791s 12. Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 1m20.580s +0.802s 13. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m20.777s +0.999s 14. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1m21.029s +1.251s 15. Pastor Maldonado Williams-Renault 1m21.133s +1.355s 16. Valtteri Bottas Williams-Renault 1m21.219s +1.441s
Q1 cut-off time: 1m21.612s Gap * 17. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m21.724s +1.374s 18. Paul di Resta Force India-Mercedes 1m22.043s +1.693s 19. Charles Pic Caterham-Renault 1m23.007s +2.657s 20. Giedo van der Garde Caterham-Renault 1m23.333s +2.983s 21. Jules Bianchi Marussia-Cosworth 1m23.787s +3.437s 22. Max Chilton Marussia-Cosworth 1m23.997s +3.647s
Destaques:
Red Bull: se há equipa que ficou contente com a troca de
compostos dos pneus foram eles. Conseguem extrair muito mais do carro e em
circuitos como este ficam em clara vantagem. Apenas um super Hamilton impediu a
previsível pole de Vettel. Webber claramente agastado com mais um problema
ficava pela 10ª posição sabendo que vai ter uma corrida difícil pela frente. Da
a impressão que o australiano está na equipa para ficar com os azares todos.
Mercedes: todo o fim de semana a tentar perceber como os
pneus novos funcionam e a afinar o Set up. Qualificação não é problema mas
corrida já nã é bem a mesma história. Se conseguirem fazer aguentar os pneus médios talvez
tenham uma hipótese mas se tiverem de fazer 3 paragens a operação complica-se. Hamilton
mostrou hoje todo o seu talento e Rosberg esteve também muito bem. Não nos
parece que tenham carro para aspirar pela vitória… E pódio também vai ser
complicado.
McLaren: evolução clara. Já conseguiram dar mais apoio aerodinâmico
ao carro mas ainda não é suficiente. Com os pneus médios a coisa parece correr
bem, com os macios nem tanto. Button queixou-se de uma mudança no equilíbrio do
carro quando mudou de pneus usados para novos. Questão de afinação. Mas já têm
mais carro… embora não seja suficiente ainda para vitórias.
Force India: os mais prejudicados com a mudança de pneus.
Fora de ritmo e sem capacidade para fazer mais. Um passo atrás na evolução do
carro que tão boa conta tinha dado de si. Di Resta mais uma vez na Q3 mas desta
vez com a tarefa mais dificultada para subir nas posições. A pista não ajuda
muito. Sutil no seu 100º GP ficou se pela Q2 o que já não foi mau.
Toro Rosso: Vergne ficou a saber da maneira mais difícil que
não contam com ele para a Red Bull. Terá agora que defender a sua honra mas não
foi capaz de mostrar o seu talento. Já Ricciardo aproveitou o seu momento e fez P8 o que é muito bom. A
motivação de subir para a 1ª equipa fez maravilhas ao australiano.
Williams: Nada a assinalar. P15 e P16 com um carro que
dificilmente fará melhor. Está na altura de pensar no próximo ano.
Sauber: as noticias de investidores desanuviaram o ar na
equipa suiça. Já se sabe que Syrotkin será piloto para o ano o que coloca
Gutierrez numa situação complicada. Hulkenberg pelo seu lado é falado para a
Ferrari. Veremos o que traz o final da época. Por agora melhorias no carro que
ainda não chegam para brilhar.
Marussia/ Caterham
A Caterham investiu mais, melhorou mais e os resultados estão
à vista. Estão na frente em relação aos Marussia e assim deve continuar até ao
final. A não ser que o talento de Bianchi ajude a equipa.
Para amanhã esperamos mais uma vitória de Vettel com
Grosjean e Alonso no pódio. Veremos se as nossas apostas pagam desta vez. A Mercedes não deve ter ritmo para se dar bem em
corrida. Estamos curioso para ver o que fará Raikkonen e Webber, assim como
os McLaren. Uma corrida em que se espera poucas ultrapassagens, mas ja assim se esperava em Mónaco e foi uma corrida muito boa. Seja como for já la vão 3 semanas sem F1 por isso seja o que for nos vamos ficar contentes. Já agora um comentário sobre este calendário. Paragens de 3 semanas durante a primeira metade, enquanto que a segunda metade será quase sem parar. Se calhar era altura de repensar isso.
Tudo para confirmar amanhã as 13h, e durante a tarde no Chicane.
Fábio Mendes
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