Concebida em 1962, com o objectivo inicial de ser pista de testes para a Honda, o traçado foi pensado por John "Hans" Hugenholtz. O traçado e fluido e rápido sem grandes pontos de travagem, mas com curvas encadeadas e rápidas que desafiam os pilotos e a aerodinâmica. Era bom que Hermann Tilke, que pelos vistos agora é a única pessoa no mundo que pode desenhar pistas de F1 desse uma volta por Suzuka e aprendesse de uma vez por todas que para uma pista ser boa não precisa de inúmeros pontos de forte travagem e curvas de 90 graus. Nos agradecemos e o desporto também. Curvas como a 130R, a curva 1 ou a Spoon são das melhores do calendário.
Suzuka foi palco de grande espectáculos. Era em tempos a ultima paragem do grande circo e frequentemente via grandes dramas se desenrolarem em pista. Os confrontos Senna vs Prost são o expoente máximo das historias que a pista tem para contar. Damon Hill teve a sua melhor corrida em Suzuka. Esta pista corou os melhores pilotos do passado e merece sempre um lugar especial no coração dos fãs da F1. Esta é daquelas pistas que nunca poderá sair do calendário.
Este fim de semana poderá ver outro piloto fazer historia. Se Vettel vencer e Alonso ficar abaixo do 8º será o piloto mais jovem a conseguir 4 títulos seguidos.
É bom voltar a Suzuka.
Dados estatísticos da pista:
Comprimento da pista: 5.807Km
nº de voltas: 53
Distância de corrida: 307,471Km
Volta mais rapida num GP: Kimi Raikkonen, 2005, 1:31:540
Volta record: Michael Schumacher, 2006, 1:28:954
Passagens de caixa por volta: 48
Consumo de combustivel por volta: 1.8Kg
Pneus para 2014: Duros e médios
Lista de vencedores:
Traçado da pista:
Onboard da pista:
Fontes:
http://www.f1fanatic.co.uk
Fotos:
Retiradas de google.pt
Fábio Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário