Foi um dia soalheiro que acolheu a 15ª prova do mundial de
F1. A pista em condições óptimas e em cartaz a possibilidade, ainda que remota,
de se assistir à confirmação da entrega do titulo de campeão a Vettel, o que
seria a 12ª que aconteceria no pais do sol nascente.
Com uma primeira linha com Webber e Vettel, toda a gente
estava concentrada no que este duelo poderia trazer a corrida, mas quando as
luzes se apagaram foi um tal de Grosjean que surpreendeu tudo e todos. Com uma largada
muito boa, potenciada pela péssima largada dos dois Red Bull, Grosjean saiu de
forma limpa, apostou no lado direito da pista para ganhar vantagem e chegou à primeira
curva em primeiro. Atrás Webber e Vettel estavam sob pressão de Hamilton que também
tinha largado muito bem. Infelizmente o britânico, que ficou no meio dos dois
Red Bull´s, ficou entalado e quando Webber foi obrigado a “apertar” Hamilton, originou
um contacto entre o Mercedes e o Red Bull de Vettel. Resultado deste confronto
foi um dano mínimo na asa de Vettel e um furo no pneu traseiro direito de
Hamilton que hipotecou logo na primeira curva as hipóteses de brilhar. Assim
Webber mantinha-se à frente de Vettel que seguia em 3º.
Ainda nos primeiros metros de corrida e de forma algo inexplicável,
Van der Garde e Bianchi “trocaram mimos” e foram para fora de pista acabando
com a corrida para os dois pilotos.
Destacar o bom arranque de Perez e de Gutierrez que subiram
varias posições e o mau arranque de Kimi que se foi encontrar em 11º no final
da primeira volta.
No final da 1ª volta Pic fazia história sendo o primeiro
piloto a cumprir um “Drive Trough” que lhe foi atribuído antes da prova
começar.
Na volta 9, os danos no carro de Hamilton obrigavam o piloto
a desistir pois vinha a perder 1.5 seg por volta para toda a gente.
Na mesma volta começou o lado estratégico da corrida com
Button, Sutil e Hulkenberg a abrirem a dança das boxes.
Webber e Massa também pararam mais cedo para pneus
evidenciando 3 paragens.
A partir deste ponto e embora a corrida tenha sido rica em
ultrapassagens e momentos interessantes foi a parte estratégica que jogou um
papel fundamental. Grosjean na frente da corrida tentava poupar pneus e Vettel
fazia o mesmo. O problema é que Webber estava com uma estratégia diferente e os
estrategas da Lotus tinham de pensar de duas formas para garantir um bom
resultado, enquanto que a Red Bull ficava com a vantagem de ter dois carros na
frente com diferentes estratégias e com maiores probabilidades de sair
vencedora.
A meio da corrida o top10 era constituído por Grosjean,
Webber, Vettel, Hulkenberg que mais uma vez brilhava, Alonso, Massa, Raikkonen,
Gutierrez, Perez e Bottas.
Alonso tinha passado Massa, que segundo consta, ignorou uma
troca de estratégia que beneficiaria Alonso. Assim o espanhol foi obrigado a
passar o brasileiro em pista. Massa já tinha prometido que não ia fazer favores
e foi o que fez. Mas a corrida do brasileiro ficou estragado com o “Drive
trough” por ter excedido a velocidade permitida na via das boxes.
Na parte final da corrida todos estavam de olhos postos no
trio da frente. Vettel conseguiu poupar mais os pneus que Grosjean o que
permitiu ao alemão parar mais tarde e assim atacar o francês de forma mais
efectiva. O ataque concretizou-se na volta 41 em que Vettel passava Grosjean e
assumia a liderança da corrida. Mais atrás Webber que parava pela 3ª vez
iniciava o seu ataque final. Esperava-se que o australiano conseguisse chegar a
Vettel e colocasse pressão no alemão mas Grosjean foi um osso demasiado duro de
roer e só na volta 52 Webber conseguiu passar o francês. Já era demasiado
tarde.
Vitória para Vettel, a quem basta um 5º lugar no próximo GP
para ser campeão, segundo lugar bem suado de Webber e um brilhante 3º para
Grosjean que merecia mais.
Classificação final:
Pos Driver Team Time 1. Sebatian Vettel Red Bull-Renault 1h37m410s 2. Mark Webber Red Bull-Renault +7.1s 3. Romain Grosjean Lotus-Renault +9.9s 4. Fernando Alonso Ferrari +45.6s 5. Kimi Raikkonen Lotus-Renault +47.3s 6. Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari +51.6s 7. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari +1m11.6s 8. Nico Rosberg Mercedes +1m12.0s 9. Jenson Button McLaren-Mercedes +1m20.8s 10. Felipe Massa Ferrari +1m29.2s 11. Paul di Resta Force India-Mercedes +1m38.5s 12. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari +1 lap 13. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari +1 lap 14. Adrian Sutil Force India-Mercedes +1 lap 15. Sergio Perez McLaren-Mercedes +1 lap 16. Pastor Maldonado Williams-Renault +1 lap 17. Valtteri Bottas Williams-Renault +1 lap 18. Charlies Pic Caterham-Renault +1 lap 19. Max Chilton Marussia-Cosworth +1 lap Fastest lap: Mark Webber, 1m34.587s Not classified/retirements: Driver Team On lap Lewis Hamilton Mercedes 9 Giedo van der Garde Caterham-Renault 0 Jules Bianchi Marussia-Cosworth 0 World Championship standings, round 15: Drivers: Constructors: 1. Vettel 297 1. Red Bull-Renault 445 2. Alonso 207 2. Ferrari 297 3. Raikkonen 177 3. Mercedes 277 4. Hamilton 151 4. Lotus-Renault 264 5. Webber 148 5. McLaren-Mercedes 83 6. Rosberg 126 6. Force India-Mercedes 62 7. Massa 90 7. Sauber-Ferrari 55 8. Grosjean 87 8. Toro Rosso-Ferrari 31 9. Button 60 9. Williams-Renault 1 10. Hulkenberg 49 11. Di Resta 36 12. Sutil 26 13. Perez 23 14. Ricciardo 18 15. Vergne 13 16. Gutierrez 6 17. Maldonado 1
Destaques:
Red Bull:
Se querem saber como uma equipa deve funcionar para vencer
tudo é só olhar para a Red Bull. Impressionante. Parece um relógio suíço. Não
há uma parte da engrenagem que falhe. Pilotos de topo, pit stop imaculados, estratégia
fantástica. A verdade é que suspeitamos que a estratégia de duas paragens para
Vettel e 3 para Webber, que tinha uma asa com menos apoio aerodinâmico e que
provocava mais desgaste, não era inocente e a ideia seria evitar um confronto
directo entre os dois. Mas Grosjean meteu-se na conversa. No entanto a Red Bull
teve sempre a operação controlada. Destacar o “nervoso” de Vettel que fez muitos
erros para aquilo que é costume. Não está habituado a ter de correr atrás do prejuízo.
Webber lutou como pôde mas Grosjean estragou-lhe a festa. Uma palavra para
descrever a Red Bull neste momento? Perfeita.
Lotus:
Normalmente era Kimi a safar a equipa mas desde que assinou
pela Ferrari, o Iceman tem caído de produção. Não esteve mal. Antes pelo contrário.
Mas não tem atingido o brilhantismo de outras corridas. Para quem esteve em 11º,
acabar em 5º é muito bom mas ele habitou-nos mal e esperamos sempre mais de um
piloto com um talento enorme. Grosjean tem-nos surpreendido. Parece que vão
longe os tempos em que tinha acidentes estúpidos. Hoje com uma condução rápida
e muito madura conseguiu um mais que merecido 3º. A sua largada foi excelente e
colocou-o nas contas, quando se calhar ninguém contaria com ele. O anúncio de
que ficará para o ano na Lotus acalmou o francês e isso nota-se. Se continuar
assim pode ser um caso sério.
Ferrari:
Era de esperar que Alonso conseguisse ficar no top5. O arranque
mais uma vez foi muito bom e a sua gestão da corrida foi óptima. O carro deu
lhe algo mais que não deu no resto do fim-de-semana e isso notou-se. Teve ainda
de lutar com o seu companheiro de equipa que se quer mostrar mas Alonso é de
outra liga. Há 3 anos que merece um carro que lhe permita ser campeão e não o
tem. Massa estragou tudo com a penalização por excesso de velocidade nas boxes.
10º é um mal menor mas podia ter conseguido bem mais. Está a voltar à velha
forma.
Mercedes:
Hamilton tinha tudo para fazer uma boa corrida mas o toque com Vettel deitou tudo a perder. Já Rosberg manteve a toada discreta dos últimos tempos. Uma corrida péssima para a Mercedes com uma desistência uma penalização de Rosberg por quase ter batido contra Perez nas boxes. 8º lugar é um mal menor. A equipa precisa de fazer mais e melhor. Tem recursos para isso. Ninguem esperava uma primeira parte de campeonato tao boa mas não podem agora dar um passo atrás. A indefinição nas chefias também não deve ajudar. Brawn deve estar de saída e apostamos para a McLaren.
Mercedes:
Hamilton tinha tudo para fazer uma boa corrida mas o toque com Vettel deitou tudo a perder. Já Rosberg manteve a toada discreta dos últimos tempos. Uma corrida péssima para a Mercedes com uma desistência uma penalização de Rosberg por quase ter batido contra Perez nas boxes. 8º lugar é um mal menor. A equipa precisa de fazer mais e melhor. Tem recursos para isso. Ninguem esperava uma primeira parte de campeonato tao boa mas não podem agora dar um passo atrás. A indefinição nas chefias também não deve ajudar. Brawn deve estar de saída e apostamos para a McLaren.
Sauber:
Este Hulkenberg enche-nos as medidas. Mais uma corrida de
grande qualidade por parte do alemão. A Sauber consegue no final do ano entrar
na discussão pelo 5º lugar de construtores com a McLaren e a Force India. E parece-nos
que conseguirão ficar à frente da Force India no final do ano. Hulkenberg é de topo.
Um piloto que tem tanto talento, devia lutar pelo título. A desculpa do peso,
embora lógica, é para nós estapafúrdia. Metam o homem num carro competitivo e
nunca mais se vão lembrar de quanto pesa. Gutierrez está também a subir de
produção. Primeiros pontos na F1 com um muito bom 7º. Mais agressivo a
defender-se e mais competitivo, está a mostrar o que não mostrou no resto da época.
McLaren:
Esperávamos mais de Button. 9º é um mal menor mas a
experiencia do britânico devia ter dado mais. A corrida não lhe correu de
feição e não foi capaz de poupar os pneus como sabe fazer. Já Perez fez uma
primeira parte muito boa mas foi abaixo no final, para acabar num miserável
15º. A pressão não lhe está a fazer bem. A culpa não é dele, mas sim de quem
gere a McLaren que não lhe dá confiança. Mas ele tem de ter força mental para
superar isso. Está a desiludir-nos. Mas continuamos a acreditar no seu valor.
Force India:
Ainda não foi desta o regresso aos pontos de Di Resta. 11º
no final da corrida em que foi discreto e não se deu por ele. Tem talento para
fazer mais. Sutil em 14º pode estar a queimar as ultimas etapas. Há rumores que
Hulkenberg estará de volta a Force India. Se assim for o alemão é o primeiro a
sair. Há também rumores que dizem que um dos jovens da McLaren poderá ter um
assento na equipa.
Toro Rosso:
Ontem erradamente dissemos que a época da equipa estava
feita mas esquece-mo nos que foram ultrapassados pela Sauber nas ultimas
corridas e que isso é negativo. Vergne tem sido uma sombra do que pode ser e
Ricciardo não consegue as prestações do meio da época. Vergne a ficar à frente
do australiano o que já não acontecia há muito. Tem o dever de mostrar mais
mesmo com os azares que tiveram.
Williams:
Pior que eles só mesmo a Caterham e a Marussia. Não demos
por eles não corrida e não sabemos se foi por ser demasiado cedo pela manhã mas
desconfiamos que raramente os vimos na corrida. Bottas ainda andou por lugares pontuáveis
mas foi apenas a miragem das mudanças nas boxes.
Caterham/Marussia:
Bianchi e Van der Garde trataram do assunto na primeira
curva e foram para o paddock mais cedo. Chilton prometeu muito na qualificação
mas na corrida não fez por confirmar as promessas. Pic num dia normal é melhor
que o britânico e hoje… foi um dia normal.
Destacar mais uma vez o teor estratégico da corrida. Não foi
por ai que faltou o interesse. Muito pelo contrário a parte interessante da
corrida passou também por ver que estratégia sortiria efeito. A F1 também é
isto. E esta pista de Suzuka é um mimo para quem gosta de F1.
Muitos rumores sobre Hulkenberg. Brundle disse que sabia que
ele já tinha assinado por outra equipa mas o alemão tratou de desmentir o
comentador. A verdade é que quase todos suspeitavam que ele sairia no fim da época.
Mas a noticia que dava o regresso à Force India deixou nos perplexos.
Hulkenberg não pode trocar a Force india para ir para a Sauber e depois voltar.
Tem talento para mais e deve exigir isso. Esperemos que o seu destino seja a
Lotus.
Destacamos também a homenagem privada que os pilotos fizeram a Maria de Villota falecida este fim de semana, devido as lesões que sofreu no acidente no ano passado com o Marussia. O automobilismo as vezes é injusto e rouba a vida de quem lutou uma vida por um sonho e por uma paixão. E lembra nos também que este desporto é perigoso por muitas medidas de segurança que se tomem. É este lado negro do desporto que nos faz ter respeito por ele. Por certo terá a companhia de grandes nomes que nos deixaram cedo demais tal como ela.
Próxima paragem na India dia 27 deste mês com a provável coroação
de Vettel.
Fontes:
autosport.com
Fotos:
https://www.facebook.com/JBFansAroundWorld?fref=ts
fotos retiradas da internet.
autosport.com
Fotos:
https://www.facebook.com/JBFansAroundWorld?fref=ts
fotos retiradas da internet.
Fábio Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário