Tudo que é bom acaba. Ultima jornada do campeonato de F1
2013. 19ª corrida do ano. O local? O mítico circuito de Interlagos, São Paulo,
Brasil.
Há países que tem uma ligação muito especial com a F1.
Inglaterra por exemplo, sempre teve uma tradição muito forte na F1. Finlândia, que sempre fez grandes pilotos de F1. Ultimamente a Alemanha. Mas a F1 não
seria a mesma sem o Brasil. Do país do samba e do futebol saíram alguns dos
maiores talentos que a F1 viu. Fittipaldi, Piquet, Senna. Nomes que simbolizam talento e determinação enormes. Sem eles a F1 estaria por certo muito
mais pobre. É por isso sempre bom voltar a casa destes grandes vultos do grande
circo.
Este é uma prova que vai ficar para a história já a partida.
Interlagos acolherá pela última vez os V8 aspirados. A nova era da F1 está à
porta, com motores mais pequenos, turbos e narizes feios. O som dos V8 será
recordado com saudade, tal como recordamos os V10 e V12. Vamos aproveitar cada
volta para nos despedirmos destas máquinas.
Será também o último GP de F1 para Mark Webber. O
australiano vai colocar termo a sua carreira de piloto de F1 para ingressar na
Porsche que entrará nas competições de Endurance. Vamos ter saudades de Webbo.
Muitos motivos de interesse, ao qual adicionamos a própria pista.
Interlagos é uma das míticas pistas, com o seu traçado fluido, as suas curvas hipnóticas.
Inaugurado em 1940, o circuito de Intelagos já sofreu inevitáveis
alterações. Recebe desde 1972 a F1 e sempre foi muito apreciada pelos pilotos.
Ultimamente tem recebido a ultima corrida de cada época e tem sido palco de
finais dramáticos, tal como aconteceu em 2008 quando Hamilton se sagrou campeão
na última curva enquanto todos festejava a vitória de Massa que se pensava ser
ele o campeão do mundo. Uma desilusão tremenda para Massa. Ser coroado campeão
com uma vitória, frente ao seu público será provavelmente o sonho de muitos.
Tanta história haveria para contar sobre este traçado. Mas
por hoje vamos nos ficar pelos dados estatísticos da pista.
Comprimento da pista: 4.309 Km
Nº de voltas: 71
Distancia de corrida: 305.909 Km
Melhor volta em corrida: 1:11:473, Juan Pablo Montoya, 2004
Melhor volta do circuito: 1:09:822, Rubens Barrichello, 2004
Nível de apoio aerodinâmica: Alto
Passagens de caixa por volta: 42
Consumo de combustível por volta: 1.9 Kg
Pneus para 2013 : Duros e médios
Evolução dos traçados da pista:
1973:
1979:
1990:
Traçado actual com as zonas DRS para 2013:
Onboard da pista:
Fábio Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário