quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Bridgestone desmente Jorge Lorenzo

foto: Mirco Lazzari gp/Getty Images AsiaPac
Depois dos vários incidentes no G.P. da Austrália, com alguns pilotos a caírem devido à falta de aderência dos novos pneus slicks assimétricos introduzidos para a corrida de Phillip Island, vários pilotos mostraram a sua insatisfação.

Marc Márquez foi um dos prejudicados e mesmo que não tenha caído, Jorge Lorenzo sentiu-se lesado porque, segundo o piloto espanhol, durante as primeiras 20 voltas conseguiu igualar o ritmo de Valentino Rossi, mas nas últimas voltas teve de baixar consideravelmente o seu ritmo.

foto in: adelaidenow.com.au
Lorenzo viu ainda Cal Crutchlow a ultrapassa-lo e cair poucas voltas depois. Foi a sorte do piloto da Yamaha para terminar em 2º. No final da corrida, Lorenzo não estava com cara de muitos amigos e em declarações aos jornalistas presentes, admitiu que teve de baixar a velocidade para não cair, como Márquez, Crutchlow ou Pól Espargaró, mas que não entendia o facto dos seus pneus não terem a aderência necessária no final da corrida, enquanto o mesmo tipo de pneu na moto de Rossi nunca lhe colocou problemas.

foto in: motogp.com
Shinji Aoki, director do departamento de desenvolvimento da Bridgestone, desmentiu, em comunicado de imprensa, o piloto espanhol. Segundo o comunicado da marca, o tempo por volta de Lorenzo no primeiro terço da corrida foi consistente, igual ao de Rossi e que por esse motivo o pneu funcionou como deveria. O facto de o piloto ter aumentado o seu tempo por volta, ou seja, baixado o ritmo, segundo a Bridgestone
deve-se ao facto do pneu ter mostrado um desgaste muito grande devido, ou ao estilo de condução, ou à configuração da moto, ou a ambos. Quer isto dizer que a marca não detectou nenhum problema de desgaste precoce ou defeito, mas responsabiliza o piloto e a equipa pelo maior desgaste do pneu da frente da Yamaha.

Quanto às quedas que aconteceram durante a prova, a Bridgestone defende-se com a descida da temperatura da pista. As condições em corrida foram muito diferente do que nos treinos livres. As mudanças de temperatura ou o vento mais fresco são usuais em Phillip Island.

Pedro Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário