A primeira corrida foi dominada completamente pela Honda.
O
top 3 na qualificação manteve-se no final da corrida com Tarquini a gerir a
liderança, enquanto Tiago Monteiro se defendia de Michelisz e este de Muller.
No final o regresso as vitórias da Honda com Tarquini a
oferecer a prenda quando no ano passado foi Monteiro a dar o primeiro pódio no
regresso da Marca nipónica.
Resultados da 1ª corrida:
Pos Driver Team/Car Time/Gap
1. Gabriele Tarquini Honda 22m18.761s
2. Tiago Monteiro Honda + 1.202s
3. Norbert Michelisz Zengo Honda + 1.616s
4. Yvan Muller RML Chevrolet + 5.091s
5. Tom Coronel ROAL BMW + 5.975s
6. James Nash Bamboo Chevrolet + 7.748s
7. Michel Nykjaer Nika Chevrolet + 9.760s
8. Alex MacDowall Bamboo Chevrolet + 10.078s
9. Pepe Oriola Tuenti SEAT + 14.055s
10. Mehdi Bennani Proteam BMW + 19.374s
11. Fredy Barth Wiechers BMW + 21.474s
12. Stefano D'Aste PB BMW + 21.479s
13. James Thompson Lada + 21.837s
14. Darryl O'Young ROAL BMW + 24.891s
15. Fernando Monje Campos SEAT + 25.937s
16. Marc Basseng Munnich SEAT + 27.197s
17. Robert Huff Munnich SEAT + 27.507s
18. Charles Ng Engstler BMW + 36.500s
19. Franz Engstler Engstler BMW + 41.278s
20. M.Kozlovskiy Lada + 1 lap
21. Rene Munnich Munnich SEAT + 2 laps
Retirements:
Tom Boardman Special Tuning SEAT 6 laps
Tom Chilton RML Chevrolet 1 lap
A segunda corrida com a grelha invertida, via Tom Coronel na
frente de onde não saiu mais. Oriola vinha atrás na perseguição, mas não
conseguiu manter o lugar, deixando passar Huff, Muller, Tarquini.
Com Huff na segunda posição, o britânico tentava o primeiro
pódio pela SEAT, mas um erro na entrada de uma curva fê-lo perder o lugar para
Muller e Tarquini. O trio da frente manter-se-ia inalterado, com Muller a manter
Tarquini à distância, embora por pouco, enquanto Huff sofria de constantes ataques
por parte de Monteiro que seguia em quinto. O português teve um inicio de prova
espectacular mas deitou por terra um resultado mais favorável com um erro de
condução.
No final vitória para Tom Coronel e a BMW. Muller em 2º
continuou a angariar ponto e Tarquini em 3º mostrou que não quer deixar fugir o
francês.
Nota de destaque para a Honda que este fim de semana se
mostrou muito forte. Se o carro continuar a evoluir a este ritmo pode acontecer
que a Honda seja a sucessora da Chevrolet no domínio do WTCC.
Tiago Monteiro consegue assim fazer 32 pontos nesta jornada bem positiva para o português.
Tiago Monteiro consegue assim fazer 32 pontos nesta jornada bem positiva para o português.
Resultados da 2ª corrida:
Pos Driver Team/Car Time/Gap
1. Tom Coronel ROAL BMW 22m26.224s
2. Yvan Muller RML Chevrolet + 2.990s
3. Gabriele Tarquini Honda + 3.345s
4. Robert Huff Munnich SEAT + 4.954s
5. Tiago Monteiro Honda + 5.222s
6. Pepe Oriola Tuenti SEAT + 11.365s
7. Tom Chilton RML Chevrolet + 11.625s
8. Alex MacDowall Bamboo Chevrolet + 11.816s
9. Mehdi Bennani Proteam BMW + 12.265s
10. Darryl O'Young ROAL BMW + 12.498s
11. Stefano D'Aste PB BMW + 12.827s
12. Michel Nykjaer Nika Chevrolet + 13.678s
13. Fredy Barth Wiechers BMW + 14.651s
14. James Thompson Lada + 18.518s
15. Marc Basseng Munnich SEAT + 19.887s
16. Fernando Monje Campos SEAT + 20.246s
17. James Nash Bamboo Chevrolet + 22.418s
18. Tom Boardman Special Tuning SEAT + 31.643s
19. Rene Munnich Munnich SEAT + 32.076s
20. M.Kozlovskiy Lada + 35.472s
21. Norbert Michelisz Zengo Honda + 54.663s
Retirements:
Charles Ng Engstler BMW 4 laps
Franz Engstler Engstler BMW 2 laps
Declarações de Monteiro:
"No computo geral não podia estar mais satisfeito. Foi um fim-de-semana excelente para mim, para a equipa e para a Honda. Os meu agradecimentos e Parabéns a todos. Somámos muitos pontos e isso foi excelente em termos de Campeonato"
1ª corrida.
"Podia ter atacado mais, mas seria difícil ultrapassar o Gabriele, uma vez que estávamos com o mesmo andamento. O Norbert estava a pressionar-me mas optei estrategicamente por não desgastar muito os pneus e controlar o seu andamento. O ano passado houve vários rebentamentos de pneus perto do final das corridas e não quis correr esse risco. O primeiro pódio da época com a Honda tem um sabor especial"
2ª corrida.
"Depois do excelente arranque e de estar em condições de voltar a lutar pelo pódio, claro que não gostei daquele toque que me pareceu muito forçado. Aliás, tive oportunidade de mostrar esse meu descontentamento ao Yvan. Claro que depois de cair para sétimo, a minha missão ficou mais complicada. Consegui ultrapassar dois adversários e terminar em quinto. Apesar de tudo foi uma corrida muito interessante"
A próxima ronda do WTCC acontece já no próximo fim-de-semana de 4 e 5 de Maio em Budapeste na Hungria.
Campeonato de pilotos:
Pos. | Driver | Points | |||
---|---|---|---|---|---|
1. | 120 | ||||
2. | 96 | ||||
3. | 57 | ||||
4. | 55 | ||||
5. | 51 | ||||
6. | 49 | ||||
7. | 47 | ||||
8. | 46 | ||||
9. | 34 | ||||
10. | 31 | ||||
11. | 28 | ||||
12. | 22 | ||||
13. | 4 | ||||
14. | 3 | ||||
15. | 3 | ||||
16. | 2 | ||||
17. | 1 | ||||
18. | 1 | ||||
19. | 1 | ||||
20. | 0 | ||||
21. | 0 | ||||
22. | 0 | ||||
23. | 0 | ||||
24. | 0 | ||||
25. | 0 |
Fontes:
Autosport UK
Autosport PT
http://myemail.constantcontact.com/Primeiro-p-dio-da--poca-para-Tiago-Monteiro.html?soid=1101569497804&aid=M5jJ_v4GaXY
Fábio Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário