foto in: https://www.facebook.com/WorldRally/photos_stream |
Desta vez J. M. Latvala não vacilou e venceu a prova
francesa, num rally em que dominou por completo, desde o dia inaugural até o
seu final, aproveitando assim da melhor maneira os azares do seu colega de
equipa, S. Ogier, que logo no primeiro dia de prova ficou arredado de qualquer
hipótese de uma boa classificação, com problemas de motor, de caixa de
velocidades e num amortecedor, aliado a uma penalização de mais de 4 minutos,
colocou o francês bem longe dos mais rápidos, e viu o seu colega de equipa com
o caminho livre em busca da vitória.
O piloto finlandês ainda teve alguma réplica por parte do
outro piloto da Volkswagen, A. Mikkelsen que ainda ameaçou a liderança de
Latvala, mas a maior experiência do número 2 da marca alemã, fez dilatar a
diferença entre os dois, de forma irrecuperável.
foto: McKlein |
Quem assistia a esta luta na 3ª posição era K. Meeke, que
ainda tentou acompanhar o ritmo forte dos dois mais rápidos, mas cedo cedeu uma
margem que demonstrava que o homem da Citroen não podia forçar mais o
andamento, sobre risco de sair de estrada, preferindo desta maneira controlar o
andamento, e mantendo a sua posição no lugar mais baixo do pódio salvaguardada.
D. Sordo rodava na 4ª posição em luta com o surpreendente E.
Evans, mas um problema no alternador do Fiesta do britânico fê-lo perder algum
tempo, caindo injustamente para lugares não condizentes com o seu andamento.
Enquanto isso era a luta pela 5ª posição que aquecia, entre
Ostberg, Hirvonen e Kubica separados por apenas 4´s no final do 1º dia de
prova.
foto in: https://www.facebook.com/WorldRally/photos_stream |
Outra das desilusões do rally era mesmo T. Neuville, que não
ia além de um 11º lugar também com problemas de perda de potencia no
motor do seu I20 WRC.
No segundo dia de prova, entre os mais rápidos não houve alterações, apenas o facto de cada vez as distâncias aumentavam entre os homens
do pódio, que rodavam a controlar o andamento, rendidos as evidências.
As lutas interessantes eram mais atrás, com Kubica a
conseguir assumir a 5ª posição de forma espectacular, a menos de 1´s inclusive
do 4º lugar de D.Sordo, deixando Hirvonen já a 12´s de si, e Ostberg já a mais
de 1 minuto.
Photo: @tWorld by Andre Lavadinho |
Para o ultimo dia do rally francês, apenas 4 especiais
contra o cronómetro, onde apenas azares poderiam mexer na classificação geral
entre os três primeiros. Nada de anormal aconteceu, e ao contrário do que
aconteceu na Alemanha, desta vez Latvala levou a melhor, vencendo o que acabou
por ser uma prova tranquila para o piloto Finlandês, que ainda assim demonstrou
um ritmo inatingível para toda a concorrência. Mikkelsen fechou na segunda
posição, e Meeke completou o pódio.
O drama do derradeiro dia foi mesmo mais a traz, mesmo com
as posições já praticamente definidas, na última especial, em plena “power
satge” R. Kubica que rodava num excelente 5º lugar teve uma saída de estrada,
que ditou o abandono. Sem nada a ganhar, e tudo a perder, o piloto polaco
voltou a vacilar, e desta vez em direto ao vivo e a cores.
https://www.facebook.com/WorldRally/photos_stream |
A “power stage” foi vencida por Ogier, naturalmente a
arriscar tudo para minimizar estragos, deixando a mais de 10´s um surpreendente
E. Evans, e na terceira posição ficou Latvala, que juntou assim mais um ponto
aos 25 que amealhou após a vitória do rally.
Com este abandono de Kubica, algumas mexidas sucederam na
classificação geral final, com Hirvonen a ascender à 5º posição, Evans acaba
por ultrapassar Ostberg, remetendo este á 7ª posição, ficando ele em 6º, o que
acabou por ser um prémio justo para o homem da Ford.
Com esta vitória, J. M, Latvala aproxima-se de Ogier na luta
pelo título, que fica assim de novo reaberta, com 27 pontos a separar os dois
pilotos da Volkswagen, quando existe ainda 56 pontos em disputa. Tudo em aberto
e bem longe de estar decidido.
Finalizado o rally, confira a classificação final da prova:
foto: @World |
Em WRC2 estavam os nossos olhos colados à espera de uma
vitória lusa, com a dupla B. Sousa e H. Magalhães a lutarem até ao último metro
pela conquista do lugar mais alto do pódio, que sorriu ao piloto da casa Q.
Gilbert.
Numa prova espectacular por parte de B. Sousa que ainda
chegou a rodar na frente, foi alternando com o seu rival francês nessa mesma
posição, sendo que um peão do piloto madeirense na SS12, fê-lo perder alguns
segundos que acabaram por ser decisivos na atribuição da vitória final.
E todo caso a dupla portuguesa não desistiu e tudo fez para
recuperar a liderança até ao final do rally, Gilbert acabou por levar a melhor
por apenas 7.4 seg.
Fica ainda assim o registo bem positivo dos nossos compatriotas,
que se bateram de forma briosa com piloro bem mais experimentados e
conhecedores destes troços, como são os pilotos locais, todos eles verdadeiros
especialistas em asfalto. Bravo Bruno e Hugo.
Classificação final da prova:
Geral do WRC2:
E foi assim mais uma prova do mundial de ralis, 11º etapa do
campeonato, que após a prova francesa vê a emoção crescer na luta pelo titulo,
com Latvala mais próximo de Ogier, e com tudo para se decidir na duas últimas
jornadas da temporada. A próxima paragem é Espanha uma prova sempre
espectacular, e difícil sendo um rally de pisos mistos, a afinação do carro é
essencial, para atingir o melhor resultado.
É ainda neste mês que o WRC regressa, no país vizinho, por
isso marque na sua agenda motorizada, de 23 a 26 de Outubro rally de Espanha,
carregadinho de emoções forte.
Nós estaremos deste lado para lhe dar conta de todas as
incidências do mundo dos desportos motorizados, por isso não se esqueça de
acompanhar o nosso blogue bem como a nossa página de facebook, com todas as
notícias, análises e cronicas sobre o que nos une.
Até lá já sabem, é a receita de sempre…if in doubt flat out!
Carlos Mota
Sem comentários:
Enviar um comentário