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Foto: Getty Image |
Se as coisas já andavam a ficar cinzentas para a Mercedes,
ficaram definitivamente negras. A gestão de dois potenciais campeões do mundo
nunca é fácil mas o erro de Rosberg já era esperado. Com tanta luta algum havia
de errar. No entanto quem perdeu foi a equipa e permitiram que a Red Bull
conseguisse recuperar algum terreno. Erros destes podem pagar-se caros em alta
competição.
Mercedes:
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Foto: Mercedes |
Podia ter sido mais uma corrida perfeita… mas acabou em
desastre. Rosberg usou a “táctica
Hamilton” para tentar passar o britânico, sendo agressivo em demasia. Acabou
como o mau da fita. Arruinou a corrida de Lewis
que podia facilmente ter chegado ao pódio e a sua também. Uma potencial
dobradinha acabou apenas num 3º lugar e uma desistência. É justo culpar Rosberg pelo incidente? Sim. O alemão tinha espaço
suficiente para não tocar em Hamilton e a azia de Hungria, onde Hamilton
esqueceu as ordens de equipa, estarão no cerne da questão. É justo fazer dele o vilão? Não. Isto é competição. Se fosse ao
contrário? Sou sincero não aprecio muito o alemão mas começa-se a ver um
Hamilton bastante apoiado fruto dos constantes azares que tem tido e um Rosberg
que se calhar se começa a sentir um pouco desvalorizado, mais ainda sendo o
líder do campeonato. A culpa é claramente de Rosberg desta vez, mas se não
fosse a ponderação do alemão o caldo já tinha entornado há muito tempo. Mas não
vejo nada de mais no acidente. Foi um erro. Agora pensar que foi propositado?
Parece-me rebuscado demais. O que tirar deste incidente? Provavelmente Hamilton
terá alguma benesse em estratégia numa corrida futura, para acalmar a situação.
Mas que a Mercedes vai tentar a todo o custo evitar mais confrontos isso parece
certo. Agora será através de ordens de equipa? É que se o método for esse, não
vai haver Rennie que chegue para os dois. Como Wolf, Lauda e Lowe vão gerir
esta “crise”, pode definir o resto do campeonato e até o futuro da equipa. Se
calhar começam a ter saudades de Brawn. Mas isto é F1. Este tipo de novelas faz
falta. Continuem assim rapazes.
Red Bull:
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Foto: Getty Image |
Mais uma corrida espectacular de Ricciardo. Os Bull´s
estiveram menos bem na qualificação e quem viu nos treinos reparou que o carro
era um pouco nervoso a entrar nas curvas, devido à “pouca asa” que tinham. A equipa voltou
a fazer um trabalho excelente na afinação. E Ricciardo mais uma vez aproveitou
os desperdícios da Mercedes. Passou por Vettel, que errou muito nesta corrida (errou vezes demais para um tetra-campeão do mundo) e que escancarou a porta
para o australiano passar. Um par de boas manobras e uma gestão impecável da
corrida foram suficiente para vencer. Que piloto este Ricciardo! É a surpresa do ano. Está a envergonhar o
colega de equipa. Não parece certo que consiga chegar ao titulo. Se os Mercedes
deixarem as brincadeiras, os Red Bull não tem hipótese. Mas que o encurtar da
distancia dá ânimo à equipa e ao piloto isso é certo. Outra coisa que é
certa…Ricciardo conquistou o respeito e admiração do paddock e dos fãs. Esse
será o ser maior prémio este ano.
Williams:
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Foto: Williams |
Ver Bottas a
passar Raikkonen cheirou a passagem de testemunho. Raikkonen já avisou mais uma
vez que o futuro na F1 pode não ser tão longo quanto isso e Valtteri está a
conquistar cada vez mais pontos. Mais um pódio (3 em 4 corridas) e mais uma
excelente corrida. A Williams tem o melhor carro em recta, sendo Spa e Monza as
melhores pistas para brilharem. Bottas fez por isso. Já Massa teve problemas
com a asa dianteira. Pedaços de borracha diminuíram o apoio aerodinâmico e estragaram
a corrida do brasileiro que não se livra de problemas nas corridas. Espera-se
muito deles em Monza. Mas a forma como a Williams está a crescer alegra quem
gosta de F1.
Ferrari:
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Foto: Ferrari |
O
Iceman voltou.
O rei de Spa regressou do exilio e pelo meio das brumas da floresta belga veio
mostrar que quem sabe nunca esquece. Uma corrida muito boa do finlandês que
finalmente se mostrou na Ferrari. Muito discreto mas sempre no sítio certo, fez
uma corrida “Lotus Style” onde ninguém dá por ele, mas ele factura. So podemos
estar contentes com esta corrida de Kimi. Já precisava de uma corrida assim
para se animar. Pela primeira vez esta época ficou à frente de
Alonso que fez uma corrida mediana,
para quem nos habituou a tanto. Não foi uma corrida fácil e ganha mais uma vez
o trofeu de melhor ultrapassagem (passar por fora em Rivagem, está só mesmo ao
alcance dos melhores). A Ferrari foi criticada e com razão pode ter arriscado a
integridade dos mecânicos ao entrarem em pista com a volta de lançamento em
curso para voltar a ligar o carro de Alonso. Para quem coloca a segurança em
primeiro lugar e as vezes de forma abusiva apenas 5 seg de penalização parece
curto.
McLaren:
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Foto: McLaren |
Passos pequenos mas passos em frente. A equipa mostrou
evolução numa pista que os favorece. Ainda está longe do nível exigido mas
nota-se agora claramente uma evolução positiva.
Button esteve ao seu nível, combativo mas leal e com um bom
resultado.
Magnussen deu nas vistas.
Foi penalizado por ter abusado na defesa da sua zona mas é por causa destas
penalizações que se diz que a F1 é para meninos de 17 anos. É verdade que
Alonso foi à relva por causa disso, mas foi no limite e os comissários podiam ter deixado
passar. Mas o menino da McLaren fez-se homem e mostrou cara feia a Alonso, Vettel e
Button. É assim que gostamos dele. Aguerrido. Nós, que já tínhamos dito que lhe
faltava um pouco de "sangue na guelra", mostrou que afinal quando quer sabe ser
valente. Um resultado positivo para a equipa.
Force India:
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Foto: Force India |
Parece o ano passado. Começaram muito bem mas agora parecem claudicar.
Numa pista onde podiam e deviam ter sido melhores, ficaram atrás da McLaren e os
desempenhos não foram muito positivos.
Pérez
ainda pontuou mas andou sempre longe das lutas e
Hulkenberg, depois da desistência na Hungria, voltou a ficar em
branco. Fez uma boa recuperação é certo mas não foi o suficiente. A Force India
está a desperdiçar uma excelente hipótese de brilhar mais. Seria um passo fundamental
para a consolidação da equipa.
Toro Rosso:
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Foto: Toro Rosso |
Kvyat esteve mais
uma vez muito bem. O jovem russo foi o melhor Toro Rosso mais uma vez e fez uma
corrida muito consistente sendo considerado por alguns o rookie do ano. Já
Vergne não conseguiu sobressair e fazer
melhor que o rookie. Foi esta diferença mínima para Kvyat que o fez perder o
lugar. O francês tem agora o resto do ano para mostrar que merece um lugar na
F1. Mas parece-nos que as portas começam a fechar-se para JEV.
Sauber:
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Foto: Sauber |
Mais do mesmo também. O carro não anda nem desanda.
Evoluções não se vislumbram e os pilotos também mantem a mesma bitola exibicional.
OUu seja tudo muito complicado. Os pontos ainda estão muito longe. Ao menos não
desistiram. O único sinal positivo.
Marussia/ Caterham:
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Foto: Caterham |
Bianchi com o toque logo no inicio com Grosjean ficou para
trás e o resto da corrida foi muito difícil. Foi obrigado a desistir perto do
final mas não teve hipótese de mostra a sua qualidade. Ficou com Chilton o
dever de defender a equipa e conseguiu e ultrapassou Ericsson nas ultimas
voltas. Ficou então visto quem é o melhor dos piores. No entanto foi uma
“estalada” para a equipa que quis colocar Rossi no lugar de Chilton que foi
obrigado a desembolsar mais dinheiro para se manter. Ericsson foi mais do
mesmo. Mas interessa dizer aos leitores que se tiverem muito dinheiro e uma
super-licença poderão conduzir um Caterham. A equipa pelos vistos colocou os
lugares “à venda” e já se fala que Sainz Jr poderá ter lugar no próximo GP
patrocinado pela Red Bull. E mais pilotos estão na calha. É este o estado da
Caterham. Vender lugares para ter dinheiro. A primeira experiencia com Lotterer não correu bem. Obrigado a desistir logo na primeira volta não teve tempo para mostrar serviço. Mas na qualificação mostrou a qualidade que lhe é reconhecida.
Lotus:
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Foto: Lotus |
Mais uma corrida ingória para ambos os pilotos. Maldonado
continua a acumular erros e Grosjean voltou a não acabar a corrida. Evoluções,
nem vê-las, tal como a fiabilidade e a velocidade. Nada a acrescentar
Próxima paragem, a catedral da velocidade. Monza daqui por 2 semanas.
Fotos:
Retiradas das páginas de facebook das equipas acima mencionadas.
Fábio Mendes
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