|
Foto: Hyundai Motorsport |
Num fim de semana tão rico em casos e desavenças, vitórias e derrotas, foi-nos difícil escolher os homens para o pódio e principalmente, escolher apenas um para o drive through. Como candidatos à penalização, estavam grandes nomes do automobilismo, como Latvala, Ogier, Rosberg ou Hamilton. Tivemos de fazer um esforço, e mesmo assim não foi unânime, para chegar a um consenso. Quem merece o lugar mais alto do pódio e quem merece ser penalizado?
#1 Thierry Neuville
O belga acordou na Domingo para mais um dia de prova no rali da Alemanha, mas a meio da manhã já era o mais provável vencedor! É certo que venceu a jornada alemã do WRC muito por custa do desassossego dos homens da Volkswagen, principalmente Latvala, mas o piloto da Hyundai fez história, ao conseguir a primeira vitória para a equipa. Aguentou a pressão que lhe foi incutida, coisa que não conseguiram fazer Latvala e Meeke, por isso merece o nosso prémio. Não pensávamos na Sexta-feira que na Segunda-feira tivéssemos a gabar Neuville!
#2 Daniel Ricciardo
|
Foto: Red Bull Racing |
O piloto da Red Bull tem conseguido ultrapassar as desconfianças e surpreender os adeptos da F1. Já sabíamos que era bom piloto, mas não sabíamos que era capaz de encostar Vettel a um canto, rebaixar os Williams e ainda ser capaz de ser o único piloto não Mercedes a vencer provas. Well done Mr. Smiles! As bandeiras australianas já se multiplicam em cada GP, sinal que os seus compatriotas estão com ele.
No inicio de 2013, quando se começou a falar de um substituto para Webber, falou-se de Vergne e Ricciardo teve de arrancar boas exibições para se colocar na fila. Boa escolha de Horner e companhia!
#3 Kimi Raikkonen
|
Foto: Scuderia Ferrari |
O Iceman regressou às pistas. Uma exibição discreta mas muito eficaz do piloto Ferrari que bateu pela primeira vez o seu colega de equipa. Numa pista onde tradicionalmente se dá muito bem, Kimi voltou a mostrar a sua qualidade. Não esteve envolvido em grandes lutas mas o simples facto de ver Raikkonen no top 5, onde ele deveria andar constantemente, já é motivo de alegria. Kimi precisava de um resultado assim e acima de tudo precisava de bater Alonso para voltar a ganhar confiança. É um dos melhores sem duvida mas o carro ainda não lhe assenta bem. E a sucessão de maus resultados podem ter quebrado a confiança de Kimi. Pode ser agora o inicio de uma nova fase.
Drive Through - Latvala
|
Foto: Volkswagen Motorsport |
Teve uma oportunidade de ouro de colocar definitivamente em sentido Ogier e lutar pelo titulo até ao fim. Mas voltou a falhar e numa altura onde não podia, nem tinha razões para isso.Tinha uma vantagem confortável e apenas tinha de gerir o andamento. Deitou tudo por terra. Ogier não erra com facilidade. Errar duas vezes então é caso de estudo. Não aproveitar isso foi o pior que podia ter feito. Latvala é muito bom, tem talento e é sem duvida dos melhores pilotos de rally, mas enquanto não ganhar consistência nunca conseguirá ser campeão. Em Portugal brinca-se com o nome dizem "Lá está ele outra vez na vala". É uma pena pois ao nivel de andamento, não fica nada a dever a Ogier.
Fotos:
retiradas das páginas oficiais das equipas dos pilotos acima mencionados.
Fábio Mendes e Pedro Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário