Depois da chuva diluviana que se abateu em Spa ontem à
noite, para hoje estavam previstos 40 a 50% de hipóteses de chuva no meio da
corrida. Mas como fez horas extras durante a noite, a chuva resolveu tirar uma
folga e não apareceu para a corrida.
Toda a gente estava curiosa para ver os desempenhos dos
Mercedes e de Kimi uma vez que a Red Bull não iria desiludir ninguém.
Quando se apagaram as luzes assistimos a uma excelente saída
de Rosberg, Button e Alonso que conseguiram subir varias posições. Button ficou
em 4º beneficiando da boa primeira curva longe da confusão. Alonso entrou de
faca na boca e arriscou tudo, conseguindo ficar logo atrás do McLaren. Alonso e
Button lançaram-se na perseguição a Rosberg, enquanto na frente Vettel
pressionava Hamilton que tinha passado Eau Rouge em 1º mas que na recta Kemmel
viu de forma surpreendente o Red Bull passar para a frente sem DRS, apenas com
velocidade de ponta ( a asa com menos apoio aerodinâmico que ontem tínhamos
anunciado que poderia não ser usada afinal foi usada com resultados práticos
excelentes). Webber por seu lado teve mais um péssimo arranque (já é habito no
australiano).
Foi basicamente o fim da história deste GP, que ao contrário
do que costume teve poucos motivos de interesse.
Na volta 4 Alonso assumia a 4ª posição passando por
Button.
A meio da 8ª volta começava-se a notar problemas nos travões
de Kimi, que deitavam demasiado pó preto, característico de quando os travões
estão demasiado quentes.
Entretanto o Caterham de Pic já tinha abandonado por uma
fuga de óleo.
Na mesma volta um duelo explosivo: Grosjean vs Perez. O
mexicano conseguiu passar mas apertou o francês na entrada para a chicane a
seguir a Kemmel e foi penalizado com um Drive Through.
Na 15 volta Alonso conquistava mais uma posição
ultrapassando Hamilton, numa manobra excelente.
Na volta 26 dá-se o golpe de teatro do dia. Kimi tenta
passar Massa na “Bus Stop” e segue em frente. Falha nos travões que levou ao
abandono do finlandês, 38 GP`s depois do último abandono.
Pouco depois Maldonado envolveu-se com Sutil e Di Resta,
quando se tentava defender de Gutierrez. No primeiro contacto com Sutil o
venezuelano não tem qualquer culpa pois Sutil cortou-lhe a trajectória
danificando a asa dianteira do Williams. Vendo a entrada das boxes mesmo à sua
frente, Maldonado aponta para lá esquecendo de Di Resta que vinha logo atrás.
Culpas para o piloto da Williams que atirou o Force India para fora da corrida
e prejudicando o britânico. Maldonado foi penalizado com um Stop&Go de 10
seg.
Volta 30, tínhamos Vettel que dominava sem problemas, Alonso
ia cimentando o 2º lugar e Button ia sonhando com o pódio. Seguiam-se Hamilton,
Rosberg, Webber, Grosjean, Massa, Ricciardo e Perez.
O sonho de Button durou apenas até a volta 35, quando fez a
última paragem para pneus. O McLaren não tinha andamento para o Mercedes de
Hamilton e como tal jogaram pelo seguro assegurando pelo menos o 6º lugar.
O resto da corrida não teve motivos de interesse. Vettel
aumentou a sua liderança para quase 16 seg. Alonso que não tinha andamento para
mais e aguentou o 2º lugar e Hamilton geriu o 3º lugar.
Corrida não muito emocionante, ao contrário do que é costume
em Spa, com a Red Bull a dar mais uma lição e Vettel a vencer pela 31ª vez na
sua carreira, 5ª este ano e o título começa a ser uma realidade cada vez mais
presente.
Resultados finais:
Pos Driver Team Time/Gap 1. Vettel Red Bull-Renault 1h23m42.196s 2. Alonso Ferrari +16.869s 3. Hamilton Mercedes +27.734s 4. Rosberg Mercedes +29.872s 5. Webber Red Bull-Renault +33.845s 6. Button McLaren-Mercedes +40.794s 7. Massa Ferrari +53.922s 8. Grosjean Lotus-Renault +55.846s 9. Sutil Force India-Mercedes +1m09.547s 10. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari +1m13.470s 11. Perez McLaren-Mercedes +1m21.936s 12. Vergne Toro Rosso-Ferrari +1m26.740s 13. Hulkenberg Sauber-Ferrari +1m28.258s 14. Gutierrez Sauber-Ferrari +1m40.436s 15. Bottas Williams-Renault +1m47.456s 16. van der Garde Caterham-Renault +1 lap 17. Maldonado Williams-Renault +1 lap 18. Bianchi Marussia-Cosworth +1 lap 19. Chilton Marussia-Cosworth +2 laps Fastest lap: Not classified/retirements: Driver Team On lap Di Resta Force India-Mercedes 26 Raikkonen Lotus-Renault 25 Pic Caterham-Renault 8
Destaques:
Red Bull:
Não podíamos começar os destaques sem falar
na equipa campeã em título. A facilidade com que Vettel ultrapassou Hamilton na
Kemmel, na primeira volta, foi evidência do excelente estado do carro e de que
podemos esperar um Vettel ao ataque á revalidação do título. Mark Webber também
esteve bem embora começando de forma muito má, não entrando em duelos, mas já
vimos provas bem mais interessantes do australiano. No geral, a Red Bull foi,
no nosso entender a melhor equipa em pista e Vettel ganhou muito bem.
Ferrari:
A novidade não foi Alonso ter ficado em 2º lugar,
foi ter conseguido sair de 9º na grelha e ao mesmo tempo que Vettel passava
para 1º, o espanhol já estava em 5º. O próprio piloto disse, que depois de
passar Hamilton e chegar ao 2º posto, foi uma corrida aborrecida, isto para um
piloto para quem a silly season foi tudo menos aborrecido. O seu colega de
equipa fez uma corrida sem erros e sem assustar a Pit Wall, bem ao estilo de um
segundo piloto de equipa.
Mclaren: Foi sem sombra de dúvidas, uma das melhores
corridas da Mclaren este ano, mesmo que o resultado de Pérez não seja
condizente com a prestação do seu colega de equipa. Button foi impecável na
corrida, mas em certos momentos, em luta directa com alguns pilotos, notava-se
a falta de carro. Se a largada de Alonso foi espectacular, a largada de Jenson
Button foi um hino à F1. Na grelha via-se o fumo branco a sair dos travões do
inglês ( sinal de que o piloto tinha
aquecido bem os travões) o que permitiu a Button travar mais tarde e sair por
fora da confusão na La Source. O 5º lugar do britânico foi bom. O seu colega de
equipa esteve muito pior. Não gostamos da prestação de Checo e consideramos que
foi uma das piores prestações da corrida de hoje, ainda assim, achamos a penalidade
(Drive Through), injusta admitindo no entanto que o mexicano apertou Grosjean.
Mercedes: Os Silver Arrow estiveram muito mal durante a
corrida, depois de terem conseguido uma boa qualificação. Hamilton já tinha
avisado que largar de 1º com Vettel atrás, seria quase um castigo, porque já
sabia que seria difícil aguentar o alemão. Nunca seria de esperar era um
andamento tão fraco dos Mercedes. Rosberg era fácil de ultrapassar, enquanto
Hamilton devia de estar a rezar por chuva. Ross Brawn não deve estar muito
contente e terá de imediato tirar ilações para Monza daqui a 15 dias.
Lotus: O regresso às pistas não foi o melhor para a Lotus.
Raikkonen já não desistia à 38 corridas e hoje, depois de alguns receios com a
temperatura dos travões, acabou mesmo por desistir, devido aos travões. A
equipa tem de rever as modificações que fez ao carro. Grosjean passou ao
lado... dos acidentes, o que para o francês é óptimo. Com o 8º lugar e uma
corrida limpa de erros o francês não foi extraordinário, como consegue ser, mas
não prejudicou a equipa, que precisava dele.
Force India: Nota-se que as mudanças nos pneus acabou com o
sonho de um pódio para a Force India, num GP que até conseguiram sair de 5º,
com Di Resta. Sutil foi o melhor piloto da equipa, isto porque Di Resta saiu
muito mal na largada (ficou quase parado e viu vários pilotos a passar por ele)
e teve o infortúnio de ter um encontro em 1º grau com Maldonado. Muito azar
para Di Resta.
Toro Rosso: Corrida muito fraca da equipa, apenas Ricciardo salvou a honra com 1 ponto conseguido. Vergne já se deve ter resignado à escolha de Ricciardo para o lugar na Red Bull. Tinha feito bons tempos nos treinos livres, mostrando um pouco do seu talento e não conseguiu fazer o mesmo na qualificação e na corrida.
Sauber: Tanto Hulkenberg como Gutierrez tiveram boas prestações
em certas alturas da corrida, mas no final a classificação dos dois pilotos não
espelham esses momentos. Mais uma vez afirmamos que este ano é um ano para
esquecer para duas equipas: Mclaren e Sauber.
Williams: Têm sem sombras de dúvidas o pior piloto do
paddock. Maldonado anda na F1 há 3 anos mas hoje mostrou que ainda não sabe
para que serve um retrovisor. Querer sair para as boxes numa altura em que vai
ser passado por Di Resta, mostra quase um amadorismo impossível na Fórmula 1.
Bottas não acrescentou muito numa pista exigente.
Caterham: Azar para a equipa que arriscou bastante na
qualificação (e se deu bem), ao perder Pic logo no inicio da corrida. Mesmo
assim Van der Garde conseguiu ficar à frente da Marussia. Acreditamos que com
estas últimas prestações, a Caterham vai prosseguir na F1 para o ano.
Marussia: Ficaram com os dois últimos lugares da
classificação e apenas deu para ver que o carro é fiável, que neste momento não
é o mais importante. Bianchi mais uma vez fica à frente do seu colega de
equipa, quando este tinha conseguido uma excelente qualificação.
Próxima corrida dentro de 2 semanas em Monza
Campeonato de pilotos:
Pos. | Driver | Points |
---|---|---|
1. | Sebastian VettelRed Bull | 197 |
2. | Fernando AlonsoFerrari | 151 |
3. | Lewis HamiltonMercedes | 139 |
4. | Kimi RäikkönenLotus | 134 |
5. | Mark WebberRed Bull | 115 |
6. | Nico RosbergMercedes | 96 |
7. | Felipe MassaFerrari | 67 |
8. | Romain GrosjeanLotus | 53 |
9. | Jenson ButtonMcLaren | 47 |
10. | Paul di RestaForce India | 36 |
11. | Adrian SutilForce India | 25 |
12. | Sergio PerezMcLaren | 18 |
13. | Jean-Eric VergneToro Rosso | 13 |
14. | Daniel RicciardoToro Rosso | 12 |
15. | Nico HülkenbergSauber | 7 |
16. | Pastor MaldonadoWilliams | 1 |
17. | Valtteri BottasWilliams | 0 |
18. | Esteban GutiérrezSauber | 0 |
19. | Jules BianchiMarussia | 0 |
20. | Charles PicCaterham | 0 |
21. | Giedo van der GardeCaterham | 0 |
22. | Max ChiltonMarussia | 0 |
Campeonato de construtores:
Pos. | Team | Points |
---|---|---|
1. | Red Bull | 312 |
2. | Mercedes Grand Prix | 235 |
3. | Ferrari | 218 |
4. | Lotus Renault | 187 |
5. | McLaren | 65 |
6. | Force India F1 | 61 |
7. | Scuderia Toro Rosso | 25 |
8. | Sauber | 7 |
9. | Williams | 1 |
10. | Marussia | 0 |
11. | Caterham | 0 |
Fábio Mendes e Pedro Mendes
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