Na primeira especial do dia, Sordo deu tudo por tudo e ganhou 2.2 segundos de vantagem para Neuville. O espanhol venceu a penúltima especial deixando a decisão para o último troço do rally que seria emocionante.
Para a Power Stage seria óbvio que Ogier entraria para as contas, tentando arrecadar mais 3 pontos. E assim foi. O francês minimizou os estragos do seu abandono ao 2º dia, vencendo a última especial. Mas a história teria o seu ponto alto nos últimos momentos da Power Stage em que Neuville, dando tudo por tudo, arriscou demais e teve uma saída de pista que lhe custou aproximadamente 1 minuto entregando assim a vitória a Dani Sordo.
6 anos, 107 rally´s e 34 pódios depois, Sordo conhece o sabor da vitória, na altura em que mais precisava, pois as duvidas em relação a sua performance era mais que muitas.
Neuville ficou contente com o seu desempenho e tem razoes para isso. O jovem belga lutou até ao fim e arriscou tudo, errando no final é certo mas quando se anda no limite os erros são mais frequentes.
Em 3º ficou Hirvonen que seguiu bem de longe a animada luta pelo 1º lugar.Grande destaque para Kubica que mostrou um excelente andamento em asfalto acabando em 5º logo atrás de Prokop que também esteve em destaque. Otsberg em 9º pode esquecer este rally.
Destaques:
Sordo:
Foi alvo de muitas (e justas) criticas pelo seu rendimento até então, e vai ser substituído por Meeke no rally da Austrália. Mas neste fim de semana, Sordo, não deslumbrando, foi lutador. Esteve sempre perto dos primeiros e isso permitiu lhe aproveitar os azares que assolaram Ogier, Latvala e Neuville. Lutou, suou e foi recompensado com a sua primeira vitória, a primeira vitória Citroen desde que Loeb abandonou de vez. É claro que uma prova não apaga o mau desempenho do espanhol mas pelo menos já irá menos pressionado na próxima prova e poderá mostrar algo mais.
Neuville:
O jovem continua a crescer e a mostrar que tem muito talento. Andou sempre no top 3, tentou tudo por tudo para conseguir a vitória. Mas a sorte não estava do seu lado. O 2º lugar é muito bom para o belga que ainda vai dar muito que falar. A vitória esta perto.
Volkswagen:
A marca dominadora do campeonato pensou que chegaria a sua casa e arrumaria a questão do titulo No primeiro dia Mikkelsen ficou sem navegador devido a lesão e não pôde participar. Ogier foi obrigado a abandonar no 2º dia e Latvala ficou-se pelo 3º dia, ambos abandonando na liderança. Ninguem questiona a força da marca alemã ( Ogier venceu 6 especiais, Latvala 2 o que dá metade das especiais corridas) mas este fim de semana foi para esquecer.
Kubica:
Vencedor na categoria WRC2 ( 3ª vitória), o piloto polaco mostrou talento e consistência,estando muito a vontade em asfalto. Fala-se numa possível oportunidade num WRC, algo que aplaudimos pois o talento de Kubica é indiscutível e agora que parece mais familiarizado com a competição poderá tornar num caso muito sério. Para já lidera os WRC2 com 101 pontos mais 8 pontos do 2º Al-Kuwari.
Próximo rally de 12 a 15 de Setembro na Austrália.
Video da saída de estrada de Neuville:
Melhores momentos do rally:
Resultado final do rally da Alemanha:
Pos Driver Team/Car Time/Gap 1. Dani Sordo Citroen 3h15m19.4s 2. Thierry Neuville M-Sport Ford +53.0s 3. Mikko Hirvonen Citroen +2m36.1s 4. Martin Prokop Czech Ford +8m00.8s 5. Robert Kubica PH Citroen +9m01.3s* 6. Elfyn Evans M-Sport Ford +9m14.2s* 7. Jari-Matti Latvala VW +9m55.0s 8. Hayden Paddon ASM Skoda +13m01.2s* 9. Mads Ostberg M-Sport Ford +13m28.1s 10. Evgeny Novikov M-Sport Ford +15m17.9s
Classificação geral :
Fontes:
autosport.com
autosport.pt
wrc.com
continental-circus.blogspot.pt
Fábio Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário