foto: in erc24.com |
O rallycross foi criado pela primeira vez em 1967, em Lydden
Hill, Inglaterra, especificamente para transmissões televisivas. Esta nova
modalidade era uma combinação das corridas de rali com um percurso fechado. O
rallycross provou ser um sucesso e as corridas foram sendo realizadas
regularmente nos circuitos de Lydden Hill, Croft e Cadwell Park.
A primeira corrida rallycross europeia realizou-se em 1969
na Holanda. A modalidade espalhou-se mais tarde pelo norte da Europa onde ainda
hoje continua a ser popular.
Em 1973, o rallycross europeu era conhecido como "Embassy European Rallycross Championship", e em 1976 a FIA criou as primeiras
normas e premiou o primeiro campeonato europeu oficial, que foi vencido pelo
austríaco Franz Wurz ao volante de um Lancia Stratos.
Em 1978, a
FIA introduziu duas classes: Touring Cars and Grand Touring Cars. No
entanto, naquela época, o vencedor seria o piloto que marcava o maior número de
pontos em ambas as divisões. Em 1979, o norueguês Martin Schanche ganhou o
título do Campeonato Europeu.
Em 1982 as classes foram divididas por divisões. Divisão 1
para carros de duas rodas motrizes e Divisão 2 para os carros “Rallycross
Specials”, carros com tracção integral.
foto: in rallycrossworld.com |
Em 1986 o WRC proibiu a classe Grupo B pelos vários
acidentes graves na história dessa divisão. Estes carros “proibidos” iriam
fazer o seu caminho até ao campeonato europeu de rallycross, o ERC na temporada
de 1987. A divisão 1 continuou a usar carros com 2 rodas motrizes mas devido a
estes carros do Grupo B banidos do WRC a divisão 2 foi capaz de obter uma lista
de carros como o Peugeot 205 Turbo 16 E2, Ford RS 200 E2, Lancia Delta 54 e
Audi Sport Quattro S1.
Em 1993 foi criada uma terceira divisão, a 1400 Cup, para
carros de duas rodas motrizes com motores de 1400 de cilindrada. Também nesse
ano, a Divisão 1 estava aberta para todos os carros de tracção integral mas
sobre os regulamentos do Grupo N. A Divisão 2 foi colocada sob os regulamentos
do Grupo A, mas permitiu várias modificações extras, como mudar o motor,
adicionar um turbo, e converter os carros a tracção integral.
foto: in erc24.com |
Em 1997 as divisões trocaram. A divisão 1 era agora a
divisão principal com carros do grupo A. A Divisão 2 ficava assim sobre os
regulamentos do Grupo N.
Em 1999 carros com os regulamentos de WRC e SuperTouring
foram autorizados a entrar na Divisão 1. Divisão 2 continuava sobre os
regulamentos do Grupo N e foi permitido desde ai motores no máximo de 2.0
litros nesta divisão.
Em 2001 a 1400 Cup mudou para a Divisão 2A e em 2003
reclassificada como Divisão A1 Grupo A limitada a motores 1600.
foto: s/f |
O formato de divisões que vemos actualmente surgiu em 2003, Divisão
1 que consistia em carros de quatro rodas motrizes com turbo, do Grupo A, Divisão
2 com motores de 2.0 litros de duas rodas motrizes e a Divisão A1 com motores
1600 de tração frontal.
Desde 2011 até hoje as divisões são referidas como: SuperCars,
Touring Car e Super1600.
Em 2013 a IMG, uma grande promotora do mundo do desporto, moda,
e média, assumiu a promoção do ERC. O objectivo era actualizar a imagem da
modalidade para, eventualmente, levá-lo para uma escala global.
O IMG mudou o nome de Europeu de Rallycross para RallycrossRX.
E depois de um ano bem sucedido sob a nova gestão, IMG propôs à FIA a criação
de um Campeonato do Mundo de Rallycross (World RX) com uma extensão da série
europeia (Euro RX). A proposta foi aprovada pela FIA, em setembro de 2013, com
planos para começar a nova série em 2014.
foto: in http://diarioatual.com/ |
O campeonato do mundo de rallycross foi aprovado com a
condição de que devia haver 11-12 eventos, e que um evento iria decorrer no
continente americano e um seria realizada na Ásia ou na África. Cinco das
corridas na Europa incluiria também o campeonato europeu (EuroRX).
No campeonato mundial houve também a novidade com a chegada
de uma nova divisão, a RX Lites, uma divisão desenvolvida por Andreas Eriksson
e a sua empresa Olsberg MSE.
Campeonato mundial esta actualmente na sua décima prova a
decorrer neste fim-de-semana em Franciacorta em Itália e conta com nomes mundialmente
conhecidos como Petter Solberg, ex-campeão do mundo de ralis, Mattias Ekström campeão
de DTM, Timmy Hansen, filho de Kenneth Hansen como muitos outros.
Miguel Cabo
Miguel Cabo
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