domingo, 18 de agosto de 2013

DTM – Resumo do fim de semana com a Mercedes a sorrir.

O fim-de-semana em Nurburgring começava com um português a brilhar. Filipe Albuquerque fazia o tempo mais rápido dos treinos livres dando uma boa dose de optimismo para o piloto de Coimbra e para a sua equipa. Mas na qualificação o bom ritmo do Audi RS5 não se viu e o português ficou apenas em 17º. Na frente Augusto Farfus fazia a sua 1ª pole no DTM, com os candidatos ao titulo Rockenfeller e Spengler a ficarem-se pelas  11ª e 10ª posição respectivamente. 

No final do dia Albuquerque afirmou em relação à sua prestação na qualificação:

"Foi a minha pior qualificação e sem dúvida a mais estranha. Fui o piloto mais rápido nos treinos, o carro estava fabuloso, e chego à qualificação e tudo muda. Não temos para já uma justificação para o sucedido. Não tinha qualquer aderência. Vamos ter de analisar a telemetria e perceber o que aconteceu". 

"Estou a torcer para que a chuva apareça e que consigamos perceber e ultrapassar o que aconteceu no treino cronometrado. Vou continuar a dar o meu melhor e esperar para ver"


Resultados da qualificação:

Pos  Driver              Team/Car        Time       Gap
 1.  Augusto Farfus      RBM BMW         1m23.296s
 2.  Marco Wittmann      MTEK BMW        1m23.445s  +0.149s
 3.  Miguel Molina       Phoenix Audi    1m23.451s  +0.155s
 4.  Edoardo Mortara     Rosberg Audi    1m23.648s  +0.352s
 5.  Gary Paffett        HWA Mercedes    1m23.514s  Q3
 6.  Daniel Juncadella   Mucke Mercedes  1m23.617s  Q3
 7.  Robert Wickens      HWA Mercedes    1m23.688s  Q3
 8.  Christian Vietoris  HWA Mercedes    1m23.688s  Q3
 9.  Mattias Ekstrom     Abt Audi        1m23.803s  Q3
10.  Bruno Spengler      Schnitzer BMW   1m23.822s  Q3
11.  Mike Rockenfeller   Phoenix Audi    1m23.555s  Q2
12.  Jamie Green         Abt Audi        1m23.574s  Q2
13.  Timo Glock          MTEK BMW        1m23.665s  Q2
14.  Adrien Tambay       Abt Audi        1m23.684s  Q2
15.  Pascal Wehrlein     Mucke Mercedes  1m23.687s  Q2
16.  Joey Hand           RBM BMW         1m23.737s  Q2
17.  Filipe Albuquerque  Rosberg Audi    1m23.914s  Q1
18.  Timo Scheider       Abt Audi        1m24.091s  Q1
19.  Dirk Werner         Schnitzer BMW   1m24.198s  Q1
20.  Martin Tomczyk      RMG BMW         1m24.225s  Q1
21.  Roberto Merhi       HWA Mercedes    1m24.359s  Q1
22.  Andy Priaulx        RMG BMW         1m24.505s  Q1





Pois bem, o pedido do português foi ouvido e logo antes do início da corrida começaram a cair as primeiras gotas de água. Os ingredientes estavam conjugados para uma corrida bem mais animada do que na Rússia. E de facto na primeira volta foi uma sucessão de saídas de pista, com vários carros sem aderência nenhuma, o que levou a entrada do Safety Car. Rockenfeller, que tinha baixado da 10ª posição para último, com um início péssimo e uma saída de pista, entrava nas boxes à 2ª volta para colocar pneus de chuva, o que não seria contabilizado para as 2 paragens obrigatórias, que apenas são permitidas a partir da 3ª volta. Mas esta jogada estratégica revelou-se muito boa, uma vez que a chuva não parou e o alemão foi ganhando posições até chegar ao 1º lugar de onde fabricou uma liderança de quase 30 segundos, enquanto outros pilotos mantinham teimosamente os pneus “slicks” esperando que a pista secasse.   

No meio do pelotão assistíamos a uma corrida verdadeiramente entusiasmante, com duelos, saídas de pista, ultrapassagens fantásticas. A melhor prova do DTM deste ano por uma larga margem. Wickens iniciava a sua subida gradual em busca de Rockenfeller, fazendo uma ultrapassagem fenomenal a Farfus e Tambay, enquanto os restantes pilotos também davam espectáculo.

Com a 2ª ida as boxes, a vantagem de Rockenfeller diminuiu consideravelmente e Wickens aproveitava para se aproximar, com Farfus por perto a também não querer ficar fora do pódio. A Audi adiou o mais que pode a ultima entrada nas boxes de Rockenfeler, esperando um erro do adversário da Mercedes, mas Wickens não errou e continuou a imprimir um ritmo forte e consistente. Quando saiu da última paragem nas boxes, Rockenfeler saia atrás de Wickens que assumia a liderança, Farfus logo a seguir ao alemão e Vietoris em 3ºque vinha fazendo uma excelente corrida também. No final,1ª vitória no DTM para o Wickens, com Farfus a subir novamente ao pódio depois de já ter conseguido o mesmo resultado na Moscow Raceway, Veitoris a ficar com o 3º posto, subindo na classificação para 2º e Rockenfeller em 4º, não pode ficar descontente com os pontos conquistados hoje. A Mercedes, que pareceu sempre em dificuldade neste fim de semana, conseguiu colocar dois carros no pódio. Bem podem agradecer à chuva que jogou um papel decisivo em seu favor.

Spengler acabou fora dos pontos e pode ter hipotecado as hipóteses de vencer o campeonato, ele que teve uma luta acesa com Albuquerque que levou a uma saída de pista do canadiano. O português fez hoje a sua melhor corrida do ano. Combativo, nunca desistiu e lutou sempre por uma melhor posição. Subiu do 17º para o 8º, o que lhe garantiria os primeiros pontos mas o último pit stop foi simplesmente horrível, fazendo o português perder 3 segundos. Tempo que seria suficiente para ficar à frente de Wehrlein e Green. Ainda assim assistiu-se tanto por parte do português como da maioria dos pilotos a momentos de muito boa condução.

Assim sendo as contas pelo título ficam alteradas, com Rockenfeller a manter-se líder mas agora tem atrás de si Vietoris, seguido de Wickens. Spengler caiu para 4º com mais um ponto que Farfus. Albuquerque é o único que ainda não pontuou mas hoje merecia pelo menos um ponto mas a sua equipa, mais uma vez, deixou ficar mal o piloto.

Próxima corrida dentro de 27 dias em Oschersleben.

Classificação final:

Pos  Driver              Team/Car            Time/Gap
 1.  Robert Wickens      HWA Mercedes    1h15m33.710s
 2.  Augusto Farfus      RBM BMW              +2.158s
 3.  Christian Vietoris  HWA Mercedes         +9.749s
 4.  Mike Rockenfeller   Phoenix Audi        +20.524s
 5.  Martin Tomczyk      RMG BMW             +27.104s
 6.  Adrien Tambay       Abt Audi            +27.523s
 7.  Marco Wittmann      MTEK BMW            +29.540s
 8.  Miguel Molina       Phoenix Audi        +33.037s
 9.  Jamie Green         Abt Audi            +39.972s
10.  Pascal Wehrlein     Mucke Mercedes      +40.486s
11.  Filipe Albuquerque  Rosberg Audi        +40.908s
12.  Edoardo Mortara     Rosberg Audi        +42.629s
13.  Mattias Ekstrom     Abt Audi            +46.303s
14.  Bruno Spengler      Schnitzer BMW       +51.991s
15.  Dirk Werner         Schnitzer BMW       +57.649s
16.  Andy Priaulx        RMG BMW           +1m21.517s
17.  Gary Paffett        HWA Mercedes          +1 lap
18.  Timo Glock          MTEK BMW              +1 lap
19.  Roberto Merhi       HWA Mercedes          +1 lap

Retirements:

     Daniel Juncadella   Mucke Mercedes       29 laps
     Timo Scheider       Abt Audi              8 laps
     Joey Hand           RBM BMW               0 laps



Classificações nos Campeonatos de Pilotos, equipas e marcas:

PositionDriverTeamPointsHockenheimBrands HatchRed Bull RingLausitzringNorisringMoskauNürburgringOscherslebenZandvoortHockenheim
1Mike RockenfellerAudi Sport Team Phoenix1064251218102512
2Christian VietorisMercedes AMG DTM-Team7115461515115
3Robert WickensSTIHL Mercedes AMG70-15-1218-25
4Bruno SpenglerBMW Team Schnitzer6710182568--
5Augusto FarfusBMW Team RBM6625-8--1518
6Gary PaffettEURONICS Mercedes AMG57128225-10-
7Marco WittmannBMW Team MTEK3921218-1-6
8Mattias EkströmAudi Sport Team Abt Sportsline38-6104-18-
9Dirk WernerBMW Team Schnitzer2618-4--4-
10Joey HandBMW Team RBM26610--46-
11Adrien TambayAudi Sport Team Abt20-----128
12Daniel Juncadellastern Mercedes AMG20---812--
13Jamie GreenAudi Sport Team Abt Sportsline20---10-82
14Timo GlockBMW Team MTEK15--15----
15Timo ScheiderAudi Sport Team Abt1282---2-
16Martin TomczykBMW Team RMG10------10
17Roberto MerhiTHOMAS SABO Mercedes AMG81--16--
18Miguel MolinaAudi Sport Team Phoenix4------4
19Pascal WehrleinMercedes AMG3-11---1
20Edoardo MortaraAudi Sport Team Rosberg2---2---
21Andy PriaulxBMW Team RMG2----2--



Team championship


PositionTeamManufacturerPointsHockenheimBrands HatchRed Bull RingLausitzringNorisringMoskauNürburgringOscherslebenZandvoortHockenheim
1STIHL / AMG Mercedes
Christian Vietoris / Robert Wickens
141151962733140
2Audi Sport Team Phoenix
Mike Rockenfeller / Miguel Molina
1104251218102516
3BMW-Team-Schnitzer
Bruno Spengler / Dirk Werner
93281829684-
4BMW-Team-RBM
Joey Hand / Augusto Farfus
9231108-42118
5EURONICS / THOMAS SABO Mercedes AMG
Gary Paffett / Roberto Merhi
65138226610-
6Audi Sport Team Abt Sportsline
Mattias Ekström / Jamie Green
58-61014-262
7BMW Team MTEK
Timo Glock / Marco Wittmann
5421233-16
8Audi Sport Team Abt
Timo Scheider / Adrien Tambay
3282---148
9stern / AMG Mercedes
Daniel Juncadella / Pascal Wehrlein
23-118121
10BMW Team RMG
Martin Tomczyk / Andy Priaulx
12----210
11Audi Sport Team Rosberg
Filipe Albuquerque / Edoardo Mortara
2---2--



Manufacturer championship

PositionManufacturerPointsHockenheimBrands HatchRed Bull RingLausitzringNorisringMoskauNürburgringOscherslebenZandvoortHockenheim
1BMW2516140706152534---
2Mercedes-Benz2292828961511141---
3Audi20212332234106526---



Nota final:

A BMW decidiu que no próximo ano o M3 DTM será substituído pelo novo carro da marca germânica  o M4, uma vez que o M3 deixará de ser produzido. Ficamos à espera para ver como será a versão DTM. Até agora parece-nos muito bem.





Fontes:

autosport.pt
autosport.com
gpupdate.net
DTM.com



Fábio Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário