O fim-de-semana em Nurburgring começava com um português a
brilhar. Filipe Albuquerque fazia o tempo mais rápido dos treinos livres dando
uma boa dose de optimismo para o piloto de Coimbra e para a sua equipa. Mas na
qualificação o bom ritmo do Audi RS5 não se viu e o português ficou apenas em
17º. Na frente Augusto Farfus fazia a sua 1ª pole no DTM, com os candidatos ao
titulo Rockenfeller e Spengler a ficarem-se pelas 11ª e 10ª posição respectivamente.
No final do dia Albuquerque afirmou em relação à sua
prestação na qualificação:
"Foi a minha pior
qualificação e sem dúvida a mais estranha. Fui o piloto mais rápido nos
treinos, o carro estava fabuloso, e chego à qualificação e tudo muda. Não temos
para já uma justificação para o sucedido. Não tinha qualquer aderência. Vamos ter
de analisar a telemetria e perceber o que aconteceu".
"Estou a torcer para que a chuva apareça e que consigamos perceber e ultrapassar o que aconteceu no treino cronometrado. Vou continuar a dar o meu melhor e esperar para ver"
"Estou a torcer para que a chuva apareça e que consigamos perceber e ultrapassar o que aconteceu no treino cronometrado. Vou continuar a dar o meu melhor e esperar para ver"
Resultados da qualificação:
Pos Driver Team/Car Time Gap
1. Augusto Farfus RBM BMW 1m23.296s
2. Marco Wittmann MTEK BMW 1m23.445s +0.149s
3. Miguel Molina Phoenix Audi 1m23.451s
+0.155s
4. Edoardo Mortara
Rosberg Audi 1m23.648s +0.352s
5. Gary Paffett HWA Mercedes 1m23.514s
Q3
6. Daniel Juncadella Mucke Mercedes 1m23.617s
Q3
7. Robert Wickens HWA Mercedes 1m23.688s
Q3
8. Christian Vietoris HWA Mercedes 1m23.688s
Q3
9. Mattias Ekstrom Abt Audi
1m23.803s Q3
10. Bruno
Spengler Schnitzer BMW 1m23.822s
Q3
11. Mike
Rockenfeller Phoenix Audi 1m23.555s
Q2
12. Jamie
Green Abt Audi 1m23.574s Q2
13. Timo
Glock MTEK BMW 1m23.665s Q2
14. Adrien
Tambay Abt Audi 1m23.684s Q2
15. Pascal
Wehrlein Mucke Mercedes 1m23.687s
Q2
16. Joey
Hand RBM BMW 1m23.737s Q2
17. Filipe Albuquerque Rosberg Audi 1m23.914s
Q1
18. Timo
Scheider Abt Audi 1m24.091s Q1
19. Dirk
Werner Schnitzer BMW 1m24.198s
Q1
20. Martin
Tomczyk RMG BMW 1m24.225s Q1
21. Roberto Merhi HWA Mercedes 1m24.359s
Q1
22. Andy Priaulx RMG BMW 1m24.505s Q1
Pois bem, o pedido do português foi ouvido e
logo antes do início da corrida começaram a cair as primeiras gotas de água. Os
ingredientes estavam conjugados para uma corrida bem mais animada do que na Rússia.
E de facto na primeira volta foi uma sucessão de saídas de pista, com vários carros
sem aderência nenhuma, o que levou a entrada do Safety Car. Rockenfeller, que
tinha baixado da 10ª posição para último, com um início péssimo e uma saída de
pista, entrava nas boxes à 2ª volta para colocar pneus de chuva, o que não
seria contabilizado para as 2 paragens obrigatórias, que apenas são permitidas a
partir da 3ª volta. Mas esta jogada estratégica revelou-se muito boa, uma vez
que a chuva não parou e o alemão foi ganhando posições até chegar ao 1º lugar
de onde fabricou uma liderança de quase 30 segundos, enquanto outros pilotos
mantinham teimosamente os pneus “slicks” esperando que a pista secasse.
Com a 2ª ida as boxes, a vantagem de
Rockenfeller diminuiu consideravelmente e Wickens aproveitava para se
aproximar, com Farfus por perto a também não querer ficar fora do pódio. A Audi
adiou o mais que pode a ultima entrada nas boxes de Rockenfeler, esperando um
erro do adversário da Mercedes, mas Wickens não errou e continuou a imprimir um
ritmo forte e consistente. Quando saiu da última paragem nas boxes, Rockenfeler
saia atrás de Wickens que assumia a liderança, Farfus logo a seguir ao alemão e Vietoris em 3ºque vinha fazendo uma excelente corrida também. No final,1ª vitória no
DTM para o Wickens, com Farfus a subir novamente ao pódio depois de já ter
conseguido o mesmo resultado na Moscow Raceway, Veitoris a ficar com o 3º posto, subindo na classificação para 2º e Rockenfeller em 4º, não pode ficar descontente com os pontos conquistados hoje. A Mercedes, que pareceu sempre em dificuldade neste fim de semana, conseguiu colocar dois carros no pódio. Bem podem agradecer à chuva que jogou um papel decisivo em seu favor.
Próxima corrida dentro de 27 dias em
Oschersleben.
Pos Driver Team/Car Time/Gap 1. Robert Wickens HWA Mercedes 1h15m33.710s 2. Augusto Farfus RBM BMW +2.158s 3. Christian Vietoris HWA Mercedes +9.749s 4. Mike Rockenfeller Phoenix Audi +20.524s 5. Martin Tomczyk RMG BMW +27.104s 6. Adrien Tambay Abt Audi +27.523s 7. Marco Wittmann MTEK BMW +29.540s 8. Miguel Molina Phoenix Audi +33.037s 9. Jamie Green Abt Audi +39.972s 10. Pascal Wehrlein Mucke Mercedes +40.486s 11. Filipe Albuquerque Rosberg Audi +40.908s 12. Edoardo Mortara Rosberg Audi +42.629s 13. Mattias Ekstrom Abt Audi +46.303s 14. Bruno Spengler Schnitzer BMW +51.991s 15. Dirk Werner Schnitzer BMW +57.649s 16. Andy Priaulx RMG BMW +1m21.517s 17. Gary Paffett HWA Mercedes +1 lap 18. Timo Glock MTEK BMW +1 lap 19. Roberto Merhi HWA Mercedes +1 lap Retirements: Daniel Juncadella Mucke Mercedes 29 laps Timo Scheider Abt Audi 8 laps Joey Hand RBM BMW 0 laps
Position | Driver | Team | Points | ||||||||||
1 | Mike Rockenfeller | Audi Sport Team Phoenix | 106 | 4 | 25 | 12 | 18 | 10 | 25 | 12 | |||
2 | Christian Vietoris | Mercedes AMG DTM-Team | 71 | 15 | 4 | 6 | 15 | 15 | 1 | 15 | |||
3 | Robert Wickens | STIHL Mercedes AMG | 70 | - | 15 | - | 12 | 18 | - | 25 | |||
4 | Bruno Spengler | BMW Team Schnitzer | 67 | 10 | 18 | 25 | 6 | 8 | - | - | |||
5 | Augusto Farfus | BMW Team RBM | 66 | 25 | - | 8 | - | - | 15 | 18 | |||
6 | Gary Paffett | EURONICS Mercedes AMG | 57 | 12 | 8 | 2 | 25 | - | 10 | - | |||
7 | Marco Wittmann | BMW Team MTEK | 39 | 2 | 12 | 18 | - | 1 | - | 6 | |||
8 | Mattias Ekström | Audi Sport Team Abt Sportsline | 38 | - | 6 | 10 | 4 | - | 18 | - | |||
9 | Dirk Werner | BMW Team Schnitzer | 26 | 18 | - | 4 | - | - | 4 | - | |||
10 | Joey Hand | BMW Team RBM | 26 | 6 | 10 | - | - | 4 | 6 | - | |||
11 | Adrien Tambay | Audi Sport Team Abt | 20 | - | - | - | - | - | 12 | 8 | |||
12 | Daniel Juncadella | stern Mercedes AMG | 20 | - | - | - | 8 | 12 | - | - | |||
13 | Jamie Green | Audi Sport Team Abt Sportsline | 20 | - | - | - | 10 | - | 8 | 2 | |||
14 | Timo Glock | BMW Team MTEK | 15 | - | - | 15 | - | - | - | - | |||
15 | Timo Scheider | Audi Sport Team Abt | 12 | 8 | 2 | - | - | - | 2 | - | |||
16 | Martin Tomczyk | BMW Team RMG | 10 | - | - | - | - | - | - | 10 | |||
17 | Roberto Merhi | THOMAS SABO Mercedes AMG | 8 | 1 | - | - | 1 | 6 | - | - | |||
18 | Miguel Molina | Audi Sport Team Phoenix | 4 | - | - | - | - | - | - | 4 | |||
19 | Pascal Wehrlein | Mercedes AMG | 3 | - | 1 | 1 | - | - | - | 1 | |||
20 | Edoardo Mortara | Audi Sport Team Rosberg | 2 | - | - | - | 2 | - | - | - | |||
21 | Andy Priaulx | BMW Team RMG | 2 | - | - | - | - | 2 | - | - |
Team championship
Position | Team | Manufacturer | Points | ||||||||||
1 | STIHL / AMG Mercedes Christian Vietoris / Robert Wickens | 141 | 15 | 19 | 6 | 27 | 33 | 1 | 40 | ||||
2 | Audi Sport Team Phoenix Mike Rockenfeller / Miguel Molina | 110 | 4 | 25 | 12 | 18 | 10 | 25 | 16 | ||||
3 | BMW-Team-Schnitzer Bruno Spengler / Dirk Werner | 93 | 28 | 18 | 29 | 6 | 8 | 4 | - | ||||
4 | BMW-Team-RBM Joey Hand / Augusto Farfus | 92 | 31 | 10 | 8 | - | 4 | 21 | 18 | ||||
5 | EURONICS / THOMAS SABO Mercedes AMG Gary Paffett / Roberto Merhi | 65 | 13 | 8 | 2 | 26 | 6 | 10 | - | ||||
6 | Audi Sport Team Abt Sportsline Mattias Ekström / Jamie Green | 58 | - | 6 | 10 | 14 | - | 26 | 2 | ||||
7 | BMW Team MTEK Timo Glock / Marco Wittmann | 54 | 2 | 12 | 33 | - | 1 | 6 | |||||
8 | Audi Sport Team Abt Timo Scheider / Adrien Tambay | 32 | 8 | 2 | - | - | - | 14 | 8 | ||||
9 | stern / AMG Mercedes Daniel Juncadella / Pascal Wehrlein | 23 | - | 1 | 1 | 8 | 12 | 1 | |||||
10 | BMW Team RMG Martin Tomczyk / Andy Priaulx | 12 | - | - | - | - | 2 | 10 | |||||
11 | Audi Sport Team Rosberg Filipe Albuquerque / Edoardo Mortara | 2 | - | - | - | 2 | - | - |
Manufacturer championship
Position | Manufacturer | Points | ||||||||||||
1 | BMW | 251 | 61 | 40 | 70 | 6 | 15 | 25 | 34 | - | - | - | ||
2 | Mercedes-Benz | 229 | 28 | 28 | 9 | 61 | 51 | 11 | 41 | - | - | - | ||
3 | Audi | 202 | 12 | 33 | 22 | 34 | 10 | 65 | 26 | - | - | - |
Nota final:
A BMW decidiu que no próximo ano o M3 DTM será substituído pelo novo carro da marca germânica o M4, uma vez que o M3 deixará de ser produzido. Ficamos à espera para ver como será a versão DTM. Até agora parece-nos muito bem.
autosport.pt
autosport.com
gpupdate.net
DTM.com
Fábio Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário