quinta-feira, 6 de junho de 2013

Circuito Gilles Villeneuve – Canadá

7ª jornada da época  2014 de Formula 1 e o grande circo deixa temporariamente a Europa para se dirigir ao Canadá, mais precisamente à ilha de Notre Dame em  Montreal.

A primeira corrida teve lugar em 1978 no circuito que na altura se chamava circuito Ile Notre Dame, mas que passou a ser chamado de circuito Gilles Villeneuve em honra do piloto falecido em 1982.

O circuito acolhe provas de F1 assim como Nascar, Grand Am. A pista citadina apresenta um traçado relativamente rápido, com o asfalto suave e não muito abrasivo para os pneus e com muito poucas escapatórias. É conhecida pelo seu gancho ( L´Epingle) e acima de tudo pelo “muro dos campeões”, onde pilotos como Damon Hill, Schumacher, Villeneuve, Button, Vettel , tiveram acidentes, tendo todos em comum o facto de terem sido campeões de F1 e dai o nome. O muro fica situado à saída da chicane antes da recta da meta e depois de uma longa recta. Uma chicane muito agressiva onde os pilotos atacam fortemente os correctores e pode levar a que percam o controlo ou sejam até projectados para o muro que ironicamente tinha a citação “Bienvenue au Québec” ( bem-vindos ao Québec).

Esta pista detém o  record do GP mais longo de sempre, em 2011, em que a corrida foi interrompida devido à chuva tendo tido como vencedor Button que em perseguição a Vettel, viu o alemão perder o controlo do carro nas ultimas curvas levando de vencida o Red Bull.


Ficam aqui alguns dados estatísticos da pista:

Volta: 4.361 Km
Nº de voltas: 70
Distância de corrida: 305.27 Km
Volta mais rápida em corrida: Barrichello, 2004, 1:13:662
Record de pista: Ralf Schumacher, 2004, 1:12:275
Consumo de combustível / volta: 1.5kg
Passagens de caixa por volta: 52

Nivel de Downforce: médio
Pneus para 2014: macios e super macios.



Lista de vencedores:


Traçado da pista e zonas DRS:






Video onboard da pista:





Fábio Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário