Sebastien Ogier
venceu o Rally de Portugal 2013, deixando Mikko Hirvonen na segunda posição a praticamente
1 minuto e Latvala fechou o pódio.
A prova
começou com muito equilíbrio entre os 5 primeiros da geral. Ogier foi o
primeiro líder da prova, mas perdeu a liderança na 2ª especial da prova para
Ostberg que vinha a mostrar-se o homem mais rápido até a 3ª especial, onde não
conseguiu evitar uma saída de estrada capotando e acabando ali com as suas
aspirações de ganhar a prova portuguesa. Ogier assumiu de novo a
liderança da prova, mas ainda assim muito pressionado pelo espanhol Dani Sordo. Não fosse a primeira especial da prova onde perdeu 10´s, seria ele o líder da
prova, pois dai para a frente foi constantemente mais rápido do que o francês da
Volkswagen, chegando á ultima espacial do 1º dia, em Lisboa a apenas 2,2´s da
liderança. 
No segundo dia
de prova, logo na primeira especial, o piloto espanhol da Citroen estava
a ser mais rápido que Ogier, mas um erro, deitou tudo por terra. Partiu a suspensão
traseira do lado direito, embatendo numa árvore, e deixava os dois homens da
marca alemã na frente da prova. Também T. Neuville abandonou na mesma especial.
Santana da Serra foi talvez a mais dura especial do Rally de Portugal, pois o
troço encontrava-se muito duro, com pedra muita solta a dificultar a vida aos
pilotos, e as mecânicas ressentiram-se. Daí para a
frente, os dois pilotos da Volkswagen aumentaram a distância para o terceiro
classificado, Hirvonen, que claramente não tinha ritmo para atacar a liderança
nem mesmo o segundo lugar.
No 3º e último
dia de prova, contava com a mais longa especial da prova, Almodôvar e os seus
52km de distância com dupla passagem que podia ser decisivo para definir a
classificação final. Mas foi em Silves, na primeira passagem, que o azar bateu
a porta dos Volkswagen. Latvala ficou apenas com tracção traseira e perdeu a
segunda posição para Hirvonen. Ogier via-se abraços com um problema de embraiagem
que o fez perder cerca de 35´s para o finlandês da Citroen. Faltava ainda
completar a primeira passagem pelos longos 52km de Almodôvar, que acabaram por
ser penosos para Latvala que não conseguiu resolver o seu problema no diferencial
e perdeu ainda mais tempo para Hirvonen, ficando a mais de 3 minutos do segundo
lugar. Ogier, que em Silves1 também se tinha queixado de problemas no carro,
conseguiu remediar os danos na embraiagem, e fez a etapa de forma irrepreensível,
perdendo apenas para o regressado em “super rally” Ostberg.
A última
etapa da prova, segunda passagem por Almodôvar, tinha como atracção o facto de
ser “power stage”, dando pontos extra para o campeonato. Ogier venceu, fazendo
assim o pleno de 28 pontos. Ostberg foi segundo marcando 2 pontos para o
campeonato, isto já depois de ter perdido a hipótese de ganhar, logo no
primeiro dia. Latvala, já com o diferencial do seu Polo a funcionar
normalmente, foi terceiro amealhando  mais um ponto.
| 
1. | 
8 | 
S. OGIER | 
4:07:38.7 | 
0.0 | 
0.0 | |
| 
2. | 
2 | 
M.
  HIRVONEN | 
4:08:36.9 | 
+58.2 | 
+58.2 | |
| 
3. | 
7 | 
J. LATVALA | 
4:11:43.2 | 
+3:06.3 | 
+4:04.5 | |
| 
4. | 
5 | 
E. NOVIKOV | 
4:13:06.4 | 
+1:23.2 | 
+5:27.7 | |
| 
5. | 
6 | 
N.
  AL-ATTIYAH | 
4:15:22.2 | 
+2:15.8 | 
+7:43.5 | |
| 
6. | 
9 | 
A.
  MIKKELSEN | 
4:17:18.5 | 
+1:56.3 | 
+9:39.8 | |
| 
7. | 
21 | 
M. PROKOP | 
4:22:42.9 | 
+5:24.4 | 
+15:04.2 | |
| 
8. | 
4 | 
M. OSTBERG | 
4:23:22.3 | 
+39.4 | 
+15:43.6 | |
| 
9. | 
10 | 
K. AL
  QASSIMI | 
4:23:35.6 | 
+13.3 | 
+15:56.9 | |
| 
10. | 
31 | 
E. LAPPI | 
WRC2 | 
4:23:59.7 | 
+24.1 | 
+16:21.0 | 
Ogier vence
assim em Portugal, dilatando ainda mais a sua vantagem no campeonato, tendo
agora 54 pontos de diferença para Hirvonen. Tarefa muito complicada para toda a
concorrência para anular esta grande vantagem do francês. 
Geral do
mundial após rally de Portugal:

 
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