segunda-feira, 15 de abril de 2013

Rally De Portugal 2013


Sebastien Ogier venceu o Rally de Portugal 2013, deixando Mikko Hirvonen na segunda posição a praticamente 1 minuto e Latvala fechou o pódio.

A prova começou com muito equilíbrio entre os 5 primeiros da geral. Ogier foi o primeiro líder da prova, mas perdeu a liderança na 2ª especial da prova para Ostberg que vinha a mostrar-se o homem mais rápido até a 3ª especial, onde não conseguiu evitar uma saída de estrada capotando e acabando ali com as suas aspirações de ganhar a prova portuguesa. Ogier assumiu de novo a liderança da prova, mas ainda assim muito pressionado pelo espanhol Dani Sordo. Não fosse a primeira especial da prova onde perdeu 10´s, seria ele o líder da prova, pois dai para a frente foi constantemente mais rápido do que o francês da Volkswagen, chegando á ultima espacial do 1º dia, em Lisboa a apenas 2,2´s da liderança. 

No segundo dia de prova, logo na primeira especial, o piloto espanhol da Citroen estava a ser mais rápido que Ogier, mas um erro, deitou tudo por terra. Partiu a suspensão traseira do lado direito, embatendo numa árvore, e deixava os dois homens da marca alemã na frente da prova. Também T. Neuville abandonou na mesma especial. Santana da Serra foi talvez a mais dura especial do Rally de Portugal, pois o troço encontrava-se muito duro, com pedra muita solta a dificultar a vida aos pilotos, e as mecânicas ressentiram-se. Daí para a frente, os dois pilotos da Volkswagen aumentaram a distância para o terceiro classificado, Hirvonen, que claramente não tinha ritmo para atacar a liderança nem mesmo o segundo lugar.



No 3º e último dia de prova, contava com a mais longa especial da prova, Almodôvar e os seus 52km de distância com dupla passagem que podia ser decisivo para definir a classificação final. Mas foi em Silves, na primeira passagem, que o azar bateu a porta dos Volkswagen. Latvala ficou apenas com tracção traseira e perdeu a segunda posição para Hirvonen. Ogier via-se abraços com um problema de embraiagem que o fez perder cerca de 35´s para o finlandês da Citroen. Faltava ainda completar a primeira passagem pelos longos 52km de Almodôvar, que acabaram por ser penosos para Latvala que não conseguiu resolver o seu problema no diferencial e perdeu ainda mais tempo para Hirvonen, ficando a mais de 3 minutos do segundo lugar. Ogier, que em Silves1 também se tinha queixado de problemas no carro, conseguiu remediar os danos na embraiagem, e fez a etapa de forma irrepreensível, perdendo apenas para o regressado em “super rally” Ostberg.


A última etapa da prova, segunda passagem por Almodôvar, tinha como atracção o facto de ser “power stage”, dando pontos extra para o campeonato. Ogier venceu, fazendo assim o pleno de 28 pontos. Ostberg foi segundo marcando 2 pontos para o campeonato, isto já depois de ter perdido a hipótese de ganhar, logo no primeiro dia. Latvala, já com o diferencial do seu Polo a funcionar normalmente, foi terceiro amealhando  mais um ponto.


1.
8
S. OGIER

4:07:38.7
0.0
0.0
2.
2
M. HIRVONEN

4:08:36.9
+58.2
+58.2
3.
7
J. LATVALA

4:11:43.2
+3:06.3
+4:04.5
4.
5
E. NOVIKOV

4:13:06.4
+1:23.2
+5:27.7
5.
6
N. AL-ATTIYAH

4:15:22.2
+2:15.8
+7:43.5
6.
9
A. MIKKELSEN

4:17:18.5
+1:56.3
+9:39.8
7.
21
M. PROKOP

4:22:42.9
+5:24.4
+15:04.2
8.
4
M. OSTBERG

4:23:22.3
+39.4
+15:43.6
9.
10
K. AL QASSIMI

4:23:35.6
+13.3
+15:56.9
10.
31
E. LAPPI
WRC2
4:23:59.7
+24.1
+16:21.0


Ogier vence assim em Portugal, dilatando ainda mais a sua vantagem no campeonato, tendo agora 54 pontos de diferença para Hirvonen. Tarefa muito complicada para toda a concorrência para anular esta grande vantagem do francês. 

Geral do mundial após rally de Portugal:

PosDriverMonte CarloSwedenMexicoPortugalArgentinaGreeceItalyFinlandGermanyAustraliaFranceSpainGreat BritainTotal
1.
Sebastien Ogier18282828102
2.
Mikko Hirvonen120181848
3.
Sebastien Loeb2518--43
4.
Mads Ostberg8162632
5.
Jari-Matti LatvalaR1411631
6.
Dani Sordo15R12027
7.
Thierry NeuvilleR1015025
8.
Martin Prokop662620
9.
Nasser Al-Attiyah--101020
10.
Evgeny NovikovR211215
11.
Bryan Bouffier10--010
12.
Juho HanninenR8--8
13.
Chris Atkinson--8-8
14.
Andreas Mikkelsen---88
15.
Ken Block--6-6
16.
Sepp Wiegand40-04
17.
Henning Solberg-4--4
18.
Benito Guerra--4-4
19.
Olivier Burri2---2
20.
Khalid Al Qassimi-0-22
21.
Michal Kosciuszko10RR1
22.
Yazeed Al Rajhi-1--1
23.
Esapekka LappiR--11


















































No WRC2 vantagem clara para Lappi, com mais de 11minutos de vantagem para o segundo

classificado, Barrable. Lappi dominou do início ao fim a prova. Kubica apesar dos vários problemas, chegou ao fim da prova na sexta posição, mostrando em algumas etapas que pode ser rápido em qualquer tipo de pisos. Mas o polaco sofreu muito nesta dura prova, pois a pouca
mobilidade do seu braço direito afectou muito a sua prestação, e desgastou imenso o piloto.
















    



















PosDriverMonte CarloSwedenMexicoPortugalArgentinaGreeceItalyFinlandGermanyAustraliaFranceSpainGreat BritainTotal
1.
Sepp Wiegand2515-1555
2.
Nicolas Fuchs-10181240
3.
Yuriy Protasov151210-37
4.
Abdulaziz Al-Kuwari--251035
5.
Ricardo Trivino10615-31
6.
Armin Kremer18-12-30
7.
Yazeed Al Rajhi-25--25
8.
Esapekka LappiR--2525
9.
Anders Grondal-18--18
10.
Robert Barrable---1818
11.
Rashid Al Ketbi124--16
12.
Arman Smailov-8-19
13.
Robert Kubica---88
14.
Edoardo Bresolin---66
15.
Elfyn Evans---44
16.
Alexander Villanueva-2-02
17.
Juan Carlos Alonso---22
18.
Martin Hudec-1--1


































































Carlos Mota



















































































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