Ainda é difícil para os fãs da F1 fazer qualquer tipo de
juízo sobre o que aconteceu ontem. Toda a gente está em choque ainda. Jules
Bianchi, o talento que milita na Marussia sofreu uma terrível partida do azar e
perdeu o carro no único sitio onde não o poderia ter feito. As imagens começam
a aparecer e de facto são arrepiantes. É até difícil de acreditar que o piloto
ainda esteja vivo e mais ainda que ninguém tenha sofrido outro tipo de
consequência (os comissários de pista por exemplo). Mas já falaremos sobre
isso.
Mercedes:
Foto: XPB Images |
Sem concorrência à altura, estava visto que a luta entre os
dois pilotos seria um dos pontos de interesse. Rosberg vinha motivado com uma
excelente pole, mas durante a corrida não soube tratar os seus pneus
intermédios e começou a sofrer de sobre viragem, o que num circuito como Suzuka
é ainda mais difícil de gerir. Hamilton por sua vez geriu melhor os pneus e o
ritmo e soube atacar no momento certo fazendo uma excelente ultrapassagem
cavando logo de seguida um fosso que Rosberg nunca mais conseguiria atenuar.
Vitória merecida e a liderança aumentada em alguns pontos.
Red Bull:
Foto: XPB Images |
Arriscaram numa afinação para pista molhada, o que lhes
retirou competitividade em qualificação no piso seco, mas rendeu muito em
corrida. Ricciardo e Vettel passaram como quiseram pelos Williams, que em piso
molhado não têm os mesmos argumentos. A sorte sorriu a Vettel, quando Button
teve problemas na paragem para pneus. Senão teria de passar JB no braço e já se
sabe que isso não é fácil, Ricciardo que o diga que teve de suar para o passar.
Mas Vettel esteve bem, num fim de semana em que anunciou que ia mudar de equipa
e Ricciardo continuou a confirmar a sua candidatura ao melhor piloto a
ultrapassar. O australiano consegue sempre as melhores manobras. Um fim de semana bom para a equipa.
McLaren:
Foto: XPB Images |
Button voltou a provar que tem ainda muito para dar à F1. É
sem duúvida o piloto mais inteligente em pista e a troca de pneus logo quando o
Safety Car saiu de pista é a prova disso. Com esta decisão passou para 3º sem
ter de suar. Geriu de forma brilhante os pneus e teve o azar do lado dele, mais
uma vez, quando foi obrigado a trocar de volante o que o levou a perder
demasiado tempo na box, vendo passar Vettel e ficando à mercê de Ricciardo. Mas esteve
soberbo Button e provou que ainda tem qualidade para lutar por um titulo. Já
Magnussen acumulou azares e erros. Uma tarde para esquecer do jovem
dinamarquês, onde nada correu bem.
Williams:
Foto: XPB Images |
Dado o cenário que se colocou à equipa, o resultado não é
nada mau. O carro não tinha cabedal para segurar um Red Bull preparadíssimo
para a chuva e a dupla de pilotos da Williams conseguiu o melhor resultado
possível. Não foram brilhantes, mas também não comprometeram. Há dias assim em
que mais vale jogar pelo seguro. E tanto Bottas como Massa souberam ler isso de
forma excelente e conseguiram levar a água ao seu moinho. Um bom resultado.
Force India:
Foto: XPB Images |
Hulkenberg andava tímido e desaparecido mas ontem voltou a
aparecer. Excelente recuperação e bom resultado, no regresso aos pontos do
alemão. O carro mostrou logo sinais que não gostava muito da pista mas o
talento de Hulk tratou de o fazer mudar de ideias , fazendo uma excelente prova.
Perez em 10 também esteve bem, teve boas lutas e boas ultrapassagens e o 10º
lugar é também um bom resultado. A Force India regressou aos fins de semana
positivos e isso saúda-se.
Toro Rosso:
Foto: XPB Images |
O futuro homem da Red Bull tratou de confirmar que foi a
escolha certa para a vaga de Vettel. Kvyat esteve bem mas já se sabe que em
piso molhado não há como Vergne. O francês ganha outro encanto à chuva e
consegue sempre ser melhor que os outros. Se fosse sempre assim o lugar da Red
Bull era seu de certeza. 9º e 11º não é um mau resultado para a equipa satélite
da Red Bull. Falta agora conhecer quem vai ocupar a vaga de Kvyat na equipa
para o ano que vem. Deve ser o único ponto de interesse pois ao nível do
campeonato as coisas parecem mais ou menos definidas.
Ferrari:
Foto: XPB Images |
Um dia para esquecer. Alonso ficou outra vez fora de
combate, desta vez na volta 3, com o carro a perder qualquer energia eléctrica.
Se Alonso tinha dúvidas que é melhor sair se calhar desfez definitivamente as
dúvidas. A Ferrari não consegue dar-lhe um carro para lutar pelo titulo e este
ano nem um carro fiável lhe conseguiu oferecer. Quanto a Kimi… andou pela pista
perdido sem ninguém dar por ele. Não é este o Kimi que estamos habituados.
Muito mau fim de semana. Mais ainda quando se vê um futuro piloto ter um
acidente gravíssimo.
Sauber:
Foto: XPB Images |
Gutierrez fez uma boa prova. O 13º não dá pontos mas dá
algum animo e crédito ao piloto. Já Sutil não conseguiu acabar mais uma prova.
A chuva aumentou no final da corrida e o alemão perdeu o carro, naquele que iria
ser o ponto chave para o desfecho dramático da prova. De realçar a compostura e
a forma como Sutil encarou a situação e
se mostrou aos media. Nunca é fácil ver um colega de profissão ter um acidente
destes mais ainda quando se assiste na “primeira fila”. Sutil pode não ser
grande piloto, mas mostrou ser um grande homem ao não dar pormenores
desnecessários sobre o acidente.
Lotus:
Foto: XPB Images |
Não se esperava mais da equipa. O carro é fraco e a pista
era exigente. Nem com chuva deu para fazer uma gracinha. Gorsjean e Maldonado
lutaram é certo mas não foi suficiente. 2014 é mesmo para esquecer e fazer
reset.
Este ano resta afinar a máquina para o próximo ano e preparar melhor possivel tudo para voltarmos a ter uma Lotus como o ano passado. A deste ano é uma caricatura de fraca qualidade.
Caterham:
Foto: XPB Images |
Ericsson começou mal a corrida fazendo um pião enquanto o SC
estava em pista, mas recuperou e voltou a fazer melhor que Kobayashi que a
jogar em casa voltou a não dar nas vistas. Ainda não são os resultados que a equipa queria e a duvidas continuam a aumentar em torno da equipa que esta semana foi sujeita a uma penhora. Duvidamos que haja Caterham para o próximo ano.
Marussia:
Foto: XPB Images |
Chilton que nos perdoe, mesmo tendo ficando em 18º mas é difícil
não falar do caso de Bianchi. O jovem talento está a lutar pela sua vida num
hospital japonês e terá pela frente um processo de recuperação que será sempre
difícil. A Marussia nisto não tem sorte. Já Maria de Villota teve um acidente
parecido ao qual sobreviveu mas cujas sequelas deixaram marcas profundas e
nunca saradas. Agora Bianchi. A equipa que estava a ter um desenvolvimento
francamente positivo sofre assim mais um grande revés. Mas isso agora é
secundário. Estamos todos a torcer para que Bianchi consiga ganhar esta prova.
Estamos contigo Jules.
FIA:
Foto: WRI2 |
Culpas para a organização, que foi inflexível ao não deixar
antecipar a corrida, sabendo à partida que as condições climatéricas iam ser
difíceis de gerir, mesmo com 2 pedidos por parte da FIA e sem nunca ninguém ter consultado os pilotos e culpa da FIA por ter
um veiculo estranho em pista, nestas condições, sem ter um SC em pista. Está
nas regras e a FIA, que umas vezes cumpre as regras à risca, desta vez por algum
motivo facilitou. Há que pensar também em evitar usar este tipo de tractores.
No ano passado um comissário de pista morreu, este ano aconteceu isto. Se estes engenhos passam a ser perigosos, têm
de ser usados outro tipo de solução. Este ano infelizmente já andava a prometer.
Massa andou aos papeis de forma violenta por 2 vezes, Kimi também esteve perto
da tragédia. Pareciam sinais.
A F1 é perigosa e será sempre. Às vezes reclamamos do SC em
pista por demasiado tempo, ou por decisões que parecem ser demasiado
rigorosas… Mas é para evitar situações destas que as medidas são tomadas.
Acidentes deste fazem questionar sobre a
paixão pelo desporto. Mas a F1 será sempre perigosa e em relação a isso não há
nada a fazer senão aprender e evitar que acidentes destes se repitam.
Fábio Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário