segunda-feira, 9 de junho de 2014

GP do Canadá em F1 - Resumo da corrida

imagem de: XPB Images
A corrida do GP do Canada ainda não tinha começado e já apostávamos nos dois Mercedes no pódio...fomos enganados!
Hulkenberg era um dos pilotos no grid que "calçava" pneus macios, em vez dos super macios dos pilotos da frente, com certeza a pensar em parar apenas uma vez. Gutierrez, como não chegou a fazer nenhum tempo na qualificação, largava das boxes, atrás de todos os outros.

Na largada, Hamilton tenta colocar-se á frente de Rosberg, mas o alemão fecha bem e obriga o britânico a colocar duas rodas na relva, perdendo o lugar para Vettel. Mais atrás, Raikkonen arrancou bem e passou Button, enquanto Alonso não fez o arranque normal, perdendo um lugar para Vergne. 
Na primeira chicane, Chilton perde o controlo ao Marussia e toca no seu colega de equipa, Bianchi, que bateu violentamente contra o muro. Na primeira volta de corrida, dois Marussia a desistirem ao mesmo tempo. A pista ficou com com bastantes pedaços de fibra e com combustível, obrigando a entrada do Safety Car. 
imagem de: XPB images
Na volta 8, o SC sai e começam as lutas pelos lugares, com Hamilton a abrir as hostilidades, ultrapassando Vettel, na travagem para a chicane antes da meta. Na volta 10, o top 10 era o seguinte: Rosberg, Hamilton, Vettel, Bottas, Massa, Ricciardo, Vergne, Alonso, Raikkonen e Perez.

Ricciardo é o primeiro dos da frente a parar nas boxes, retornando à corrida em 15º. Algumas voltas depois era a vez dos Mercedes pararem. Passadas mais de 20 voltas, Vettel quase que toca em Hulkenberg, no gancho, tendo travado mais tarde e saiu muito largo, não conseguindo completar a ultrapassagem, já a lutarem pelo 4º lugar. 
Na volta 24, Hamilton já estava a menos de 1s de Rosberg, com possibilidade de activar o DRS. A pressão do inglês era tanta, que algumas voltas depois, Rosberg teve de seguir em frente na chicane do Muro dos Campeões. O alemão viu esta acção ser investigada pelos comissários, mas sem mais consequências. Felipe Massa, ia mostrando que o seu Williams era um dos carros mais rápidos em pista, tendo ultrapassado a versão B do Ferrari de Alonso. 

imagem de: XPB images
Na volta 31, pudemos assistir a uma luta intensa pela 4ª posição, entre Hulkenberg, Vettel e Bottas. Os dois Force India ainda não tinham parado para a troca de pneus, apenas na volta 34, Perez parou, conseguindo retornar à pista em 10º.
De repente, quase em simultâneo, os dois pilotos da Mercedes, (1º e 2º) avisaram o pit wall que não tinham potência nos carros. Foi o começo das dores de cabeça para a equipa dos Silver Arrows. Os dois carros começaram a perder tempo para o Force India de Hulkenberg, que rodava em 3º. Passaram de uma diferença de mais de 20 segundos, para pouco mais de 3s. Em recta, os carros pareciam parados. Entretanto, Ricciardo faz o seu pit stop e consegue sair à frente de Vettel. 
O top 10, na volta 40 era o seguinte: Rosberg e Hamilton, Hulkenberg, Massa, Alonso, Vergne, Perez, Ricciardo, Vettel e Raikkonen. 
O finlandês da Ferrari, Kimi Raikkonen, que seguia em 10º, fez pião, na curva do gancho, perdendo 6 lugares e justificando mais uma vez, o título de mais azarado em 2014.

imagem de: XPB images
Massa, que já seguia em 3º, era francamente mais rápido que Rosberg e Hamilton, que recebiam a informação da equipa, de que não tinham conseguido resolver o problema de falta de potência nos carros. Na volta 44, Rosberg pára nas boxes, deixando a liderança a Hamilton, mas teve uma paragem mais demorada que o fez cair para 3º, atrás de Massa. Na volta seguinte era a vez de Lewis parar. Consegue sair à frente de Nico Rosberg e mantém-se nessa posição quase a volta completa. Na travagem para a chicane antes da meta, foi Hamilton que não conseguiu travar a tempo (apertado pelo colega) e seguiu em frente, deixando, contudo, passar Rosberg em cima da linha de meta. Pensávamos nós que para não ter problemas com os comissários por ganhar vantagem ilegalmente, mas não! Hamilton avisa a equipa via rádio que não tem travões. Ainda consegue chegar às boxes, onde é oficializada a desistência do inglês. Rosberg assume a liderança do GP do Canada, com a entrada de Massa nas boxes, mas tem Perez em 2º, convicto que o consegue passar.

Na volta 50, os dez primeiros eram: Rosberg, Perez, Ricciardo, Vettel, Hulkenberg, Bottas, Massa, Alonso, Button e Vergne. 
imagem de: XPB images
Foi incrível a resistência de Rosberg perante as adversidades. Sem a devida potência do Mercedes, com algumas dificuldades em travar correctamente, conseguiu resistir a Perez, que nunca conseguiu ficar colado à traseira do Mercedes. Perez parecia ter algumas dificuldades mecânicas no Force India, já que perdia tempo em alguns sectores para Rosberg e assim esteve sempre mais concentrado em repelir os avanços dos dois Red Bull´s atrás: Ricciardo e Vettel. 
Massa, que tinha pneus mais "frescos" e que já tinha provado a sua rapidez, estava em 4º, (depois de ter ultrapassado Bottas e Hulkenberg, numa tentativa falhada do seu colega de equipa em ultrapassar o alemão da Force India) atrás de Vettel e a conseguir galgar terreno atrás do pódio, quem sabe da vitória. 
Na volta 60, Alonso conseguia passar o Williams de Bottas, enquanto Massa, já colado a Vettel, não conseguia ganhar vantagem necessária para tentar uma ultrapassagem. 

A 5 voltas do final (volta 65), eram cinco carros a lutarem pelo primeiro posto: Rosberg, que ia aguentando uma tarde infernal, Perez, com alguns problemas no carro, Ricciardo, Vettel e Massa.
Até que Ricciardo, dá o golpe de misericórdia em Perez e ultrapassa-o, na travagem para a primeira curva, assumindo as despesas. No final dessa volta (68), o australiano consegue travar mais tarde que Rosberg, para a curva do Muro dos Campeões e assim roubar o primeiro posto da prova. Vettel, na recta antes, consegue passar Perez e carimbar o terceiro lugar, o seu primeiro pódio da temporada. Mas o mais dramático ainda estava para acontecer: Massa força a ultrapassagem a Perez, depois da meta e bate com o pneu direito da frente no pneu esquerdo traseiro do mexicano, tendo os dois perdido o controlo dos carros e embatendo violentamente contra os muros de protecção. Vettel não ficou envolvido no acidente por um triz! Os dois sairam pelo próprio pé dos monolugares, mas ganharam uma visita obrigatória ao centro hospitalar do circuito.

O Safety Car teve de entrar em pista, carimbando a vitória de Ricciardo. Atrás dele seguia Rosberg, que não devia estar muito chateado pelo 2º lugar, já que esteve muito próximo de desistir, e Vettel, que se mostrava muito chateado com a equipa, pela estratégia usada. 
Antes da entrada do SC, Button ainda consegue ultrapassar Alonso e Hulkenberg, conseguindo o melhor resultado da época até agora.

Foi uma corrida excelente, espectacular e muito emotiva! Se me perguntassem se concordo com a vitória de Daniel Ricciardo, eu diria que sim, mas fico triste por Rosberg não ter conseguido aguentar mais duas voltas, depois de mais de metade da corrida em esforço. Justo vencedor, justo vencido e um agradecimento a Gilles Villeneuve por ter intercedido, lá onde está, pelos aficionados da F1. A melhor corrida da temporada teria de se realizar num circuito dedicado a um dos melhores pilotos (e emotivos, na forma como conduzia) de sempre.
Classificação:
Pos. 
Piloto
Equipa
Tempo
1. 
 D. Ricciardo
Red Bull
1:39:12.830
2. 
 N. Rosberg
Mercedes
+4.200
3. 
 S. Vettel
Red Bull
+5.200
4. 
 J. Button
McLaren
+11.700
5. 
 N. Hulkenberg
Force India
+12.800
6. 
 F. Alonso
Ferrari
+14.800
7. 
 V. Bottas
Williams
+23.500
8. 
 J. Vergne
Toro Rosso
+28.000
9. 
 K. Magnussen
McLaren
+29.200
10. 
 K. Raikkonen
Ferrari
+53.600
11. 
 S. Perez
Force India
+1 volta
12. 
 F. Massa
Williams
+1 volta
13. 
 A. Sutil
Sauber
+1 volta
14. 
 E. Gutiérrez
Sauber
+6 voltas
15. 
 R. Grosjean
Lotus
+11 voltas
16. 
 D. Kvyat
Toro Rosso
+23 voltas
17. 
 L. Hamilton
Mercedes
+24 voltas
18. 
 K. Kobayashi
Caterham
+47 voltas
19. 
 P. Maldonado
Lotus
+49 voltas
20. 
 M. Ericsson
Caterham
+63 voltas
21. 
 J. Bianchi
Marussia
+70 voltas
22. 
 M. Chilton
Marussia
+70 voltas

fotos:
motorsport.com
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Pedro Mendes

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