E está de volta mais uma etapa do mundial de ralis, que
depois do rally de Portugal, voa desta vez para o outro lado do atlântico, sendo a argentina a quinta paragem da caravana do mundial de WRC.
Num campeonato tendencialmente dominado pela Volkswagen, é
Ogier que chega ao pais sul-americano na frente do campeonato, bem destacado de
toda a concorrência, sendo que o mais próximo do francês é também ele piloto da
marca alemã, J. M. Latvala, mas grande distância separam o piloto francês dos
outros todos, tão claro tem sido o domínio do campeão em titulo.
Curiosamente, o francês ainda não conseguiu vencer na argentina ao longo da sua
carreira, e tentará decerto bater mais um record, e quebrar mais este enguiço,
certo é outra coisa que não seja a vitória de Ogier, será uma surpresa.
Na Volkswagen será Latvala que mais poderá perigar a
tentativa de vitória de Ogier, assim o piloto finlandês consiga manter o carro
na estrada e não entrar em exageros prematuramente, controlando a ansiedade. Latvala é sem duvida um eterno candidato a vencer todos os ralis em que alinha,
manter o carro na estrada é o maior desafio.
Na Citroen não há novidades na lista de inscritos, Ostberg e
Meeke são as setas apontadas aos lugares cimeiros, com ambos os pilotos a
tecerem, ao longo desta semana, palavras de motivação para a prova Argentina,
demonstrando motivação e vontade de andar mais próximo das vitórias que teimam
em não surgir. Quanto a Ostberg, o piloto norueguês tem estado melhor nestes
últimos tempos e admite ter testado um novo estilo de condução, mais eficaz ao
tipo de carro que o Ds3 WRC exige: “a nossa preparação foi perfeita. Desde o
último dia do Rali do México, o desenvolvimento tem sido muito positivo. Testar
permitiu-me confirmar o progresso que efectuámos. Estou a trabalhar no meu
estilo de pilotagem para ser mais competitivo no Citroën DS3 WRC”. Meeke que
tem tido um início de temporada bem complicado, onde nas últimas três provas
apenas conseguiu.um ponto. As várias saídas de estrada têm prejudicado o piloto
britânico e de que maneira, pois rapidez tem para dar e vender, tem
faltado apenas uma ponta de sorte, que nesta modalidade também é essencial.
Na Ford surge um Hirvonen mais motivado na abordagem ao
rally da Argentina, depois da boa prestação na prova portuguesa, é essencial
mais uma boa classificação para o piloto finlandês voltar aos índices de
motivação a que nos habituou ao longo dos anos. Faz falta um Hirvonen mais
competitivo ao mundial. Esperemos que o rally de Portugal não tenha sido uma
excepção.
Na Hyundai, a dupla que nos parece mais equilibrada desta
formação, é a que vai alinhar no rally. Sordo que neste momento nos aprece
melhor do o próprio Neuville, volta a merecer a confiança dos responsáveis da
marca coreana, depois de no rally de Portugal ter andado muito bem no primeiro
dia, vencendo algumas especiais, e inclusive ter liderado a prova. Será mais um
teste para o I20 WRC, onde a prova da fiabilidade será um grande exame. Se
tiverem carro, poderemos ter algum dos dois pilotos no Top5, que seria um bom
resultado.
Em WRC2 como sempre uma boa lista de inscritos, e com
pilotos de qualidade, que darão decerto mais um grande espectáculo na luta pela
vitoria final, com vários pilotos capazes de o fazer. O. Tanak parte como
“cabeça de serie”, pela experiência e pela rapidez, apenas um senão, este
Estónio tem tanto de bom com de inconsciente, mas se levar o carro até final
arrisca-se a ganhar, este tem nível de mundial. De resto temos Protasov, o
líder do campeonato que não quererá perder terrenos para os seus rivais,
Bertelli segundo no mundial da categoria também marca presença, bem como N.
AL-ATTIYAH e J. Ketomaa, que vem motivados pela boa prestação no rally de
Portugal onde foram 1º e 2º respectivamente.
Motivo mais do que suficiente para seguir esta categoria
cada vez mais intensa na luta pelas vitorias.
Lista de inscritos:
http://www.rallyargentina.com/wp-content/uploads/2011/04/Entry-List-2014-RA.pdf
Horário da prova:
Estão lançados os primeiros dados de mais um prova do
mundial de ralis, que está de volta ao nosso blog, e também à nossa pagina de
facebook, com um fim de semana que promete ser em grande, com muito espectáculo
e emoção na luta pela vitoria final. Quem será o melhor a dançar o tango ao
volante um World Rally Car?
Todas as dúvidas e respostas ao longo dos próximos dias com
resumos diários de todas as incidências da prova Argentina, fique atento.
Até lá…. if
in doubt flat out!!!
Carlos Mota
Sem comentários:
Enviar um comentário