Foi de festa o clima que se viveu em Montalegre, neste último
fim-de-semana, com a realização da primeira etapa do mundial de Rallycross,
neste que é o primeiro ano que se realiza sob a sigla de “mundial”. A prova
portuguesa abriu as hostilidades de uma modalidade que ganha cada vez mais
adeptos, não só a nível mundial mas também a nível nacional, avaliando pela
enchente nos dois dias de prova no belo circuito de Montalegre.
Petter Solberg foi o grande vencedor da classe “Super Car”,
um vencedor histórico, pois foi o primeiro piloto a vencer uma prova do mundial
de rallycross, neste ano de estreia do campeonato. O piloto norueguês, foi ao
longo do fim-de-semana dos mais rápidos, e protagonista de belos momentos de
condução pura. No primeiro dia havia sido o segundo mais rápido no primeiro
“heat” de qualificação, atrás do campeão europeu Timur TIMERZYANOV (Peugeot
208). Estes dois pilotos que foram também os protagonistas do momento mais polémico
deste 1º dia, quando no “heat” o piloto russo deu um “chega para lá” em Solberg
logo na primeira curva, travando literalmente no carro no norueguês, que ficou
de imediato parado com problemas ao nível da direcção do seu DS3.
No segundo dia de prova, Solberg veio disposto a corrigir
este resultado, vencendo os “heat´s” 3 e 4,vencendo depois também a sua
meia-final e de seguida a final, fazendo um pleno de vitórias neste 2º e
decisivo dia de competição.
Numa final completamente dominada pelo piloto nórdico, a
grande luta foi pelos restantes lugares do pódio, com os dois pilotos da FORD
OLSBERGSMSE a completarem o pódio, Andreas BAKKERUD foi 2º e Reinis NITISS 3º
na final.
Como sempre existe as desilusões do fim-de-semana, ainda
mais nesta modalidade onde existe contacto entre os carros, e as viaturas que
rondam os 600cv de potencia estão mais sujeitas a ter problemas. Começamos pelo
mais azarado do fim-de-semana, Liam DORAN, o mítico piloto britânico, que quase
nem foi visto a andar no primeiro dia de prova, com sucessivos problemas no seu
Ds3. No segundo dia ainda alinhou nos “heat´s” 3 e 4 mas não foi alem de um 7º
e 13º lugar respectivamente. Ficando-se pelas mangas de qualificação, sendo
mesmo o ultimo na geral.
Jacques VILLENEUVE era outro do nomes sonantes a marcar
presença na prova portuguêsa, e a fazer a sua estreia nesta modalidade, o
antigo campeão do mundo de Formula 1, também não foi além das mangas de
qualificação, demonstrando que tem ainda muito para aprender nesta matéria.
Outras das decepções foi equipa oficial da Peugeot, que tem
nas suas fileiras o actual campeão europeu da modalidade o russo Timur
TIMERZYANOV, e o filho da lenda do rallycross Kenneth Hansen, o jovem Timmy
HANSEN, ficaram-se ambos pelas meias-finais. Um resultado modesto tendo em
conta toda a estrutura oficial que envolve este projecto com base no 208 da
Peugeot.
O único português presente na categoria rainha foi Joaquim
Santos, que não passou às maias finais, ficando-se pelo 14º nas mangas de
qualificação.
HEAT: FINAL
R | DRIVER | POS | Time | C | P
---|---|---|---|---|
1. | P | SOLBERG1 | 04:02.081 | 8 |
2. | A | BAKKERUD2 | 04:04.439 | 5 |
3. | R | NITISS3 | 04:05.129 | 4 |
4. | T | HEIKKINEN4 | 04:07.106 | 3 |
5. | A | MARKLUND5 | 04:07.982 | 2 |
6. | K | PAUWELS6 | 04:12.871 | 1 |
CHAMPIONSHIP POINTS
DRIVER | PTS |
---|---|
0 | |
Petter SOLBERG | 29 |
Tord LINNERUD | 24 |
Toomas HEIKKINEN | 21 |
Frode HOLTE | 20 |
Timur TIMERZYANOV | 19 |
Anton MARKLUND | 18 |
Daniel HOLTEN | 14 |
Mats LYSEN | 14 |
Julian GODFREY | 9 |
Andreas BAKKERUD | 8 |
Mais três categorias marcam presença no mundial de
rallycross, as classes 1600, Touring Car e RX Lites também animaram e de que
maneira o muito publico presente em Montalegre, onde se pôde ver jovens pilotos
com muito potencial e com grandes estruturas montadas á sua volta, que denota e
grande aposta nesta modalidade.
Na classe 1600 o vencedor foi o russo Sergej ZAGUMENNOV
(Skoda Fabia) o grande vencedor, com uma boa margem sobre Nikita MISIULIA
(Skoda Fabia) na segunda posição e Janis BAUMANIS (Renault Twingo) fechou o top
3.
R | DRIVER | POS | Time | C | P
---|---|---|---|---|
1. | S | ZAGUMENNOV1 | 04:19.588 | 8 |
2. | N | MISIULIA2 | 04:22.468 | 5 |
3. | J | BAUMANIS3 | 04:23.132 | 4 |
4. | U | LINNEMANN4 | 04:23.397 | 3 |
5. | T | SHIGABUTDINOV5 | 04:24.488 | 2 |
6. | V | VEVERKA6 | 04:26.576 | 1 |
CHAMPIONSHIP POINTS
DRIVER | PTS |
---|---|
Sergej ZAGUMENNOV | 28 |
Nikita MISIULIA | 25 |
Timur SHIGABOUTDINOV | 22 |
Ulrik LINNEMANN | 22 |
Janis BAUMANIS | 17 |
Vaclav VEVERKA | 16 |
Ondrej SMETANA | 13 |
Vadim MAKAROV | 13 |
Rudolf SCHAFER | 12 |
Ernestas STAPONKUS | 9 |
Na Calsse Touring Car, a vitoria sorriu a Torleif Lona (Ford
Fiesta) deixando Kjetil LARSEn (Skoda Fabia) na segunda posição a mais de 5´s,
Anders BRATEN (Ford Fiesta) fechou o pódio. Quanto ao português José Fábrica
não foi alem da penúltima posição.
HEAT: FINAL
R | DRIVER | POS | Time | C | P
---|---|---|---|---|
1. | T | LONA1 | 04:37.592 | 8 |
2. | K | LARSEN2 | 04:42.710 | 5 |
3. | A | BRATEN3 | 04:42.939 | 4 |
4. | P | MERTENS4 | 04:47.276 | 3 |
5. | J | FABRICA5 | 04:57.412 | 2 |
6. | D | LUNDH6 | 01:34.687 | 1 |
CHAMPIONSHIP POINTS
DRIVER | PTS |
---|---|
Torleif LONA | 23 |
Robin LARSSON | 19 |
Daniel LUNDH | 17 |
Anders BRATEN | 15 |
Patrick MERTENS | 15 |
Derek TOHILL | 13 |
Ville RAUTIAINEN | 12 |
Por fim a classe RX Lites, com 9 pilotos á procura dos 6
lugares para a final, que foi ganha por Sebastien ERIKSSON, sendo Richard
GÖRANSSON segundo e Daniel HOLTEN terceiro, num domínio completo dos pilotos
nórdicos, que de facto são adeptos deste desporto espectacular que é o
rallycross.
HEAT: FINAL
R | DRIVER | POS | Time | C | P
---|---|---|---|---|
1. | S | ERIKSSON1 | 04:16.078 | 8 |
2. | K | ERIKSSON2 | 04:17.328 | 5 |
3. | R | GÖRANSSON3 | 04:19.993 | 4 |
4. | Y | TIMUR4 | 04:21.305 | 3 |
5. | D | HOLTEN5 | 04:22.642 | 2 |
6. | A | WESTLUND6 | 04:22.955 | 1 |
CHAMPIONSHIP POINTS
DRIVER | PTS |
---|---|
Sebastien ERIKSSON | 30 |
Richard GÖRANSSON | 25 |
Daniel HOLTEN | 20 |
Yigit TIMUR | 19 |
Alexander WESTLUND | 18 |
Kevin ERIKSSON | 18 |
Aron DOMZALA | 14 |
Daniel BJÖRK | 13 |
Alejo FERNANDEZ | 12 |
Contas feitas, este mundial de RallyCross promete continuar
a ganhar fãs por todo o mundo, de facto Montalegre foi o palco ideal para
abertura deste 1º campeonato do mundo de uma modalidade automobilística que já
mexe com grandes marcas, como a Volkswagen e Peugeot, entrando de forma
oficial, e outras com certeza mais tarde ou mais cedo irão pelo mesmo caminho.
A proximidade entre os pilotos e publico é fantástica, o clima envolvente ás
provas, as verdadeiras massas que o fez mexer, fez deste campeonato cada vez
mais apetecível para os verdadeiros amantes dos desportos automobilísticos. A
próxima paragem será a 24 e 25 de Junho em Inglaterra no circuito Lydden Hill.
Nos iremos acompanhar bem de perto este campeonato ao qual
ficamos verdadeiros fãs. Portanto fiquem atentos ao nosso facebook e ao nosso
blog, com novidades diárias, acerca de tudo o que se passa no mundo dos
desportos motorizados.
Até lá…e
mesmo no rallycross…if in doubt flat out!!
Fotos:
Fotos de Carlos Mota
Fontes:
rallycrossrx.com
Carlos Mota
Sem comentários:
Enviar um comentário