segunda-feira, 5 de maio de 2014

FIA World Rallycross Championship. Solberg vence primeira prova do mundial.

Foi de festa o clima que se viveu em Montalegre, neste último fim-de-semana, com a realização da primeira etapa do mundial de Rallycross, neste que é o primeiro ano que se realiza sob a sigla de “mundial”. A prova portuguesa abriu as hostilidades de uma modalidade que ganha cada vez mais adeptos, não só a nível mundial mas também a nível nacional, avaliando pela enchente nos dois dias de prova no belo circuito de Montalegre.

Petter Solberg foi o grande vencedor da classe “Super Car”, um vencedor histórico, pois foi o primeiro piloto a vencer uma prova do mundial de rallycross, neste ano de estreia do campeonato. O piloto norueguês, foi ao longo do fim-de-semana dos mais rápidos, e protagonista de belos momentos de condução pura. No primeiro dia havia sido o segundo mais rápido no primeiro “heat” de qualificação, atrás do campeão europeu Timur TIMERZYANOV (Peugeot 208). Estes dois pilotos que foram também os protagonistas do momento mais polémico deste 1º dia, quando no “heat” o piloto russo deu um “chega para lá” em Solberg logo na primeira curva, travando literalmente no carro no norueguês, que ficou de imediato parado com problemas ao nível da direcção do seu DS3.

No segundo dia de prova, Solberg veio disposto a corrigir este resultado, vencendo os “heat´s” 3 e 4,vencendo depois também a sua meia-final e de seguida a final, fazendo um pleno de vitórias neste 2º e decisivo dia de competição.

Numa final completamente dominada pelo piloto nórdico, a grande luta foi pelos restantes lugares do pódio, com os dois pilotos da FORD OLSBERGSMSE a completarem o pódio, Andreas BAKKERUD foi 2º e Reinis NITISS 3º na final.

Como sempre existe as desilusões do fim-de-semana, ainda mais nesta modalidade onde existe contacto entre os carros, e as viaturas que rondam os 600cv de potencia estão mais sujeitas a ter problemas. Começamos pelo mais azarado do fim-de-semana, Liam DORAN, o mítico piloto britânico, que quase nem foi visto a andar no primeiro dia de prova, com sucessivos problemas no seu Ds3. No segundo dia ainda alinhou nos “heat´s” 3 e 4 mas não foi alem de um 7º e 13º lugar respectivamente. Ficando-se pelas mangas de qualificação, sendo mesmo o ultimo na geral.

Jacques VILLENEUVE era outro do nomes sonantes a marcar presença na prova portuguêsa, e a fazer a sua estreia nesta modalidade, o antigo campeão do mundo de Formula 1, também não foi além das mangas de qualificação, demonstrando que tem ainda muito para aprender nesta matéria.
Outras das decepções foi equipa oficial da Peugeot, que tem nas suas fileiras o actual campeão europeu da modalidade o russo Timur TIMERZYANOV, e o filho da lenda do rallycross Kenneth Hansen, o jovem Timmy HANSEN, ficaram-se ambos pelas meias-finais. Um resultado modesto tendo em conta toda a estrutura oficial que envolve este projecto com base no 208 da Peugeot.


O único português presente na categoria rainha foi Joaquim Santos, que não passou às maias finais, ficando-se pelo 14º nas mangas de qualificação.

HEAT: FINAL

RDRIVERPOSTimeChamp Points
1.Petter SOLBERG104:02.0818
2.Andreas BAKKERUD204:04.4395
3.Reinis NITISS304:05.1294
4.Toomas HEIKKINEN404:07.1063
5.Anton MARKLUND504:07.9822
6.Koen PAUWELS604:12.8711



CHAMPIONSHIP POINTS

DRIVERPTS
0
Petter SOLBERG29
Tord LINNERUD24
Toomas HEIKKINEN21
Frode HOLTE20
Timur TIMERZYANOV19
Anton MARKLUND18
Daniel HOLTEN14
Mats LYSEN14
Julian GODFREY9
Andreas BAKKERUD8


Mais três categorias marcam presença no mundial de rallycross, as classes 1600, Touring Car e RX Lites também animaram e de que maneira o muito publico presente em Montalegre, onde se pôde ver jovens pilotos com muito potencial e com grandes estruturas montadas á sua volta, que denota e grande aposta nesta modalidade.

Na classe 1600 o vencedor foi o russo Sergej ZAGUMENNOV (Skoda Fabia) o grande vencedor, com uma boa margem sobre Nikita MISIULIA (Skoda Fabia) na segunda posição e Janis BAUMANIS (Renault Twingo) fechou o top 3.


RDRIVERPOSTimeChamp Points
1.Sergej ZAGUMENNOV104:19.5888
2.Nikita MISIULIA204:22.4685
3.Janis BAUMANIS304:23.1324
4.Ulrik LINNEMANN404:23.3973
5.Timur SHIGABUTDINOV504:24.4882
6.Vaclav VEVERKA604:26.5761



CHAMPIONSHIP POINTS


DRIVERPTS
Sergej ZAGUMENNOV28
Nikita MISIULIA25
Timur SHIGABOUTDINOV22
Ulrik LINNEMANN22
Janis BAUMANIS17
Vaclav VEVERKA16
Ondrej SMETANA13
Vadim MAKAROV13
Rudolf SCHAFER12
Ernestas STAPONKUS9



Na Calsse Touring Car, a vitoria sorriu a Torleif Lona (Ford Fiesta) deixando Kjetil LARSEn (Skoda Fabia) na segunda posição a mais de 5´s, Anders BRATEN (Ford Fiesta) fechou o pódio. Quanto ao português José Fábrica não foi alem da penúltima posição.

HEAT: FINAL

RDRIVERPOSTimeChamp Points
1.Torleif LONA104:37.5928
2.Kjetil LARSEN204:42.7105
3.Anders BRATEN304:42.9394
4.Patrick MERTENS404:47.2763
5.Jose FABRICA504:57.4122
6.Daniel LUNDH601:34.6871



CHAMPIONSHIP POINTS

DRIVERPTS
Torleif LONA23
Robin LARSSON19
Daniel LUNDH17
Anders BRATEN15
Patrick MERTENS15
Derek TOHILL13
Ville RAUTIAINEN12


Por fim a classe RX Lites, com 9 pilotos á procura dos 6 lugares para a final, que foi ganha por Sebastien ERIKSSON, sendo Richard GÖRANSSON segundo e Daniel HOLTEN terceiro, num domínio completo dos pilotos nórdicos, que de facto são adeptos deste desporto espectacular que é o rallycross.


HEAT: FINAL

RDRIVERPOSTimeChamp Points
1.Sebastien ERIKSSON104:16.0788
2.Kevin ERIKSSON204:17.3285
3.Richard GÖRANSSON304:19.9934
4.Yigit TIMUR404:21.3053
5.Daniel HOLTEN504:22.6422
6.Alexander WESTLUND604:22.9551


CHAMPIONSHIP POINTS

DRIVERPTS
Sebastien ERIKSSON30
Richard GÖRANSSON25
Daniel HOLTEN20
Yigit TIMUR19
Alexander WESTLUND18
Kevin ERIKSSON18
Aron DOMZALA14
Daniel BJÖRK13
Alejo FERNANDEZ12


Contas feitas, este mundial de RallyCross promete continuar a ganhar fãs por todo o mundo, de facto Montalegre foi o palco ideal para abertura deste 1º campeonato do mundo de uma modalidade automobilística que já mexe com grandes marcas, como a Volkswagen e Peugeot, entrando de forma oficial, e outras com certeza mais tarde ou mais cedo irão pelo mesmo caminho. A proximidade entre os pilotos e publico é fantástica, o clima envolvente ás provas, as verdadeiras massas que o fez mexer, fez deste campeonato cada vez mais apetecível para os verdadeiros amantes dos desportos automobilísticos. A próxima paragem será a 24 e 25 de Junho em Inglaterra no circuito Lydden Hill.

Nos iremos acompanhar bem de perto este campeonato ao qual ficamos verdadeiros fãs. Portanto fiquem atentos ao nosso facebook e ao nosso blog, com novidades diárias, acerca de tudo o que se passa no mundo dos desportos motorizados.

Até lá…e mesmo no rallycross…if in doubt flat out!!


Fotos:
Fotos de Carlos Mota

Fontes:
rallycrossrx.com

Carlos Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário