Finalmente! Depois da espera, das inúmeras mudanças e dos testes, chegou a competição a sério. O GP da Austrália marca o início de uma nova era. Muita gente olhava (e ainda olha) com desconfiança para esta nova realidade, mas o melhor mesmo é adaptar-nos. E o resultado desta revolução, para já, foi uma qualificação emocionante, como há muito não se via.
Na hora de treinos que antecedeu a qualificação, a tendência
foi similar à das duas primeiras sessões, com Rosberg a figurar no topo da tabela,
seguido de Button e Alonso. Os Force India mostravam-se em bom plano, Magnussen
mantinha-se discreto e Vettel só
aparecia no 12º lugar. Caterham e Lotus mantinham-se com os problemas das
primeiras sessões.
Na qualificação, tudo mudou com chegada da chuva. Foi a primeira
vez que estes monolugares enfrentaram a chuva em pista. Os carros, com tanto binário
nas saídas de curva, tornaram-se muito difíceis de conduzir, mas produziram
imagens espectaculares.
Na Q1, ainda com piso seco, ficou confirmado que a Lotus e
Caterham continuam com muitos problemas… Excepto Kobayashi, que surpreendentemente
conseguiu passar à Q2, para alegria da equipa. Maldonado nem chegou a sair para
a pista, com problemas no monolugar e Grosjean, claramente desagradado com o
carro, tentou lutar mas o sistema de travagem era impossível de dominar.
Gutierrez, com problemas de caixa, teve de regressar mais cedo e como tal não pode
melhorar o tempo que fez. Na Marussia, Chilton ficou na frente do seu colega de
equipa e falhou por pouco a passagem a Q2 (primeira surpresa).
A Q2 marcou a chegada da chuva e com isso o baralhar das
contas. Ricciardo mostrava-se em grande forma, fazendo frente aos Mercedes,
Button até vinha a mostrar bom andamento, tal como o seu companheiro de equipa
e Alonso também andava pelos lugares de cima, algo que o Kimi teve mais
dificuldade a fazer. Mas nos últimos minutos, já com novos pneus colocados e com a pista ainda molhada, a tabela ficou virada do avesso, com
Ricciardo e os Mercedes ainda na frente, mas com Button a ficar de fora, com
Raikkonen a ficar também eliminado, tendo perdido o controlo do F14T, embatendo
contra um muro e provocando bandeiras amarelas, que prejudicaram quem ia na última
volta lançada (como foi o caso de Button). Vettel não conseguiu também passar à Q3, com problemas no carro (para
gáudio do muito publico presente). Kobayashi conseguia ficar num excelente 15º,
à frente de Perez, e Sutil também ficava por esta fase, sem carro para mais.
Para a Q3, passavam de forma absolutamente surpreendente os
dois carros da Toro Rosso, e Magnussen com uma última volta muito boa, ele que
andava tímido nos treinos livres.
A Q3 trouxe uma pista mais molhada e com muitos carros a saírem
com pneus de chuva, em vez dos intermédios. Mais uma vez, a batalha pela frente
foi entre Mercedes e Ricciardo. Kvyat ainda conseguiu figurar por uma vez no
topo da lista e os Williams, nunca conseguiram mostrar ritmo para chegar de
facto aos lugares da frente.
A última volta lançada foi digna de um filme de suspense.
Rosberg foi 1º a passar pela bandeira de
xadrez, ficando com o1º lugar, sendo destronado de imediato por Ricciardo. Mas
Hamilton, com uma volta soberba, conseguiu ficar com a pole, mesmo tendo quase
perdido o carro a meio da sua volta.
Magnussen fazia um excelente 4º, seguido de
Alonso, cuja performance desiludiu, Jean Eric Vergne em 6º (o francês em pista
molhada é excelente), Hulkenberg, Kvyat (com uma excelente primeira sessão de qualificação)
e por fim os dois Williams.
Um final estonteante, imagens fenomenais, com os pilotos a
terem de se esforçar mesmo muito para segurar os carros e um resultado completamente
inesperado. Se isto for a nova F1 estamos contentes por isso.
Resultado da Qualificação:
Destaques:
Mercedes:
O favoritismo confirmou-se. Estes Mercedes estão
fortes e hoje provaram porquê. Hamilton consegue a primeira pole da época, de
forma espectacular e Rosberg com o 3º lugar tem grandes hipóteses de terminar
no pódio. Nota-se um deteriorar da relação entre Rosberg e Hamilton e se a luta
pelo titulo for entre eles a situação não melhorará. No meio de tantas
surpresas, esta pole foi o que menos surpreendeu.
Red Bull:
Quem viu o carro no Bahrain e viu na qualificação
em Melbourne, pode pensar que estava a ver uma época diferente. A Red Bull deu
um passo de gigante em frente, mostrando que nunca é sensato descartar os
Bull´s dos lugares da frente. O carro é muito bom em curva, mas a unidade motriz
ainda é o calcanhar de Aquiles do RB10. Vettel, com falta de potencia, não
conseguiu melhor que 12º, ele que já não se lembrava o que era ficar de fora na
Q2 e Ricciardo deu espectáculo. Lutou como ninguém esperaria pela pole, na sua
terra Natal e foi o melhor Red Bull. Uma entrada de sonho. Se terá carro para
aguentar as 58 voltas é outra história, mas o australiano pode ficar contente
com a sua prestação.
McLaren:
Button viu se arredado da Q3 devido às bandeiras
amarelas mostradas aquando do acidente de Raikkonen. Button mostrou –se sempre
muito confortável com o carro e esperávamos que conseguisse um lugar no top 3.
Mas a última volta na Q2 foi fatal para as aspirações do britânico. Magnussen é que
surpreendeu toda a gente. O ritmo dos treinos não foi nada de estrondoso, mas na
qualificação o jovem dinamarquês mostrou que tem talento para dar e vender. Conseguiu
o 4º lugar e sai de uma posição privilegiada para atacar o pódio. Este
Magnussen ainda vai dar muito que falar.
Ferrari:
Novo ano, novo carro a história de sempre. Falta de
performance do carro. Alonso não fez melhor que 5º, embora nos pareça que podia
ter feito melhor, e Kimi com problemas no seu carro, nunca conseguiu fazer uma
volta “à Kimi”. O Ferrari é difícil de conduzir, pouco estável e os pilotos
pagaram por isso. Kimi estava claramente agastado com a situação e Alonso disse que não tinha ilusões sobre o andamento do carro e que ainda era necessário melhorar. Uma das desilusões do dia. Têm de fazer melhor.
Toro Rosso:
Quem apostou que a Toro Rosso ia passar a Q3, foi
decerto convidado a vestir um colete de forças. Mas a verdade é que conseguiram,
com uma grande ajuda da chuva. Vergne em piso molhado é dos melhores e Kvyat
mostrou talento, embora tenha perdido controlo do carro na última volta, o que
podia ter custado caro ao russo. Em corrida suspeitamos que não conseguirão
manter posições, pois o carro tem muitos problemas a resolver. Mas para quem
estava a ter um fim de semana tão mau. 5º e 8º na qualificação é excelente.
Force India:
Outra das desilusões do dia. Esperávamos ver a
Force a lutar pelo top5, mas na qualificação isso nunca pareceu possível. Perez
esteve francamente mal e apenas Hulkenberg mostrou qualidade para mais. O carro
não mostrou ainda os argumentos do Bahrain, mas esperamos ver algo mais em corrida.
Destaque negativo para Perez. Gostamos muito do mexicano, mas tem de começar a
mostrar mais. Do outro lado da garagem está um piloto cada vez mais maduro e
com muita qualidade que o pode ofuscar definitivamente. Hulkeneberg está muito optimista em relação ao carro. Esperemos que este optimismo se confirme.
Williams:
Outra das desilusões. Quem esperava ver um
Williams no top 5 ( tal como nós) enganou-se. O carro é bom e pode dar mais,
mas em piso molhado, Massa e Bottas tiveram de suar para segurar o carro que perdeu muita aderência. É provável
que a corrida traga uma Williams mais forte, mas a qualificação deixou muito a
desejar. Ainda assim o optimismo é palavra de ordem na Williams. Se a corrida
for em piso seco, convém contar com eles para a luta pelo pódio. Bottas terá
uma penalização, pois teve problemas de caixa e terá de trocar o componente.
Sauber:
Já se sabia que havia muito para resolver e que este
fim de semana não seria o melhor. Sutil ainda conseguiu ir à Q2, mas dificilmente
o carro daria para mais. Gutierrez, com problemas de caixa, teve de recolher mais
cedo às boxes. Não estamos a ver a Sauber fazer mais que isto este fim de
semana. Gutierrez, com o problema de caixa e a consequente penalização terá de
largar da última posição.
Caterham:
Seria sempre uma qualificação difícil, com tão
poucas voltas feitas nos treinos. Mas Kobayashi voltou em grande e
conseguiu fazer um impressionante 15º.
Quem diria! Já Ericsson com poucas experiência e poucas voltas dadas, não
arriscou e fez o 20º. Mas o resultado de Kobayashi merece destaque e poderá dar
novo animo à equipa.
Marussia:
Bianchi teve problemas electrónicos no carro que
impediram de lutar de igual para igual com Chilton, que ficou contente com a sua
qualificação, iniciando a época na frente do seu colega de equipa. Não
acreditamos que se irá repetir muitas vezes. A Marussia parece estar
ligeiramente melhor que a Caterham a nível da fiabilidade, mas Kobayashi fez a diferença hoje.
Lotus:
Um carro na garagem e outro impossível de conduzir.
Um fim de semana extremamente frustrante para a Lotus. O carro parece muito instável
em travagem e as saídas de pista foram recorrentes. Uma unidade motriz já
"ardeu” e as perspectivas futuras
não são as melhores. É uma pena ver a Lotus assim. Esperemos que melhorem no
próximo GP. Se acabarem este será uma enorme vitória.
Ultima nota:
Ver estes carros a dançar e de lado nas curvas, mostra bem
que este ano o talento do piloto será um factor fundamental. O pé direito terá
de estar muito afinado e a concentração sempre no máximo. O talento já era importante
mas este ano será ainda mais.
Fica o grid para amanhã:
1. Lewis Hamilton
Mercedes 1m44.231s
2. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 1m44.548s +0.317s
3. Nico Rosberg Mercedes 1m44.595s +0.364s
4. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 1m45.745s +1.514s
5. Fernando Alonso Ferrari 1m45.819s +1.588s
6. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 1m45.864s +1.633s
7. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m46.030s +1.799s
8. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 1m47.360s +3.129s
9. Felipe Massa Williams-Mercedes 1m48.079s +3.848s
10. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m44.437s +2.173s
11. Kimi Raikkonen Ferrari 1m44.494s +2.230s
12. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m44.668s +2.404s
13. Adrian Sutil Sauber-Ferrari 1m45.655s +3.391s
14. Kamui Kobayashi Caterham-Renault 1m45.867s +3.603s
15. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m48.147s +3.916s (5 posições)
16. Sergio Perez Force India-Mercedes 1m47.293s +5.029s
17. Max Chilton Marussia-Ferrari 1m34.293s +4.118s
18. Jules Bianchi Marussia-Ferrari 1m34.794s +4.619s
19. Marcus Ericsson Caterham-Renault 1m35.157s +4.982s
20. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m36.993s +6.818s
21. Pastor Maldonado Lotus-Renault Sem tempo
2. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 1m44.548s +0.317s
3. Nico Rosberg Mercedes 1m44.595s +0.364s
4. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 1m45.745s +1.514s
5. Fernando Alonso Ferrari 1m45.819s +1.588s
6. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 1m45.864s +1.633s
7. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m46.030s +1.799s
8. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 1m47.360s +3.129s
9. Felipe Massa Williams-Mercedes 1m48.079s +3.848s
10. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m44.437s +2.173s
11. Kimi Raikkonen Ferrari 1m44.494s +2.230s
12. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m44.668s +2.404s
13. Adrian Sutil Sauber-Ferrari 1m45.655s +3.391s
14. Kamui Kobayashi Caterham-Renault 1m45.867s +3.603s
15. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m48.147s +3.916s (5 posições)
16. Sergio Perez Force India-Mercedes 1m47.293s +5.029s
17. Max Chilton Marussia-Ferrari 1m34.293s +4.118s
18. Jules Bianchi Marussia-Ferrari 1m34.794s +4.619s
19. Marcus Ericsson Caterham-Renault 1m35.157s +4.982s
20. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m36.993s +6.818s
21. Pastor Maldonado Lotus-Renault Sem tempo
Fontes:
autosport.pt
autosport.com
planetf1.com
f1today.net
autosport.pt
autosport.com
planetf1.com
f1today.net
Fotos:
retiradas de google.pt
Fábio Mendes
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