Portugal tem fortes raízes em Macau. Aquele que era o “nosso”
pedaço de terra fora da Europa e que nos relembrava da grandeza das proezas dos
nossos descobridores. Este fim de semana os “exploradores” são de outra espécie.
Félix da Costa e Tiago Monteiro, cada um na sua categoria, vão tentar fazer
aquilo que já fizeram no passado… Brilhar num dos mais difíceis circuitos do
mundo. O Circuito da Guia. Um teste ao talento e à coragem dos pilotos.
Hoje foram as qualificações e até agora as coisas parecem
bem encaminhadas para as cores lusas.
Félix da Costa foi o primeiro a ser chamado ao serviço.
Conseguiu o 5º lugar mas está muito optimista em relação ao fim de semana. O português
ficou a 0.5 seg do italiano Marciello ( o novo protegido da Ferrari) mas só no
primeiro sector perdeu 0.7 seg. por não ter tido um cone de ar para ajudar. No
sector mais alto da cidade com as bem conhecidas curvas e contracurvas, o nosso
Formiga fez melhor que toda a gente ( a provar o seu enorme talento). Amanhã
será a corrida de qualificação para a grande prova de domingo. Hora marcada
para as 6 da manhã hora portuguesa e com
transmissão na TVI ( finalmente a TV publica a apostar no automobilismo e não
na parvoíce fechada em 4 paredes).
Declarações do nosso Formiga retiradas da Página oficial do Facebook.
Declarações do nosso Formiga retiradas da Página oficial do Facebook.
"Fui 5º na qualificação hoje aqui em Macau. Apenas no
primeiro sector que é feito a fundo perdi cerca de 0,7 segundos, isto pois fiz
a minha volta rápida sem nenhum carro à frente, logo sem cone de aspiração. No
segundo sector, o mais técnico sou o mais rápido de todos os pilotos o que
mostra que estamos com boa performance. Hoje não fomos felizes neste aspecto
mas estamos no grupo da frente e amanhã na corrida de qualificação vou procurar
recuperar 1 ou 2 lugares para estar em posição de lutar pela vitória no Domingo
na final! Obrigado a todos pelo apoio aqui em Macau e também de Portugal,
amanhã podem ver a corrida em directo na TVI24 às 06:00 portuguesas."
Resultado da qualificação:
Pos Driver Team/Car Time Gap 1. Raffaele Marciello Prema Dallara-Merc 2m11.555s 2. Felix Rosenqvist Mucke Dallara-Merc 2m11.622s +0.067s 3. Alex Lynn Prema Dallara-Merc 2m11.639s +0.084s 4. Lucas Auer Prema Dallara-Merc 2m12.052s +0.497s 5. Antonio Felix da Costa Carlin Dallara-VW 2m12.083s +0.528s 6. Tom Blomqvist Fortec Dallara-Merc 2m12.111s +0.556s 7. Pipo Derani Fortec Dallara-Merc 2m12.144s +0.589s 8. Jazeman Jaafar Carlin Dallara-VW 2m12.225s +0.670s 9. Harry Tincknell Carlin Dallara-VW 2m12.409s +0.854s 10. Jordan King Carlin Dallara-VW 2m12.616s +1.061s 11. Alexander Sims T-Sport Dallara-Nissan 2m12.698s +1.143s 12. Will Buller Fortec Dallara-Merc 2m12.768s +1.213s 13. Kevin Korjus Double R Dallara-Merc 2m13.053s +1.498s 14. Carlos Sainz Jr Carlin Dallara-VW 2m13.173s +1.618s 15. Esteban Ocon Prema Dallara-Merc 2m13.333s +1.778s 16. Nicholas Latifi Carlin Dallara-VW 2m13.551s +1.996s 17. Yuhi Sekiguchi Mucke Dallara-Merc 2m13.833s +2.278s 18. Lucas Wolf URD Dallara-Merc 2m13.938s +2.383s 19. Antonio Giovinazzi Double R Dallara-Merc 2m14.018s +2.463s 20. Yuichi Nakayama TOM'S Dallara-Toyota 2m14.308s +2.753s 21. Dennis van de Laar Mucke Dallara-Merc 2m14.310s +2.755s 22. John Bryant-Meisner Fortec Dallara-Merc 2m14.570s +3.015s 23. Sean Gelael Double R Dallara-Merc 2m14.657s +3.102s 24. Nelson Mason Zeller Dallara-Merc 2m14.706s +3.151s 25. Ed Jones Fortec Dallara-Merc 2m14.975s +3.420s 26. Sun Zheng Double R Dallara-Merc 2m18.912s +7.357s 27. Stefano Coletti Eurointernational Dallara-Merc 28. Katsumasa Chiyo B-Max Dallara-Toyota
Tiago Monteiro foi 2º na qualificação em WTCC, não chegado
ao francês Muller que bateu o record de qualificação em WTCC. O francês esteve imparável
e conseguiu assim a pole em Macau, algo que faltava ao seu já vasto currículo.
Monteiro ficou a 1 seg de distancia do Chevrolet de Muller, sem argumentos para
contrariar o poderio do carro do francês. Logo a seguir a Monteiro aparece
Tarquini, a 0.05 seg., seguido de Rob Huff, o especialista de Macau, Michelisz.
Um resultado muito positivo para Monteiro que lhe abre assim boas prespectivas
para o fim de semana. Lembrar que Monteiro subiu ao pódio de forma inesperada
no ano passado já com a Honda, quando a marca ainda testava apenas o carro.
Decalarções de Monteiro no seu site:
"Foi melhor do que estávamos à espera. Apesar de termos
sido sempre rápidos estávamos preocupados com os nossos adversários. Mas nesta
pista não só a rapidez conta. A experiência e confiança têm um peso bastante
elevado e felizmente a minha volta foi óptima. Estou bastante contente".
"Para conseguir chegar à vitória preciso de passar o
Muller no arranque e não será tarefa fácil, mas não impossível. Mas ficaria
igualmente muito satisfeito se conseguisse um lugar no pódio. A equipa nesta
segunda metade da época fez um trabalho notável, demos um passo em frente a
todos os níveis e todos merecem esta recompensa. Vamos ver o que conseguimos
fazer. Em Macau tudo pode acontecer"
Resultado da qualificação:
Pos Driver Team/Car Time Gap 1. Yvan Muller RML Chevrolet 2m28.933s 2. Tiago Monteiro Honda 2m29.933s +1.000s 3. Gabriele Tarquini Honda 2m29.991s +1.058s 4. Rob Huff Munnich SEAT 2m30.107s +1.174s 5. Norbert Michelisz Zengo Honda 2m30.224s +1.291s 6. Alex MacDowall Bamboo Chevrolet 2m30.248s +1.315s 7. Tom Chilton RML Chevrolet 2m30.583s +1.650s 8. James Nash Bamboo Chevrolet 2m30.723s +1.790s 9. James Thompson Lada 2m31.189s +2.256s 10. Tom Coronel ROAL BMW 2m31.287s +2.354s 11. Marc Basseng Munnich SEAT 2m31.482s +2.549s 12. Tom Boardman Special Tuning SEAT 2m34.989s +6.056s 13. Pepe Oriola Tuenti Chevrolet 2m31.800s Q1 14. Mehdi Bennani Proteam BMW 2m32.178s Q1 15. Stefano D'Aste PB BMW 2m32.666s Q1 16. Fredy Barth Wiechers BMW 2m32.961s Q1 17. Darryl O'Young ROAL BMW 2m33.104s Q1 18. Hugo Valente Campos SEAT 2m33.265s Q1 19. Konstantins Calko Campos SEAT 2m33.847s Q1 20. Mikhail Kozlovskiy Lada 2m34.224s Q1 21. Franz Engstler Engstler BMW 2m34.667s Q1 22. Charles Ng Engstler BMW 2m34.775s Q1 23. Rene Munnich Munnich SEAT 2m35.999s Q1 24. Henry Ho Engstler BMW 2m37.142s Q1 25. Filipe de Souza China Dragon Chevrolet 2m37.920s Q1 26. Yukinori Taniguchi Nika Chevrolet 2m38.468s Q1 27. Jeronimo Badaraco Son Veng Chevrolet 2m38.866s Q1 28. Michael Soong Campos SEAT 2m39.897s Q1 29. Joseph Rosa-Merszei Engstler BMW 2m40.551s Q1 30. Eurico de Jesus PAS Honda 2m41.016s Q1 31. Ng Kin Veng China Dragon Chevrolet 2m41.494s Q1 32. Celio Alves Dias China Dragon Chevrolet 2m42.521s Q1 33. Mak Ka Lok RPM BMW 2m42.959s Q1 34. Lam Kam San China Dragon Chevrolet 2m46.831s Q1
Breve referencia a Ni Amorim que fez o 12º tempo na Scirocco-R Masters Challenge, uma prova para veteranos convidados ficando a 3.8 seg da pole, mas ficando com o melhor tempo no 3º sector.
1º Alain Menu 2m46.282s
2º Duncan Huisman 2m47.057s
3º Mike Conway 2m47.079s
4º Nicola Larini 2m47.387s
5º Emanuele Pirro 2m47.840s
6º David Brabham 2m47.939s
...
12º Ni Amorim 2m50.103s
2º Duncan Huisman 2m47.057s
3º Mike Conway 2m47.079s
4º Nicola Larini 2m47.387s
5º Emanuele Pirro 2m47.840s
6º David Brabham 2m47.939s
...
12º Ni Amorim 2m50.103s
Estes resultados são a prova que os nosso portugueses estão
bem e recomendam-se e que os “kit de unhas” estão apurados. Haverá muita gente
a tentar menosprezar o talento de ambos mas o Circuito da Guia é o verdadeiro
teste. E aí sempre responderam presente e com boas prestações. Esperamos ter
ainda mais motivos para nos orgulhar.
Fontes:
autosport.com
autosport.pt
Fábio Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário