sábado, 3 de agosto de 2013

WRC – Rally da Finlândia dia 2

Ogier distancia-se antes do dia decisivo.

O segundo dia do Rally da Finlândia começou com diferenças muito curtas entre os primeiros. Neuvile era líder ao cabo do 1º dia de prova de forma surpreendente, Ostberg seguia de perto o seu companheiro de equipa, e Ogier terminava o dia na 3ª posição. Os três pilotos cabiam em menos de 3 segundos.

O ritmo era forte entre os primeiros, o que antevia um dia de ataque máximo por parte de toda a gente que lutava pela vitória, e não só, pois pelos lugares secundários também se travavam intensas lutas, Mikkelsen, Hanninen e Meeke que o digam. Sem dúvida há muito tempo que os adeptos do rally esperavam uma prova assim, cheia de luta, indecisões e com os pilotos a baterem-se taco a taco pela vitória na prova.

Mas era também de esperar baixas no pelotão, a prova finlandesa é das mais rápidas e difíceis do mundial, estando o ritmo muito elevado, alguém iria falhar, alguém iria ceder a pressão de ter de andar constantemente a fundo nos difíceis troços finlandeses.

Neuville perdeu a liderança da prova logo na primeira especial do dia para Ostberg, nas etapas cronometradas seguintes demonstrou que não estava com ritmo para acompanhar Ostberg e Ogier que trocavam entre si na liderança consoante o desenrolar da prova. Também Hirvonen entrava de novo nas contas para a vitória final, vencendo a primeira especial do dia e também a nona, recuperando algum tempo cedido na última especial do primeiro dia. No final da especial 10, Ostberg liderava com 0,8 ´s de diferença sobre Ogier, 7,5´s para Hirvonen e 11,4´s para Neuville.
 
Estava ao rubro a luta pela vitória no rally da Finlândia. Pelo caminho entretanto ficara Hanninen. O Finlandês que estava a realizar uma grande prova, seguia na 6ª posição, mas uma quebra da suspensão traseira ditou o final precoce do piloto da casa.

A especial 11 marcou a viragem deste rally. Ogier acelerou o ritmo passou para a liderança da prova e não mais a largou até o final do dia. Para isso também contou com ajudas preciosas de azares alheios. Hirvonen foi o primeiro, furou 2 vezes e não mais pode acelerar a fundo, pois já não dispunha de mais pneus suplentes. Neuville perdia cada vez mais tempo, sem ritmo para ombrear com Ogier.

Ostberg era assim o único piloto a por em perigo a liderança do francês da Volkswagen, mas na 14ª especial e penúltima do dia foi a vez de o azar bater a porta do Norueguês da Ford. Ostberg viu um pneu sair da jante do seu Fiesta, 25´s na especial, e deixou Ogier isolado na frente da prova com 38´s de vantagem sobre Neuville que recuperou um lugar face ao azar do seu colega de equipa.

Ogier fecha assim o segundo dia na liderança, de forma confortável, beneficiando também de azares dos seus principais opositores.

Neuville segue na segunda posição, a 38´s do líder. O jovem piloto Belga tem sido uma das boas surpresas desta prova.

Ostberg segue na terceira posição a 39´s, terminando o dia frustrado pelo azar que lhe bateu à porta e que pode ter retirado a possibilidade de lutar pela vitória final.

Hirvonen é quarto já a mais de 1 minuto do líder. O Finlandês da Citroen, teve de levantar o pé fruto dos dois furos logo nas primeiras especiais do dia, ficando assim sem mais pneus suplentes para outro eventual azar.

Meeke segue na 5ª posição, realizando uma grande prova na sua estreia ao volante de um Ds3 WRC, na mesma semana em que o seu nome foi associado ao projecto de desenvolvimento do novo Hyundai WRC.

Na sexta posição segue outra das boas surpresas da prova, Nikara, ao volante de um Mini WRC.

Dani Sordo continua a desiludir em toda a linha, é apenas 7º classificado bem longe dos homens da frente.

Ketomaa em WRC2 é 8º, Novikov que também teve problemas no seu Fiesta caiu para 9º e Kubica segundo classificado em WRC2, fecha o top tem da geral.

Mikkelsen, abandonou na ligação para a última especial com a suspensão partida no seu Polo P WRC.

Amanhã é o dia “D”, com mais 130km de especiais cronometradas, entre elas, dupla passagem pelo mítico troço de “Ouninpohja” considerado um dos mais difíceis de todo o mundial.


Classificação (após Dia 2)

 1º S. Ogier/J. Ingrassia (VW Polo R WRC)                                       1h38m34,7s
2º T. Neuville/N. Gilsoul  (Ford Fiesta WRC)                                            a 38,1s
3º M. Ostberg/J. Andersson (Ford Fiesta WRC)                                        a 39,0s
4º M. Hirvonen/J. Lehtinen (Citroën DS3 WRC)                                    a 1m01,4s
5º K. Meeke/C. Patterson (Citroën DS3 WRC)                                     a 1m33,2s
6º J. Nikara/J. Kalliolepo (MINI JCW WRC)                                         a 2m18,6s
7º D. Sordo/C. del Barrio (Citroën DS3 WRC)                                      a 2m45,0s
8º J. Ketomaa/M. Sallinen (Ford Fiesta R5) (1º WRC2)                        a 6m13,9s
9º E. Novikov/I. Minor (Ford Fiesta WRC)                                           a 7m24,1s
10º R. Kubica/M. Baran (Citroën DS3 RRC)                                         a 7m24,1s

Programa para o terceiro dia:

Dia 3
Sábado, 3 de agosto
Assistência (Jyvaskila Paviljonki) 05h30
PE 16, Surkee 1 (14,95 km) 06h26
PE 17, Leustu 1 (9,65 km) 07h24
PE 18, Ouninpohja 1 (33,01 km) 08h32
PE 19, Painaa 1 (7,49 km) 09h50
Assistência (Jyvaskila Paviljonki) 10h40
PE 20, Surkee 2 (14,95 km) 14h04
PE 21, Leustu 2 (9,65 km) 13h02
PE 22, Ouninpohja 2 (33,01 km) 14h10
PE 23, Painaa 2 (Power Stage) (7,49 km) 15h40
Assistência (Jyvaskila Paviljonki) 16h30
Pódio 17h15

Nota: Hora Portuguesa


Acidente de Novikov:




Carlos Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário