Ogier distancia-se antes do dia
decisivo.
O segundo dia do Rally da Finlândia começou com diferenças muito curtas
entre os primeiros. Neuvile era líder ao cabo do 1º dia de prova de forma
surpreendente, Ostberg seguia de perto o seu companheiro de equipa, e Ogier
terminava o dia na 3ª posição. Os três pilotos cabiam em menos de 3 segundos.
O ritmo era forte entre os primeiros, o que antevia um dia de ataque máximo
por parte de toda a gente que lutava pela vitória, e não só, pois pelos lugares
secundários também se travavam intensas lutas, Mikkelsen, Hanninen e Meeke que
o digam. Sem dúvida há muito tempo que os adeptos do rally esperavam uma prova
assim, cheia de luta, indecisões e com os pilotos a baterem-se taco a taco pela
vitória na prova.
Mas era também de esperar baixas no pelotão, a prova finlandesa é das mais
rápidas e difíceis do mundial, estando o ritmo muito elevado, alguém iria
falhar, alguém iria ceder a pressão de ter de andar constantemente a fundo nos
difíceis troços finlandeses.
Neuville perdeu a liderança da prova logo na primeira especial do dia para
Ostberg, nas etapas cronometradas seguintes demonstrou que não estava com ritmo
para acompanhar Ostberg e Ogier que trocavam entre si na liderança consoante o
desenrolar da prova. Também Hirvonen entrava de novo nas contas para a vitória
final, vencendo a primeira especial do dia e também a nona, recuperando algum
tempo cedido na última especial do primeiro dia. No final da especial 10,
Ostberg liderava com 0,8 ´s de diferença sobre Ogier, 7,5´s para Hirvonen e
11,4´s para Neuville.
Estava ao rubro a luta pela vitória no rally da Finlândia. Pelo caminho
entretanto ficara Hanninen. O Finlandês que estava a realizar uma grande prova,
seguia na 6ª posição, mas uma quebra da suspensão traseira ditou o final
precoce do piloto da casa.
A especial 11 marcou a viragem deste rally. Ogier acelerou o ritmo passou
para a liderança da prova e não mais a largou até o final do dia. Para isso
também contou com ajudas preciosas de azares alheios. Hirvonen foi o primeiro,
furou 2 vezes e não mais pode acelerar a fundo, pois já não dispunha de mais
pneus suplentes. Neuville perdia cada vez mais tempo, sem ritmo para ombrear
com Ogier.
Ostberg era assim o único piloto a por em perigo a liderança do francês da
Volkswagen, mas na 14ª especial e penúltima do dia foi a vez de o azar bater a
porta do Norueguês da Ford. Ostberg viu um pneu sair da jante do seu Fiesta,
25´s na especial, e deixou Ogier isolado na frente da prova com 38´s de
vantagem sobre Neuville que recuperou um lugar face ao azar do seu colega de
equipa.
Ogier fecha assim o segundo dia na liderança, de forma confortável,
beneficiando também de azares dos seus principais opositores.
Neuville segue na segunda posição, a 38´s do líder. O jovem piloto Belga
tem sido uma das boas surpresas desta prova.
Ostberg segue na terceira posição a 39´s, terminando o dia frustrado pelo
azar que lhe bateu à porta e que pode ter retirado a possibilidade de lutar
pela vitória final.
Hirvonen é quarto já a mais de 1 minuto do líder. O Finlandês da Citroen,
teve de levantar o pé fruto dos dois furos logo nas primeiras especiais do dia,
ficando assim sem mais pneus suplentes para outro eventual azar.
Meeke segue na 5ª posição, realizando uma grande prova na sua estreia ao
volante de um Ds3 WRC, na mesma semana em que o seu nome foi associado ao
projecto de desenvolvimento do novo Hyundai WRC.
Na sexta posição segue outra das boas surpresas da prova, Nikara, ao
volante de um Mini WRC.
Dani Sordo continua a desiludir em toda a linha, é apenas 7º classificado
bem longe dos homens da frente.
Ketomaa em WRC2 é 8º, Novikov que também teve problemas no seu Fiesta caiu
para 9º e Kubica segundo classificado em WRC2, fecha o top tem da geral.
Mikkelsen, abandonou na ligação para a última especial com a suspensão
partida no seu Polo P WRC.
Amanhã é o dia “D”, com mais 130km de especiais cronometradas, entre elas,
dupla passagem pelo mítico troço de “Ouninpohja” considerado um dos mais
difíceis de todo o mundial.
Classificação
(após Dia 2)
1º S. Ogier/J. Ingrassia (VW Polo
R WRC)
1h38m34,7s
2º T.
Neuville/N. Gilsoul (Ford Fiesta WRC)
a 38,1s
3º M.
Ostberg/J. Andersson (Ford Fiesta WRC)
a 39,0s
4º M.
Hirvonen/J. Lehtinen (Citroën DS3 WRC)
a 1m01,4s
5º K.
Meeke/C. Patterson (Citroën DS3 WRC)
a 1m33,2s
6º J. Nikara/J. Kalliolepo (MINI JCW
WRC)
a 2m18,6s
7º D. Sordo/C. del Barrio (Citroën DS3
WRC)
a 2m45,0s
8º J.
Ketomaa/M. Sallinen (Ford Fiesta R5) (1º WRC2)
a 6m13,9s
9º E.
Novikov/I. Minor (Ford Fiesta WRC)
a 7m24,1s
10º R. Kubica/M. Baran (Citroën DS3 RRC)
a 7m24,1s
Programa para o terceiro dia:
Dia 3
Sábado, 3 de agosto
Assistência (Jyvaskila Paviljonki) 05h30
PE 16, Surkee 1 (14,95 km) 06h26
PE 17, Leustu 1 (9,65 km) 07h24
PE 18, Ouninpohja 1 (33,01 km) 08h32
PE 19, Painaa 1 (7,49 km) 09h50
Assistência (Jyvaskila Paviljonki) 10h40
PE 20, Surkee 2 (14,95 km) 14h04
PE 21, Leustu 2 (9,65 km) 13h02
PE 22, Ouninpohja 2 (33,01 km) 14h10
PE 23, Painaa 2 (Power Stage) (7,49 km) 15h40
Assistência (Jyvaskila Paviljonki) 16h30
Pódio 17h15
Nota: Hora Portuguesa
Sábado, 3 de agosto
Assistência (Jyvaskila Paviljonki) 05h30
PE 16, Surkee 1 (14,95 km) 06h26
PE 17, Leustu 1 (9,65 km) 07h24
PE 18, Ouninpohja 1 (33,01 km) 08h32
PE 19, Painaa 1 (7,49 km) 09h50
Assistência (Jyvaskila Paviljonki) 10h40
PE 20, Surkee 2 (14,95 km) 14h04
PE 21, Leustu 2 (9,65 km) 13h02
PE 22, Ouninpohja 2 (33,01 km) 14h10
PE 23, Painaa 2 (Power Stage) (7,49 km) 15h40
Assistência (Jyvaskila Paviljonki) 16h30
Pódio 17h15
Nota: Hora Portuguesa
Acidente de Novikov:
Carlos Mota
Sem comentários:
Enviar um comentário