Disputou-se em Zolder, a segunda dupla jornada da FIA GT SERIES, com a presença de vários
pilotos portugueses, com destaque para Álvaro Parente, fazendo dupla com Sebastien
Loeb. Também a dupla português César Campaniço e Carlos Vieira, marcaram
presença no circuito Belga.
Nos treinos
livres já tinha, os portugueses estiveram em destaque, Parente a fazer o
segundo tempo na 1ª seção de treinos, e Campaniço a fazer o 3º melhor registo
na segunda seção.
Mas as
coisas não correram tão bem na prova de sábado, na corrida de qualificação,
onde Álvaro Parente, que teve de partir da última posição da grelha por uma
irregularidade no turbo do seu McLaren MP4-12C, fazendo uma recuperação fantástica
até ao 10º lugar, onde ai teve um ligeiro toque com Sérgio Jimenez, sendo mais
tarde punido com um drive through, já
com Loeb ao volante. Teria mais tarde que abandonar com preblemas numa roda,
ficando assim pelo caminho a dupla luso-francesa.
Quanto aos português,
Campaniço e Vieria, foram 14º na geral e 4º na sua categoria, não tendo também eles
uma prova fácil.
Classificação 1ª corrida:
1º S. Ortelli/L. Vanthoor (Audi R8 LMS) 39 voltas
2º P. Kox/S. Rosina (Lamborghini LP600+) a 10,332s
3º N. Mayr-Melnhof/R. Rast (Audi R8 LMS) a 15,928s
4º A. Zuber/M. Parisy (McLaren MP4-12C) a 16,427s
5º E. Sandstrom/F. Stippler (Audi R8 LMS) a 17,355s
6º A. Simonsen/S. Afanasiev (Mercedes SLS AMG) a 17,846s
7º A. Day/M. Buhk (Mercedes SLS AMG) a 18,666s
8º E. Ide/A. Kumpen (Audi R8 LMS) a 29,466s
9º F. Salaquarda/F. Onidi (Ferrari 458 Italia) a 40,709s
10º J. Seyffarth/K. Chandhok (Mercedes SLS AMG) a 41,157s
11º A. Khodair/C. Bueno (BMW Z4) a 43,268s
12º H. Proczyk/D. Baumann (Lamborghini LP600+) a 1m01,771s
13º C. Vieira/C. Campaniço (Audi R8 LMS) a 1m16,726s
14º M. Stumpf/C. Ricci (Ford GT Evo-2) a 1m29,870s
15º M. Shulzhitstky/W. Reip (Nissan GT-R NISMO) a 1 volta
16º J. Stovicek/P. Charouz (Mercedes SLS AMG) a 5 voltas
17º S. Loeb/A. Parente (McLaren MP4-12C) a 6 voltas
18º L. Ordoñez/A. Buncombe (Nissan GT-R NISMO) a 6 voltas
19º R. Zonta/S. Jimenez (BMW Z4) a 10 voltas
20º P. Bonifácio/D. Rosa (Mercedes SLS AMG) a 17 voltas
2º P. Kox/S. Rosina (Lamborghini LP600+) a 10,332s
3º N. Mayr-Melnhof/R. Rast (Audi R8 LMS) a 15,928s
4º A. Zuber/M. Parisy (McLaren MP4-12C) a 16,427s
5º E. Sandstrom/F. Stippler (Audi R8 LMS) a 17,355s
6º A. Simonsen/S. Afanasiev (Mercedes SLS AMG) a 17,846s
7º A. Day/M. Buhk (Mercedes SLS AMG) a 18,666s
8º E. Ide/A. Kumpen (Audi R8 LMS) a 29,466s
9º F. Salaquarda/F. Onidi (Ferrari 458 Italia) a 40,709s
10º J. Seyffarth/K. Chandhok (Mercedes SLS AMG) a 41,157s
11º A. Khodair/C. Bueno (BMW Z4) a 43,268s
12º H. Proczyk/D. Baumann (Lamborghini LP600+) a 1m01,771s
13º C. Vieira/C. Campaniço (Audi R8 LMS) a 1m16,726s
14º M. Stumpf/C. Ricci (Ford GT Evo-2) a 1m29,870s
15º M. Shulzhitstky/W. Reip (Nissan GT-R NISMO) a 1 volta
16º J. Stovicek/P. Charouz (Mercedes SLS AMG) a 5 voltas
17º S. Loeb/A. Parente (McLaren MP4-12C) a 6 voltas
18º L. Ordoñez/A. Buncombe (Nissan GT-R NISMO) a 6 voltas
19º R. Zonta/S. Jimenez (BMW Z4) a 10 voltas
20º P. Bonifácio/D. Rosa (Mercedes SLS AMG) a 17 voltas
Na segunda prova, o azar continuou a bater a porta dos portugueses. Loeb
furou logo na 1ª volta, o que o fez perder muito tempo, quase uma volta,
obrigando Parente a fazer um prova em recuperação, chegando ainda a 13º na
geral final. Um fim-de-semana, completamente azarado para esta
dupla, que muito havia prometido na primeira jornada do campeonato, mas decididamente
nada correu bem nestes 2 dias.
Quanto a Campiniço/Vieira, foram 9º na geral, sendo 2º na sua categoria.
A prova foi ganha pela dupla Stefan Rosina e Peter Kox em Lamborghini, com
um duelo ate ao último metro com L. Vanthoor/S. Ortelli.
Classificação 2ª prova:
1º S. Rosina/P. Kox (Lamborghini) 39 voltas
2º L. Vanthoor/S. Ortelli (Audi) a 0,448s
3º F. Stippler/E. Sandstrom (Audi) a 3,763s
4º M. Parisy/A. Zuber (McLaren) a 14,587s
5º R. Rast/N. Mayr-Melnhof (Audi) a 17,899s
6º A. Kumpen/E. Ide (Audi) a 33,774s
7º S. Afanasiev/A. Simonsen (Mercedes) a 34,284s
8º C. Bueno/A. Khodair (BMW) a 42,697s
9º C. Campaniço/C. Vieira (Audi) a 50,152s
10º D. Baumann/H. Proczyk (Lamborghini) a 51,254s
...
13º A. Parente/S. Loeb (McLaren) a 1m04,792s
1º S. Rosina/P. Kox (Lamborghini) 39 voltas
2º L. Vanthoor/S. Ortelli (Audi) a 0,448s
3º F. Stippler/E. Sandstrom (Audi) a 3,763s
4º M. Parisy/A. Zuber (McLaren) a 14,587s
5º R. Rast/N. Mayr-Melnhof (Audi) a 17,899s
6º A. Kumpen/E. Ide (Audi) a 33,774s
7º S. Afanasiev/A. Simonsen (Mercedes) a 34,284s
8º C. Bueno/A. Khodair (BMW) a 42,697s
9º C. Campaniço/C. Vieira (Audi) a 50,152s
10º D. Baumann/H. Proczyk (Lamborghini) a 51,254s
...
13º A. Parente/S. Loeb (McLaren) a 1m04,792s
Classificação após Zolder:
PRO
Position
|
Team
|
Points
|
1
|
60
|
|
2
|
48
|
|
3
|
32
|
|
4
|
28
|
|
5
|
17
|
PRO-AM
Position
|
Team
|
Points
|
1
|
55
|
|
2
|
52
|
|
3
|
32
|
Carlos Mota
Sem comentários:
Enviar um comentário