Está de volta o mundial de ralis, com a 8ª etapa a
realizar-se num dos mais espectaculares e carismáticos palcos de toda a
temporada, o Rally da Finlândia tem a sua 64ª edição.
Com algumas novidades este ano, o rally contem 23 especiais
cronometradas (11 troços), com muitas delas a serem estreias, pois apenas
sobram 4 etapas do ano transacto, sendo que 7 são completamente novidade para os
pilotos. Outra das grandes novidades está em volta de uma das mais carismáticas
especial de toda a história dos ralis, a rápida e espectacular Ouninpohja a ser
corrida numa versão mais curta, e com o nome de Kakaristo (sexta-feira, com
dupla passagem), mas sem perder obviamente os seus longos e fantásticos saltos, que vão dar muito que falar e podem, quem sabe, ser um dos pontos chaves
desta prova, pela sua rapidez, e onde o mínimo erro se pode pagar bem caro. Na Finlândia as árvores parece que têm vida.
Quanto à lista de inscritos, não é das mais desejadas e por
vários motivos, o primeiro claro a conjuntura económica, é sempre a explicação
mais fácil, e aliada ao facto de este ano o rally não contar para o campeonato
nacional da Finlândia, o que fez com que vários pilotos da casa não estejam à partida da prova. Ainda assim teremos 16 WRC´s, que é um número bem
interessante tendo em conta todas as condicionantes.
Os candidatos serão os mesmos de sempre, com os homens da
Volkswagen a estarem claramente na “pole position” para conseguir mais uma
vitória nesta temporada. Ogier e Latvala serão sempre as principais setas
apontadas, que prometem uma grande luta pelo lugar mais alto do pódio, sem
esquecer Mikkelsen que se tem mostrado a um bom nível nas últimas provas do
mundial. Mas a verdade é que os homens da marca alemã terão de enfrentar uma
dificuldade, pelo facto de terem que abrir a estrada atá a etapa de
sexta-feira, pois os dois primeiros dias, a ordem de partida é seguida pela
ordem actual do campeonato, o que faz com que os três Volkswagen sejam obrigados a abrir a estrada em mais de
metade do evento.
Quem pode tirar partido disto é o resto da concorrência, onde
podemos incluir na luta pela vitória M. Ostberg na Citroen, M. Hirvonen da Ford
e quem sabe T. Neuville em Hyundai, poderão ter uma palavra a dizer no desfecho
dos lugares mais altos da tabela classificativa.
Mais nomes poderão dar nas vistas, com J. Hanninen, a correr
em casa, conhecedor deste tipo de terrenos poderá dar um ar da sua graça, já
que estará muito motivado pela sua estreia ao volante do I20 WRC, na prova do
seu país.
Na Citroen, também mora um piloto que tem uma recordação
“agri-doce” da edição de 2013, C. Meeke. Há um ano fazia a sua estreia naquele
pais, e nem se estava a sair nada mal, surpreendendo tudo e todos com tempos
entre os mais rápidos, mas que infelizmente não terminou da melhor forma, com um
saída de estrada algo violenta, acabou com uma prova até ali bem interessante
por parte do britânico. Este ano Meeke tem a sua oportunidade de se redimir,
uma semana depois das suas declarações, em que o piloto da Citroen deseja subir
o seu nível, vencer provas, e no futuro ser campeão do mundo. Demasiado
optimista? Tem aqui mais uma oportunidade de contrariar a sua sorte.
São as primeiras de uma prova sempre muito aguardada, fique
agora com os horários das especiais do Rally da Finlândia:
Quinta-feira, 31 de julho
Shakedown - Laajavuori (4,19 km) 6h00
PE1 Lankamaa 1 (23,47 km) 14h08
PE2 Jouhtikylä (10,40 km) 15h21
PE3 Lankamaa 2 17h07
PE4 Harju 1 (2,20 km) 18h30
Sexta-feira, 1 de agosto
PE5 Pihlajakoski 1 (14,10 km) 07h18
PE6 Päijälä 1 (23,00 km) 08h26
PE7 Kakaristo 1 (20,50 km) 09h24
PE8 Painaa 1 (7,49 km) 10h42
PE9 Pihlajakoski 2 13h56
PE10 Päijälä 2 15h04
PE11 Kakaristo 2 16h02
PE12 Painaa 2 17h20
PE13 Harju 2 (2,20 km) 18h30
Sábado, 2 de agosto
PE14 Mökkiperä 1 (13,50 km) 06h08
PE15 Jukojärvi 1 (21,90 km) 07h06
PE16 Surkee 1 (14,95 km) 08h43
PE17 Himos 1 (4,45 km) 10h11
PE18 Leustu 1 (11,00 km) 10h44
PE19 Mökkiperä 2 13h20
PE20 Jukojärvi 2 14h18
PE21 Surkee 2 15h55
PE22 Himos 2 17h23
PE23 Leustu 2 17h56
Domingo, 3 de agosto
SS24 Ruuhimäki 1 (7,10 km) 07h25
SS25
Myhinpää (23,10 km) 08h43
SS26
Ruuhimäki 2 (Power Stage) 11h08
Veja agora a lista completa dos inscritos na categoria WRC:
Quanto ao WRC2, já se sabia que o nosso compatriota B. Sousa
não estaria presente á partida do Rally Finlandês, mas nem por isso a lista
deixou de ficar interessante. Os “suspeitos do costume” estão lá, e prometem
uma grande luta pela vitória final na categoria, num campeonato onde a
competitividade é muita grande, a lista de candidatos é sempre vasta.
O. Tanka será talvez
o “mais candidato”, por todas a s razões e mais algumas, mas terá de se bater
com os sempre competitivos Y. Al Rajhi, Y. Protasov, K. Kruuda, L. Bertelli,
Chardonnet e o piloto da casa J. Ketomaa. Enfim uma longa lista de pilotos de muita
qualidade que assegurarão decerto uma intensa luta pela vitória final na
categoria.
Lista de inscritos para WRC2:
Tudo dito por agora, são as primeiras de um rally que terá
muita história para contar, e que tudo pode mudar a cada momento, onde nada é
um dado adquirido. É assim a Finlândia, e é desta maneira que estaremos aqui
para lhe fazer chegar todas a incidências durante os quatro dias de prova, com
informações diárias na nossa página de facebook “Chicane Desportos Motorizados”, e ao final de cada dia os resumos completos no nosso blog.
Até lá, três saltos seguidos? if in doubt flat out!!
Carlos Mota.
Sem comentários:
Enviar um comentário