Mercedes:
Que têm o melhor carro, ninguém duvida e ontem ficou provado mais uma vez. Ganharem 2
segundos por volta é muito tempo. Os Mercedes tiveram um domínio avassalador.
Mas deram uma lição aos concorrentes. Deixaram os pilotos competirem entre si (veremos se continuam essa filosofia no futuro).
Nada de ordens de equipa ou “Multi 21”. Compitam entre vocês, mas não façam
asneira, disse Lowe. Resultado? Um espectáculo de alto gabarito, com ambos os pilotos a
brilharem. Mas destaque para Hamilton. Dizíamos que era o nosso favorito e que é
melhor que Rosberg. Ficou provado porquê. Rosberg é excelente. Mas Hamilton é
de outra liga. Aguentou um carro que estava melhor que o seu ( ele que tinha tido
problemas com os travões na qualificação), com um piloto super motivado e com
pneus melhores. Só mesmo um grande talento para conseguir segurar Rosberg nestas condições. Parabéns a Rosberg, mas ontem Hamilton foi soberbo. Obrigado Mercedes pelo espectáculo.
Force India:
Já andávamos desde o ano passado a dizer que mereciam o
pódio. Pois bem, finalmente chegou o dia. Depois de Fisichella em 2009, Perez em
2014. Dizíamos que Perez andava escondido e que queríamos o “velho” Perez de
volta. Ele aí está. Outra vez no Bahrain, onde parece começar a ser hábito ver
o regresso do Perez que gostamos. Uma corrida excelente, bem pensada, onde
esperou para atacar no momento certo. Foi agressivo quando tinha de ser e
manteve de forma brilhante o 3º. É este Perez que nos fartamos de falar.
Admitimos no entanto que quem merecia estar no pódio era Hulkenberg. Pelo que
tem feito até aqui era um prémio justo. Fez uma recuperação tremenda e lutou
até ao fim. Que dois pilotos! Que equipa se pode aqui formar. Esperamos que
próximo a subir ao pódio seja Hulk. Não nos enganamos quando dissemos no inicio da época
que a Force India iria ser uma das boas surpresas.
Red Bull:
Ouviram-se foguetes e gritos de alegria na Austrália. “ Ricciardo é mais
rápido”. Deve ter doido a Vettel ouvir isto. Mas o australiano fez de facto uma corrida
brilhante. Agarrou os colarinhos do azar e deu-lhe uma tareia valente. Fazer
3º tempo na qualificação, ir para 13º por causa de uma penalização algo injusta
e fazer 4º? Tenho de morder a língua e admitir que estava errado quando dizia
que este australiano só ia fazer numero. É muito mais do que isso. Já Vettel
deverá queixar-se do carro mais uma vez (e com razão). Recuperou bem mas o colega brilhou mais. Estão a chegar os GP na
Europa e com isso os pacotes de melhorias para várias equipas, incluindo os
Bull´s. Acreditamos que vão dar mais um grande salto com as novas melhorias.
Williams:
Já não sabemos o que dizer. O carro parece ter potencial
para mais. Velocidade tem. É nervoso no eixo traseiro e isso dificulta a vida
dos pilotos nas saídas de curva, mas mesmo assim achamos que podia dar mais. Culpa de quem? Não sabemos dizer.
Os pilotos não tem estado mal. Mas falham nos momentos cruciais. A verdade é
que esperávamos uma Williams a lutar pelo pódio, mas o tempo que estiveram na
frente foi pouco. Vai ser preciso mais para chegar à frente. Desta vez Bottas e
Massa lutaram entre si, sem ordens e sem problemas. Que venham melhorias para o carro, que queremos ver os Martini no pódio.
Ferrari:
Por muito que Montezemolo chore, por causa das novas regras, a
culpa de estarem na situação em que estão é apenas e só da Ferrari. De todas as
equipas, apenas a Ferrari tinha capacidade de fazer um trabalho ao nível da
Mercedes. Fala-se que a vantagem da Mercedes está em ter construído um carro, conhecendo já a arquitectura do motor e tirando partido disso. A Ferrari também
faz os seus próprios motores, tal como a Mercedes e ao contrario das outras equipas, sabia como era o motor quando faziam o chassis. Teve o mesmo tempo que as outras equipas. Todas as equipas
foram informadas ao mesmo tempo das novas regras e com mais ou menos apoio, as
regras foram aprovadas pela maioria. Vir agora tentar dizer que isto não é F1 é
atirar areia para os olhos. Kimi e Alonso fizeram o que podiam mas o carro não
dá para mais. Muito trabalho pela frente. Mas mais uma vez a Scuderia a desiludir. E o trabalho deve ser feito na garagem e não nos media.
McLaren:
Dia ingrato para a equipa. Button no seu 250º GP teve de
desistir, assim como Magnussen. O dinamarquês parece mais tímido, depois de um
excelente inicio. Mas é preciso dar lhe tempo pois já mostrou talento.É só afinar a regularidade. Button lutou de igual para igual
com os Force India e os Williams, mas o carro não lhe permitiu levar a luta até
ao fim. Merecia mais Jenson. Mas com Ron Dennis na frente, a equipa encontrou um
novo rumo e por certo regressará mais forte na Europa ( para a China é capaz de ser ainda cedo para falar em recuperação). Por falar em Ron Dennis,
em entrevista à SKY F1,o chefe da McLaren reafirmou que o que se está a fazer
na F1 é por um futuro melhor para a modalidade e para o resto do mundo. As
mudanças são difíceis mas no futuro muitos irão agradecer à F1 o que se fez
este ano. E que as pessoas da F1 falarem mal publicamente da modalidade é horrível.
Os problemas são para ser tratados em casa. E que quem se queixa das mudanças, deve tratar de resolver os problemas do carro em fez de se queixar (será que Montezemolo ouviu?) Bem dito Ron. Um homem que tem
sempre a palavra certa.
Toro Rosso:
O raio do Russo não desarma. Desta vez Kvyat não pontuou, mas não
ficou longe disso. Não arrisca muito mas está sempre no sitio certo na hora
certa. Está a deixar uma boa marca. Já Vergne sofreu na pele o ataque do “Maldonator”
e teve de desistir. Está a ser batido pelo seu colega de equipa consecutivamente.
Não tem tido sorte, mas isso pode -lhe sair caro… E que saia, pois há um piloto
Red Bull que está à espera de uma vaga. Se é que me entendem.
Lotus:
Corrida discreta de Grosjean que não conseguiu fazer muito
mais. O carro é curto e não consegue ainda ser mais rápido. Agora o seu companheiro de equipa… São já demasiadas as vezes que Maldonado faz asneira. Com
Gutierrez podia ter corrido muito mal. O que ele tentou fazer ali? Achava que
conseguia passar por dentro? Isso tenta-se na Playstation. Podíamos
dizer que foi distracção ou uma manobra mal calculada. Mas com ele parece que
todas as manobras são mal calculadas. Não quero ser mal interpretado. Nada tenho contra o homem. E entendo perfeitamente a dificuldade de conduzir um F1. Aliás não entendo e por isso admito que seja extremamente difícil. Mas começa a ser demasiados acidentes com a mesma causa. E se os outros pilotos como Raikkonen, Alonso, Button etc, conseguem fazer aqueles carros dançar a milímetros uns dos outros sem problemas se calhar o problema não está na dificuldade de conduzir o carro.
Sauber:
Mais uma corrida, mais duas desistências. Sutil anda em maré
de azar, mas também nada tem feito para sair dessa maré e Gutierrez apanhou um
susto valente. Ainda bem que nada de mais aconteceu ao mexicano. Muito fraco o
carro da Sauber. Pouca potência, mal nas saídas de curva. Uma miséria.
Marussia:
Conseguimos perceber que uma corrida foi louca quando
Chilton acaba em 13º. O britânico leva uma vez mais a melhor no confronto
directo com o seu colega de equipa. Por falar em Bianchi, mais uma vez com um
toque no inicio da corrida a prejudicar o resto da prova. Tem de melhorar
Bianchi. Pode e deve fazer mais.
Caterham:
Um dia mau para a equipa. Ericsson obrigado a desistir e
Kobayashi sem grandes hipóteses de fazer muito melhor. Desta vez foi a Marussia
a sair por cima. Está equilibrada a luta no final da tabela.
FIA:
Ricciardo apanhou 10 posições por ter uma roda mal apertada. Maldonado apanhou 5 por ter provocado o voo de um F1, pondo em perigo um colega. Bem visto FIA. Muita consistência nas penalizações.
FIA2:
Ricciardo apanhou 10 posições por ter uma roda mal apertada. Maldonado apanhou 5 por ter provocado o voo de um F1, pondo em perigo um colega. Bem visto FIA. Muita consistência nas penalizações.
FIA2:
Tivemos de nos habituar a estes carros com narizes feios, por
pensarmos que era mais seguro assim. Afinal Maldonado atira-se contra Gutierrez
e o carro dá logo uma volta no ar. Que segurança é esta? É que nas imagens
nota-se que a forma do nariz do Lotus ajuda a levantar o Sauber. Com um nariz do ano passado não teria acontecido.
Há que repensar bem isso. Falou-se do perigo dos carro submergirem e ontem parece que a teoria se comprovou.
O final da corrida:
Os pilotos em êxtase, sabendo que tinham acabado de fazer
parte de uma das melhores dos últimos tempos, a alegria das equipas, dos próprios jornalistas.
Já não havia um sentimento tão positivo num final de corrida há muito tempo.
Niki Lauda:
Um senhor dentro e fora de pista. É presidente não executivo
da Mercedes, mas não se põe em bicos de pés. Senta-se calado na garagem e
espera pela sua vez para falar com os chefes, os engenheiros e os pilotos até.
Ele que tem tanto para ensinar, não se impõe. E quando fala é sempre pelo bem da
modalidade. É bom ter pessoas assim na F1. Ao contrário de outros, como Helmut
Marko, por exemplo.
Feitos os destaques vamos ver como estão os campeonatos de pilotos e construtores:
Feitos os destaques vamos ver como estão os campeonatos de pilotos e construtores:
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