Ogier domina na 9ª vitória da época.
Sebastien Ogier, terminou a temporada com mais uma vitória,
num rally que quase não teve história, tão avassalador foi o domínio do francês, face a toda a concorrência, dando mesmo a sensação de Ogier andar de ritmo
controlado, evitando as armadilhas que a prova britânica pode trazer. Ainda
assim vence de forma categórica a última prova desta época. Sem rivais à altura, o francês foi líder do início ao fim da prova.
Se a concorrência interna, Latvala, não foi capaz de ameaçar
verdadeiramente Ogier, menos incomodado foi pelos rivais da Citroen e Ford. Na
marca francesa, as peças de jogo iam caindo em forma de dominó, com o primeiro
a ser mesmo D. Sordo, a ser penalizado em 5 minutos, ainda antes da prova ter
inicio, pois um erro de gestão de chassis da Citroen, ofereceu ao piloto
espanhol o 9º carro diferente da época, quando cada um pode apenas usar 8. Valeu um grande penalização e a certeza de estar arredado da luta pela primeiras
posições. No segundo dia, foi a vez de Kubica e Hirvonen ficarem a ver a vida,
não a andar para traz, mas sim ao contrário. Os dois pilotos da marca francesa
capotaram, deixando de fazer parte dos planos para um bom resultado, e pior do
que isso, deixou a Citroen em muito maus lençóis, pois Sordo passou a ser o
melhor dentro da marca, mas bem longe da frente, lutando sim para entrar nos
lugares pontuáveis. Kubica voltou no dia seguinte em “Super Rally”, mas
cometeu a proeza de voltar a capotar. Inédito.
Na Ford, o único piloto que à partida poderia fazer frente a
Ogier seria Neuville, mas o piloto belga ainda lutava pela manutenção da segunda
posição final do campeonato, com Latvala, preferindo realizar um rally sem
arriscar em demasia, não colocando em causa a posição que defendia na geral do
mundial. Mostrou a sua rapidez vencendo a “Power Stage”, e decidindo em
definitivo a seu favor a conquista do Vice-campeonato, na frente do finlandês
da Volkswagen, evitando a tripla da marca alemã. Novikov, voltou a abandonar,
confirmando assim a difícil época que realizou.
Em resumo, Ogier venceu o rally de forma clara, na frente do
seu colega de equipa, J. M. Latvala, a fechar o pódio ficou T. Neuville em
Ford, naquela que foi a sua despedida da marca “oval”.
Ostberg venceu o duelo com Mikkelsen, que durou praticamente
toda a prova. Os dois Noruegueses envolveram-se numa bela batalha, talvez dos
poucos motivos de interesse que a prova teve, lavando Ostberg a melhor sobre o
piloto da Volkswagen.
Prokop foi 6º na geral, aproveitou bem as desistências de
pilotos mais rápidos para somar mais alguns pontos, conseguindo ainda assim
manter a sua posição na frente de Sordo, que vinha em recuperação, mas o piloto
Espanhol não foi além da 7ª posição.
E. Evens foi 8º na geral e venceu a sua primeira prova no
mundial de WRC2, numa animada luta com J. Ketomaa. O britânico consegue em
casa, a sua primeira vitória, ele que também é apontado como possível piloto da
Ford Oficial no WRC, na próxima temporada. M. Higgins fechou o top 10 final.
Classificação geral final do Rally do Pais de Gales:
1.
|
8
|
S. OGIER
|
M
|
3:03:36.7
|
0.0
|
0.0
|
2.
|
7
|
J. LATVALA
|
M
|
3:03:58.5
|
+21.8
|
+21.8
|
3.
|
11
|
T. NEUVILLE
|
M
|
3:05:01.2
|
+1:02.7
|
+1:24.5
|
4.
|
4
|
M. ØSTBERG
|
M
|
3:05:24.9
|
+23.7
|
+1:48.2
|
5.
|
9
|
A. MIKKELSEN
|
M
|
3:05:40.1
|
+15.2
|
+2:03.4
|
6.
|
21
|
M. PROKOP
|
M
|
3:11:14.2
|
+5:34.1
|
+7:37.5
|
7.
|
3
|
D. SORDO
|
M
|
3:12:03.6
|
+49.4
|
+8:26.9
|
8.
|
75
|
E. EVANS
|
WRC2
|
3:14:49.8
|
+2:46.2
|
+11:13.1
|
9.
|
88
|
J. KETOMAA
|
WRC2
|
3:15:52.9
|
+1:03.1
|
+12:16.2
|
10.
|
34
|
M. HIGGINS
|
WRC2
|
3:16:57.7
|
+1:04.8
|
+13:21.0
|
O mundial terminou, fique agora com as classificações finais
de pilotos e construtores:
Geral final pilotos:
Geral final por equipas:
Quanto À última prova está tudo dito, brevemente faremos
uma revista completa a toda a temporada, piloto a piloto, marca a marca, e
também a antevisão do que poderá ser a próxima temporada.
Fique atento a todas as notícias sobre o mundo dos desportos
motorizados aqui no nosso blog e na nossa página de facebook.
Até lá
e….if in doubt flat out!!
Carlos Mota.
Sem comentários:
Enviar um comentário