segunda-feira, 18 de novembro de 2013

WRC - Wales Rally GB (4º dia). Muito fácil para Ogier

Ogier domina na 9ª vitória da época.

Sebastien Ogier, terminou a temporada com mais uma vitória, num rally que quase não teve história, tão avassalador foi o domínio do francês, face a toda a concorrência, dando mesmo a sensação de Ogier andar de ritmo controlado, evitando as armadilhas que a prova britânica pode trazer. Ainda assim vence de forma categórica a última prova desta época. Sem rivais à altura, o francês foi líder do início ao fim da prova.

Se a concorrência interna, Latvala, não foi capaz de ameaçar verdadeiramente Ogier, menos incomodado foi pelos rivais da Citroen e Ford. Na marca francesa, as peças de jogo iam caindo em forma de dominó, com o primeiro a ser mesmo D. Sordo, a ser penalizado em 5 minutos, ainda antes da prova ter inicio, pois um erro de gestão de chassis da Citroen, ofereceu ao piloto espanhol o 9º carro diferente da época, quando cada um pode apenas usar 8. Valeu um grande penalização e a certeza de estar arredado da luta pela primeiras posições. No segundo dia, foi a vez de Kubica e Hirvonen ficarem a ver a vida, não a andar para traz, mas sim ao contrário. Os dois pilotos da marca francesa capotaram, deixando de fazer parte dos planos para um bom resultado, e pior do que isso, deixou a Citroen em muito maus lençóis, pois Sordo passou a ser o melhor dentro da marca, mas bem longe da frente, lutando sim para entrar nos lugares pontuáveis. Kubica voltou no dia seguinte em “Super Rally”, mas cometeu a proeza de voltar a capotar. Inédito.
  
Na Ford, o único piloto que à partida poderia fazer frente a Ogier seria Neuville, mas o piloto belga ainda lutava pela manutenção da segunda posição final do campeonato, com Latvala, preferindo realizar um rally sem arriscar em demasia, não colocando em causa a posição que defendia na geral do mundial. Mostrou a sua rapidez vencendo a “Power Stage”, e decidindo em definitivo a seu favor a conquista do Vice-campeonato, na frente do finlandês da Volkswagen, evitando a tripla da marca alemã. Novikov, voltou a abandonar, confirmando assim a difícil época que realizou.

Em resumo, Ogier venceu o rally de forma clara, na frente do seu colega de equipa, J. M. Latvala, a fechar o pódio ficou T. Neuville em Ford, naquela que foi a sua despedida da marca “oval”.

Ostberg venceu o duelo com Mikkelsen, que durou praticamente toda a prova. Os dois Noruegueses envolveram-se numa bela batalha, talvez dos poucos motivos de interesse que a prova teve, lavando Ostberg a melhor sobre o piloto da Volkswagen.


Prokop foi 6º na geral, aproveitou bem as desistências de pilotos mais rápidos para somar mais alguns pontos, conseguindo ainda assim manter a sua posição na frente de Sordo, que vinha em recuperação, mas o piloto Espanhol não foi além da 7ª posição.



E. Evens foi 8º na geral e venceu a sua primeira prova no mundial de WRC2, numa animada luta com J. Ketomaa. O britânico consegue em casa, a sua primeira vitória, ele que também é apontado como possível piloto da Ford Oficial no WRC, na próxima temporada. M. Higgins fechou o top 10 final.


Classificação geral final do Rally do Pais de Gales:

1.
8
S. OGIER
M
3:03:36.7
0.0
0.0
2.
7
J. LATVALA
M
3:03:58.5
+21.8
+21.8
3.
11
T. NEUVILLE
M
3:05:01.2
+1:02.7
+1:24.5
4.
4
M. ØSTBERG
M
3:05:24.9
+23.7
+1:48.2
5.
9
A. MIKKELSEN
M
3:05:40.1
+15.2
+2:03.4
6.
21
M. PROKOP
M
3:11:14.2
+5:34.1
+7:37.5
7.
3
D. SORDO
M
3:12:03.6
+49.4
+8:26.9
8.
75
E. EVANS
WRC2
3:14:49.8
+2:46.2
+11:13.1
9.
88
J. KETOMAA
WRC2
3:15:52.9
+1:03.1
+12:16.2
10.
34
M. HIGGINS
WRC2
3:16:57.7
+1:04.8
+13:21.0




O mundial terminou, fique agora com as classificações finais de pilotos e construtores:

Geral final pilotos:

PosDriverMonte CarloSwedenMexicoPortugalArgentinaGreeceItalyFinlandGermanyAustraliaFranceSpainGreat BritainTotal
1.FranceS. OGIER182828282042827328262725290
2.T. NEUVILLER10150101520211820141518176
3.FinlandJ. LATVALAR141161825161712151918162
4.FinlandM. HIRVONEN120181894R121515815R126
5.SpainD. SORDO15R120218121027-21R6123
6.NorwayM. OSTBERG81626684152104813102
7.RussiaE. NOVIKOVR2112124R8171010269
8.FranceS. LOEB2518--25-----R--68
9.M. PROKOP66261610012-R6863
10.NorwayA. MIKKELSEN---8413R1086R1050
11.QatarN. AL-ATTIYAH--1010-10--0--R-30
12.Great BritainE. EVANS---0--808-0R420
13.PolandR. KUBICA---0-02210-22R18
14.FranceB. BOUFFIER10--0--0-----R10
15.FinlandJ. HANNINENR8-----0-----8
16.AustraliaC. ATKINSON--8----------8
17.New ZealandH. PADDON-------040-4-8
18.FinlandJ. KETOMAA-0-----6----28
19.PolandM. KOSCIUSZKO10RRR-6-R----7
20.United States of AmericaK. BLOCK--6----------6


Geral final por equipas:


PosTeamMonte CarloSwedenMexicoPortugalArgentinaGreeceItalyFinlandGermanyAustraliaFranceSpainGreat BritainTotal
1.Volkswagen Motorsport18372640332640311137404343425
2.Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team372030203322122240158156280
3.Qatar M-Sport World Rally Team102161818106231416141816190
4.Qatar World Rally Team010251102518182018121215184
5.Jipocar Czech National Team08681610012-R6865
6.Abu Dhabi Citroen Total World Rally Team15084204044184R63
7.Volkswagen Motorsport 2---104120-08601050
8.Lotos WRC Team84000-8-0----20




Quanto À última prova está tudo dito, brevemente faremos uma revista completa a toda a temporada, piloto a piloto, marca a marca, e também a antevisão do que poderá ser a próxima temporada.

Fique atento a todas as notícias sobre o mundo dos desportos motorizados aqui no nosso blog e na nossa página de facebook.



Até lá e….if in doubt flat out!!



Carlos Mota.

Sem comentários:

Enviar um comentário