A possibilidade de chuva não se concretizou e tivemos os pilotos a sair da grelha todos com pneus supermacios (supersoft), excepto Daniel Ricciardo, que esperava fazer menos uma paragem do que todos os outros, ao começar com os médios.
Começa a corrida e temos Grosjean a sair muito bem, passando Lewis Hamilton. Massa na 3ª curva, logo a seguir à enorme recta de 1,2 Km, perde o controlo ao carro e ainda chega a incomodar o colega de equipa que ao desviar-se perde a possibilidade de chegar mais à frente, já o brasileiro cai para o fundo do pelotão. Enquanto isso, Maldonado ultrapassa muita gente na confusão e segue em 9º. Jenson Button na confusão que foi a 3ª curva, danifica a asa dianteira, tendo que fazer, logo nas voltas iniciais, um pit stop forçado. A
partir daí, começava o espectáculo Hulkenberg. O piloto que para muitos já merecia estar noutra equipa, uma de topo, defendeu-se de todas as maneiras que pôde de Fernando Alonso. E sabemos como Alonso é bom piloto, mas Hulk foi fantástico. Sempre a fechar a trajectória nas curvas, com um poder inacreditável de tracção nas saídas das curvas, geralmente, sempre melhor que o Ferrari. Como o espanhol não conseguia ultrapassar o Sauber, juntaram-se à festa, Raikkonen e Webber, que tinha conseguido uma boa recuperação. O outro Red Bull ia já com uma boa vantagem (cerca de 4 segundos) sobre Grosjean, que por sua vez também não era incomodado por Hamilton que lutava contra os pneus.
Na volta 24, Paul Di Resta, sózinho, perde o controlo do Force India e bate contra as protecções da curva 12. Já é o quinto abandono consecutivo de Di Resta. Desde a Hungria que não chega ao fim das corridas, um registo claramente péssimo.
Na volta 28, Rosberg, que vinha a ganhar tempo a Hamilton (aliás Hamilton só batia os tempos dos Marussia, porque os pneus já não aguentavam mais), ultrapassa o colega, mas no momento que estão lado a lado, o nariz do carro de Rosberg, sofre algum tipo de dano, que faz com que o carro largue faíscas, tal como na década de 80 acontecia, mas aqui com danos para o carro! Se Hamilton já implorava para parar nas boxes, teve que ficar mais uma volta em pista, porque o colega teve de ir primeiro, mudar o nariz ao carro.
Este foi o primeiro episódio estranho da corrida, porque 3 voltas depois, Perez que forçou bastante a travagem na 1º curva, vê o pneu direito da frente, o mais castigado dos pneus no Circuito de Yeongam, delaminar, ou seja, é arrancado um bom pedaço de composto do pneu, ficando os destroços em pista, obrigando Checo ao pit stop e à primeira entrada do Safety Car.
Com a entrada do Safety Car, toda a gente vai às boxes para mudar o "calçado", incluindo Webber, que tinha por lá passado na volta anterior, mas que foi obrigado a trocar mais uma vez de pneus, por ter um furo, possivelmente provocado pelos pedaços de fibra e borracha do Mclaren. O australiano cai desta forma, para o meio do pelotão, numa altura em que estava em busca do pódio numa boa recuperação. Quando o Safety Car sai de pista, temos Vettel, Grosjean e Raikkonen, nos três primeiros lugares.Mas na volta 36, na mesma 3ª curva, Sutil perde o controlo do carro e embate com a asa traseira no Red Bull de Mark Webber, que pensávamos estar em condições de continuar, só que o carro incendeia-se, sem prejuízo para a vida do australiano. Muito azar para Webber, que mostrava-se muito rápido e recuperando muitas posições. Antes de entrar o Safety Car, Raikkonen com uma manobra espectacular e arriscada, ultrapassa Grosjean e fica assim na segunda posição.
Na volta 41, Safety Car sai de pista e Alonso consegue passar Hamilton, que seguia á sua frente, mas na curva a seguir o espanhol perde a trajectória e perde a posição para o inglês. Mais atrás, no primeiro sector, havia uma luta interessante entre Maldonado, Gutierrez, Pérez e Massa, com perdas e recuperações de posições. Muito interessante a luta só de americanos!
O que entusiasmou e bastante a todos os que seguiam a corrida, atravemo-nos a considerar a luta, para já, do ano, era a luta entre Hulkenberg, que era 4º, Hamilton, logo atrás e Alonso, 6º. Embora os pneus do Sauber já não dessem para mais, o próprio piloto tinha medo que não chegassem ao fim da corrida, Hulkenberg defendeu-se muito bem, sem dar hipóteses a Hamilton. Ou quase nenhumas, visto que Hamilton ainda ultrapassou Hulk, na recta da meta, a primeira zona de DRS, mas depois da 1ª curva, uma melhor tracção do Sauber, significou o retomar de posição deste, mantendo o Mercedes atrás até ao fim da corrida. Hulkenberg festejou a 4ª posição como se tivesse ganho a corrida e nós também. Numa altura em que Vettel não tem oposição e pelos vistos a concorrência também não tem carros para irem atrás, a forma como Hulkenberg se defendeu de Alonso primeiro e depois de Hamilton, foi magnifica e pesa o facto de nunca ter podido accionar o DRS, enquanto os que vinha atrás tinham duas zonas para o accionar.
Fica aqui a classificação final da prova coreana:
1
|
VETTEL
|
RED BULL
|
1
|
25
|
||
2
|
RAIKKONEN
|
LOTUS
|
9
|
+4.200
|
18
|
|
3
|
GROSJEAN
|
LOTUS
|
3
|
+4.900
|
15
|
|
4
|
HULKENBERG
|
SAUBER
|
7
|
+24.100
|
12
|
|
5
|
HAMILTON
|
MERCEDES
|
2
|
+25.200
|
10
|
|
6
|
ALONSO
|
FERRARI
|
5
|
+26.100
|
8
|
|
7
|
ROSBERG
|
MERCEDES
|
4
|
+26.600
|
6
|
|
8
|
BUTTON
|
MCLAREN
|
11
|
+32.200
|
4
|
|
9
|
MASSA
|
FERRARI
|
6
|
+34.300
|
2
|
|
10
|
PEREZ
|
MCLAREN
|
10
|
+35.100
|
1
|
|
11
|
GUTIERREZ
|
SAUBER
|
8
|
+35.900
|
||
12
|
BOTTAS
|
WILLIAMS
|
17
|
+47.000
|
||
13
|
MALDONADO
|
WILLIAMS
|
18
|
+50.000
|
||
14
|
PIC
|
CATERHAM
|
19
|
+63.500
|
||
15
|
VAN DER
GARDE
|
CATERHAM
|
20
|
+64.500
|
||
16
|
BIANCHI
|
MARUSSIA
|
22
|
+67.900
|
||
17
|
CHILTON
|
MARUSSIA
|
21
|
+72.800
|
||
RET
|
VERGNE
|
TORO ROSSO
|
16
|
|||
RET
|
RICCIARDO
|
TORO ROSSO
|
12
|
|||
RET
|
SUTIL
|
FORCE
INDIA
|
14
|
|||
RET
|
WEBBER
|
RED BULL
|
13
|
|||
RET
|
DI RESTA
|
FORCE
INDIA
|
15
|
Os destaques da corrida serão postados mais tarde, ainda durante a tarde.
Fotos:
f1-fansite.com
jamesallenonf1.com
f1fanatic.co.uk
theformula1.com
(em actualização)
Pedro Mendes
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