segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Pit Lane: A silly season ainda não vai a meio.

O futuro de muitos pilotos no paddock da F1 parece estar ainda por definir e muita coisa poderá mudar.

Este fim-de-semana tivemos a futura dupla da Ferrari a brilhar ao mais alto nível. Alonso e Raikkonen são sem duvida o “dream team” de qualquer equipa. Mas muita coisa há para clarificar. Boatos correram que Alonso exigiu ficar como nº1 da equipa e que teria prioridade na estratégia. Se por um lado é lógico pois é o piloto que se mantém há mais tempo na equipa é preciso ver que do outro lado está Kimi, que tem uma legião de fãs por todo o mundo, campeão do mundo e um talento enorme. Além disso Kimi não mudaria para a Ferrari para não ter o mesmo tratamento de Alonso. O finlandês quer voltar a ser campeão e como tal deverá querer o tratamento semelhante ao do seu companheiro de equipa. Se não tivesse certeza que teria as mesmas hipóteses provavelmente teria optado por ficar na Lotus, onde era incontestavelmente o nº1 ou então teriam sempre a hipótese McLaren. Será muito interessante ver como convivem os dois pilotos na mesma equipa.

Já agora mais boatos. Diz-se que Kimi poderá não correr na Coreia devido ao problema que tem nas costas. A duvida é se o problema é mesmo real ou se ter assinado com a Ferrari e ter se queixado da falta de pagamento estará a minar o ambiente no seio da equipa.


A McLaren tem neste momento uma dupla de pilotos muito interessante. Button, mais experiente (o mais experiente do grande circo), inteligente, fácil no trato e ainda em forma. Perez, um jovem com muito potencial, aguerrido, no típico estilo latino, onde vale mais quebrar que torcer. Os resultados deste ano não tem sido nada positivos. Mas Button e Perez (mais o britânico) têm tentado sobreviver com o material que lhes tem sido fornecido. O carro é fraco e não permite grandes veleidades. Os rumores que correm que a McLaren anda à procura de um piloto são algo injustas para ambos. Quanto a nós merece ter mais uma oportunidade e mostrar o que realmente valem. Pelo menos nesta primeira fase de mudança. A McLaren irá mudar de motores e então ai poderá ponderar mudar de pilotos. Button talvez se queira retirar. Há um muito talentoso Magnussen na WSR pronto para dar o salto. Há ainda Vandoorne, um jovem talento que começa agora a mostrar-se na WSR. Uma coisa é certa. O futuro da McLaren parece estar garantido. 


A Lotus por seu lado ficou com um problema complicado de resolver. A equipa vem em crescendo ao longo dos anos e a entrada de Kimi permitiu um aumento de visibilidade e de fãs. O marketing da equipa é fenomenal e já são bem conhecidas as tiradas brilhantes no Twiter. Acontece que sem Kimi a equipa pode perder alguma chama. Para alem da perda óbvia de um piloto de top, perde também um piloto com uma personalidade forte, que se gosta ou se odeia mas que dá que falar. E isso para publicidade é um factor decisivo. Fala-se que a equipa pode ir resgatar Massa ( o prórpio Massa já o admitiu). Embora bom piloto ( já mostrou bem mais do que tem mostrado) não tem a capacidade nem a presença de Kimi. Há ainda Hulkenberg que é o eterno candidato a um lugar numa equipa grande e que nunca conseguiu tal coisa. A verdade é que o alemão não pode ficar a desperdiçar o seu talento na Sauber. Hulkenberg e Grosjean seria uma dupla jovem e com muito potencial. Mas se calhar demasiada juventude junta pode prejudicar o processo de crescimento da equipa. A minha escolha seria Hulkenberg. Arriscando mas sabendo que a margem de progressão de Nico é muito grande. Mas usar a experiência e o conhecimento de Massa poderá ser também muito importante. Martin Burndle disse que Nulkenberg na Lotus não seria bom para ele, e que a mudar que seja para uma equipa grande. Mas se não abrirem vagas nas equipas de top e se a Lotus lhe oferecer o lugar a meu ver deve agarrar a oportunidade. Ele próprio já disse que não se importa de correr sem receber desde que lute por vitórias.

Massa está fora da Ferrari e se calhar foi o melhor que lhe aconteceu. O brasileiro, que já lutou por títulos, num passado não tão distante como possa parecer, tem ainda algo a dar a modalidade. A sua experiência e conhecimento seria uma adição muito importante para uma equipa ambiciosa. Neste momento apenas a Lotus lhe poderá dar um carro com capacidade de lutar por vitorias. Mas a Force India está a crescer. A Williams precisa de um novo fôlego. O leque de escolhas do piloto brasileiro não é tão restrito quanto isso. E o desafio de fazer crescer uma equipa pode até ser mais aliciante. Uma coisa é certa. Massa ainda pode fazer 2 anos na F1 em bom nível. E esta saída poderá espicaçar o brasileiro. O desafio poderá levar a que se supere.


A Williams por seu lado tem de dar o salto. A F1 precisa de uma Williams forte e a equipa pode aproveitar a época confusa de mudanças para subir de novo. Rumores correm que Ross Brawn poderá largar a Mercedes e juntar-se a Sir Frank Williams. Para além disso há muitos pontos de interrogação sobre os pilotos. Maldonado não é grande piloto mas tem dinheiro. Bottas tem talento mas quer mais. Massa está no mercado, e há Petrov que tem o dinheiro da Rússia. Nasr também já mostrou que tem dinheiro para entrar na F1. Será muito interessante ver como se vai movimentar a Williams.

Da Toro Rosso já falamos. Ricciardo saiu e fechou a dupla para a Red Bull e o lugar vago parece ser de Félix da Costa. Mas vozes no paddock começam a fazer se ouvir contra o português. Os resultados deste ano não tem sido condizentes com o seu estatuto e muitos começam a fazer força para que Sainz júnior assuma o lugar. O nome Sainz tem muito peso no automobilismo. Mas o jovem espanhol não tem ainda a rodagem para assumir um F1. Seria um erro. Há ainda Nasr que tem dinheiro mas que já foi negado por Tost, chefe de equipa. A nosso ver e tentando ser imparciais, não faria sentido que fosse outro piloto sem ser Félix da Costa. Piloto mais experiente da Junior Team, tem potencial e merece uma oportunidade pelo seu trabalho e humildade. Se vencer as últimas duas etapas do WSR terá o lugar garantido. Caso contrario as vozes que se levantam contra o português poderão levar a melhor.

A Force India está a tentar dar o passo em frente mas Di Resta está com vontade de mudar de ares. Di Resta tem talento mas o carro e as estratégias da equipa tem prejudicado o britânico. Mas se não for para mudar para uma equipa grande mais vale ficar onde está. Já Sutil não tem comprometido este ano mas poderá dar lugar a um piloto pagante. Mas a Force India tem de ter cuidado pois os pagantes não costumam ser muito talentosos. E esta fase é importante para se afirmarem na F1. A meu ver deveria manter Di Resta e este deveria esperar por uma oportunidade mais a serio numa equipa de top e não sair por sair.

Marussia com as dificuldades que tem para se financiar deverá recorrer a pilotos pagantes também. Chilton é o caso e pode se manter por lá. Bianchi é bom e é o protegido da Ferrari. O salto para uma equipa de meio da tabela seria benéfico mas se ficasse mais um ano na Marussia como o próprio ja disse também não seria assim tão mau.. Há ainda o caso de Magnussen, o jovem da McLaren que tem brilhado no WSR e que será uma estrela no futuro, que já foi associado à equipa. Seria um bom lugar para crescer e se preparar para suceder a Button.

Sauber já confirmou Sirtokin, que terá o seu assento pago por dinheiro da Rússia. Falta o seu companheiro. Hulkenberg está de saída e Gutierrez embora tenha dinheiro não mostrou o suficiente para ficar na F1.  Um equipa com Gutierrez e Sirtokin pode sair muito caro a Peter Sauber. Massa poderá recorrer à Sauber em ultimo recurso. Temos pena de  não ver Frijns que é 3º piloto da equipa a competir na F1.


Caterham por enquanto tem Pic que devem manter e Van der Garde que embora pagante tem se mostrado num nível muito aceitável poderá manter se na equipa. É uma injustiça Kovaleinen não estar pilotar.

Do lado da Mercedes está tudo tratado e cuidado com eles para o ano que vem.


Muitas indefinições que permitirão um final de época com muitas noticias e muitas novidades. 


Fábio Mendes

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