A época do WRC já começou, e como não poderia deixar de ser, o Chicane não poderia faltar com a cobertura!
A época fica marcada pela presença, apenas em “part-time”, do nove vezes campeão do mundo, Sébastien Loeb e pelo ingresso da Volkswagen no campeonato com o outro francês, Ogier, que faz equipa com Jari Matti Latvala, que trocou a Ford pelo novo projecto da marca Alemã.
A Citroen,
desfalcada do seu líder ( Loeb) viu-se obrigada a mexer no xadrez. Contratou
Dani Sordo, piloto que na última época pilotava um dos Minis da Prodrive, que
se juntou a Mikko Hirvonen, formando uma dupla muito coesa capaz de ser forte
em todos os tipos de terreno!
A Ford, perdeu o estatuto de oficial, mas
Malcolm Wilson, conseguiu erguer um projecto que dá continuidade à marca “oval”
no mundial de rally, dando prioridade aos mais jovens, como sempre, um hábito
do ex-piloto enquanto director de equipa. Mads Ostberg e Evgeny Novikov foram os pilotos escolhidos
para a equipa principal, sendo Thierry Neuville o piloto da equipa júnior. A
equipa irá contar também em algumas provas com Juho Hanninen, o jovem piloto
campeão do agora extinto IRC.
Uma época cheia de novidades, dúvidas e muito
poucas certezas, que promete aquecer como já não acontecia há muitos anos,
desde o domínio absoluto de Loeb!
Resumido que
está o plantel desta época e com 2 ralis já disputados, já se consegue tirar
algumas ilações.
Em Monte Carlo,
assistimos a um dos mais difíceis ralis nas serras monegascas que há memória. Muita
neve, placas de gelo, alternando com piso seco ou húmido, tornou esta prova em
um autêntico desafio para máquinas e pilotos. Loeb, sempre ele, marcou o ritmo
do rally, vencendo com brilhantismo. Na segunda posição o estreante Polo,
conduzido por Ogier, o francês fez história ao vencer a 1ª etapa de sempre do
Polo WRC num mundial de ralis, a fechar o pódio o segundo Citroen, com Sordo
aos comandos.
Esta dura
prova fez diversas baixas, (os homens da Ford que o digam) que apenas viu
Ostberg pontuar, Neuville abandonou na 4º etapa, mas o pior ainda estava para
vir, na primeira passagem pelo mítico “Col
du Turini”, de uma assentada Hanninen e Novikov abandonam! Na mesma passagem (pintado em tons de branco,
como há muito não se via) , Jari Matti Latvala , que se estreava pela
Volkswagen, despistou-se exactamente no mesmo sitio que Novikov!
Classificação final
1º S. LOEB Citroen DS3 WRC 1:39:49.0
2º S. OGIER Volkswagen Polo R WRC
+1:20.3
3º Sr. Hirvonen Citroen DS3 WRC +1:46.7
4º D. SORDO Citroen DS3 WRC +2:01.2
5º J. LATVALA Volkswagen Polo R WRC
+2:32.2
6º E. NOVIKOV Ford Fiesta RS WRC
+2:50.6
7º M. OSTBERG Ford Fiesta RS WRC
+2:55.1
8º B. Bouffier Citroen DS3 WRC +2:57.1
9º J. HANNINEN Ford Fiesta RS WRC
+3:03.5
10º Sr. Prokop Ford Fiesta RS WRC
+6:11.3
11º J. MAURIN Ford Fiesta RS WRC
+8:17.4
12º S. WIEGAND Skoda Fabia S2000 +9:46.9
13º O. BURRI Peugeot 207 S2000 +10:03.2
14º A. KREMER Subaru Impreza +10:47.2
15º Y. PROTOSOV Subaru Impreza N4 +13:23.0
Seguiu-se a
Suécia…
Segunda prova
da temporada. Um dos mais difíceis e específicos ralis da temporada onde, por norma,
quem manda são os pilotos nórdicos. Só que existem dois franceses que gostam de
contrariar a lógica…Ogier e Loeb.
Dois pilotos, que a nosso ver são de um nível
acima de todos os outro, fizeram um rally à parte do próprio rally, com
vantagem para o mais novo dos Franceses (Ogier), que ofereceu, na segunda prova
do campeonato a 1ª vitoria à Volkswagen, de forma categórica e contundente,
vencendo com cerca de 40´s sobre Loeb, que bem tentou pressionar o seu compatriota.
De nada valeram os seus esforços e nas últimas especiais do rally limitou-se
apenas a controlar Ostberg que seguia na 3ª posição, não cometendo nenhum erro
e colocando-se em segundo lugar do pódio.
O fim-de-semana poderia ter sido
ainda mais inesquecível para a estreante marca alemã, já que Latvala deixou escapar
o 3º lugar por apenas 6´s.
A fechar o top 5, Neuville em Ford, o jovem
piloto belga, a provar toda a sua qualidade e rapidez neste tipo de pisos!
Desilusão na Citroen, com Sordo e Hirvonen, a não marcarem pontos
nem para o mundial de pilotos nem para o de construtores, após desistência de
Sordo. O regresso no ultimo dia em “super rally” de Mikko de nada valeu, uma
vez que nem na power stage conseguiu
amealhar qualquer ponto, deixando no ar muitas duvidas quanto ao futuro da
marca francesa para esta época, visto que Loeb só fara 4 provas esta época e a próxima
na Argentina a…31 de Maio!
Ogier sai da
Suécia com a 1ª vitória da época e para o Polo.
Classificação final
1 Ogier / Ingrassia VW Polo R WRC 3h11m41.9s
2 Loeb / Elena Citroën DS3 WRC + 41.8s
3 Østberg / Andersson Ford Fiesta RS WRC + 1m24.5s
4 Latvala / Antilla VW Polo R WRC + 1m30.6s
5 Neuville / Gilsoul Ford Fiesta RS WRC + 5m06.4s
6 Hänninen / Touminen Ford Fiesta RS WRC + 5m43.1s
7 Prokop / Ernst Ford Fiesta RS WRC + 11m25.4s
8 Solberg / Axelsson Ford Fiesta RS WRC + 11m42.7s
9 Novikov / Minor Ford Fiesta RS WRC + 13m04.7s
10 Al Rahji / Orr Ford Fiesta RS RRC + 16m27.0s
17 Hirvonen / Lehtinen Citroën DS3 WRC + 31m19.0s
2 Loeb / Elena Citroën DS3 WRC + 41.8s
3 Østberg / Andersson Ford Fiesta RS WRC + 1m24.5s
4 Latvala / Antilla VW Polo R WRC + 1m30.6s
5 Neuville / Gilsoul Ford Fiesta RS WRC + 5m06.4s
6 Hänninen / Touminen Ford Fiesta RS WRC + 5m43.1s
7 Prokop / Ernst Ford Fiesta RS WRC + 11m25.4s
8 Solberg / Axelsson Ford Fiesta RS WRC + 11m42.7s
9 Novikov / Minor Ford Fiesta RS WRC + 13m04.7s
10 Al Rahji / Orr Ford Fiesta RS RRC + 16m27.0s
17 Hirvonen / Lehtinen Citroën DS3 WRC + 31m19.0s
A próxima
prova será no México, um rally muito difícil, pois é disputado em altitude e a
perda de potência dos motores é uma constante.
Será o Polo
eficaz em pisos de terra? Será que a Citroen vai reagir ao atraso pontual dos
seus pilotos? E a Ford? Terá o Fiesta andamento para a concorrência? Todas as
respostas de 7 a 10 de Março em Guanajuato!!!
Carlos Mota
Sem comentários:
Enviar um comentário